Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política MT

Servidores expõem talentos em gastronomia e artesanato na primeira edição do “Prata da Casa” de 2025

Publicado

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) abriu, nesta segunda-feira (5), a primeira edição do ano do projeto “Prata da Casa”. A iniciativa, coordenada pelo Instituto Memória do Poder Legislativo (IMPL), oferece aos servidores e seus familiares a oportunidade de apresentar seus talentos nas áreas de gastronomia e artesanato. A exposição é alusiva ao dia das Mães e acontece até quarta-feira (7), das 8h às 17h, no saguão principal e também nas entradas dos auditórios da Casa.

Com o objetivo de valorizar as habilidades artísticas e empreendedoras dos servidores do Legislativo estadual e familiares, o projeto chega com novidades nesta edição. Entre elas, estão a ampliação do número de expositores e a setorização dos produtos expostos – como itens artesanais menores, roupas e alimentos. Ao todo, 42 expositores participam do evento.

“Além de servir à instituição e à sociedade, muitos servidores também se dedicam, por paixão ou como complemento de renda, a trabalhos manuais. Este é um espaço criado para divulgar esses talentos”, destacou a superintendente do IMPL, Gabriela Torres. Segundo ela, todos os inscritos foram contemplados nesta edição, sem necessidade de sorteio. “Queremos tornar o projeto ainda mais abrangente e acessível, tanto para os participantes quanto para o público visitante”, afirmou.

A variedade de produtos chama a atenção. Entre os itens disponíveis estão louças artesanais, acessórios, roupas, oratórios, objetos de decoração e complementos para casa. A servidora Moema Figueiredo, da Escola do Legislativo, é uma das expositoras. Ela apresenta louças e cerâmicas produzidas manualmente, com detalhes únicos. “Cada peça é feita com muito carinho e tem um toque especial. É gratificante poder mostrar esse trabalho aqui”, afirma.

Veja Mais:  Assembleia possui políticas afirmativas para inclusão de pessoas com síndrome de Down

A área gastronômica também oferece diversas opções para os visitantes. Do café da manhã ao almoço, há salgados, doces, queijos, pratos prontos e lanches saudáveis. A servidora Adriane Maia, do gabinete do deputado Carlos Avalone, participa com um cardápio leve e nutritivo. “Trouxe opções como saladas, sanduíches naturais, fricassê, sucos e salada de frutas. É uma forma de unir sabor e saúde”, conta.

Pela primeira vez no Prata da Casa, Cláudia Valério, familiar de servidor, apresenta uma linha de vestuário feminino. “Estou muito feliz pela oportunidade. É um espaço que valoriza e ajuda a divulgar o nosso trabalho”, disse.

Todos os servidores estão convidados a prestigiar e apoiar os colegas que, além de desempenharem funções essenciais no dia a dia da Casa, também se destacam pela criatividade e talento.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook

Política MT

Projeto que altera Cadastro Estadual de Pedófilos é aprovado em segunda votação

Publicado

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, em segunda votação, durante sessão ordinária, o Projeto de Lei 527/2025, de autoria do Poder Executivo, “que altera dispositivos da Lei n° 10.315, de 15 de setembro de 2015, que cria o Cadastro Estadual de Pedófilos do Estado de Mato Grosso, e da Lei n° 10.915, de 1º de julho de 2019, que determina a veiculação na internet de pessoas condenadas por crime de violência contra a mulher praticado contra a mulher”.

O PL 527/2025 amplia o acesso público ao cadastro de pessoas condenadas por crimes contra crianças e mulheres. O projeto, aprovado por unanimidade, foi aprovado em primeira votação na semana passada e agora segue para sanção do governador Mauro Mendes (União).

O artigo 1º do PL aprovado altera o caput e os incisos I, II, III e IV, todos do artigo 3º da Lei 10.315. O artigo 3º passa a vigorar com a seguinte redação: “O Cadastro Estadual de Pedófilos do Estado de Mato Grosso será de acesso público e conterá a relação de pessoas condenadas, com sentença transitado em julgado, por crimes contra a dignidade sexual previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, no Código Penal Brasileiro e em legislações penais específicas, quando praticados contra crianças e ou adolescentes”.

A nova redação estabelece também que a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) será responsável por regulamentar a criação, atualização e acesso ao cadastro. Além disso, as pessoas incluídas nesse cadastro ficam proibidas de assumir cargos públicos na administração direta e indireta, autarquias e fundações do estado. Também define que para a retirada do nome do cadastro, o interessado deverá apresentar requerimento ao secretário de Estado de Segurança Pública, comprovando o cumprimento da pena.

Veja Mais:  Wilson Santos solicita informações sobre os cursos ofertados aos pescadores

O Executivo argumenta, em justificativa, que “a presente proposta se faz necessária para adequação da norma, tendo como parâmetro o entendimento constante no Acórdão proferido pelo Supremo Tribunal Federal na Ação Direta de Inconstitucionalidade — ADI n° 6.620 — que validou a criação dos cadastros, desde que a disponibilização, em sítio eletrônico, se restrinja às condenações transitadas em julgado.

“Nesta esteira, além da necessidade de conferir interpretação conforme a Constituição Federal, as alterações propostas visam também otimizar a implantação dos Cadastros Estaduais (Pedófilos e Condenados por Violência contra a Mulher) pelo Poder Executivo Estadual, no âmbito da Secretaria de Estado de Segurança Pública”, observa ainda na justificativa.

Em relação ao Cadastro Estadual de Pedófilos, o Executivo cita que “a alteração permitirá o acesso público dos dados do réu a partir de condenação em sentença transitada em julgado, com ampliação do rol dos crimes, vez que no texto anterior constava apenas Código Penal Brasileiro, e com a nova redação, constará previstos os crimes contra a dignidade sexual previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, e na legislação penal extravagante, além do previsto no Código Penal Brasileiro, quando praticados contra a criança e ou adolescente”.

