Rondonópolis
Saúde tem ouvidoria para garantir os direitos dos usuários
Os pacientes atendidos pela rede municipal da saúde podem contar com a Ouvidoria do SUS, o Sistema Único de Saúde. Por meio do telefone 0800-6465100 ou fazendo o apontamento presencialmente no local da Ouvidoria todo cidadão usuário do sistema pode fazer críticas, dar sugestões de melhoria, relatar sobre atendimentos e até mesmo auxiliar em alguma questão administrativa que não foi resolvida na unidade.
O departamento foi criado para ser um canal de comunicação entre os pacientes e o município. “A Ouvidoria é um direito que o cidadão tem para fazer suas observações sobre qualquer questão que envolva a saúde pública, atendimentos ou relacionamentos com as unidades nos bairros”, ressaltou Claudiane Martins da Silva, ouvidora da Secretaria Municipal de Saúde.
As unidades também estão equipadas com urnas onde os usuários podem deixar o questionamento ou apontamento para que a equipe da Ouvidoria possa responder ou até mesmo encaminhar para averiguação qualquer caso que foi relatado, quer seja de assuntos administrativos, em relação ao atendimento da equipe médica e até mesmo de demora na fila de espera.
Um caso recente chamou a atenção e colocou em risco a vida dos funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Um paciente buscou atendimento na unidade e após alguns minutos na fila de espera começou a praticar atos de vandalismo quebrando divisórias de vidro, portas, equipamentos de informática e outros materiais de uso da unidade.
A secretária de Saúde do município, Izalba Albuquerque, informou que afim de entender o que levou o usuário aos atos, foram avaliadas as imagens capturadas pelas câmeras de segurança do local e verificaram que o tempo entre a chegada na UPA e o início do quebra-quebra foi cerca de quatro minutos, o que não justifica as declarações que estão sendo disseminadas pela população.
Esse é um dos casos que podem ser levados até o conhecimento da Ouvidora e como declarou Claudiane da Silva, com as declarações dos usuários será possível melhorar o atendimento cada vez mais.

Rondonópolis
Prefeito ouve comunidade e prepara mutirão no Cidade de Deus

O prefeito José Carlos do Pátio recebeu representantes dos moradores do bairro Cidade de Deus na tarde desta sexta-feira (01) juntamente do vereador Kaza Grande que articulou o encontro. Eles falaram sobre obras e serviços que o bairro precisa e também trataram de organizar um mutirão de serviços gerais no local.
A presidente da Associação de Moradores do bairro Sirlei e outros representantes levantaram demandas como o cercamento do centro comunitário, limpeza e poda de árvores, melhoria na iluminação bem como a construção de uma faixa elevada em frente à creche, além do reforço na sinalização de trânsito.
Secretários municipais e ainda o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), Vinícius Amoroso também participaram da reunião. Eles receberam as demandas e vão tratar posteriormente com o prefeito para decidir quais as principais ações que serão realizadas prioritariamente.

Os serviços solicitados pela comunidade são de diversas áreas, como saúde, infraestrutura e controle urbano. Como são muitas as demandas, por isso o prefeito, junto do vereador Kaza Grande com o respaldo dos moradores, pretende fazer um mutirão para contemplar a comunidade com novos serviços.
A data do mutirão será marcada conforme o encaminhamento do serviços, mas o prefeito pretende que seja nas próximas semanas.
Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT
Rondonópolis
Professores são os primeiros a serem chamados

O prefeito Zé Carlos do Pátio garantiu nesta sexta-feira (01) que os professores serão os primeiros a serem chamados no concurso público realizado em 08 de outubro passado. O objetivo é que os pedagogos aprovados entrem na rede e já estejam trabalhando no dia 15 de janeiro, quando os profissionais da rede pública municipal de educação retornam das férias para a Semana Pedagógica. O início das aulas está programado para 22 de janeiro.
Diante do prazo enxuto para organização dos professores nas escolas, a primeira chamada de classificados deverá acontecer já no início de dezembro. Posteriormente, serão chamados os docentes de ensino fundamental, analistas instrumentais perfil contador e fiscal de tributos. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa no Paço Municipal.
A Prefeitura homologou o concurso com todas as vagas para cadastro reserva, nesta quarta-feira (30), conforme publicação de número 5.583, que contém a lista dos classificados por ordem de chamada com a pontuação final. Os classificados serão chamados à medida que a administração for apresentando a necessidade do profissional.
O último concurso atender a Secretaria Municipal de Educação foi realizado em 2017, com posse no ano seguinte. O salário inicial do professor para 30 horas será de R$ 4.076,85.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Mara Gleibe, neste final de semana será feito o levantamento do número de docentes a serem chamados para atender a educação fundamental e infantil, conforme a demanda de lotação da rede para o ano que vem. “Faremos este levantamento e já faremos a convocação para que estejam se organizando para entrarem para a rede o quanto antes”.
Segundo o vereador, Reginaldo Santos, líder do prefeito, o salário pago pelo município está entre os melhores do estado e carreira é mais atrativa que a do Estado. “Em comparação com o Estado, o salário inicial do município é um pouco menor, mas temos o Adicional por Tempo de Serviço (ATS) a cada dois anos, sendo pago e amarrado na Lei Orgânica, o que é um ganho de 2% de dois em dois anos”, analisou.
Na oportunidade, também foram assegurados os pagamentos e agendadas as datas para o repasse da segunda parcela do 13° salário, no dia 19 de dezembro e o pagamento do salário de dezembro no dia 28, antes de fechar o ano. “Com isso a Prefeitura sinaliza aos servidores e aos cidadãos que está com as contas equilibradas pagando os servidores sempre no mês trabalhado”, finalizou Carla Carvalho, secretária municipal de Gestão de Pessoas.
Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT
Rondonópolis
Adoção é tema de curso de capacitação em Rondonópolis

Uma capacitação, nesta sexta-feira (1), no fórum de Rondonópolis, reuniu servidores da Secretaria Municipal de Promoção e de Assistência Social e voluntários que compõem a rede de proteção a criança e adolescente no município. A iniciativa faz parte do projeto “Ampara na Estrada”.
O projeto desenvolvido pela Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), entidade que atua como parceira do Poder Judiciário de Mato Grosso no suporte às famílias adotivas, está visitando comarcas do interior de Mato Grosso para levar informações sobre todo o processo judicial de adoção.
“É muito importante este encontro para troca de informações e capacitação da nossa equipe e de todos os que atuam para garantir os direitos das crianças e adolescente”, disse a secretária municipal de Promoção e de Assistência Social, Fabiana Rizati Perez.

Presidente da Ampara, Elísia Cruz explicou que o projeto surgiu diante da demanda do interior do Estado em promover ações para o cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes, apoiando as famílias adotivas e pretendentes à adoção.
Segundo ela, o objetivo da Associação é proporcionar a todas as crianças e adolescentes o direito de viver em família e a todas as famílias o acesso e as condições necessárias para manterem seus filhos com dignidade.
“O projeto visa desmistificar a adoção, com ênfase na adoção de adolescentes. Por isso, buscamos trazer informações sobre todo o processo judicial, dando ênfase na adoção na adolescência”, comentou Elisia.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT
-
Esportes26/11/2023 - 20:46
Palmeiras busca empate com um a menos contra o Fortaleza e segue líder do Brasileirão
-
Esportes26/11/2023 - 21:16
São Paulo empata sem gols com o Cuiabá pelo Brasileirão
-
Nacional27/11/2023 - 18:45
Comissão aprova prazo de um ano para bens de informática atenderem a requisitos ambientais e de eficiência energética
-
Esportes26/11/2023 - 21:16
Flamengo vence o América-MG e assume à vice liderança do Brasileirão
-
Esportes26/11/2023 - 19:46
Atlético-MG vence o Grêmio e embola disputa pelo título do Brasileirão
-
Esportes26/11/2023 - 19:46
Santos arranca empate no fim e mantém Botafogo atrás do Palmeiras no Brasileirão
-
Política MT27/11/2023 - 16:29
Novo partido de direita declara apoio a pré-candidatura de Thiago Silva a prefeito
-
Rondonópolis27/11/2023 - 12:15
Novo Centro Comercial do Sanear começa a funcionar