conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Sindicatos patronal e laboral do comércio de Rondonópolis fecham convenção coletiva de trabalho emergencial

Publicado

Foto: Assessoria

Na manhã desta segunda-feira (23/03), uma reunião entre o Sindicato do Comércio Varejista de Rondonópolis (Sincomroo) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Rondonópolis (Secro) representados por seus respectivos presidentes, Almir Batista de Santana e Lucas Gonçalves elaboraram e fecharam uma convenção coletiva de trabalho em caráter extraordinário, tendo em vista o decreto legislativo nº 06 de 20 de março de calamidade pública devido a pandemia do Coronavírus.

O documento com seis clausulas, define que a convenção contempla todo o comércio, exceto mercados, supermercados, hipermercados e açougues e atividades essenciais. E destaca que a convenção coletiva terá vigência até o período do decreto de calamidade pública, com a possibilidade de alterações em seus termos, em reunião entre as entidades acima citadas de acordo com a evolução da crise.

Sobre as férias individuas poderão ser concedidas pelas empresas aos empregados que tenham períodos aquisitivos ou não, dispensando o comunicado de férias. Já em relação, as férias coletivas as empresas poderão concede-las a todos os funcionários, com períodos aquisitivos ou não. Os prazos para pagamento de férias e do abono de 1/3, além da possibilidade de prorrogação do período de férias em caso de extensão do pedido e de suspensão das atividades comerciais.

Caso sejam concedidas férias proporcionais ao empregado, o período de férias poderá ser prorrogado automaticamente no caso do período de suspensão das atividades comerciais, prevista por Decreto Municipal, ser aumentado ou renovado. Quanto ao pagamento do valor das férias concedidas, pode ser feito até o 5º dia útil do próximo mês ao que foi concedida as férias. O pagamento do abono de férias (1/3 de férias)  poderá ser pago até o dia 20 de dezembro de 2020 ou até a data em que o termina o período aquisitivo, se essa data ocorrer depois de 20 de dezembro de 2020.

Veja Mais:  9 Unidades de Saúde de Rondonópolis não terá coleta para exames na segunda-feira (26)

Na área de segurança do trabalho de seus colaboradores, a convenção defini que as empresas adotarão medidas protetivas à propagação do coronavírus de acordo com as recomendações Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde. Outra ação desenvolvida por parte das empresas será dar publicidade as medidas e orientações quanto a prevenção e cuidados junto aos seus colaboradores, e paralelamente a isso, o empregador fica responsável assim que possível fornecer álcool em gel e produtos de limpeza, para a realização da sanidade dos locais de trabalho.

Comentários Facebook

Rondonópolis

Sobe para 7 casos confirmados de Coronavírus em Rondonópolis e 68 suspeitos

Publicado

Foto: Ilustrativa

A Prefeitura de Rondonópolis informou através de Boletim no final da tarde deste domingo (5) que a cidade conta com 7 (sete) casos confirmados de Covid-19 (coronavírus).

Também há 68 casos suspeitos da doença que ainda aguardam o resultado dos exames. Chama a atenção que a maioria dos suspeitos são adultos entre 19 e 35 anos de idade.
Quanto aos casos descartados o município tem 5 (cinco) confirmados em laboratório.

Comentários Facebook
Veja Mais:  9 Unidades de Saúde de Rondonópolis não terá coleta para exames na segunda-feira (26)
Continue lendo

Rondonópolis

MDB forma chapa forte e planeja eleger 5 vereadores

Publicado

Foto: Assessoria

O MDB de Rondonópolis conseguiu viabilizar uma chapa forte de pré candidatos a vereadores para as eleições deste ano. O partido que tem o deputado estadual Thiago Silva como Presidente Municipal e pré-candidato a prefeito, tem demonstrado boa articulação e força política para as eleições municipais.

A sigla encerrou o prazo para filiação partidária com mais de 40 nomes, que são pré-candidatos a vereador. Número bem acima das eleições de 2016, quando apenas 8 candidatos entraram na disputa. “Nosso partido cresceu muito nestes últimos quatro anos e a tendência é que esse crescimento continue, uma vez que temos excelentes pré-candidatos, que representam diversos segmentos”. Temos pré candidatos que representam os servidores públicos, o movimento comunitário, a imprensa, médicos, igrejas, esportistas, taxistas, as comunidades rurais, professores e comerciantes.

Os medebistas saíram da janela partidária fortalecidos na Câmara Municipal. A legenda aumentou sua representatividade no legislativo. O vereador Fábio Cardoso agora integra a bancada do partido, que já conta com os experientes Adonias Fernandes e Cláudio da Farmácia.

O planejamento agora é montar uma boa estrutura que viabilize a eleição de no mínimo 5 nomes. “Não tenho dúvida que vamos alcançar esse número e com boas possibilidades de fazer mais um companheiro de partido. Todos nossos candidatos tem serviços prestados à Rondonópolis e ótimas condições de eleição”, completa Thiago.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Projeto do vereador Juary Miranda que reaproveita água da chuva é aprovado
Continue lendo

Rondonópolis

Comitê Gestor de Crise permite retirada rápida em comércio de comidas durante crise do coronavírus

Publicado


.

Desde o início da pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Rondonópolis está atenta para tomar providências cabíveis a fim de conter a disseminação da Covid-19 na cidade. Dessa forma adotou, por meio do Comitê de Gestão de Crise, várias medidas e todos os segmentos da sociedade foram conclamados a dar sua contribuição em um esforço conjunto para frear o surto da doença, cada qual fazendo o que lhes cabe.

No caso de restaurantes, bares e estabelecimentos que comercializam comidas, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Bares, Restaurantes, Pizzarias, Churrascarias, Boates, Sorveterias, Marmitarias, Conveniências, Choperias, Peixarias, Fast Food e Cozinhas Coletivas (Sindecombares) esteve, nesta quinta-feira (2), no Paço Municipal para uma reunião da qual participaram além dos seus representantes, o prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio, a secretária de Saúde, Izalba de Albuquerque e o médico infectologista Juliano Bevilacqua.

“Eles solicitaram a reabertura dos bares e restaurantes com 30% da capacidade de atendimento. Mas eu e o doutor Juliano não concordamos, afinal, essa medida vai de encontro aos esforços e, mais do que isso, pode anular todo o empenho que o município vem fazendo para controlar a disseminação do coronavírus”, afirma Izalba.

Após a reunião, segundo a secretária, as demandas do Sindicato foram levadas ao Comitê de Gestão de Crise. “O Comitê aprovou, além do funcionamento em sistema delivery e drive thru, que já haviam sido permitidos no primeiro e segundo decretos, agora também a modalidade de retirada rápida em que o cliente pode ir buscar a comida embalada no estabelecimento”, explica a secretária.

Veja Mais:  Projeto do vereador Juary Miranda que reaproveita água da chuva é aprovado

Izalba lembra que, entre os setores do mercado convocados a se mobilizarem no combate à epidemia mundial, o de comércio de alimentos não precisou parar completamente em nenhum momento, já que foi autorizada a manutenção dos seus serviços por meio de entrega em domicílio, em um primeiro momento e, depois, também, o fornecimento ao consumidor por drive thru, quando ele recebe a refeição sem precisar sair do carro. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana