Policial
Sindspen-MT repudia fala de delegado Flávio Stringueta
A Presidente, em substituição, do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), em representação à Diretoria Executiva, vem a público REPUDIAR os comentários capciosos do Delegado de Polícia Civil, Flávio Stringueta, no que se refere a declarações por ele dadas a imprensa quanto ao funcionamento da Penitenciária Central do Estado/PCE e ao Diretor da unidade.
As declarações feitas pelo Delegado de Polícia demonstra total desconhecimento ou equívoco sobre o Sistema Penitenciário e o protocolo de procedimentos operacionais da unidade.
O Primeiro ponto a que se referiu o Delegado foi que o apenado João Arcanjo Ribeiro “obviamente estaria recebendo algum privilégio”.
Referente a essa fala a Presidente do Sindspen lamenta e lembra o delegado que essa é uma acusação caluniosa e só deve ser feita se houver provas, principalmente contra servidor público pois, oferecer qualquer tipo de favorecimento a pessoa reclusa trás implicações penais mas, perjúrio e difamação também.
Quanto ao fato do apenado João Arcanjo não ter se apresentado com os cabelos cortados como os outros presos temos a esclarecer que foi somente uma questão de Procedimento a que se refere a pessoas privadas de liberdade, que apresentam perfil que podem oferecer algum risco a segurança da unidade, seja ela por poder aquisitivo elevado, ou periculosidade ou ainda, pelo poder de articulação.
No caso do apenado “João Arcanjo Ribeiro”, o mesmo foi conduzido a local específico dentro da unidade. Sendo assim, como acontece com os demais custodiados que se enquadram em perfil específico, não participou dos procedimentos de triagem como outros considerados comuns.
O João Arcanjo não foi o único preso que deixou de ter o cabelo cortado. “Todos os presos que vão direto pra esse local não cortam pois, o corte é feito em local coletivo onde alguns apenados não podem ficar”, esclareceu a Presidente.
Salientamos ainda, que é lamentável esse tipo de comentário vindo de um Delegado de Polícia. O mínimo que ele deveria fazer não sendo conhecedor dos procedimentos de uma unidade Prisional era ter ficado calado.
Quanto ao segundo ponto onde o Delegado afirma que “se fosse o diretor sentiria vergonha de apresentar o preso nessas condições” informamos ao delegado e a quem interessar que o Diretor da Penitenciária Central e sua equipe de trabalho tem prestado serviços relevantes ao Sistema Penitenciário, a Segurança Pública e a Sociedade, e perante esse fato, em momento algum deve sentir vergonha pelo posto que ocupa e pelo trabalho que realiza. Já o ilustríssimo delegado deveria sim, se envergonhar de fazer sensacionalismo com uma questão tão irrelevante quanto o corte de cabelo, que o apenado se apresentou para oitiva.
Em vista ao sensacionalismo, as acusações infundadas e ao constrangimento causado, a Presidente do Sindspen-MT REPUDIA às declarações feitas pelo Delegado De Polícia Civil, Flávio Stringueta, no que se refere aos Procedimentos Operacionais Padrão/POP, do Sistema Penitenciário.
Quanto ao seu trabalho investigativo, não opinaremos pois, não é nossa competência criticar os procedimentos adotados em outra área diferente da nossa área de atuação, mas sim compartilhar trabalhos exitosos para engrandecimento da Sociedade.
Uma vez mais, agradecemos e parabenizamos ao Diretor e Equipe de Servidores Penitenciários da Penitenciária Central pelos excelentes trabalhos prestados na custódia e escolta dos apenados, apesar das péssimas condições e dificuldades que enfrentam para desempenhar serviços de qualidade. Respeito é bom delegado Stringueta, principalmente, pela atividade de outros Servidores Públicos.

Policial
Batalhão Ambiental prende homem com arma e munições em Barra do Bugres

O Batalhão Ambiental da Polícia Militar prendeu um homem de 61 anos por porte ilegal de arma de fogo, na tarde desta terça-feira (17.05), na zona rural de Barra do Bugres. Na ação, foi apreendido um revólver calibre .38 e 43 munições para a arma.
Conforme o boletim de ocorrência, por volta de 15h, a equipe policial foi acionada para verificar uma situação de furto de madeira, em uma propriedade rural. No local, o denunciante informou a suposta região onde estaria ocorrendo o crime. Foi visto um homem, que estava com um objeto na cintura e foi abordado pelos policiais militares.
Com o suspeito, foi localizado um revólver calibre .38, carregado com seis munições. Em continuidade à revista pessoal, foi encontrado dentro de sua jaqueta mais 37 munições do mesmo calibre.
Na checagem, foi identificado que o suspeito não possuía registro para porte da arma de fogo. Diante dos fatos, ele recebeu voz de prisão, sendo encaminhado à delegacia local para registro da ocorrência e demais providências cabíveis. Sobre a denúncia de furto, nada de ilícito foi encontrado pelos policiais militares.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.
Policial
Homem é preso com 10 tabletes de maconha em Cuiabá

Policiais militares da Força Tática apreenderam 10 tabletes de substância análoga a maconha e prenderam em flagrante um homem, de 29 anos, pelo crime de tráfico ilícito de drogas. A ação foi registrada na noite desta terça-feira (17.05), em Cuiabá.
Por volta de 22h45, durante ações de patrulhamento pela Operação Força Total, a equipe da Força Tática localizou um veículo Sandero prata, com um homem desembarcando com uma mochila grande, no bairro Altos da Serra. O suspeito, ao visualizar a aproximação da PM, jogou a mochila dentro do carro, deixando o veículo com a porta traseira aberta, e entrou em uma casa.
Diante da situação, foi dada ordem de parada ao suspeito. Na abordagem, foi verificado que o homem é usuário de tornozeleira eletrônica, sendo identificado possuir diversas passagens criminais. O motorista do veículo também foi abordado, e a equipe policial verificou se tratar de um motorista de aplicativo, sem ligação com a ação do suspeito.
Em vistoria a mochila carregada pelo suspeito, foram encontrados os 10 tabletes de substância análoga a maconha. Imediatamente, o criminoso recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Central de Flagrantes, junto com as drogas apreendidas, para registro da ocorrência e demais providências cabíveis.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.
Policial
Operação da Polícia Militar intensifica policiamento nas ruas de Cuiabá

O Primeiro Comando Regional da Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na noite desta terça-feira (17.05), o lançamento da operação Força Total, que visa a intensificação do policiamento nas ruas de Cuiabá. A solenidade foi realizada na Praça 8 de Abril, na Capital.
Em sua primeira noite de ações, a operação realizou o registro de 821 abordagens a pessoas e 468 vistorias em veículos. Foram registradas a prisão de suspeitos em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, cumprimento de mandado de prisão e porte ilegal de arma.
Foram apreendidas pelas equipes policiais da Capital, tabletes e porções de entorpecentes, duas armas de fogo, oito veículos, além da recuperação de um veículo roubado. A operação continua até o próximo domingo (22.05) e conta com o reforço de efetivo de mais de 150 policiais militares de todos os batalhões de áreas e das unidades especializadas atuantes na Capital.
De acordo com o comandante do 1º Comando Regional, coronel Wankley Corrêa Rodrigues, a operação foca no policiamento ostensivo, além de estar presente nas regiões com maiores indicadores criminais de roubo e homicídio, de forma a promover a manutenção da ordem pública, com o policiamento ostensivo.
“É uma operação que estará em toda a Capital, tanto região central quanto como também nas regiões dos bairros mais distantes, levando segurança ao cidadão e levando o policial militar para mais próximo do cidadão e do comerciante”, afirmou o coronel Rodrigues, durante o lançamento da operação.
As ações policiais contarão com a fixação de bloqueios, pontos demonstrativos em locais estratégicos nas áreas das unidades policiais. A operação terá como foco a atuação incisiva em abordagens a pessoas suspeitas e em veículos.
-
Rondonópolis13/05/2022 - 11:44
Blitz no trânsito; Vereador Batista da Coder diz que trabalhador está sendo perseguido
-
Rondonópolis13/05/2022 - 07:35
Técnicos e administrativos das UBSs terão reajuste a partir de agosto
-
Rondonópolis13/05/2022 - 12:05
Prefeitura realiza força-tarefa para atualização de cadastro de benefícios sociais no Loteamento Social Maria Amélia
-
Esportes12/05/2022 - 14:40
Após eliminação na Copa do Brasil Pintado é demitido do Cuiabá
-
Rondonópolis12/05/2022 - 18:35
Prefeito questiona posição do Governo do Estado sobre pátio de veículos
-
Esportes15/05/2022 - 20:33
Cuiabá divulga nota de repúdio contra árbitro na derrota contra o São Paulo
-
Política MT13/05/2022 - 15:50
Barranco pede implantação de Sala Lilás nas delegacias de Mato Grosso
-
Rondonópolis16/05/2022 - 17:05
Ação Social divulga locais para a troca e recebimento dos novos Cartões do “Programa Ser Família”