Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

SES e Ministério da Saúde realizam capacitação sobre implante contraceptivo sob a pele

Publicado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) promoveu, em parceria com o Ministério da Saúde, uma oficina de qualificação para inserção do implante contraceptivo subdérmico de etonogestrel (Implanon), nesta quinta-feira (23.10), no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).

Participaram cerca de 70 profissionais, entre médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde e gestores dos municípios de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Campo Novo do Parecis, Cuiabá, Jaciara, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Também estiveram presentes profissionais dos seis Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) de Mato Grosso, do Hospital Universitário Júlio Müller, além de representantes da gestão estadual e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT).

Portarias do Ministério da Saúde, de julho deste ano, incorporaram, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), este implante contraceptivo para adolescentes de 14 a 17 anos e para mulheres adultas de 18 a 49 anos. Antes, o método era oferecido apenas para populações em situação de vulnerabilidade, como mulheres em situação de rua.

Conforme o secretário-adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde da SES, Juliano Melo, a capacitação visa ampliar o acesso ao método contraceptivo de longa duração, contribuindo para a redução da mortalidade materna e fortalecendo o planejamento sexual e reprodutivo.

“Este é um método contraceptivo moderno e seguro, que apresenta elevada eficácia, reduz falhas decorrentes do uso incorreto e amplia a autonomia das mulheres na definição de seu projeto de vida reprodutiva. A oferta pelo SUS é um avanço e contribui para a redução de vulnerabilidades sociais, da evasão escolar e do risco de complicações decorrentes de gestações precoces”, destacou.

Veja Mais:  Xavantes homenagem Virginia Mendes com título de madrinha

A enfermeira Arielle dos Santos, da área técnica de saúde da mulher do DSEI Xavante, que atende 14 municípios da região de Barra do Garças, elogiou a iniciativa da capacitação e estava animada para, posteriormente, virar uma multiplicadora.

“A minha expectativa é de aprender o que vai ser passado aqui para levar para o meu território e replicar isso com os médicos e os enfermeiros, para que a gente possa desenvolver um projeto piloto e aplicar a introdução do Implanon dentro das nossas aldeias”, afirmou.

Segundo a enfermeira, este será um grande desafio a ser superado. “A gente ainda tem até dificuldades com métodos convencionais, de aceitação mesmo por parte da comunidade. E, para nós, a implantação desse método dentro do território é um grande desafio. Mas a gente precisa muito, a gente tem alta taxa de natalidade: no DSEI, 27 mil pessoas nascem por ano, incluindo mais de mil crianças. Então, isso vem ao encontro da nossa necessidade”, disse.

De acordo com Suzana Albuquerque, servidora da Área Técnica Rede Materna Infantil, a ampliação do acesso ao método reforça o compromisso do SUS com a equidade e a integralidade do cuidado, garantindo opções seguras e eficazes de contracepção.

“Queremos fortalecer as ações de planejamento reprodutivo e ampliar os direitos sexuais e reprodutivos, bem como a autonomia de meninas e mulheres. Este será um marco para as mulheres no Estado, pois elas estavam ansiosas pela chegada do Implanon. E para a Rede Materno Infantil será um ganho e tanto, pois iremos diminuir a gravidez na adolescência”, informou.

Veja Mais:  Projetos de 4 empresas interessadas em operar a ZPE em Cáceres estão sob análise

Diene Oliveira Rodrigues, assessora técnica do Ministério da Saúde, considera que a medida vai ajudar no enfrentamento à mortalidade materna e incentivar o cuidado com a saúde das mulheres.

“É um avanço enorme para a saúde das mulheres, no âmbito dos direitos sexuais e reprodutivos, porque anteriormente a gente tinha uma portaria do implante, só que ela era restrita a públicos prioritários. E, com essa nova legislação, com essa nova norma, o Ministério vai ofertar, com a parceria dos Estados e municípios, implante para todas as mulheres”, afirmou.

O Governo Federal recebeu quantidade suficiente do Implanon para o atendimento de 500 mil mulheres ainda neste ano. “Até o primeiro semestre do ano que vem, chegarão cerca de 1,8 milhão de novos implantes”, acrescentou Diene.

Já foram entregues à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso cerca de 5.500 unidades do contraceptivo para distribuição entre os municípios.

Durante a oficina, foram tratados os direitos sexuais e reprodutivos, os métodos contraceptivos disponíveis pelo SUS, como fazer o manejo de intercorrências do implante contraceptivo e orientações pós-inserção.

No período da tarde, as técnicas do Ministério da Saúde ministraram atividades práticas com kits simuladores e foram dadas orientações sobre o planejamento estadual de implementação.

Para a realização do evento, os Escritórios Regionais de Saúde (ERS) fizeram contato com os municípios com mais de 50 mil habitantes para que indicassem profissionais para participar. As prefeituras custearam o deslocamento e as diárias de seus servidores.

Veja Mais:  Projeto Cáceres Cidadã realiza mais de 1000 atendimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade


Crédito: Suzana Albuquerque | SES-MT

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Academia Mato-grossense de Letras celebra a ancestralidade e literatura negras em edição do projeto Casa Aberta

Publicado

A Academia Mato-grossense de Letras vai se transformar em um palco de celebração da ancestralidade, arte e literatura negras na edição de novembro do projeto Casa Aberta, que ocorre nesta quinta-feira (13.11), das 18h às 21h30. Com entrada gratuita, a iniciativa, realizada mensalmente, é viabilizada com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Nesta edição o tema é “A Voz da Pele”, inspirada no Dia da Consciência Negra, que é celebrado em 20 de novembro. A variada programação inclui a exposição “Grandes Heroínas Negras”, bate-papo com a escritora e poeta Luciene Carvalho, pocket show “Sankofa” de André D’Lucca, Rota da Ancestralidade na Casa Barão, entre outras atividades.

