Mato Grosso
Turismo em MT ganha força com R$ 94 milhões em obras de infraestrutura

Seja para curtir esportes radicais, grandes eventos ou belezas naturais, quem escolhe Mato Grosso como destino turístico em breve encontrará uma infraestrutura ainda mais preparada. Com um investimento de cerca de R$ 94 milhões, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), finaliza 10 grandes obras que devem ser entregues ainda em 2025.
Os projetos abrangem desde a recuperação de estradas-parques até a construção de centros de eventos e orlas turísticas, garantindo mais conforto para moradores e visitantes. Muitas das obras já estão na reta final e prometem transformar o cenário do turismo em diversas regiões do Estado.
As cidades de Barra do Garças e Tangará da Serra estão prestes a receber dois novos centros de eventos. O espaço de Barra do Garças contará ainda com um anfiteatro com capacidade para 500 pessoas sentadas, ampliando as possibilidades para grandes encontros e shows. Ambas as obras já ultrapassaram 90% de execução e, juntas, somam R$ 32,7 milhões em investimentos.
Destino certo dos apaixonados por esportes radicais, Jaciara também está no mapa dos investimentos. A cidade recebe um pacote robusto de obras que inclui a recuperação da Estrada Parque Cachoeira da Fumaça (R$ 9,3 milhões), revitalização da Avenida Tupiniquins/Caetés (R$ 7,1 milhões) e reforma de duas praças (R$ 4,6 milhões). Tudo isso para tornar a experiência dos turistas ainda mais completa.
Os cenários à beira dos rios, cada vez mais procurados por turistas, também estão passando por transformações. As obras das orlas de Santo Antônio de Leverger (75% concluída), Luciara (35%) e São Félix do Araguaia (58%) estão em andamento e somam investimentos de R$ 31,4 milhões.
Entre as obras que ainda estão no início, destaca-se o Congódromo de Vila Bela da Santíssima Trindade, um espaço dedicado a manifestações culturais da cidade, que recebeu um aporte de R$ 8,7 milhões e está com 20% dos trabalhos concluídos.
Já o Memorial Rondon, patrimônio histórico do estado, está sendo reformado, está com 13% de execução e recebe um investimento de R$ 237,4 mil, além de um aporte de R$ 4,7 milhões por meio de emenda parlamentar.
Obras em andamento em outras pastas
A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) também executa projetos estratégicos para o turismo, como a reforma da praça do distrito de Bom Jardim, em Nobres; a construção de um píer no Rio Mutum e melhorias na lagoa de Barra do Bugres. Juntos, essas obras somam cerca de R$ 18,2 milhões em investimento.
Outra grande aposta do governo para impulsionar o turismo é o Parque Novo Mato Grosso, um dos maiores complexos multieventos da América Latina, com investimentos de cerca de R$ 600 milhões. O local será um verdadeiro polo de atrações, com autódromo, espaço para eventos de até 100 mil pessoas, estacionamento para 12 mil veículos, kartódromo, pista de motocross, lago para esportes aquáticos, museu do agro, ciclovias, pistas de skate, arrancadão e muito mais.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, investir em turismo vai além da estrutura física, é proporcionar experiências de qualidade.
“O turista busca conforto e acessibilidade. É nisso que o governo está apostando, seja com as obras da Sedec, da Sinfra ou da MT Par. Com tantas melhorias, Mato Grosso se prepara para se consolidar ainda mais como um destino completo, oferecendo infraestrutura de ponta para receber visitantes e fomentar o turismo como um dos motores da economia estadual”, destacou.
Fonte: Governo MT – MT

Mato Grosso
Inscrições abertas para a 4ª Corrida Estadual de Combate ao Trabalho Escravo em Cuiabá

As inscrições para a 4ª Corrida Estadual de Combate ao Trabalho Escravo já estão abertas. O evento, que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), acontecerá no dia 8 de junho no Parque Tia Nair, em Cuiabá.
As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de maio pelo site www.morro-mt.com.br, com taxa de R$ 45,00 (incluindo R$ 5,00 de taxa de comodidade do site). Idosos têm direito a 50% de desconto, conforme o Estatuto do Idoso. Pessoas com deficiência (PCDs) poderão se inscrever presencialmente.
A corrida será aberta para atletas de ambos os sexos, e os participantes devidamente inscritos receberão um kit contendo camiseta, número de peito e medalha. A idade mínima para realizar a prova é 14 (quatorze) anos completos.
A largada está prevista para as 6h30, com um percurso de 5 km. O tempo máximo para conclusão é de 1h30min.
O objetivo da corrida é alertar a sociedade sobre a importância do combate ao trabalho em condições análogas à escravidão em Mato Grosso.
Para dúvidas técnicas, os participantes podem acessar o regulamento no site www.morro-mt.com.br ou entrar em contato pelo telefone (65) 99266-4143.
*Sob supervisão de Alecy Alves
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
“Estratégias de MT no combate aos incêndios florestais são referências em gestão”, afirma subsecretário de Meio Ambiente de Goiás

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) apresentaram, nesta segunda-feira (17.3) e terça-feira (18.3), as estratégias e ações de combate a incêndios florestais desenvolvidos pelo governo mato-grossense a uma comitiva composta por representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e do Corpo de Bombeiros de Goiás.
Durante os dois dias, os representantes conheceram o funcionamento do Comitê Estadual de Gestão do Fogo (CEGF), presidido pela Sema, além de conhecer as instalações do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA). Eles foram apresentados aos protocolos, a estrutura e as tecnologias utilizadas no combate aos incêndios florestais em Mato Grosso.
“Do meu ponto de vista, a integração realizada em Mato Grosso entre as entidades do governo estadual, federal e iniciativa privada é o principal ponto para atacarmos essa pauta crítica dos incêndios florestais no Brasil. Também estamos levando como aprendizado a estratégia da criação de um comitê gestor integrado com decisões conjuntas. Isso com certeza vai aperfeiçoar o nosso procedimento em Goiás”, ressaltou o subsecretário de Licenciamento, Fiscalização e Controle Ambiental da Semad, Robson Disarz.
O subsecretário destacou ainda a tecnologia e equipamentos utilizados pelos órgãos ambientais em Mato Grosso. “Isso abre um cenário bastante interessante para que possamos avaliar aquilo que se encaixa na estratégia e nas condições dos biomas existentes em Goiás. Obviamente que nós temos diferenças bastante significativas, mas muito do que vimos aqui, certamente utilizaremos nas nossas estratégias ainda em 2025”, acrescentou.
O comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, ressaltou que a visita técnica da comitiva de Goiás reforça o papel de Mato Grosso como referência nacional na gestão integrada de combate aos incêndios florestais.
“Apresentamos as boas práticas adotadas em Mato Grosso e a relevância da integração entre as forças de segurança e os órgãos ambientais no enfrentamento dessa crescente ameaça que são os incêndios florestais. Foi uma grande oportunidade de mostrar nossas ações e, ao mesmo tempo, conhecer o trabalho do nosso Estado vizinho”, apontou.
Para o secretário executivo do Comitê Estadual de Gestão do Fogo em Mato Grosso, coronel Dércio Santos, a apresentação do modelo de gestão que Mato Grosso implementou nos últimos cinco anos é importante para integração e fortalecimento do sistema de prevenção, controle e combate aos incêndios florestais no âmbito regional.
“O viés principal do comitê é o fortalecimento do sistema de prevenção, controle e combate aos incêndios florestais por meio da integração de diferentes instituições e o envolvimento em todas as etapas que compõem a preservação de áreas ambientais mato-grossenses”, destacou.
O comandante do BEA, tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, destacou a importância da troca de conhecimentos e do alinhamento entre as instituições para o aprimoramento contínuo das operações. “Essa troca fortalece a cooperação entre os Estados, permite o aperfeiçoamento das estratégias e a maior eficiência no combate ao fogo. Além disso, promove ações conjuntas e soluções inovadoras para um problema que afeta não só o Brasil, mas diversos países ao redor do mundo”, concluiu.
O Comitê Estadual de Gestão do Fogo tem como objetivo promover ações de prevenção, preparação, monitoramento, controle, resposta rápida e responsabilização aos incêndios florestais em Mato Grosso.
Além das secretarias de Estado de Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros, também compõem o comitê a Secretaria de Estado da Casa Civil, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Exército Brasileiro, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e demais instituições públicas, empresas privadas, ONGs e entidades de classe.
*Com supervisão de Clenia Goreth e colaboração da assessoria do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Prisões por embriaguez caem pela metade mesmo com aumento de operações e testes de alcoolemia na Lei Seca

Onze anos após da implantação da Operação Lei Seca em Mato Grosso, um estudo da Secretaria de Segurança Pública revelou que o índice de prisões de condutores por embriaguez ao volante vem caindo gradativamente, mesmo com o aumento do número de abordagens e testes de alcoolemia realizados.
Conforme estudo do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), órgão da Sesp, comparando os dados dos últimos quatro, 2021 a 2024, em Cuiabá e Várzea Grande, caiu de 9,8% para 4,8% o índice de condutores presos por embriaguez ao volante após o teste de alcoolemia.
Essa queda ocorreu mesmo com o aumento de 339% de testes de alcoolemia e de 116% no de operações realizadas. As operações passaram de 78, em 2021, para 169, em 2024, conforme relatórios do GGI. Já o número de testes de alcoolemia saltou de 6.498 para 28.554.
A coordenadora do GGI, tenente coronel PM Monalisa Furlan, avalia os dados como indicação de uma mudança de comportamento dos condutores sobre os riscos da combinação de direção e álcool e, claro, do temor das implicações legais e prejuízos financeiros decorrentes da prisão por embriaguez.
“A Operação Lei Seca tem como objetivo principal essa mudança de comportamento, então, parece que, conforme os dados, estamos alcançando. Esse é um trabalho permanente de fiscalização levado às ruas ano a ano”, avalia Monalisa.
“Depois da pandemia intensificamos bastante as operações e isso nos permitiu fazer essa análise de dados. Operação Lei Seca faz parte do cotidiano dos condutores de Cuiabá e Várzea Grande e parece cada vez mais ter a credibilidade da população”, avalia a coordenadora.
Para Monalisa Furlan, com condutores mais conscientes dos riscos de dirigir sob efeito de álcool é possível prevenir acidentes e preservar vidas.
O secretário adjunto de Integração Operacional (Saiop), coronel Fernando Augustinho, vê os dados da Operação Lei Seca como resultado do planejamento de inteligência em segurança pública, somados à integração das forças policiais, atuando na conscientizando a população.
“Com a redução das prisões temos, claro, menos autuações, menos infrações e mais conscientização. A fiscalização da Lei Seca tem esse caráter pedagógico, buscamos a mudança de comportamento no trânsito porque sabemos que, no final, isso é bom para motoristas e pedestres”, diz Fernando Augustinho.
A Operação Lei Seca é realizada pelo GGI em parceira com as prefeituras municipais com apoio da Polícia Militar e Civil, Departamento de Trânsito, Corpo de Bombeiros, Politec, Sistema Socioeducativo, Polícia Penal e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), em Cuiabá e Guarda Municipal, em Várzea Grande.
Implicações legais
Conduzir veículo com teor alcoólico superior a 0,34 mg/L configura crime de trânsito e prevê pena de 6 meses a 3 anos de detenção, multa de R$ 2.934,70, suspensão ou proibição de dirigir por um ano, além do recolhimento da CNH e retenção do veículo.
Já para casos em que o teor alcoólico fica entre 0,05 e 0,33mg/L, o condutor está sujeito à multa, suspensão da CNH por um ano, recolhimento do documento e retenção do veículo.
Fonte: Governo MT – MT
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