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Cidades

Secretaria de Assistência continua fazendo entregas de cestas básicas no município

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A equipe técnica da Secretaria de Assistência Social segue nesta semana o cronograma de entrega de cestas natalinas para as famílias em estado de vulnerabilidade e risco social – que participam de programas e serviços desenvolvidos pelo município.

Neste ano a ação irá contemplar 3 mil famílias, inscritas e acompanhadas pelos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), das quatros regiões: São Mateus, Cristo Rei, Jardim Glória e Santa Maria.

A titular da pasta Ana Cristina Vieira explica que desde o início do cumpre a agenda de entrega das cestas de natal para a população carente do município, mantendo o compromisso e a parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio do Programa SER Família. “Esses alimentos com certeza darão às famílias várzea-grandenses, um Natal mais tranquilo, e o mais importante, com alimento na mesa”, comemorou.

A secretária disse que há princípio estava previsto para concluir a entrega de 3000 mil cestas básicas até o dia 15 de dezembro, mas em função da logística de alguns bairros, o trabalho deve se estender até o dia 23. “Toda a nossa equipe está mobilizada nesta entrega. Por seguranças as cestas estão armazenadas em um espaço físico da Guarda Municipal e a equipe todos os dias faz os carregamentos das cestas para os bairros agendados para o dia. O trabalho requer força e muita determinação, e a nossa equipe como sempre tem cumprido essa missão”.

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Ana Cristina reforça a importância da entrega das cestas, principalmente, para as famílias, nesta data em que se celebra o amor e a união entre as pessoas. “O natal é uma data de celebração, por isso o nosso desejo, é que todas as famílias possam comemorar, sem que falte alimento na mesa’.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

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Cidades

Várzea Grande inicia limpeza nas unidades escolares da rede municipal

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Trabalhos começaram nessa semana pelos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e depois seguem para as EMEBs

A secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) iniciou nesta semana o serviço de limpeza nas escolas da rede municipal. A operação inicialmente vai atender todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e em seguida as escolas de Educação Básica (EMEB).

De acordo com o secretário da pasta, Pe. Edson Sestari, a ação está sendo desenvolvida por meio da Superintendência de Gestão Escolar da SMECEL, e prevista para atender todas as unidades escolares da rede municipal, abrangendo os trabalhos de limpeza, aparo da grama, poda de árvores e canteiros, fachadas, pátios, ambientes externos e o descarte dos resíduos após a realização do serviço.

“Estamos realizando esses serviços que são essenciais para garantir a manutenção das unidades escolares e promover uma volta às aulas segura e com maior conforto para alunos, professores e técnicos” afirmou o secretário.

As equipes iniciaram os trabalhos atendendo às unidades escolares do grande Cristo Rei, conforme o cronograma de limpeza anual estabelecido pela Superintendência de Gestão Escolar da SMECEL. Segundo a coordenação, os serviços de manutenção das unidades terão continuidade durante todo o ano letivo com os serviços de: limpeza de caixas d’água, limpa fossa, manutenção, troca e instalação de aparelhos de ar condicionado, sanitização e dedetização das escolas.

O objetivo, conforme explica o secretário Sestari, é garantir as condições normais de funcionamento das escolas da rede municipal, contribuindo para a melhoria do ambiente escolar e o avanço dos processos de ensino/aprendizagem.

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Ainda segundo o secretário, a retomada das reformas/ampliações, obras e a construção de novas unidades estão sendo analisadas pela equipe técnica da secretaria e encaminhadas de acordo com os trâmites legais.

“Estamos trabalhando para tornar nossas escolas cada vez mais seguras, confortáveis e funcionais. A determinação da prefeita Flávia Moretti reforça nosso compromisso de um sistema escolar mais humanizado e inclusivo, objetivando o avanço na Educação municipal de Várzea Grande” declarou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

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Cidades

Flávia promove reunião inédita com a equipe de manobra do DAE

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Mais uma vez, prefeita faz história e já nos primeiros dias de mandato traz equipe de rua para seu gabinete para ouvir demandas e criar, juntos, estratégias que possam melhorar e fortalecer o abastecimento de água em Várzea Grande

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), realizou na manhã desta terça-feira (14), reunião inédita com os 20 servidores do Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG) responsáveis pelas manobras do abastecimento na cidade. O encontro, que contou com a participação do diretor-presidente do DAE, Sandro Azambuja, e de outros diretores da autarquia, reforça o compromisso da gestão em promover uma administração participativa, transparente e eficaz.

Os servidores de manobra desempenham função essencial: eles operam milhares de registros espalhados por toda a cidade, abrindo e fechando manualmente os acessos aos bairros para direcionar o abastecimento conforme o cronograma estabelecido. Essa atividade é fundamental para garantir que a água chegue de forma organizada e eficiente às diferentes regiões de Várzea Grande.

Conforme a prefeita, o objetivo principal da reunião foi ouvir diretamente esses trabalhadores, compreender suas demandas, discutir formas de melhorar o abastecimento de água e garantir melhores condições de trabalho. Durante o encontro, a prefeita destacou a importância do diálogo com a equipe e o esforço contínuo para levar água a todos os bairros. Ela reforçou, junto aos servidores, a necessidade de fazer com que o DAE seja eficiente na entrega da água à população.

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“Ouvir quem está na linha de frente é essencial. Vocês conhecem a realidade do sistema melhor do que ninguém e são fundamentais para que possamos melhorar o abastecimento e oferecer água de qualidade à população. Contamos com vocês para contribuir com sugestões e apontar as dificuldades, pois essa troca é indispensável para o desenvolvimento de Várzea Grande”, afirmou a prefeita Flávia Moretti.

Os servidores, responsáveis pela operação diária do sistema de manobra, destacaram a importância da reunião inédita. Muitos com mais de duas décadas na autarquia, tiveram hoje pela primeira vez, a oportunidade de serem convidados pelo Chefe do Executivo municipal para uma reunião, e melhor ainda: para serem ouvidos.

Segundo o técnico hidrometrista (manobrista), Matusael Silva de Oliveira, servidor do DAE há 7 anos, o momento foi histórico. “Nos sentimos acolhidos. Trabalhamos na ponta, no setor de distribuição, e é muito importante a prefeita nos ouvir e entender como funciona nosso trabalho. Somos uma das peças da engrenagem, e a reunião serviu para nos alinharmos ao que está acontecendo, expormos nossas dificuldades. Esse acolhimento nos aproxima da gestão e contribui não só para o nosso trabalho, mas também para o desenvolvimento do Município”, destacou Matusael.

O diretor-presidente do DAE, Sandro Azambuja, reforçou o compromisso da autarquia com a modernização do sistema e a valorização dos servidores. “A prefeita tem acompanhado de perto todas as mudanças no DAE, sempre atenta às necessidades e cobrando resultados. Essa proximidade e atenção ao que a equipe tem a dizer mostram o quanto ela está comprometida em fazer de verdade história no abastecimento de água em Várzea Grande.”

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A reunião marcou um passo importante para fortalecer o diálogo interno no DAE e alinhar esforços em prol de um abastecimento mais eficiente e equitativo. “Estamos trabalhando intensamente para superar os desafios e garantir que a água chegue à casa de cada várzea-grandense”, concluiu a prefeita Flávia Moretti.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

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Lucas do Rio Verde

Pesquisa sobre serviços públicos municipais encerra amanhã (15) em Lucas do Rio Verde

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Termina nesta quarta-feira (15), a pesquisa de opinião realizada pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A população pode participar, de forma on-line, opinando sobre os serviços públicos. A ação busca identificar as necessidades e anseios específicos de cada bairro, além de direcionar melhorias nos serviços oferecidos.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Planejamento e Cidade, até o momento os bairros com maior taxa de respostas dos moradores são: Parque das Araras, Bandeirantes e Parque das Emas.

Já entre os bairros com menor participação estão o Jardim Imperial, Menino Deus e Vida Nova II.

Responda aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfeUDMa45fqUj5Wg5Pp7BXIA0p3Hvg-GhshztpBrgTZR_8Aiw/viewform.

A ação integra o programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE), desenvolvido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), que visa promover a cultura do planejamento dentro da administração pública municipal. Com base na Resolução Normativa nº 14/2022 do TCE/MT, o programa busca melhorar a qualidade dos serviços e os resultados das políticas públicas, com foco no bem-estar da população.

Essa iniciativa reforça um dos principais compromissos da gestão municipal: oferecer serviços públicos de qualidade e com eficiência. Alinhada aos preceitos da Lei nº 14.129/2021, que promove inovação e participação cidadã, e da Lei nº 13.460/2017, que estabelece direitos dos usuários de serviços públicos, a pesquisa incentiva o envolvimento da comunidade no processo de gestão pública. A ação também está em conformidade com o artigo 27 da Emenda Constitucional nº 19/1998, que valoriza a transparência e a interação com os cidadãos.

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Como participar?

Todos os moradores de Lucas do Rio Verde podem contribuir respondendo a pesquisa, disponível pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfeUDMa45fqUj5Wg5Pp7BXIA0p3Hvg-GhshztpBrgTZR_8Aiw/viewform. O questionário abrange diversos setores da administração pública, possibilitando que a população avalie os serviços prestados e ofereça sugestões para melhorias.

O resultado será utilizado para embasar o planejamento estratégico da Prefeitura, permitindo que as ações futuras reflitam as reais demandas da sociedade. Faça a sua voz ser ouvida e participe da construção de um município cada vez mais eficiente.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

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