O bate-papo com Luciene Carvalho será realizado às 18h15. A escritora e poeta negra, que está em seu segundo mandato como presidente da AML, é autora de 15 livros. Ela se projetou também como a primeira mulher negra a presidir uma Academia de Letras no Brasil.

A literatura de Luciene Carvalho já conquistou visibilidade nacional e internacional, sendo também referência para o ensino universitário em Mato Grosso. Em sua produção prevalece um engajamento espontâneo com forte pegada social em defesa das literaturas e culturas da população negra. Ao longo desta edição do Casa Aberta, Luciene vai distribuir edições digitais do seu livro “Na Pele”.

Em seguida, o ator, dramaturgo, diretor e cenógrafo André D’Lucca apresenta o pocket show “Sankofa”. Baseado em um dos seus espetáculos mais recentes, a peça promove um resgate ancestral e letramento racial.

Veja Mais:  Setasc promove ações de fortalecimento aos Direitos da Pessoa Idosa em MT

A atividade seguinte é a “Rota da Ancestralidade na Casa Barão”, conduzida por Cristóvão Luiz, militante da cultura negra em Mato Grosso. Na AML, Cristóvão vai atuar como um ‘Griô’, expressão da África Ocidental, que identifica um mestre e guardião da memória e da tradição oral.

Haverá ainda a exibição do curta-metragem “Como ser racista em 10 passos”, concebido e dirigido por Isabela Ferreira. O filme mostra a realidade cotidiana de pessoas negras comumente afetadas pelo racismo estrutural, por atitudes que vão além do verbalmente dito.

Do início a final do evento, no pátio externo, o público terá oportunidade de exercitar a escrita, redigindo mensagens e pequenos poemas na instalação artística ‘Sopa de Letrinhas’.

Já no salão social, acontece a exposição “Grandes Heroínas Negras”, que destaca a história de importantes mulheres negras, como a líder quilombola Tereza de Benguela, e as escritoras Carolina Maria de Jesus e Luciene Carvalho, entre outras. A mostra é uma iniciativa do Coletivo Negro Universitário (CNU) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Ao final do evento, além de música com DJ, o microfone é aberto para participação do público. O evento é realizado na Academia Mato-grossense de Letras, localizada na Casa Barão, na rua Barão de Melgaço, bairro Centro Norte, em Cuiabá.

(Com informações da Assessoria)

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Militar prende dupla e apreende pistola e munições em Conquista d’Oeste

Publicado

Policiais militares da cidade de Conquista d’Oeste prenderam dois homens, de 28 e 24 anos, pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, no final da manhã desta quarta-feira (12.11). Com a dupla, a PM apreendeu uma pistola e 24 munições.

Por volta de 10h45, a equipe policial da cidade estava em rondas pela cidade, nas proximidades de um campo de futebol, e encontrou os dois suspeitos em uma motocicleta. Os policiais flagraram o homem na garupa da moto sem capacete. O homem carregava duas bolsas camufladas.

Diante da infração de trânsito, os militares fizeram abordagem a dupla. Em contato com os homens, os policiais notaram que eles apresentavam bastante nervosismo.

Na revista aos suspeitos, a PM encontrou uma pistola municiada e carregada com 18 munições, além de outras seis em seu bolso. Também foram encontrados um relógio, celulares e uma máscara balaclava.

Os suspeitos não se pronunciaram sobre a procedência da arma e nem apresentaram documentação de porte do objeto.

Eles receberam voz de prisão em flagrante e foram encaminhados para a delegacia de Pontes e Lacerda para registro da ocorrência e entregues à Polícia Judiciária Civil para demais providências.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Escola de Governo oferta curso básico de Língua Brasileira de Sinais
Continue lendo

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros realiza palestra educativa na APAE sobre prevenção e segurança

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou nesta quarta-feira (12.11) uma palestra educativa nas dependências da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em Campo Verde (139 km de Cuiabá).

O evento teve como objetivo apresentar aos alunos, professores e colaboradores da instituição as principais atribuições e responsabilidades do Bombeiro Militar, destacando a importância da prevenção de acidentes e o papel social da corporação junto à comunidade.

Durante a palestra, foram abordadas as diversas áreas de atuação do Corpo de Bombeiros, como o combate a incêndios, salvamento em diferentes tipos de ocorrências, atendimento pré-hospitalar e resgate veicular. Também foram apresentados alguns instrumentos utilizados nas operações, como os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e materiais de salvamento.

A atividade foi realizada de maneira acessível e adaptada ao público atendido pela APAE, utilizando linguagem simples e exemplos práticos para facilitar a compreensão. Além da parte expositiva, houve momentos de interação, nos quais os alunos puderam fazer perguntas, participar de demonstrações e conhecer uma viatura operacional.

O soldado BM Guilherme Nunes da Cruz, responsável por ministrar a palestra, destacou que a iniciativa teve o propósito de aproximar as crianças e jovens da instituição do trabalho desenvolvido pelos bombeiros militares.

“A ação teve como finalidade promover a conscientização sobre segurança e prevenção de acidentes de maneira acessível e inclusiva, além de apresentar, de forma breve e interativa, as principais atribuições da profissão”, afirmou o militar.

Veja Mais:  Xavantes homenagem Virginia Mendes com título de madrinha

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana