Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Sorriso

Semas reuniu parceiros e empresário para tratar da Lei do Jovem Aprendiz

Publicado

Primeiro emprego, primeiro salário, novas regras sobre aprendizagem conforme a lei, foi a tônica do encontro realizado pela SEMAS, na noite de 12 de setembro

O auditório da Faculdade Atenas foi palco de importante evento, “Trabalhando Juntos, aprendemos mais”, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), através do AEPETI (Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) em parceria com Ministério Público do Trabalho de Sinop e a Superintendência Regional do Trabalho de MT – Cuiabá, visando o cumprimento da Lei nº 10.097 “Lei do Jovem Aprendiz, (ou trabalhador aprendiz) e das novas regras sobre aprendizagem profissional definida por meio do Decreto n.º 11.479/2023.

Com o novo decreto em vigor, as empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. Nesse contexto, as empresas precisam se ajustar aos novos parâmetros de contratação, sob o risco de multas em caso de descumprimento. Diante disso, observa a secretária de Assistência Social e primeira-dama Jucélia Ferro, as empresas precisam ficar atentas às mudanças, pois há penalidades, em caso de descumprimento da lei.

As empresas são obrigadas contratar jovens e adolescentes, em contrapartida a pasta da Assistência Social, por meio do AEPETI, desenvolve o projeto Aprendiz Sorriso Legal, que disponibiliza cursos profissionalizantes, aos adolesces para o ingresso no mercado de trabalho, durante todo o ano. “Ensinamos aos menores que buscam a primeira oportunidade de trabalho, como se comportar numa entrevista, preencher um currículo. Temos muitos parceiros nesse projeto e apresentamos aos empresários presente nesse encontro, o trabalho realizado pela Assistência Social. Esses menores precisam do seu primeiro emprego, trabalhar e ganhar seu ‘dinheirinho’. Queremos garantir a oportunidade do primeiro emprego e se efetivar no trabalho, de acordo com o seu empenho. Nosso dever é ofertar oportunidades aos adolescentes e, hoje, trazer informações sobre as novas regras do decreto que altera a Lei 10.097 para as empresas. Se tem uma lei, ela tem que ser cumprida. Estamos reunidos com grandes parceiros para apoiar os empresários e fomentar o primeiro emprego aos adolescentes”, sintetiza Jucélia Ferro.

Veja Mais:  IPTU 2023 vence no dia 10 de maio

Reforçando as palavras da primeira-dama, o prefeito Ari Lafin, reiterou a importância do ‘Aprendiz Sorriso Legal’ que a Assistência Social está desenvolvendo, um programa específico de oportunidades aos jovens e adolescentes para o primeiro emprego. O objetivo do evento, destaca Ari é estreitar laços entre o poder público e as empresas locais, fazendo com que todos possam entender a importância de oportunizar aos jovens e adolescentes, que queiram uma oportunidade de trabalho, sem se esquecer do estudo. Tudo dentro da legalidade e que venha de encontro aos anseios do futuro trabalhador. “Dar oportunidade a eles é de suma importância para o desenvolvimento profissional e na busca de seus sonhos, através da profissionalização e da Carteira de Trabalho. Se nós não buscarmos dentro das organizações governamentais ou privadas esses jovens e adolescentes podem, sim, entrar para o mundo das coisas erradas. E nós estamos aqui unidos buscando e ofertando oportunidade a todos”, pontua.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook

Sorriso

Município encerra Outubro Rosa reforçando o cuidado, a prevenção e a valorização da vida

Publicado

Celebrando à vida e à determinação das mulheres

Para consolidar a mensagem de que o autocuidado deve ser um compromisso contínuo, a campanha Outubro Rosa foi selada nesta sexta-feira (31), em Sorriso, com uma Roda de Conversa especial, conduzida pela enfermeira e secretária-adjunta de Saúde, Ana Claudia Ferraz, e participação da Dra. Stephanie Pelicioni e da servidora pública, Solange Prestes.

Transmitido ao vivo pelo canal do CITS (Centro de Inovação em Telessaúde de Sorriso), o encontro, abriu espaço para o diálogo e a escuta empática, valorizando o apoio emocional como parte essencial do tratamento.

Solange compartilhou sua história de superação, relembrando a luta contra o câncer de mama em 2018 e, no mesmo período, o diagnóstico inicial de um câncer de colo do útero — ambos descobertos em exames de rotina. Emocionada, a servidora pública relatou o impacto do diagnóstico e o quanto o apoio da família e dos amigos foi determinante para atravessar o tratamento com coragem e esperança.

Segundo ela, o suporte emocional foi uma parte essencial da cura, um verdadeiro combustível para seguir em frente. “O que mais me tranquilizou quando descobri a doença foi saber que, além de confiar na ciência e manter a fé, eu podia contar com uma rede de apoio que me sustentou nos momentos mais difíceis. Minha família foi o meu alicerce, a minha força e a minha coragem para lutar”, disse.

Durante o bate-papo, a representante da Secretaria de Saúde, Ana Cláudia Ferraz, apresentou um balanço positivo das ações realizadas durante o Outubro Rosa em Sorriso, que envolveram centenas de atendimentos entre consultas, exames e orientações. O mês foi marcado por uma ampla mobilização voltada à conscientização, à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, alcançando mulheres em diferentes bairros e comunidades através da busca ativa de pacientes, realizada pela atenção primária.

Veja Mais:  Secretários conferem obras do Núcleo da PM do Distrito Boa Es...

“Encerramos mais uma campanha com um sentimento de dever cumprido e de esperança renovada. Nosso maior objetivo foi romper barreiras de acesso e fazer com que cada mulher se sentisse acolhida e confiante para buscar o cuidado que merece. Queremos reforçar todos os dias a importância do autocuidado, da prevenção e do acompanhamento regular”, destacou.

Dra. Stephanie trouxe esclarecimentos mais técnicos e aprofundados sobre as duas doenças, explicando de forma acessível os principais sinais de alerta, fatores de risco e métodos de prevenção. Ela enfatizou que a detecção precoce continua sendo o maior aliado na cura, já que o tratamento é muito mais eficaz quando a doença é identificada nas fases iniciais.

“O diagnóstico precoce salva vidas, e o conhecimento é a primeira forma de prevenção. Fatores como a adoção de hábitos saudáveis, alimentação equilibrada, praticar atividades físicas e evitar o consumo de álcool e tabaco, são algumas medidas que também ajudam a reduzir significativamente o risco de desenvolvimento dessas doenças”, pontuou.

Integração e conscientização ampliada

Além dos atendimentos diretos nas UBS, a campanha promoveu uma série de ações educativas e de apoio especializado em horários alternativos:

No horário estendido do dia 22 de outubro, os atendimentos foram concentrados em 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que abriram as portas das 17h às 21h, resultando em um total de 922 atendimentos.

Entre os serviços oferecidos incluíram exames preventivos (Papanicolau), consultas médicas, vacinação, atendimentos odontológicos, eletrocardiogramas, atualização do Bolsa Família, além de momentos de acolhimento e distribuição de brindes.

Veja Mais:  Município recebe novos veículos para Saúde, investimentos ultrapassam R$ 1 milhão

Já no sábado, 25, a ação especial foi realizada em mais cinco UBSs que funcionaram das 13h às 17h. NO total, foram realizados mais 236 atendimentos.

Houve integração com o Ambulatório Médico Especializado (AME) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Nova Vida, que realizaram Rodas de Conversa focadas no bem-estar mental e autocuidado, abrangendo tanto as equipes de saúde quanto os usuários.

Palestras Educativas e Parcerias: profissionais de saúde e acadêmicos da Faculdade Anhanguera uniram forças para levar palestras, orientações e demonstrações práticas de autoexame em empresas (como a Fernandes Construções, Central Municipal de Triagem de Recicláveis, PARTNERSHIP, entre outros setores), SAMU, e nas unidades de saúde, reforçando que o autoexame é um aliado, mas não substitui a mamografia e a avaliação médica.

Diálogo com especialistas: foi realizada uma transmissão ao vivo no canal do Centro de Inovação em Telessaúde (CITS) com a participação de especialistas como a Dra. Denise Borba (médica ginecologista, obstetra e mastologista) e enfermeiras, discutindo prevenção e diagnóstico.

Dra. Stephanie Pelicioni, destacou que o testemunho de Solange foi uma das maiores conquistas da campanha e como a detecção precoce foi importante na busca pelo tratamento adequado.

“O testemunho da Solange é o encerramento mais poderoso que poderíamos ter. Não há dados mais convincentes do que a prova de que a doença pode ser superada e de que há vida plena após o câncer. Queremos que a voz da Solange ecoe, incentivando cada mulher a não negligenciar a mamografia e o preventivo. O nosso objetivo é que todas as mulheres de Sorriso se sintam encorajadas a cuidar da vida com a mesma força e determinação da Solange.”

Veja Mais:  Raízes do Eco Sorriso se espalham em várias áreas

A Semsa reitera que, apesar do encerramento da campanha, as UBSs do Município permanecem abertas durante todo o ano para acolhimento, exames preventivos (Papanicolau) e orientações, com a solicitação da mamografia sendo realizada mediante avaliação e indicação médica.

“O Outubro Rosa se encerra, mas o cuidado continua. Queremos que cada mulher de Sorriso saiba que não está sozinha e que nossos serviços estão de portas abertas para acolher, orientar e cuidar” finalizou a secretária-adjunta Ana Claudia Ferraz.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Marco Zero recebe apresentação musical gospel neste sábado, dia 1º

Publicado

A noite de louvor inicia às 19h

Com apoio da Prefeitura de Sorriso através da Secretaria Municipal de Cultura, o Marco Zero será palco, neste sábado (1º), às 19h, de uma apresentação musical gospel com o Grupo Harmony aberta ao público e com entrada gratuita.

O evento tem o objetivo proporcionar momentos de louvor e adoração a Deus. Toda a comunidade está convidada para participar do show em um ambiente de comunhão, fé e gratidão. A proposta é oferecer uma experiência musical espiritualizada, com repertório voltado à mensagem cristã.

Além da atração principal, o público poderá prestigiar apresentações de convidados locais, entre eles o grupo de Libras e outros músicos da cidade, promovendo inclusão e diversidade e integração entre diferentes expressões artísticas.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Servidores da Sintra participam da palestra "Homens que se posicionam fazem a diferença"
Continue lendo

Sorriso

Sorriso FC enfrenta o Cuiabá pelas quartas de final do Mato-grossense Sub-15

Publicado

Neste domingo (2), às 18h, o Estádio Egídio José Preima recebe o jogo de ida das quartas de final do Campeonato Mato-grossense Sub-15. O confronto será entre Sorriso Futebol Clube e Cuiabá.

A partida de volta está marcada para o sábado seguinte, dia 7, às 15h, no Centro de Treinamento Manoel Dresch, em Cuiabá. Caso o Sorriso avance, os jogos da semifinal estão previstos para os dias 15 e 22 de novembro.

O Campeonato Mato-grossense Sub-15 é realizado pela Federação Matogrossense de Futebol (FMF) e reúne equipes de todo o estado na disputa pelo título da categoria. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Servidores da Sintra participam da palestra "Homens que se posicionam fazem a diferença"
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana