Rondonópolis
Saúde tem ouvidoria para garantir os direitos dos usuários
Os pacientes atendidos pela rede municipal da saúde podem contar com a Ouvidoria do SUS, o Sistema Único de Saúde. Por meio do telefone 0800-6465100 ou fazendo o apontamento presencialmente no local da Ouvidoria todo cidadão usuário do sistema pode fazer críticas, dar sugestões de melhoria, relatar sobre atendimentos e até mesmo auxiliar em alguma questão administrativa que não foi resolvida na unidade.
O departamento foi criado para ser um canal de comunicação entre os pacientes e o município. “A Ouvidoria é um direito que o cidadão tem para fazer suas observações sobre qualquer questão que envolva a saúde pública, atendimentos ou relacionamentos com as unidades nos bairros”, ressaltou Claudiane Martins da Silva, ouvidora da Secretaria Municipal de Saúde.
As unidades também estão equipadas com urnas onde os usuários podem deixar o questionamento ou apontamento para que a equipe da Ouvidoria possa responder ou até mesmo encaminhar para averiguação qualquer caso que foi relatado, quer seja de assuntos administrativos, em relação ao atendimento da equipe médica e até mesmo de demora na fila de espera.
Um caso recente chamou a atenção e colocou em risco a vida dos funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Um paciente buscou atendimento na unidade e após alguns minutos na fila de espera começou a praticar atos de vandalismo quebrando divisórias de vidro, portas, equipamentos de informática e outros materiais de uso da unidade.
A secretária de Saúde do município, Izalba Albuquerque, informou que afim de entender o que levou o usuário aos atos, foram avaliadas as imagens capturadas pelas câmeras de segurança do local e verificaram que o tempo entre a chegada na UPA e o início do quebra-quebra foi cerca de quatro minutos, o que não justifica as declarações que estão sendo disseminadas pela população.
Esse é um dos casos que podem ser levados até o conhecimento da Ouvidora e como declarou Claudiane da Silva, com as declarações dos usuários será possível melhorar o atendimento cada vez mais.
Rondonópolis
Santa Casa de Rondonópolis elege Conselho de Administração período 2026/2027

Foto- Assessoria
Neste último dia 10/06/26, após a habilitação de apenas uma chapa para o Conselho de Administração e uma chapa para o Conselho Fiscal, ocorreu a eleição por aclamação dos 7 membros do Conselho Administração e 6 membros do Conselho Fiscal para concluir o triênio 2025/2027 da Associação Civil Beneficente Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis.
O Conselho de Administração eleito tem como presidente Ovídio Zanquet, como vice presidente Denise Alex Alves de Freitas, e como Conselheiros Adão Hipólito Garay da Silva, Alexandre de Marco, Luiz Antônio Ortolan Salles, José Carlos Sartori, e Antônio Luiz Di Cortes.
Já o Conselho Fiscal eleito é composto pelos Conselheiros Efetivos Melissa Deveza Marchett, Elder Wilson Landgraf, e Abílio Sérgio Appoloni, e Conselheiros Suplentes Eliana de Paula Freitas Raposo de Medeiros, Marcos Dinalli Ferrari, e José Osiris Grama Hoeppner.
O hospital que vem passando por dificuldades financeiras, inclusive com atrasos em pagamentos de fornecedores e contratos em geral, teve agora seu contrato com a prefeitura atualizado contemplando alguns aumentos em valores de procedimentos e um aumento considerável na quantidade dos mesmos.
O Estado que é o principal contratante da Santa Casa, por se tratar de hospital referência em alta complexidade, negociou em conjunto com a prefeitura de Rondonópolis um novo contrato, assinado no dia 01/06/26, ampliando o atendimento do hospital para pacientes de toda a região sul, além de outras regiões do estado, principalmente na cardiologia, oncologia e pediatria.
Para Tânia Balbinotti, este é um novo momento para o filantrópico que foi fundado em 1971 e sempre passou por dificuldades financeiras, devido ao baixo financiamento pelos procedimentos realizados, lembrando que o maior beneficiado deste novo contrato é o usuário do SUS já que aumentarão os atendimentos e as filas de esperas poderão diminuir.
Tânia ressaltou ainda o importante papel do novo conselho de administração neste processo de recuperação do hospital e que certamente contará com apoio da Irmandade que são os associados da Santa Casa assim como de toda população da região sul do Estado do Mato Grosso.
Rondonópolis
Potência econômica, Rondonópolis precisa avançar na industrialização, diz presidente da Fiemt

Foto:Marcos Miraglia – Ascom Prefeitura de Rondonópolis
Durante o evento, Silvio Rangel apresentou um panorama econômico elaborado pelo Observatório de Mato Grosso, destacando que Rondonópolis segue como um dos principais pólos econômicos do estado. O município possui o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso, com R$ 16,57 bilhões, e concentra uma das mais importantes estruturas logísticas do país, com o maior terminal ferroviário de grãos da América Latina.
Apesar dos avanços, os dados mostram que a participação da indústria na economia local tem permanecido praticamente estável nos últimos dez anos. Em 2016, o PIB industrial representava 26% da economia municipal. Em 2023, essa participação foi de 24%. No mercado de trabalho, a indústria respondia por 22% dos empregos formais em 2016 e passou para 20% em 2025.
“Rondonópolis é um dos grandes motores econômicos de Mato Grosso. Tem localização estratégica, infraestrutura logística diferenciada, grandes empresas instaladas e uma vocação natural para a industrialização. Mas os números mostram que precisamos avançar. A economia da cidade cresceu, porém a participação da indústria permanece praticamente no mesmo patamar há uma década. Precisamos transformar ainda mais nossa produção em produtos industrializados, agregando valor, gerando empregos de qualidade e aumentando a competitividade da região”, afirmou o presidente da Fiemt, Silvio Rangel.
Segundo os dados apresentados, Rondonópolis possui atualmente 1.361 indústrias, responsáveis por mais de 16,2 mil empregos formais. O setor industrial representa 24% do PIB municipal, índice superior à média estadual, e continua sendo um dos principais indutores do crescimento econômico local.
O prefeito Cláudio Ferreira destacou que a administração municipal tem trabalhado para criar um ambiente favorável aos investimentos, com foco na liberdade econômica, redução da burocracia e execução de projetos estruturantes.
“Nosso compromisso é criar as condições para que quem produz, investe e gera empregos possa crescer. Não aumentamos impostos, reduzimos burocracias, regulamentamos a Lei da Liberdade Econômica e estamos investindo em infraestrutura, educação, saúde e mobilidade urbana. Rondonópolis tem potencial para ser uma das cidades mais competitivas do Brasil e queremos construir esse futuro em parceria com o setor produtivo”, afirmou o prefeito.
Cláudio Ferreira também ressaltou a importância da articulação institucional para viabilizar investimentos estratégicos para o município, citando obras de infraestrutura, melhorias na saúde pública e ações voltadas à qualificação profissional como fatores fundamentais para sustentar o crescimento econômico nos próximos anos.
O Café da Indústria é um tradicional encontro de networking e debate promovido pela Casa da Indústria de Rondonópolis, vinculada à Fiemt. O evento reúne empresários, lideranças e autoridades para discutir temas relacionados ao desenvolvimento econômico, políticas públicas e oportunidades de negócios para a região.
A organização do evento é realizada pelos sindicatos que compõem a Casa da Indústria de Rondonópolis: Sindimec Sul; Siar Sul MT e Sinduscon Sul MT, além de diretores da Fiemt no município.
Foto:Marcos Miraglia
Rondonópolis
Dia dos Namorados deve impulsionar vendas em Rondonópolis com expectativa de crescimento

O Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, deve aquecer o comércio e o setor de serviços em Rondonópolis. A expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é de um aumento de 5% nas vendas em comparação com o mesmo período de 2025, acompanhando o cenário positivo projetado para todo o país.
Segundo o diretor comercial da CDL de Rondonópolis, Diego Pereira, a data representa uma importante oportunidade para o varejo local, especialmente para os segmentos de moda e acessórios. Entre os presentes mais procurados pelos consumidores estão acessórios, bolsas, carteiras e sapatos.
A projeção nacional também reforça o otimismo do setor. Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil aponta que cerca de 100 milhões de consumidores devem ir às compras para celebrar a data, movimentando aproximadamente R$ 26,4 bilhões na economia brasileira.
O levantamento mostra que 61% dos consumidores pretendem presentear seus parceiros neste Dia dos Namorados. Entre os itens mais procurados estão roupas, calçados e acessórios (52%), perfumes, cosméticos e maquiagem (31%) e chocolates (26%).
Além do comércio, a data deve gerar reflexos positivos em diversos setores da economia, como restaurantes, hotelaria, turismo e entretenimento, impulsionando a circulação de consumidores e o movimento nos estabelecimentos.
A pesquisa revela ainda que a maioria das compras será realizada em lojas físicas, escolhidas por 53% dos entrevistados, especialmente em shopping centers e centros comerciais populares. Já 41% dos consumidores pretendem fazer suas compras pela internet. O gasto médio previsto com presentes é de R$ 264 por pessoa.
Para os comerciantes de Rondonópolis, a expectativa é de que o fluxo de consumidores aumente nos dias que antecedem a data comemorativa, fortalecendo as vendas e contribuindo para o aquecimento da economia local.
-
Rondonópolis10/06/2026 - 13:30Vereador Adonias Fernandes propõe concessão do Título de Cidadã Rondonopolitana a Secretária Rane Curto Nascimento Ferreira
-
Saúde08/06/2026 - 12:32Copa do Mundo: Combinação de estresse emocional e excessos acende alerta para a saúde cardiovascular e mental
-
Rondonópolis09/06/2026 - 11:06Prefeito sanciona lei que inclui prevenção à violência contra a mulher na rede municipal de ensino
-
Rondonópolis09/06/2026 - 11:16Saúde de Rondonópolis recebe reforço de R$ 14,9 milhões por meio de emendas parlamentares
-
Política MT09/06/2026 - 17:19Zé Medeiros quer proibir multas ambientais automáticas baseadas apenas em imagens de satélite
-
Artigos08/06/2026 - 14:30O fim da escala 6×1 e a inclusão de pessoas com deficiência e pessoas idosas
-
Rondonópolis10/06/2026 - 11:08Torcedor poderá ganhar uma moto zero km e brindes nos jogos da Copa do Mundo
-
Rondonópolis10/06/2026 - 11:42Rondonópolis|Prefeitura reativa linha 112 Buriti via Goiânia e amplia acesso da população ao transporte coletivo






