Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Sorriso

Sorriso discute os caminhos da adoção na conferência: Do Judiciário à Nova Família

Publicado

O encontro acontece nos dias 15 e 16 de maio, a partir das 18h30, no auditório do Ministério Público

Quantos caminhos podem levar à formação de uma nova família? Em Sorriso, essa pergunta será o ponto de partida para a Conferência Municipal “Do Judiciário à Nova Família”, que acontece nos dias 15 e 16 de maio, a partir das 18h30, no auditório do Ministério Público.

Organizado pelo Poder Judiciário e pelo Conselho Municipal de Adoção Um Novo Sorriso, em parceria com o Ministério Público, Conselho Tutelar e Prefeitura Municipal — por meio da Secretaria da Mulher e da Família — o evento reunirá especialistas e representantes das instituições que trabalham diretamente com adoção e acolhimento, com o objetivo de fortalecer vínculos, esclarecer mitos e promover o direito à convivência familiar para todas as crianças e adolescentes.

A programação conta com palestras de autoridades do setor, como a juíza diretora do Fórum de Sorriso, Emanuelle Chiaradia Navarro Mano, que abordará os temas do apadrinhamento e da entrega legal; a promotora de justiça Maysa Fidelis, que falará sobre família acolhedora; e a defensora pública Laysa Bitencourt, que explicará as regras da adoção.

Também participam a presidente da OAB de Sorriso, Karla Guerra, com a palestra “Educação para Adoção”, e Isabel Schirrmann, representante do SAICA (Serviço de Acolhimento Institucional para Criança e Adolescente), que trará a vivência do acolhimento institucional e sua importância no processo de transição para a adoção ou reintegração familiar.

Veja Mais:  Videomonitoramento também está sendo feito em salas de aula na rede municipal

Aberta à população, a conferência é voltada especialmente para famílias envolvidas em processos de adoção, interessados em adotar e cidadãos que desejam compreender e apoiar essa importante rede de cuidado e transformação.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook

Sorriso

Prefeitura investe quase R$ 260 mil em reforma e ampliação do PSF do Jardim Carolina

Publicado

A unidade recebeu melhorias em toda a sua estrutura e acessibilidade

Na manhã desta segunda-feira (12), a Prefeitura Municipal realizou a reinauguração oficial do Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro Jardim Carolina. Com a estrutura totalmente revitalizada e ampliada, a nova unidade oferecerá mais conforto e qualidade no atendimento à comunidade. A cerimônia de entrega, que integra as comemorações pelos 39 anos de Sorriso, contou com a presença do prefeito Alei Fernandes, da primeira-dama Mara Fernandes, do vice-prefeito Acácio, além de secretários municipais, coordenadores da saúde, lideranças locais, vereadores e moradores do bairro.

Realizada com recursos próprios da Prefeitura no valor de R$ 259.112,24, a obra incluiu melhorias em toda a infraestrutura do local. Entre as intervenções realizadas estão a substituição do piso, forro, portas e janelas, pintura geral, criação de uma saída de emergência, ampliação de consultórios, manutenção completa do sistema elétrico. Além disso, o espaço ganhou novos aparelhos de ar-condicionado, ampliação da lavanderia, móveis novos, melhorias na calçada e instalação de barras de apoio nos banheiros para PCD (Pessoas com Deficiência), garantindo maior acessibilidade.

A reforma deixou a estrutura da unidade mais moderna, ampliando o conforto para pacientes e profissionais, como destaca a coordenadora da Atenção Primária, Cátia Luciano. “Esse PSF tinha alguns problemas estruturais, a exemplo do teto, que teve que ser todo refeito. Essa revitalização era extremamente necessária para garantirmos um ambiente mais confortável, acessível e seguro para todos os usuários e profissionais”.

Veja Mais:  Abertas inscrições para membros do Conselho Tutelar

A unidade conta com 15 profissionais, entre médicos, enfermeiros, odontólogos, agentes comunitários de saúde (ACS). São ofertados serviços como consulta médica, acompanhamento dos grupos prioritários, hipertensos, idosos, gestantes, crianças, saúde bucal (odontologia) e vacinação.

A entrega da unidade simboliza um importante avanço na infraestrutura e na qualidade do atendimento oferecido à população. “Mais do que uma obra concluída, é um gesto de valorização da história e da identidade do bairro Carolina, um dos mais antigos do Município”, declarou o vice-prefeito Acácio.

O prefeito Alei Fernandes salienta a importância da revitalização da unidade de saúde que além das melhorias físicas, contará em breve, com os serviços de telemedicina. “Investir em infraestrutura é investir no bem-estar das famílias e é com esse compromisso que seguimos priorizando melhorias nos equipamentos de saúde do município. O próximo passo é utilizar a tecnologia para otimizar o atendimento e ampliar a capacidade de cuidado com o cidadão, por meio da telemedicina “, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Trabalhadores da Saúde passam pelo 4º módulo do Cuidando de Quem Cuida

Publicado

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde participaram na manhã desta sexta-feira (09), do 4º módulo da Formação Multiprofissional na Atuação em Saúde “Cuidando de Quem Cuida”, voltado ao fortalecimento do cuidado com os trabalhadores da saúde, oferecendo ferramentas e reflexões sobre o acolhimento, a individualização do atendimento e a comunicação no ambiente de trabalho.

A atividade faz parte do cronograma de ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Comissão de Integração Ensino e Serviço (CIES), visando promover a integração e a valorização do bem-estar dos profissionais, com foco em práticas que favorecem a saúde mental e emocional da equipe

Conduzida pela facilitadora Dr. Juliana Siqueira, especialista em Saúde do Idoso, a formação contempla o autocuidado dos profissionais, além de técnicas que ajudam no trabalho do dia a dia e na abordagem dos pacientes. “Falamos sobre geriatria, alterações de envelhecimento e cuidados paliativos, trazendo um pouco sobre o processo de envelhecimento, das alterações que perpassam a nossa vida e a vida dos pacientes, para que esses profissionais tenham ferramentas para lidar com as situações que requer mais cuidado no dia a dia”, pontua.

Outros temas abordados foram estratégias de atendimento humanizado, respeito as particularidades de cada paciente e Comunicação em Saúde: Desafios e Consequências que aborda as dificuldades enfrentadas no processo comunicativo dentro dos serviços de saúde. “A melhoria da qualidade do serviço prestado à população começa pelo cuidado com quem cuida, que refletirá no aprimoramento das habilidades de interação com os pacientes, especialmente o público idoso” como destaca a coordenadora da CIES, Silvia Gehring. “

Veja Mais:  SEMED e Escola Leonel realizam a III Feira JEPP

Ao final dos módulos, os participantes fazem uma prova para receberem a certificação.

Ao final dos módulos, os participantes fazem uma prova para receberem a certificação.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Servidores do Procon Sorriso participam de formação na próxima semana

Publicado

Palestra a empresários também compõe ação do Procon MT no Município

Na próxima semana, nos dias 14 e 15 de maio, os servidores do Procon de Sorriso participam de uma capacitação que será realizada por integrantes da esfera estadual do órgão. A formação, que está sendo organizada pela equipe do Procon MT, em parceria com a Escola de Gestão, será realizada no Auditório da Secretaria da Cidade (Semcid).

A partir das 9h do dia 14, serão abordados os temas: “Conceitos Básicos – Código de Defesa do Consumidor (CDC) e Boas Práticas de Atendimento ao Consumidor”, e “Práticas de Atendimento ao Consumidor: Sistema Proconsumidor”.

No período da tarde, a partir das 13h, serão abordados os temas “Gestão de Processos e Documentos: expedição de documentos e notificações”, e “Audiências de Conciliação e Processo Administrativo Sancionador”.

À noite, às 19h, no Auditório da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES), Ivo Vinícius Firmo, coordenador de Fiscalização, Controle e Monitoramento de Mercado do Procon/MT e presidente do CONDECON/MT, ministrará a “Adequação do Comércio Varejista à Legislação de Proteção e Defesa do Consumidor” a empresários sorrisenses.

Já na quinta-feira (15 de maio), a partir das 8h30, será abordado o tema “Tutela Administrativa do Consumidor: a fiscalização do Procon MT”. “Tanto a palestra quanto o treinamento são frutos de um trabalho conjunto entre o Procon Sorriso e o Procon estadual a fim de reforçar as ações orientativas, preventivas e educativas”, relata o diretor-executivo do Procon de Sorriso, Michel Ferreira.

Veja Mais:  Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser apresenta exposição "Raízes e Cores"

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana