Esportes
Tapetão; Conselheiros do Mixto entram na Justiça Comum e exigem o fim do Estadual 2020

Foto: Assessoria
Para não ser oficialmente declarado rebaixado para a Segunda Divisão, um grupo de conselheiros do clube, na condição de torcedores fieis entrou com uma petição cível no 3º Juizado Especial Civil de Cuiabá solicitando a anulação da competição.
O Mixto não quer disputar a Segunda Divisão do Futebol Mato-grossense no ano que vem, em virtude da péssima campanha realizada na primeira fase da competição estadual deste ano, onde terminou na penúltima colocação. Com a paralisação do campeonato devido a pandemia do coronavírus, o clube quer o permanecer na principal divisão do futebol estadual e pleiteia que o Estadual deste ano seja definitivamente anulado, uma vez que não existe mais a possibilidade de ser concluído antes do início dos campeonatos nacionais promovidos pela Confederação Brasileira de Futebol, CBF)
Para não ser oficialmente declarado rebaixado para a Segunda Divisão, um grupo de conselheiros do clube, na condição de torcedores fieis entrou com uma petição cível no 3º Juizado Especial Civil de Cuiabá solicitando a anulação da competição e enfatizando que a realização do Campeonato nos meses de novembro e dezembro de 2019, fere o regulamento e tudo o que foi acordado pelo Conselho Arbitral, como a questão de que a competição estadual tem de ser encerrada antes do inicio das competições nacionais. Lembra ainda que o outro problema é a questão dos jogadores que teriam de disputar a segunda fase da competição, apenas os inscritos até uma rodada antes da última partida a primeira fase.
O grupo de torcedores conselheiros do clube formados por Paulo Cesar Camargo Ramos. Fábio Bruno Ramirez, Hermílio Dias de Araújo Júnior, Luiz Alberto de Lara Ferri, Ivo Leandro Dorileo, Maurício Chagas de Souza Júnior e Gabriel César Ricas Leite, entende que pelo regulamento nenhum dos oitos clubes que passaram para a segunda fase do Campeonato Estadual poderiam disputar esta fase com jogadores que não fazem mais parte do clube. O grupo lembra que praticamente todos os clubes classificados – Cuiabá, Luverdense, Operário, Sinop, Nova Mutum, União, Poconé e Dom Bosco – mantiveram seus planteis. “Boa parte dos jogadores destes clubes foram dispensados devido a pandemia e por terem seus contratos já encerrados. Portanto, os clubes não terão condições de cumprir o que reza o regulamento. Terão de contratar outros jogadores para a disputa no final do ano e isso é ilegal”, diz trecho da petição.
O Mixto contesta a decisão da Federação Mato-grossense de fazer alterações no regulamento, como sugeriu o diretor de competições da FMF, Diogo Carvalho, o que deve ser essencial para que o campeonato seja retomado, são algumas mudanças no regulamento.
“Hoje a gente tem dois Projetos de Lei, o 1013 (https://www.camara.leg.br/proposiçoesWeb/fichadetramitação?idProposição=22 42000) e o 2125 (https://www.camara.leg.br/propostas-legislativas), que foram votadas e autorizadas. Podem ser feitas modificações de regulamento, como modificações de inscrições de atletas. Quando for oportuno, vamos reunir novamente com os clubes e delimitar junto com todos, o que for em consenso, o que poderá ser feito. A gente vai alterar algumas questões do regulamento anterior para que possa concluir o campeonato”, disse o diretor de competições”. O que é considerado ilegal.
Na petição, os conselheiros, através de uma banca de advogados esclarece que: “Como se vê, a uma pré-disposição da ré em dar continuidade ao certame, e para isso prepara alteração no regulamento da
competição, contrariando os instrumentos legais que regem a competição, elaborados e divulgados por ela mesmo, com apoio dos clubes classificados em face da promessa do presidente da FMF de repassar as associações o valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais)”, lembrando que fere o estatuto do torcedor.
“Portanto, verifica-se que o regulamento da competição do ano 2020, a tabela e o calendário organizados e divulgados pela ré, integram o conjunto de instrumentos legais que regem a campeonato, e, por consequência, devem estar de acordo com as disposições da Lei n. 10.671/2003 (Estatuto do Torcedor – Anexo 3), no que tange ao cumprimento das disposições, seja por parte da ré, seja por parte dos clubes para com torcedor/consumidor. Todos têm direitos e obrigações a serem cumpridas. No caso vertente, a obrigação que se impõe a ré Federação Matogrossense de Futebol é a observação do regulamento da competição, sendo que o prazo estabelecido no calendário para a finalização do certame expirou em 26/4/2020, sem que haja nenhum instrumento jurídico que ampare o prosseguimento da competição nos últimos meses do corrente ano, como foi tratado na reunião realizada no dia 23/6/2020, e amplamente divulgada na imprensa.”
“Da mesma forma, a ré obrigou-se a não permitir a inscrição de novos atletas pelos clubes classificados para a segunda fase da competição, posto que o regulamento só permitia essa possibilidade até o último dia útil antes do início da última rodada da Primeira Fase, conforme disposição expressa no artigo 19, Parágrafo Único”, diz a petição.
Ao encerrar o pedido para que o Mixto não seja obrigado a disputar a Segunda Divisão do próximo ano e que o Campeonato Estadual deste ano seja considerado nulo, os torcedores solicitam ao magistrado que: “Ante ao exposto, com fundamento no artigo 14, da Lei n. 9.099/1996, requerem os autores que se digne esse Juízo determinar as seguintes providencias:
I. Seja concedida liminar para suspensão do campeonato matogrossense de futebol profissional da 1ª divisão, até julgamento da presente demanda, em conformidade com o disposto no art. 84, §3º, do CDC;
II. Seja determinada a citação ré Federação Mato-grossense de Futebol, na pessoa de seu representante legal, para, querendo, oferecer defesa no prazo legal;
III. Seja a ré ao final condenada na obrigação de fazer, no sentido de determinar o encerramento do campeonato mato-grossense de futebol profissional da 1ª divisão de 2020, ante ao não cumprimento do
regulamento e calendário do evento;
IV. Em não sendo acolhimento do pedido anterior, e, em caso de prosseguimento do certame, requer a condenação da ré na obrigação de fazer, com a abstenção de proceder a alteração no regulamento da
competição para possibilitar inscrição de novos atletas pelos clubes classificados para a segunda fase do campeonato mato-grossense de futebol profissional da 1ª divisão de 2020.
Esportes
Palmeiras perde para LDU e se complica na Libertadores

O Palmeiras sofreu um duro revés na noite desta quinta-feira (23.10), ao ser goleado por 3 a 0 pela LDU, no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, pelo jogo de ida da semifinal da Copa Libertadores. A derrota não só encerrou a invencibilidade do Alviverde na competição, mas também coloca a equipe em uma situação delicadíssima na busca por uma vaga na grande final. Os gols dos equatorianos foram marcados por Villamíl (duas vezes) e Alzugaray, em cobrança de pênalti.
Desde os primeiros minutos, a LDU impôs um ritmo forte, aproveitando-se da altitude e da organização tática. O goleiro palmeirense Carlos Miguel foi um dos destaques do primeiro tempo, realizando defesas cruciais para evitar um placar ainda mais elástico. Logo aos cinco minutos, Villamíl finalizou com perigo, e na sequência, Carlos Miguel espalmou chutes de longe de Quiñonez, mostrando reflexos apurados.
A pressão surtiu efeito aos 16 minutos, quando Quiñonez disparou pela esquerda, e Villamíl, sem marcação, recebeu dentro da área para abrir o placar com um potente arremate. A situação piorou para o Palmeiras aos 24 minutos. Um pênalti foi assinalado após a bola tocar no braço de Andreas Pereira dentro da área. Alzugaray converteu a penalidade, ampliando a vantagem para 2 a 0. O Verdão teve uma chance de diminuir com Vitor Roque aos 41, mas o atacante parou em grande defesa de Domínguez. Nos acréscimos, a LDU foi letal novamente: Ramírez acionou Villamíl, que bateu de primeira, e a bola desviou em Khellven antes de ir para o fundo das redes, selando o 3 a 0 antes do intervalo.
Na etapa final, o Palmeiras tentou ensaiar uma reação, buscando diminuir o prejuízo. Felipe Anderson e Flaco López criaram oportunidades logo no início, mas a finalização parou no goleiro Domínguez. As modificações promovidas pela comissão técnica buscavam dar mais poder ofensivo à equipe, que, apesar de criar mais lances de perigo, esbarrava na bem postada defesa da LDU e nas intervenções do goleiro adversário. Aos 31 minutos, Allan fez boa jogada individual, mas seu chute cruzado desviou e foi para fora. Vitor Roque também teve uma cabeçada por cima do gol, e Sosa parou em outra grande defesa de Domínguez.
Já nos minutos finais, um lance de perigo da LDU foi desarmado por Andreas Pereira. Nos acréscimos, Bryan Ramírez da LDU foi expulso após revisão do VAR por uma entrada dura em Giay, mas o placar não se alterou. Flaco López ainda teve uma última chance de cabeça, mas a bola foi por cima.
Com o resultado, o Palmeiras terá uma missão hercúlea no jogo de volta. Para avançar à final sem a necessidade de pênaltis, o Verdão precisará de uma goleada por 4 a 0. A partida decisiva acontecerá na próxima quinta-feira, 30 de outubro de 2025, às 21h30 (horário de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo.
O adversário de quem avançar nesta chave sairá do confronto entre Flamengo e Racing. O Rubro-Negro venceu o primeiro duelo e leva vantagem para o jogo de volta, que será disputado na próxima quarta-feira, na Argentina.
Próximos compromissos:
Palmeiras:
- Campeonato Brasileiro (30ª rodada): Palmeiras x Cruzeiro, domingo, 26 de outubro de 2025, às 20h30 (de Brasília), no Allianz Parque.
- Libertadores (Jogo de volta, semifinal): Palmeiras x LDU, quinta-feira, 30 de outubro de 2025, às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque.
Ficha Técnica
LDU 3 x 0 Palmeiras
Competição: Copa Libertadores (Semifinal, jogo de ida)
Local: Estádio Rodrigo Paz Delgado, Quito (Equador)
Data: 23 de outubro de 2025 (quinta-feira)
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Gols: Villamíl (16′ 1ºT), Alzugaray (26′ 1ºT), Villamíl (46′ 1ºT) LDU
Cartões:
- Amarelos: Gruezo, Brayan Ramírez, Mina, Quiñonez (LDU); Flaco López (Palmeiras)
- Vermelhos: Bryan Ramírez (LDU)
Arbitragem:
- Árbitro: Facundo Tello (Argentina)
- Assistentes: Juan Belatti (Argentina) e Gabriel Chade (Argentina)
- VAR: Hector Paletta (Argentina)
LDU: Alexander Domínguez; Mina (Cuero), Adé e Quiñonez; Quintero, Villamil, Gruezo, Minda e Ramírez; Medina (Estrada) e Alzugaray (Pastrán). Técnico: Tiago Nunes
Palmeiras: Carlos Miguel; Khellven (Giay), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Emiliano Martínez (Allan), Andreas Pereira, Felipe Anderson (Jefté) e Raphael Veiga (Ramón Sosa); Flaco López e Vitor Roque (Bruno Rodrigues). Técnico: Abel Ferreira
Fonte: Esportes
Esportes
Flamengo vence Racing em jogo eletrizante no Maracanã e conquista vantagem na semifinal da Libertadores

O Flamengo deu um passo importante rumo à final da Copa Libertadores ao vencer o Racing da Argentina por 1 a 0, nesta quarta-feira (22.10), no Maracanã, pelo jogo de ida das semifinais. Em uma partida marcada por muita intensidade, drama e um gol nos minutos finais, o Rubro-Negro conseguiu a vantagem mínima para o confronto de volta.
Primeiro tempo
A etapa inicial foi de equilíbrio e muita disputa. O Racing não se intimidou com o Maracanã lotado e buscou atacar, especialmente com a presença de área de Adrián Martínez, que chegou a balançar as redes pelo lado de fora em lance anulado por impedimento.
Pelo lado flamenguista, o colombiano Carrascal foi bastante acionado, demonstrando muita movimentação e criando oportunidades.
O Rubro-Negro, apesar de dominar a posse de bola e ter maior volume ofensivo, esbarrou na defesa argentina e na falta de pontaria. Arrascaeta acertou a trave em uma das melhores chances, e Luiz Araújo teve um gol anulado por impedimento.
Aos 33 minutos, o goleiro Rossi fez uma grande defesa em finalização perigosa de Solari, evitando o gol argentino. Nos instantes finais, Pedro tentou duas “puxetas” em sequência, mas parou no goleiro Cambeses e, na segunda tentativa, mandou para fora, mantendo o placar inalterado.
Segundo tempo
A segunda etapa seguiu com a mesma intensidade. O Racing chegou a balançar as redes aos 11 minutos com Santiago Sosa, mas o lance foi invalidado por uma falta sobre Carrascal. A partir daí, o jogo se transformou em um duelo entre o ataque rubro-negro e o goleiro Facundo Cambeses, que se destacou com defesas espetaculares, incluindo uma batida no ângulo de Arrascaeta.
As substituições promovidas por Filipe Luís – com as entradas de Samuel Lino e Bruno Henrique – deram novo gás ao ataque flamenguista. Lino, inclusive, marcou um belo gol de cabeça aos 36 minutos, após lançamento de Pulgar, mas a alegria da torcida durou pouco: o VAR interveio e anulou o tento por impedimento, jogando um “balde de água fria” no Maracanã.
No entanto, a persistência flamenguista foi recompensada aos 43 minutos. Após uma jogada trabalhada, Bruno Henrique recebeu de Carrascal, chutou forte para mais uma defesa de Cambeses. No rebote, o próprio Carrascal finalizou da entrada da área, a bola desviou em Marcos Rojo e enganou o goleiro, encontrando o caminho das redes em um gol “chorado” que explodiu o Maracanã.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 x 0 RACING
Competição: Copa Libertadores da América (semifinal – jogo de ida)
Data: 22 de outubro de 2025 (quarta-feira)
Local:Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Gols: Carrascal, aos 42 minutos do 2º Tempo (Flamengo)
Cartões Amarelos: Ayrton Lucas (Flamengo) | Sosa, Zuculini (Racing)
Arbitragem:
- Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
- Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Tulio Moreno (VEN)
- VAR: Carlos Orbe (EQU)
FLAMENGO: Rossi; Varela (Emerson Royal), Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro (Ayrton Lucas); Jorginho, Pulgar e Arrascaeta (Samuel Lino); Luiz Araújo (Plata), Pedro (Bruno Henrique) e Carrascal. Técnico: Filipe Luís
RACING: Cambeses; Martirena, Colombo, Rojo e Rojas (Mura); Sosa, Zuculini e Almendra (Nardoni); Solari (Zaracho), Martínez (Balboa) e Conechny. Técnico: Gustavo Costas
Fonte: Esportes
Esportes
Definidos os mandos de campo das semifinais e final da Copa do Brasil

A sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi palco, nesta quarta-feira (22), do sorteio que definiu os mandos de campo das semifinais e da grande final da Copa do Brasil 2025. O evento, que contou com a presença de treinadores e capitães dos quatro clubes semifinalistas, trouxe clareza sobre a logística dos confrontos decisivos.
Semifinais: Cruzeiro e Vasco Farão o Primeiro Jogo em Casa
A 6ª fase da competição, equivalente às semifinais, terá seus jogos de ida disputados por Cruzeiro e Vasco em seus domínios. O Cruzeiro receberá o Corinthians em casa, enquanto o Vasco sediará o primeiro embate contra o Fluminense. Com essa definição, Corinthians e Fluminense terão a vantagem de decidir as vagas na final diante de suas torcidas nos jogos de volta.
Final: Mando de Campo Alternado para a Decisão do Título
O sorteio também estabeleceu a ordem dos mandos de campo para a finalíssima do torneio. O vencedor do confronto entre Cruzeiro e Corinthians terá o privilégio de sediar a partida de ida da decisão. Por sua vez, a equipe que sair vitoriosa do duelo entre Vasco e Fluminense será a mandante do jogo de volta da final, o que pode ser um fator crucial na disputa pelo título.
Presenças Ilustres no Sorteio
O evento foi abrilhantado pela participação de importantes figuras dos clubes envolvidos. Fernando Diniz e Pablo Vegetti representaram o Vasco, enquanto Luis Zubeldía e Thiago Silva marcaram presença pelo Fluminense. Pelo Corinthians, Dorival Jr. e Maycon foram os embaixadores, e o Cruzeiro teve Leonardo Jardim e Lucas Silva como seus representantes.
Calendário Definido para as Fases Finais
As datas-base para as semifinais já estão estabelecidas: os jogos de ida e volta ocorrerão em 10 e 14 de dezembro, respectivamente. A grande final está agendada para os dias 17 e 21 do mesmo mês. É importante ressaltar que o chaveamento para as fases finais (6ª e 7ª) da Copa do Brasil já havia sido determinado no sorteio das quartas de final, restando apenas a definição dos mandos de campo para completar o panorama dos últimos jogos da competição.
Com os mandos de campo definidos, a expectativa cresce para os emocionantes duelos que prometem agitar o final do ano do futebol brasileiro.
Fonte: Esportes
-
Esportes21/10/2025 - 00:30Vasco domina o clássico carioca e impõe derrota ao Fluminense no Maracanã
-
Esportes21/10/2025 - 00:30Santos mergulha na crise com derrota amarga na Vila Belmiro
-
Esportes19/10/2025 - 23:01Bahia goleia Grêmio por 4 a 0 e se recupera em grande estilo no Brasileirão
-
Esportes21/10/2025 - 07:49Inscrições para o 2º Torneio de Futsal Feminino “As Soberanas” em Rondonópolis estão abertas
-
Esportes19/10/2025 - 22:30Cuiabá cede empate no fim e desperdiça chance de colar no G4 da Série B
-
Esportes19/10/2025 - 23:01Internacional vence Sport por 2 a 0 e ganha fôlego na luta contra o Z-4
-
Esportes19/10/2025 - 22:00Botafogo vence Ceará fora de casa e quebra jejum
-
Esportes22/10/2025 - 00:00Atlético-MG garante empate dramático no Equador e decide vaga em casa na Sul-Americana





