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Sorriso

Sorriso deve contar com quase 300 novas câmeras do Vigia Mais MT

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O Termo de Cooperação para a 2ª etapa do programa Vigia Mais MT foi assinado pelo prefeito Alei Fernandes.

Foi assinado na manhã desta terça-feira (21), o termo de cooperação entre o Município de Sorriso e o Governo do Estado de Mato Grosso, para a segunda etapa do Programa Vigia Mais MT. Para o prefeito Alei Fernandes, a modernização da estrutura vai contribuir significativamente com mais segurança.

“Esse é um momento importante pra todos nós, em especial, às forças de segurança, que necessitam diariamente desses equipamentos. Tudo que estiver ao nosso alcance, para garantir a segurança da população, nós vamos planejar e fazer”, disse o prefeito.

O termo prevê a aquisição de novas câmeras de monitoramento, que serão instaladas em pontos estratégicos da cidade, contribuindo para as ações de prevenção e combate ao crime, através das forças de segurança.

Em 2023, município destacou-se como pioneiro na adesão ao programa Vigia Mais MT, ao instalar 345 câmeras, distribuídas estrategicamente de acordo com o interesse das forças de segurança. Com a segunda etapa do programa, serão enviadas para o município mais 293 câmeras, instaladas pela Prefeitura, refletindo o compromisso da gestão em fortalecer a Segurança Pública.

Sorriso já recebeu representantes de outros municípios, para a troca de conhecimento quanto à importância de investir em segurança de forma integrada e tecnológica. O programa Vigia Mais MT é uma iniciativa do governo do estado de Mato Grosso, voltada para o reforço da segurança pública.

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Lançado com o objetivo de combater o crime e proporcionar maior segurança à população, o programa inclui o uso de tecnologia avançada, como câmeras de monitoramento e softwares de inteligência, para auxiliar as forças de segurança na prevenção e combate a atividades criminosas.

Além disso, o Vigia Mais MT busca integrar os esforços de diferentes órgãos de segurança, promovendo uma atuação mais eficiente e coordenada.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

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Sorriso

Após depredação, bebedouro da Praça da Juventude passa por manutenção

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O bebedouro da Praça da Juventude precisou ser removido para passar por manutenção corretiva, depois de mais um ato de vandalismo. O equipamento foi quebrado de forma intencional, conforme denúncias recebidas pela Secretaria de Infraestrutura, Transportes e Saneamento (Sintra). A depredação de equipamentos públicos tem sido recorrente, gerando custos adicionais ao Município.

A Praça da Juventude é um dos cartões postais do Município e que inúmeras pessoas passam por lá, diariamente. O local é bastante utilizado em passeios e competições esportivas. O secretário Milton Geller ressalta que foi necessário a remoção imediata do bebedouro para evitar acidentes e riscos à saúde pública.

“O equipamento foi bastante danificado e teve sua instalação parcialmente comprometida, sendo necessário o reparo imediato. O prazo para reinstalação do bebedouro é de no máximo, três dias”, reitera.

A depredação do patrimônio público é um ato que não causa prejuízo somente ao Município, mas a toda a sociedade. Os crimes são passíveis de punição, de acordo com a Lei nº 2.848/40, artigo 163, que prevê detenção de seis meses a três anos e multa.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

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Sorriso

Município recebe medicamentos para o abastecimento das Farmácias Cidadãs

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A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsa), informa que nesta terça-feira (11) foi recebida uma significativa remessa de medicamentos que já estão disponíveis nas Farmácias Cidadãs do Município. Os lotes vão minimizar a carência observada nos últimos meses, especialmente aqueles com demanda emergencial, esperando assim normalizar o abastecimento em todas as unidades até o final desta semana.

A remessa inclui medicamentos como o AAS (ácido acetilsalicílico), Acebrofilina, Bromoprida, Vildagliptina e outros insumos, que estão sendo cuidadosamente distribuídos nas unidades farmacêuticas do Município. Mais medicamentos estão previstos para chegar nos próximos dias. O secretário de Saúde, Vânio Jordani, ressalta que o Município tem buscado agilizar os processos de compras, para não haver futuras interrupções no fornecimento.

“A nossa prioridade é garantir que todos os cidadãos tenham acesso a medicamentos gratuitos e de qualidade, especialmente os que são vitais para o controle de doenças crônicas e outros tratamentos de saúde. Para isso, estamos trabalhando de forma coordenada no aprimoramento da gestão de estoque e distribuição dos medicamentos”.

O secretário pontua ainda que a demora em obter alguns medicamentos é por conta do processo de compra que é um pouco lento e burocrático.

“Nós gostaríamos de comprar medicamentos com mais facilidade, mas, não é possível. O nosso trabalho é pautado na Lei de Licitação, que atua para assegurar a transparência às compras, e isso, infelizmente, reflete no tempo de entrega”.

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Questionado sobre a Farmácia do Bela Vista, que está fechada, o secretário esclarece a situação:

“A farmácia está fechada porque ainda estamos lidando com a regularização contratual de mão de obra. Pedimos a compreensão da população, que nos auxilie em mais esse momento procurando as outras unidades que estão abertas, ou se dirigir direto à farmácia central até que a gente consiga normalizar o atendimento daquela unidade”, acrescentou.

Atualmente, o Município conta com seis Farmácias Cidadãs, sendo elas a Farmácia do Bela Vista; Farmácia do São Domingos; Farmácia do Distrito de Primavera; Farmácia do Distrito de Boa Esperança do Rota do Sol, com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, além da Farmácia Central Takeo Watanabe, sendo aberta 24 horas.

O Município disponibiliza também o Programa Remédio em Casa, que atua desde 2017 na entrega de medicamentos para mais de 450 pacientes sem precisar sair de casa.

Remédio em Casa

O programa Remédio em Casa tem 100% de cobertura da área urbana com a entrega da medicação na porta de casa. São fornecidos remédios para tratamento de diabete/hipertensão, todos acima de 60 anos e usuários de pelo menos um medicamento de uso contínuo que integre o programa; além de atender também pessoas com dificuldades de locomoção e/ou que apresentam restrições como (a) restrição ao leito; (b) dificuldade física de locomoção; (c) deficiência física, síndrome de imobilidade e/ou uso de prótese e/ou órtese que exija acompanhante; (d) déficit cognitivo que exija cuidador.

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A inclusão do usuário no programa é realizada pela Unidade de Saúde em que ele é atendido. Para isso, basta que o paciente ou familiar procure o enfermeiro da unidade, ou o agente comunitário de saúde da área em que reside.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

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Sorriso

Junto à Vigilância Sanitária, Procon fiscaliza mercado atacadista

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Unidade já foi vistoriada outras seis vezes desde 2022

Produtos vencidos, sujeira, presença de insetos nas prateleiras, legumes, frutas e verduras estragados. Isso é tudo que não se quer em um supermercado, não é mesmo? Pois é, nesta segunda-feira (10 de fevereiro), o trabalho integrado entre as equipes da Vigilância Sanitária e do Procon resultou em uma ação de fiscalização em um atacadista de Sorriso.

Desde 2022, já foram feitas sete ações de vistoria no local, sendo que seis delas foram motivadas por denúncias de consumidores. O diretor executivo do Procon, Michel Ferreira, informa que esta ação conjunta com a Vigilância resultou em um verdadeiro “pente-fino” no estabelecimento, com todas as prateleiras verificadas e o recolhimento de vários produtos vencidos ou em condições impróprias para consumo.

Ao todo, a empresa já responde a dois processos por práticas semelhantes à flagrada na última fiscalização, como produtos vencidos, estragados e falta de precificação. A última multa aplicada, que ainda está em processo de julgamento, foi de R$ 300 mil.

Quanto à multa desta última fiscalização, o diretor jurídico do Procon, Daniel Wurzius, explica que ainda está sendo calculada, visto que depende da gravidade e da quantidade de produtos recolhidos. O valor, inclusive, pode superar o da multa anterior.

“Estamos à disposição da população para agir em defesa dos direitos de todos os consumidores”, afirma Ferreira, lembrando que a ação de segunda-feira foi motivada por uma denúncia feita na sexta-feira passada (7 de fevereiro).

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Para facilitar o acesso dos consumidores à unidade de fiscalização, o Procon dispõe de atendimento via Whats App pelo 66 99715 9078. Também é possível acionar a unidade do Procon pelo 3907 8014. Para quem prefere o atendimento presencial, a unidade do Procon funciona no Ganha Tempo Central, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

O Ganha Tempo da Zona Leste também conta com um ponto de atendimento aos consumidores. Há ainda o telefone 151, que funciona como Disque Denúncia. Outra opção é entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

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