Mato Grosso
Seciteci forma 25 técnicos em agropecuária em Tangará da Serra

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realizou, na noite desta quarta-feira (19.3), a formatura do Curso Técnico em Agropecuária da Escola Técnica Estadual de Tangará da Serra (ETEC). Ao todo, 25 estudantes receberam certificados durante a solenidade.
A cerimônia de formatura foi realizada no auditório da Faculdade Anhanguera Tangará e contou com a presença do corpo docente e direção da ETEC, além de familiares e amigos dos formandos.
“Esta turma é a prova de que, apesar dos obstáculos, a vontade de crescer, aprender e alcançar objetivos não pode ser interrompida. Quando muitos olhavam para obstáculos e viam dificuldades, eles transformaram as adversidades em força, adaptaram-se ao novo e se tornaram mais resilientes”, afirma a diretora da ETEC de Tangará, Wérica Crislaine.
A oradora da turma, Patrícia Lima Da Silva, fez um agradecimento especial aos docentes. “Agradecemos imensamente aos professores que compartilharam não só conhecimento, mas paciência e incentivo. Vocês foram inspiração, mostrando que a agropecuária, além da técnica, é também dedicação e compromisso com o futuro”.
A Escola Técnica Estadual de Tangará da Serra está vocacionada para o agronegócio, ofertando cursos técnicos em Agricultura, Agronegócio, Agropecuária, Logística e Informática. A oferta é estrategicamente pensada para preparar alunos para atuarem no mercado de trabalho local. A turma que realizou a solenidade de formatura nesta quarta-feira iniciou os estudos em 2023.
Ao todo, a Seciteci conta com 17 ETECs e 36 ofertas de cursos escolhidos de acordo com a vocação regional em várias áreas, como administração, enfermagem, automação industrial, entre outros. Confira mais informações sobre as escolas clicando aqui.
*Sob supervisão de Téo Meneses.
Fonte: Governo MT – MT

Mato Grosso
Sema apresenta modelos de licenciamento ambiental de MT durante a Norte Show

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participou, nessa quarta-feira (16.4), da feira agropecuária Norte Show, em Sinop, e apresentou o modelo de licenciamento implementado pelo Governo do Estado.
A secretária Mauren Lazzaretti foi uma das palestrantes do painel “Protagonismo que cultiva o futuro”, promovido pelo grupo Elas no Agro, e afirmou que a Sema tem se tornado cada vez mais eficiente, garantindo que a produção seja realizada dentro da legalidade.
Segundo ela, Mato Grosso possui quatro modelos de licenciamento: o simplificado automatizado, que ocorre por adesão e compromisso, abrangendo 160 atividades, cujo tempo de análise é de dois dias; o simplificado não automatizado, com prazo de análise de pouco mais de 50 dias; o convencional, com prazo de análise de 110 dias; e o mais complexo, com prazo de 10 meses.
“Em um passado não muito distante, o processo de licenciamento na Sema durava seis, sete ou oito anos. Mudanças têm sido implementadas em vários setores para garantir a desburocratização, promovendo equilíbrio razoável para que de fato possamos ter crescimento econômico e social, mas também a conservação dos recursos naturais”, enfatizou a secretária.
Durante a palestra, Mauren Lazzaretti também falou sobre a nova modelagem do Cadastro Ambiental Rural (CAR Digital 2.0), que vai proporcionar mais celeridade e eficiência à regularização ambiental rural. A previsão é de que, com a nova ferramenta, todos os cadastros de Mato Grosso sejam analisados de forma automatizada até dezembro de 2025 e que ocorra a validação de 69% dos cadastros privados e 100% dos cadastros em assentamentos rurais, tão logo sejam repassadas as informações pelo Incra e Intermat.
“Essa nova ferramenta será lançada no próximo mês, com o compromisso de desburocratizar a agenda de produção sustentável no Estado de Mato Grosso e promover transformação”, acrescentou Lazzaretti.
O Painel “Protagonismo que cultiva o futuro” contou também com a participação de Luciana Miyabayashi, Simone Botan, Vanice Marques e Brunna Reis, que abordaram os desafios enfrentados pelas mulheres que lideram e transformam realidades no agro.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Bombeiros localizam corpo de vítima de afogamento no Rio Aripuanã

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) localizou, na manhã desta quinta-feira (17.4), o corpo de um homem vítima de afogamento no Rio Aripuanã, no município de Colniza (a 1.058 km de Cuiabá). A vítima estava desaparecida havia dois dias, desde que submergiu nas águas do rio e não foi mais vista.
A ocorrência foi registrada na noite de terça-feira (15.4), por volta das 21h30, quando a 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (11ª CIBM), sediada em Campo Verde, comunicou o caso à 14ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (14ª CIBM), em Juína. O incidente aconteceu nas proximidades da ponte sobre o Rio Aripuanã.
De acordo com o relato de uma testemunha, ela e a vítima faziam a travessia do rio em uma embarcação que acabou virando, lançando ambos na água. Populares que estavam às margens do rio tentaram prestar socorro, mas apenas a testemunha conseguiu se salvar.
Diante das informações, a equipe da 14ª CIBM iniciou as buscas na quarta-feira (16), realizando mergulhos no ponto indicado pelas testemunhas, porém sem sucesso na localização do corpo. As buscas continuaram na manhã desta quinta-feira, com o apoio de uma embarcação. Por volta das 9h30, o corpo foi encontrado boiando, a aproximadamente 15 quilômetros do local do naufrágio.
Após a localização do corpo, os bombeiros militares realizaram a remoção imediata até a margem do rio. Na sequência, a Polícia Civil de Colniza foi acionada para os procedimentos periciais cabíveis.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
“Hoje sentimos uma renovação da nossa fé”, afirma espectadora após apresentação do espetáculo promovido pelo Governo de MT

A segunda apresentação do Auto da Paixão de Cristo 2025, realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio do programa SER Família Fé e Vida, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, emocionou mais uma vez o público presente na última quarta-feira (16.0).
A encenação, que segue até o próximo domingo de Páscoa (20.0), proporcionou uma experiência inesquecível, marcada por lágrimas, reflexões e comoção.
Segundo a primeira-dama Virginia Mendes, idealizadora do programa SER Família Fé e Vida, a presença da população tem sido marcante.
“A chuva que caiu antes do início do espetáculo trouxe uma benção especial a todos. Pelos relatos que tenho ouvido, as pessoas se sentem tocadas pela apresentação e pelo desempenho dos envolvidos. É um momento especial para refletir sobre nossas atitudes e como o amor de Jesus é imenso por todos nós”, afirmou ela.
“Não tem como não se emocionar. Eu não consegui conter as lágrimas. Eu queria muito que a população tivesse acesso a um evento de qualidade e que agregasse algo na vida das pessoas. Acho que essa é nossa missão quando temos a oportunidade de trabalhar por nossa gente”, completou Virginia Mendes.
Maristela Benedita Caldas de Souza, moradora do bairro Jardim Imperial em Cuiabá, resumiu o sentimento de muitas pessoas presentes.
“Então, já fazia um bom tempo que eu não assistia a esse espetáculo em Mato Grosso. Achei uma iniciativa muito boa, uma renovação de fé! É muito bom, um momento de reflexão, um renascimento de Jesus nessa Páscoa. Que não seja somente ovo de Páscoa, mas também a lembrança da sua morte, que renova nossa fé e nossa esperança”, destacou.
Bárbara Cristina da Silva Freitas de Oliveira, moradora do bairro Jardim Santa Amália, em Cuiabá, veio de outro Estado onde eventos dessa magnitude e impacto não são frequentes.
“Nós viemos do Amazonas, lá onde eu morava não acontecia um espetáculo como este. Não é comum lá, porque é uma área indígena. Então, eram outros tipos de espetáculos. Estamos acompanhando o primeiro ano desse espetáculo maravilhoso aqui em Mato Grosso, faz três anos que nos mudamos, e olha, me surpreendi, está incrível! Estou amando e meus filhos vieram também, estão gostando bastante. Está tudo incrível”, explicou.
A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, coronel Grasi Paes, enalteceu a iniciativa da primeira-dama.
“O programa SER Família Fé e Vida demonstra mais uma vez o olhar sensível da primeira-dama Virginia Mendes para as necessidades espirituais e culturais da população. Eventos como o Auto da Paixão de Cristo fortalecem a nossa fé e promovem a união da comunidade, proporcionando momentos de reflexão e celebração da vida, tão importantes para o bem-estar de todos os mato-grossenses”, finalizou Grasi.
Mutirão da Cidadania
Além do espetáculo, o evento integrou o Mutirão da Cidadania, que também segue até domingo (20.4), das 14h às 18h, oferecendo serviços gratuitos à população como emissão de segunda via de documentos, orientações diversas e atendimento psicológico voltado à promoção de direitos, preservação e fortalecimento de vínculos familiares, além de informações sobre o programa SER Família. A combinação da arte com o acesso a serviços essenciais reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com o bem-estar social.
Programação do Auto da Paixão de Cristo 2025:
Quinta-feira (17.4): 19h
Sexta-feira (18.4): 18h30 e 21h
Sábado (19.4): 19h
Domingo (20.4): 19h
Fonte: Governo MT – MT
-
Saúde11/04/2025 - 16:00
Dor pós-atividade física é sinônimo de treino eficaz?
-
Saúde11/04/2025 - 15:48
Dengue: da prevenção à hidratação
-
Rondonópolis11/04/2025 - 12:30
Prefeitura firma termo de cooperação técnica para construção da nova delegacia da PF em Rondonópolis
-
Rondonópolis11/04/2025 - 09:30
Prefeito anuncia redução da tarifa de ônibus
-
Rondonópolis10/04/2025 - 22:52
Câmara Municipal empossa servidores no dia que marca 100 dias de gestão
-
Rondonópolis11/04/2025 - 21:00
Jogos Escolares 2025 revelam os campeões no vôlei
-
Rondonópolis11/04/2025 - 12:00
Município encaminha assistidos do Centro Pop para inserção no mercado de trabalho
-
Rondonópolis12/04/2025 - 08:30
Prefeito promove desburocratização de serviços e extingue taxas