Conforme o Poder Executivo, “a proposta de alteração da Lei nº 10.915, de 1º de julho de 2019, otimizará a criação do Cadastro Estadual de Condenados por Crime de Violência contra a Mulher praticado no Estado de Mato Grosso, para pessoas condenadas criminalmente, com trânsito em julgado, cujos dados da vítima também serão mantidos em sigilo, por tratar-se de reserva de jurisdição. E, ainda, a natureza dos crimes deverão constar no Cadastro para que haja gradação entre os delitos mais graves e os de menor potencial ofensivo praticados contra as mulheres”.

Veja Mais:  Lei de Deputado Thiago Silva cria “Escola Sustentável” em Mato Grosso

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Wilson Santos propõe lei para tratar a relação entre os “bebês reborn” e a saúde mental

Publicado

A crescente polêmica em torno do cuidado com bonecos realistas, conhecidos como bebês reborns levanta preocupação não só em Mato Grosso, como também em todo o país. Com a alta incidência de posturas comportamentais por parte dos cidadãos em querer que um elemento sem vida tenha os mesmos direitos de uma pessoa, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou um projeto de lei, na última quarta-feira (21), em sessão plenária, para instituir um Programa de Atenção à Saúde Mental para pessoas que manifestam vínculos afetivos com o objeto inanimado.

“Estamos vendo vídeos nas redes sociais e reportagens sobre pessoas que possuem esses bonecos e os tratam como crianças reais — montando enxovais, levando a parques, buscando atendimento médico e até solicitando emissão de documentos como certidão de nascimento, Registro Geral (RG) e carteira de vacinação. Toda essa febre gera preocupação, sejam por críticas ou acolhimento de quem busca viver a maternidade ou paternidade, mesmo que simbolicamente. Precisamos oferecer apoio psicológico, pois essas posturas podem estar relacionadas a perdas, frustrações ou quadros psiquiátricos”, explicou o parlamentar.

O projeto propõe a proibição de atendimentos clínicos, ambulatoriais ou hospitalares a bonecos “reborn” nas unidades de saúde públicas ou conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Por outro lado, a criação de um Programa de Saúde Mental visa identificar e acolher essas pessoas, oferecendo diagnóstico psicológico e psiquiátrico, tratamento terapêutico, acompanhamento psicossocial e a prevenção do uso inadequado da rede pública em situações que envolvam confusão entre o simbólico e o real.

Veja Mais:  Deputados vão à Justiça para anular tramitação do projeto que reinstitui incentivos fiscais

Embora os bebês reborn tenham conquistado admiradores em diversas partes do mundo, sendo usados como recurso terapêutico, objetos de colecionismo ou expressão simbólica de maternidade, o fenômeno também desperta debates sobre os limites entre fantasia e realidade. Nesse contexto, a proposta apresentada por Wilson Santos reforça a importância de olhar para esse comportamento com responsabilidade, oferecendo apoio psicológico às pessoas envolvidas, sem desconsiderar a complexidade emocional por trás dessa relação com o objeto inanimado.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Chico Guarnieri encaminha demandas da agricultura familiar para o governo do Estado

Publicado

Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar em Comodoro e Alto Paraguai, o deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) encaminhou para o governo do estado as demandas de insumos agrícolas, como sementes, fertilizantes, corretivos de solo, além de mudas frutíferas. A agricultura familiar, pontuou o deputado, é responsável por parcela significativa da produção de alimentos que abastecem os mercados internos e contribui diretamente para a segurança alimentar, geração de renda e desenvolvimento sustentável das comunidades rurais.

“Em Comodoro dezenas de famílias dependem dessa atividade para o seu sustento, mas enfrentam dificuldades relacionadas à falta de insumos agrícolas básicos, como sêmenes, fertilizantes, corretivos de solos e implementos”, pontuou o parlamentar.

Sendo assim, a destinação dos insumos (indicação nº 3171 /2025) por parte do governo do estado, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SEAF), representa medida fundamental para impulsionar a produção rural, fomentar o cooperativismo, combater o êxodo rural e assegurar melhores condições de trabalho aos pequenos produtores.

Alto Paraguai – Para Alto Paraguai, o deputado solicitou mudas frutíferas e adubo para a Cooperativa Regional de Prestação de Serviço e Solidariedade, a Coperrede, que atua na produção e no fortalecimento da agricultura familiar. Segundo Chico Guarnieri, a solicitação das mudas de graviola, cupuaçu e cacau tem o objetivo de ampliar a cadeia da fruticultura na região, uma vez que tais frutas têm grande potencial de comercialização e valor agregado.

Outra solicitação (indicação nº 3174 / 2025) do deputado, é a destinação de kits de apicultura, com macacões, luvas, formões, fumigadores e, especialmente, caixas de abelha tipo Langstroth também para a Coperrede.

Veja Mais:  Comissão de Trabalho aprecia 44 proposições em reunião nesta terça

“A cooperativa tem incentivado a apicultura como meio de diversificação da produção e geração de renda para as famílias agricultoras. Mas a falta de equipamentos adequados compromete o desenvolvimento dessa atividade. Fizemos o pedido à SEAF que tem, entre as suas diretrizes, o apoio às organizações da agricultura familiar e ao fortalecimento de cadeias produtivas e estratégicas, como a apicultura, promovendo autonomia, desenvolvimento territorial e sustentabilidade econômica”, explicou o deputado estadual Chico Guarnieri.
As demandas foram apresentadas na sessão ordinária dessa quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana