Pesquisar
Close this search box.

Sorriso

Sorriso avança na implementação de políticas públicas para mulheres

Publicado

Secretárias recebem adjunta da Mulher de Cuiabá para troca de experiências sobre políticas públicas voltadas às mulheres

As secretárias municipais Mara Fernandes, da Secretaria da Mulher e Família (Semfa), e Jucélia Ferro, da Assistência Social (Semas), receberam, nesta quinta-feira (13), a secretária-adjunta da Mulher de Cuiabá, Stefanya Paiva, para uma troca de experiências sobre políticas públicas voltadas às mulheres. O encontro teve como objetivo fortalecer e aprimorar ações de acolhimento, qualificação e assistência às mulheres de Sorriso.

Durante a reunião, Stefanya Paiva apresentou programas e iniciativas que têm dado resultados positivos na capital, reforçando a necessidade de ações concretas e eficazes no apoio às mulheres. “Cuiabá implantou sua Secretaria da Mulher há quatro anos e, desde então, tem desenvolvido projetos inovadores para oferecer suporte às mulheres em diversas situações, especialmente aquelas que buscam recomeçar suas vidas. É gratificante mudar a vida e a perspectiva de futuro das mulheres que nos procuram”, explicou.

Entre os principais pontos debatidos esteve a importância de um espaço de acolhimento para atender todas as mulheres, não apenas aquelas vítimas de violência doméstica. “Nosso compromisso será de garantir que as políticas voltadas para as mulheres no município de Sorriso sejam reais e eficazes. E vimos que a qualificação profissional, por exemplo, é essencial para quebrar o ciclo da violência e fará com que elas não precisem retornar para o local de agressão”, destacou a secretária Mara Fernandes.

Veja Mais:  Caminhão do Hospital do Amor estará em Sorriso entre 3 a 7 de julho

Segundo as gestoras, o foco das pastas de Assistência Social e da Mulher e Familia estar em trabalhar em conjunto para oferecer suporte psicológico, social e profissional, além da promoção de cursos de qualificação que permitam autonomia financeira às mulheres sorrisenses. “Nosso objetivo é unir esforços para implementar políticas públicas efetivas, garantindo mais dignidade e oportunidades para as mulheres e suas famílias”, reforçou Jucélia Ferro.

Outro tema abordado no encontro foi o Programa de Auxílio aos Órfãos de Feminicídio (PAOF), criado pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal da Mulher. O programa atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos que perderam suas mães vítimas de feminicídio, garantindo um auxílio financeiro correspondente a um salário mínimo, além de suporte psicológico.

“As crianças, vítimas de uma fatalidade, entram no programa após a juntada de documentos e aprovação, podendo permanecer até completarem 18 anos. Além do auxílio, elas também recebem assistência psicológica via Cras, no bairro mais próximo da moradia”, explicou Stefanya Paiva.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook

Sorriso

Semcid apresenta à Comissão Normativa de Legislação Urbanística (CNLU) propostas para dinamizar Sorriso

Publicado

Após o aval da instituição consultiva, Condess vai apreciar demandas

A terça-feira (18 de março) foi marcada por análises voltadas ao desenvolvimento urbano de Sorriso na Secretaria da Cidade (Semcid). Em reunião, componentes da Comissão Normativa de Legislação Urbanística (CNLU), apreciaram quatro temas: a ampliação do perímetro urbano de Sorriso, a alteração de zoneamento de um trecho de área de expansão urbana para Zona Industrial 1 (ZI 1), permitindo assim a implantação de um loteamento industrial; a mudança do traçado do anel viário em seu eixo Leste; e a modernização da lei municipal que trata sobre o parcelamento do solo urbano.

“Em síntese, as mudanças vêm acompanhar a dinâmica do crescimento de Sorriso, trazendo mais agilidade ao processo de ocupação urbana, com total respeito à legislação e sempre com foco na sustentabilidade”, resume o secretário da Cidade, Jan Assad Lahamm.

A ampliação do perímetro urbano versa sobre o avanço da “cidade” para além das margens do Rio Teles Pires, acompanhando desta forma o intenso processo de crescimento do Município. “O planejamento da expansão garante que a ocupação ocorra com padrões adequados de urbanização, evitando impactos negativos na mobilidade e desenvolvimento, possibilitando a implantação de infraestrutura adequada”, contextualiza o gestor, acrescentando que a inclusão da área no perímetro urbano viabiliza novos empreendimentos imobiliários, promovendo a valorização e incentivando novos investimentos, fortalecendo a economia.

Justamente para dinamizar o processo de disponibilização de equipamentos comunitários, a CNLU também considerou positiva a alteração da Lei Municipal 349/2021. Atualmente, toda vez que é aprovado um loteamento, o loteador precisa disponibilizar ao Município uma área para que seja construído um equipamento comunitário, um espaço público voltado à interação e ao bem-estar da sociedade, como unidade de saúde, de assistência social, ou escola, por exemplo.

Veja Mais:  Executivo e PM dialogam sobre medidas para evitar acidentes com veículos ciclomotores

A proposta é que, em vez de somente doar área para que a Prefeitura construa os prédios, haja a possibilidade de o loteador já entregar uma edificação prontinha. Claro que, neste caso, seria reduzida a área que o loteador precisa dispor para destinar ao equipamento comunitário.

Outra proposta avaliada pela CNLU foi a alteração do traçado do Anel Viário, em seu eixo Leste, entre a BR-163 e MT- 242 (Sorriso | Nova Ubiratã). Com a nova opção logística, os caminhões pesados devem desafogar o trânsito na região central e o novo traçado também deve, naturalmente, figurar como nova opção para empresas do ramo de máquinas e implementos agrícolas, entre outras do setor.

Com o aval da CNLU, que funciona como uma instituição de caráter consultivo, as mesmas propostas seguem para validação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Condess). Em sendo aprovadas, as alterações serão compiladas em projeto de lei, que segue para apreciação dos vereadores.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Especialistas do AME seguem atendendo regularmente

Publicado

Tranquilizar a população e ressaltar que todas as consultas agendadas com especialistas do Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME) Ari Jaeger estão mantidas. O alerta surgiu após a necessidade do afastamento de cinco profissionais que estão em fase final para obtenção do título de especialistas.

“A legislação para o exercício no espaço público é bem rigorosa e estamos cumprindo as orientações da Controladoria Municipal; contudo, precisamos deixar claro que esses são profissionais excelentes, todos graduados em medicina e que podem sim atuar em pontos como os PSFs, a UPA, as Upinhas, pois são médicos experientes”, frisa o vice-prefeito Acácio Ambrosini em coletiva de imprensa.

O que queremos deixar claro para a população é quem tem consulta agendada será atendido; paciente com consulta agendada pela Central de Regulação pode comparecer normalmente à consulta que será atendido”, reforça o vice-prefeito.

Hoje, a equipe clínica do AME congrega 16 especialidades e é formada por dois cardiologistas; uma dermatologista; quatro ginecologistas/obstetras; um psiquiatra; um neurologista; quatro oftalmologistas; um oncologista; quatro ortopedistas; um otorrinolaringologista; dois pediatras; um reumatologista; um urologista; um endocrinologista; uma geriatra; um cirurgião geral; além disso, são mais três psicólogos e duas nutricionistas.

Os profissionais que atendem no espaço ainda são responsáveis por exames oftalmológicos; realização de eletrocardiogramas e de teleletrocardiograma; serviços de enfermagem e teledermatologia, e, para receber a população em um lugar agradável, há ainda a equipe da limpeza que diariamente cuida do AME com carinho.

Veja Mais:  Executivo e PM dialogam sobre medidas para evitar acidentes com veículos ciclomotores

Agora, se você tem dúvidas sobre como acessar qualquer um desses especialistas, o caminho é simples: procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência, o PSF é a porta de entrada para todo e qualquer atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Secretaria de Cultura inicia período de rematrículas para Oficinas Culturais

Publicado

Os alunos que já fazem parte do programa devem comparecer aos polos culturais até o fim deste mês

A arte e a cultura voltam a pulsar em Sorriso! A Secretaria Municipal de Cultura (SEMCT) deu início ao período de rematrículas para as Oficinas Culturais, garantindo a continuidade das atividades que inspiram e transformam a vida de milhares de alunos no município.

No ano passado, centenas de crianças e jovens participaram das oficinas de teatro, artes, dança, música e outras expressões culturais. Segundo a secretária de Cultura Marisa Neto, cada aluno pode se inscrever em até três oficinas.

Em breve um novo processo seletivo será aberto para a contratação de monitores, o que deve reforçar a equipe e ampliar a oferta de cursos. As vagas abrangerão cargos como monitores de oficinas de artes visuais, teatro, canto coral, instrumentos de sopro, violão e cordas, teclado, bateria e percussão, balé, danças regionais fanfarra, orquestra, musicalização, dança e capoeira.

Os alunos que já fazem parte do programa devem comparecer aos polos culturais para garantir sua vaga até o fim deste mês. Basta apresentar um documento de identificação e atualizar o cadastro. Depois disso, será aberto o prazo para as matrículas de alunos novos.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Prefeitura divulga cronograma de licitações
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana