Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Sema realiza curso de Monitores de Unidade de Conservação no Parque Estadual Serra Azul

Publicado

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realiza o curso de monitores de Unidades de Conservação no Parque Estadual Serra Azul, em Barra do Garças. São 20 participantes que atuam como vigilantes patrimoniais que prestam serviço ao Estado e também a monitores e guias turísticos da região, que fazem o trabalho de campo em contato direto com os visitantes.

O Parque Serra Azul foi escolhido para receber o projeto piloto, que deverá ser replicado em outras Unidades de Conservação do Estado já abertas à visitação pública. “A Sema tem fortalecido o diálogo e investido na formação das comunidades que vivem no entorno das Unidades de Conservação, buscando o engajamento dessas pessoas na proteção dessas áreas”, destaca a superintendente de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão, Juliana Carvalho.

O objetivo do curso é a formação técnica dos profissionais na temática ambiental, voltada às Unidades de Conservação. O intuito é ampliar a qualidade e capacidade de atendimento a sociedade em geral que frequenta estes espaços, buscando a integração sustentável dos visitantes com a natureza.

O curso foi realizado na modalidade presencial, nos dias 08 e 09.4, com trilhas práticas para os monitores, apresentação da temática ambiental na Unidade de Conservação e modalidades sobre a importância da sustentabilidade, demonstração do papel da educação ambiental para o cuidado das Unidades de Conservação e o papel do monitor ressaltando a importância de sua função e conhecimento.

Veja Mais:  Da penitenciária à plantação de teca, recuperandos ganham nova chance em Água Boa

“O curso foi voltado para um público que já detém esse conhecimento como forma de capacitar quando for conduzir visitantes locais ou turistas pela Unidade de Conservação. O curso é dividido em módulos presencial, virtual e prática. O treinamento prático aprofunda nos conhecimentos sobre atrativos, ameaças, oportunidades e riscos dentro da Unidade de Conservação para profissionais tanto privados como para os que ocupam os postos de vigilância dentro do parque”, afirma a Gerente Regional do Parque Estadual Serra Azul e APA Pé da Serra Azul, Cristiane Schnepfleitner.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Exposição “Mundos Sobrepostos” está em cartaz na Galeria Lava Pés

Publicado

A Galeria de Artes Lava Pés, em Cuiabá, recebe a exposição “Mundos Sobrepostos”, que une interatividade e muralismo total criado por traços fluidos e cores vibrantes do artista Luis Badaró.

Com entrada gratuita, a mostra ficará aberta ao público de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 18h, até 10 de setembro.

Badaró transformou a Galeria em uma obra de arte viva, com todas as paredes pintadas em camadas de dimensões sobrepostas de criaturas e elementos surreais. Cada canto da galeria faz parte de um grande mosaico interligado.

Para elevar a sensação de imersão, o ambiente sonoro híbrido é inspirado nos mundos criados pelo artista. Além das paredes, telas complementares apresentam detalhes ou perspectivas únicas das criaturas e elementos.

“Numa narrativa Interligada, o espaço conta uma história contínua, onde cada parede dialoga com as demais, levando o visitante a explorar diferentes perspectivas e interpretações”, explica a curadora da exposição, Jaqueline Pessoa.

A Galeria de Artes Lava Pés é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), localizada na própria sede da Secretaria, no bairro Duque de Caxias, em Cuiabá.

Sobre o artista

Nascido em Rondonópolis e formado em Arquitetura, Luis Badaró sempre teve proximidade com a arte de desenhar e a pintura. Seu estilo se destaca pelos traços cartunescos, que dão vida a seres inusitados – figuras inanimadas que parecem existir entre dimensões.

Veja Mais:  Deliberações de audiência pública visam aprimorar processos e serviços para população

Em algumas de suas composições, a estética psicodélica se une a elementos da cultura mato-grossense, criando um cenário mágico e intrigante.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Auto da Paixão de Cristo reúne público recorde em seis dias de espetáculo

Publicado

O Auto da Paixão de Cristo 2025, realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) com o programa SER Família Fé e Vida, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, superou todas as expectativas. Em seis dias de apresentações, mais de 80 mil espectadores prestigiaram o espetáculo, que proporcionou momentos de fé, reflexão e encontro comunitário.

A primeira-dama Virginia Mendes se emocionou com a presença massiva do público.

“A presença de mais de 80 mil pessoas no evento, mesmo nos dias de chuva, demonstra a fé inabalável do povo mato-grossense. Estou feliz em participar deste momento e, através do Governo do Estado, poder proporcionar um momento de luz e reflexão para tantas famílias”, destacou.

Rosenil Sales, espectador presente em uma das noites, destacou a importância de investimentos em eventos culturais como este.

“É fundamental investir em ações como o Auto da Paixão. Faz parte da nossa cultura brasileira, e eventos desse porte são importantes para fortalecer nossa fé e divulgar nossas tradições. Parabéns ao Governo do Estado por essa iniciativa”, disse.

Rosenil e sua filha.

Fernanda da Silva Chores, outra espectadora, elogiou a qualidade do espetáculo.

“Achei a apresentação muito bonita, importante e interessante, bem estruturada. A mensagem foi passada de forma clara e emocionante. Foi uma experiência inesquecível”, afirmou.

Patrícia Saucedo, que assistiu ao espetáculo três vezes – na sexta, no sábado e no domingo – levou os sobrinhos para a última apresentação.

Veja Mais:  Sinfra abre consulta pública para regulamentar PPPs Sociais no Estado

“Já tinha vindo duas vezes e amei! Trouxe meus sobrinhos hoje para que eles também pudessem vivenciar essa experiência tão marcante. É um espetáculo lindo, emocionante e que fica marcado na memória”, declarou.

O secretário Adjunto de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva, Emerson Toledo, celebrou o sucesso do evento.

“Quero parabenizar o público, que compareceu em massa, e todos que trabalharam incansavelmente para que o Auto da Paixão de Cristo fosse um sucesso. Em especial, quero agradecer a primeira-dama Virginia Mendes, que idealizou este projeto e teve a sensibilidade de entender a importância de levar fé e cultura para o nosso povo”, ressaltou ele.

Mutirão da Cidadania atendeu mais de 1200 pessoas

Além do espetáculo, o evento integrou o Mutirão da Cidadania, que registrou mais de 1200 atendimentos entre os dias 15 e 20 de abril. Foram oferecidos serviços gratuitos como emissão de segunda via de documentos, orientações diversas e atendimento psicológico voltado à promoção de direitos, preservação e fortalecimento de vínculos familiares, além de informações sobre o programa SER Família.

Foto: Junior Silgueiro

A combinação da arte com o acesso a serviços essenciais reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com o bem-estar social, promovendo não apenas a fé, mas também a cidadania plena para todos os mato-grossenses.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Sefaz é finalista em premiação nacional com iniciativa de economia de energia

Publicado

Um projeto voltado à redução de custos com energia elétrica no Governo de Mato Grosso colocou o servidor da Secretaria de Fazenda (Sefaz), Victor Hugo Alves de Souza, entre os finalistas do Prêmio Conexão Inova 2025, promovido pela iniciativa da rede Conexão Inovação Pública.

A iniciativa, intitulada “Otimização dos Custos e Consumo de Energia Elétrica no Poder Executivo de Mato Grosso”, foi desenvolvida em parceria entre Sefaz e a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e concorre na categoria Ambiental, Social e Governança (ESG), voltada a projetos já implementados.

Com resultados expressivos, o projeto alcançou, em 2024, redução de 55% no consumo de energia elétrica, gerando uma economia de R$ 1,2 milhão aos cofres públicos estaduais. O modelo prevê o uso racional da energia contratada, evitando tanto o desperdício quanto o pagamento por consumo excedente.

“Projetos como esse mostram como é possível aliar eficiência administrativa e sustentabilidade. É uma realização profissional participar de algo que gera economia e melhora a gestão pública”, afirmou Victor Hugo, que atua na fiscalização dos contratos de energia da Sefaz.

A proposta envolve o uso estratégico da modalidade de demanda contratada de energia, em que cada órgão define previamente o volume de energia a ser utilizado. O cálculo adequado evita o pagamento por consumo ocioso ou pela ultrapassagem do limite contratado, o que pode gerar tarifas mais altas.

Para garantir o funcionamento do sistema, são realizadas análises técnicas que consideram o perfil de consumo de cada secretaria. Entre os critérios estão o dimensionamento da demanda real, a tolerância máxima de uso acima do contratado e os limites mínimos de consumo para evitar a subutilização. O projeto conta com o respaldo técnico da Resolução nº 414 da ANEEL, que regulamenta esse modelo de contratação.

Veja Mais:  Secel e Unemat realizam seminário para debater políticas públicas para o setor esportivo em MT

Secretarias como a de Desenvolvimento Econômico (Sedec) já aderiram à estratégia, o que tem contribuído para a ampliação dos resultados positivos em todo o Executivo Estadual.

A etapa final será realizada com apresentações ao vivo dos finalistas, e acontecerá durante o evento Convergência: Inovação Pública e Conexão Humana, entre os dias 2 e 4 de junho, em Belo Horizonte (MG).

*Com supervisão de Noelisa Andreola

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana