Rondonópolis

SMS engrossa o coro do Janeiro Branco e brada que “O mundo pede saúde mental”

Publicado

De mãos dadas com a Campanha Janeiro Branco, cujo lema em 2022 é “O mundo pede saúde mental”, a equipe técnica das unidades de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – integrada por servidores do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps-AD), Caps Paulo de Tarso, Caps Infantojuvenil e Ambulatório de Saúde Mental – realiza, na próxima quinta-feira (20), das 8h às 12 horas, na Praça dos Carreiros, mutirão para conscientizar a população sobre o valor da saúde mental para uma vida positiva.

Abraçados à Pasta nessa causa, vários parceiros como o Centro de Valorização da Vida (CVV), a Clínica Popular de Psicologia de Rondonópolis, clínicas-escola da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e da Universidade de Cuiabá (UniC), além de terapeutas de práticas integrativas complementares em saúde vão participar da ação prestando atendimento ao público que estiver no local. Profissionais voluntários vão conduzir aulas de yoga e aplicar reiki.

Todo início de ano as pessoas fazem planos e traçam projetos aos quais se dispõem a cumprir. Saber que uma nova trilha começa, revigora o espírito e renova as esperanças de melhora do que precisa ser alterado e concretização de objetivos propostos. Com base nessas premissas, o mineiro de Uberlândia Leonardo Abrahão Pires Rezende criou, em 2014, a Campanha Janeiro Branco, que busca refletir sobre os mecanismos que estimulam a saúde mental, conscientizando os indivíduos para que façam escolhas conscientes que favoreçam a área psicológica e emocional, proporcionando, assim, uma existência com mais harmonia e qualidade.

Veja Mais:  Prefeito prestigia lançamento de livro que conta história da Cáritas e do Padre Lothar

Psicólogo e professor de sociologia, em entrevista concedida ao canal de TV da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o idealizador do movimento afirma que a escolha do mês de janeiro se deve à própria origem do nome. Janeiro vem de Janus, deus da mitologia romana responsável pelas transições, abertura e fechamento de ciclos.

“E o que é o Réveillon e janeiro – ano novo, vida nova? A ideia é resgatar esse sentido original de janeiro, de Janus, da passagem. E convidar as pessoas a irem além do Réveillon, das festas caras, das mesas caras e das bebidas caras que Réveillon virou. Irem além disso e aproveitarem essa simbologia da virada e pensarem sobre a vida. O que eu quero virar? O que eu quero deixar para trás? O que eu quero trazer para dentro? Em que eu quero investir? Que rumo eu quero dar à minha vida?”, provoca. Apesar de aproveitar a simbologia de janeiro, Leonardo reforça que a saúde mental deve estar em pauta o ano inteiro.

Lembrando que somos autores de nossa própria história e que a construímos a cada dia, a escolha do branco, segundo o psicólogo, se deve ao acolhimento que a cor proporciona. “A cor branca deixa um vazio aberto para que a gente intervenha e coloque ali dentro o que queremos. Ela nos convida a uma intervenção criativa”, nota.

Superar preconceitos é outro desafio que a campanha propõe. A intenção, segundo seu inventor, é mostrar às pessoas que não é preciso ter vergonha e que reconhecer que se precisa de ajuda é atitude de fortaleza, inteligência, autoestima e humildade. “Se você estiver sofrendo e percebendo que não está dando conta de lidar com questões da sua vida sozinho, largue de tabu, invista em você mesmo e vá atrás de solução. Os profissionais da saúde podem te ajudar”, aconselha ele, que comemora a proporção que a mobilização tomou. Não é para menos. Hoje na sua nona edição, a Campanha Janeiro Branco atravessou as fronteiras de Uberlândia e já é implementada por empresas públicas e privadas de todo o Brasil que reconhecem o valor de cuidar da saúde das pessoas de forma integral, já que o corpo é um todo complementar que engloba o físico e o mental.

Veja Mais:  Prefeitura apresenta nova viatura da Defesa Civil para auxiliar o Corpo de Bombeiros no combate as queimadas

Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Portal MT e receba notícias em tempo real

Comentários Facebook

Rondonópolis

Comunidade do Jardim Assunção recebe unidade de saúde totalmente reformada

Publicado

O prefeito José Carlos do Pátio encerrou a agenda desta semana com a entrega das obras de reforma e revitalização da unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Jardim Assunção. A unidade foi completamente reformada, ganhou mobiliários novos, consultório odontológico completo e está toda climatizada.

A estrutura da nova unidade segue os padrões com recepção, sala de vacina, sala de procedimentos, consultório médico, espaço de expurgo, sala multiuso, dentre outros espaços. A novidade é o consultório odontológico completo montado para cuidar da saúde bucal dos moradores da região.

O ESF Jd. Assunção integra o pacote de três obras importantes que o prefeito se comprometeu em entregar nas próximas semanas. Uma unidade de saúde, uma unidade escolar e uma área de lazer vão estar liberados toda semana para a população ser atendida e poder usufruir de espaços novos e adequados para cada atividade.

“Todo esse avanço que estamos tendo é graças a um trabalho incansável do prefeito que trabalha sempre pensando na população mais humilde, que mais necessita. Ele tem feito muito mais por Rondonópolis do que cidades que arrecadam mais, por ter uma visão de futuro, que se preocupa com o próximo”, destacou a secretária de saúde Izalba Albuquerque.

Com recursos próprios do município, Pátio viabilizou uma verdade transformação no posto de saúde. Ele lembrou que além das unidades que estão sendo reformadas e construídas está investindo nos servidores, com abono para as agentes comunitários de saúde e também reajuste para os cargos administrativo, auxiliar de dentista e de enfermagem, técnicos de enfermagem e auxiliar de serviços diversos.

Veja Mais:  Prefeitura apresenta nova viatura da Defesa Civil para auxiliar o Corpo de Bombeiros no combate as queimadas

O prefeito ressaltou que Rondonópolis tem hoje 94% de cobertura dos bairros com unidades básicas de saúde e está com 100% da população sendo atendida por agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. Dona Adeli, presidente do bairro Jd. Assunção comentou que Pátio tem feito muito pela cidade e que a comunidade está muito agradecida pela nova estrutura do posto de saúde do bairro. Além de toda equipe técnica que atua na unidade, vereadores, secretários municipais, servidores e pessoas da comunidade participaram da entrega das obras.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Segunda etapa do Circuito Municipal de Skate “esquenta” Rondonópolis no domingo

Publicado

A Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizada no Residencial Margaridas, recebe no próximo domingo (22), das 9h às 17h, a segunda etapa do Circuito Municipal de Skate.

Realizado pela Associação Rondonopolitana de Skate, o evento, que conta com o apoio das Secretarias Municipais de Cultura e de Esportes reunirá competidores nas categorias: mirim, feminino, iniciante e amador.

A programação, toda gratuita, do evento que promete “esquentar” Rondonópolis, que vem registrando baixas temperaturas nos últimos dias, combinando as manobras radicais dos adeptos do skate, break dance, batalha de rap e grafite.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Pedro Augusto Araújo, o apoio à iniciativa visa fortalecer a arte Hip Hop na cidade, dando oportunidade para que os  artistas locais da cultura hip hop ganhem espaço para expressar sua voz e se destacar no cenário cultural.

“O skate vem junto com toda uma cultura hip hop, que engloba várias artes de rua, como o rap, o break dance, que se tornou também uma modalidade olímpica, e o grafite. O movimento de arte de rua  está crescendo muito entre os jovens e a Secretaria tem espaço para trabalhar isso com a juventude. A gente quer unir tudo isso e tornar comum cada vez mais em nossa cidade. Quem ganhará com isso é a comunidade”.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Noções de sustentabilidade orientam o olhar dos alunos da Emei Agton Kayron para cuidados com o meio ambiente
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeitura proporciona mais um espaço de convívio no Cidade Natal

Publicado

Em prosseguimento à concretização do programa de obras públicas para a melhoria de vida da população de Rondonópolis, sem esquecer nenhum cantinho do município, a Prefeitura inaugurou mais uma praça, dessa vez no Bairro Cidade Natal. A cerimônia aconteceu na tarde dessa quinta-feira (19) e nela estavam presentes, além do prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, e seu secretariado, representantes do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), da Câmara Municipal, de algumas comunidades da região da Vila Operária e de indígenas.

“Nós inauguramos a Praça dos Carreiros, o Parque do Escondidinho, o Eldorado, a Praça do Conjunto São José e agora estamos no Cidade Natal. Eu fiz um compromisso de inaugurar uma praça ou um parque por semana e, também, um posto de saúde e uma creche por semana. Já assinei a ordem de licitação de mais uma praça nessa região que vai ser no Jardim Reis. Dei a ordem de começar uma praça no Jardim Nilmara e acabei de terminar uma praça na Vila Mineira. Então, nessa região são mais quatro praças. E temos também o Centro Social Urbano”, enumerou o prefeito.

Ele ainda citou outros projetos encaminhados: “Assinei a homologação de uma área de lazer ao lado da Escola Princesa Isabel, no Jardim das Flores e, dentro de poucos dias, vamos inaugurar uma creche aqui na região da Vila Operária. É um local com cem por cento de água tratada, cem por cento de esgoto, enfim, é uma região onde está se desenvolvendo uma estrutura muito boa”.

Veja Mais:  Comissão de Educação faz encontro com representantes da rede por PL "volta às aulas"

Passando a integrar o rol das obras entregues pela atual gestão, o empreendimento de 6.800 metros quadrados no Cidade Natal foi executado com recursos próprios da ordem de R$1.015.241,38 e compreende passeio externo todo enquadrado nas normas de acessibilidade, área verde e projeto paisagístico elaborados com foco não apenas na beleza, mas também na funcionalidade e utilização de lâmpadas de LED em 100% da praça, o que permite maior eficiência e sustentabilidade à iluminação.

Além de todos esses atributos, a praça comporta um campo society com sistema de drenagem no gramado – o que possibilita a continuidade dos jogos, mesmo em dias com chuvas intensas, já que direciona as águas pluviométricas de imediato para as sarjetas e, em seguida, para as bocas de lobo.

Pátio aproveitou a ocasião para reconhecer o empenho da Casa de Leis e o apoio recebido para tirar do papel o que antes eram concepções em esboço. “Quero enaltecer toda a Câmara Municipal, mas, principalmente os dois vereadores que defendem essa região, que são o vereador Roni Magnani e o vereador Reginaldo Santos. O Roni é o presidente da Câmara. E é muito bom trabalhar com uma Câmara solidária, que tem pauta positiva. E o Reginaldo é o líder do governo e está ali defendendo os interesses da Vila Operária e os interesses da sociedade”, saudou o mandatário.

Tanto o vereador Reginaldo, quanto o vereador Roni aplaudiram o casamento harmonioso construído entre Executivo e Legislativo, que tem gerado bons frutos para a população. “Dar celeridade ao processo legislativo é dar condições para que o Executivo transforme pautas positivas nesses lugares, nessas creches, unidades de saúde, áreas de lazer”, atestou Roni e prosseguiu: “Agradeço a parceria de todos os meus pares na Câmara Municipal, que têm dado condições para fazermos um bom trabalho e, consequentemente, o Executivo faz um bom trabalho. É isso o que o cidadão espera, celeridade e praticidade da classe política”.

Veja Mais:  Prefeitura apresenta nova viatura da Defesa Civil para auxiliar o Corpo de Bombeiros no combate as queimadas

Reginaldo demonstrou sua satisfação com toda essa realidade. “Isso só é possível devido à unidade de forças. A Câmara Municipal está somando forças para que nós possamos melhorar a nossa comunidade. Agradecemos muito ao prefeito José Carlos do Pátio e a toda a sua equipe que vem trabalhando de forma técnica, destravando os projetos. Todas as creches e PSFs estão sendo reformados, 22 creches estão sendo construídas e mais quatro foram licitadas. O Município fez o compromisso com a Saúde e a Educação e, agora, está olhando para as praças e os parques da nossa cidade”, declarou o parlamentar.

Um cuidado especial ocorreu no momento da definição do local de construção da praça do Cidade Natal. Dessa forma, ela foi edificada próxima a outros espaços de lazer, formando um complexo de convivência familiar e comunitária com diversas alternativas para todos os membros da família, estando ao lado de uma academia popular para que jovens e idosos realizem suas atividades físicas, um play ground para que crianças se divirtam e, ainda, uma quadra coberta para que adolescentes possam optar entre ela e o campo society para disputarem partidas de jogos.

“O que está acontecendo foi muito esperado. Agora, nossas crianças não precisam mais ir a outro bairro para brincar e jogar. Nosso sonho se concretizou e vamos poder levar nossos filhos e netos para se divertirem a aproveitarem a nossa praça”, compartilhou a presidente do Cidade Natal, Ivone Rodrigues Santana. 

Veja Mais:  Rondonópolis tem cerca de 232 mil habitantes segundo estimativa do IBGE

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT – Campanha Fake News II

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana