Pesquisar
Close this search box.

Nacional

Urso polar viaja 1.500 km, invade cidade russa e busca comida em lixão; assista

Publicado

Urso polar
Reprodução

Animal viajou mais de 1.500 km até alcançar os limites da cidade russa

Uma triste cena, que mostra os efeitos negativos da ação humana na natureza, foi registrada nesta terça-feira (18) na cidade russa de Norilsk, região norte do país. Um urso polar, que aparentava bastante cansaço, foi fotografado enquanto se alimentava em um lixão.

Leia também: Arraia gigante fica presa em rede e arrasta barco, em Santa Catarina; assista

Segundo informações do jornal The Siberian Times, o abatimento do urso polar era justificado, uma vez que ele teve que viajar uma longa distância desde a costa siberiana, na região do Mar de Kara, até os limites da cidade, conhecida por ser uma das mais poluídas do mundo pela altas quantidade de minério de níquel fundidas nas fábricas da região.

Especialistas acreditam que o animal tenha cruzado toda a península de Taymyr , passando pelo território dos ursos marrons que vivem na região, até alcançar a cidade, o que representaria uma caminhada de mais de 1.500 km.

As longas caminhadas em busca de comida são comuns para a espécie, ameaçada de extinção e protegida por leis anti-caça no país. Porém, a distância percorrida desta vez mostra que o animal estava desnorteado e acabou descendo demais para o sul, o que fez com que atingisse o distrito.

Foi a primeira vez que um urso polar foi visto em  Norilsk nos últimos 70 anos. O ineditismo da situação, inclusive, fez com que as autoridades desconfiassem das chamadas de emergência que informavam sobre a presença do animal nos limites da cidade.

Veja Mais:  Presidente do Inep defende caráter técnico do Enem; oposição diz que prova tem viés ideológico

“Depois de algumas ligações, resolvi ir até o local indicado e acabei vendo o urso com meu próprios olhos. É um caso único e raro. Agora, temos duas opções: devolvê-lo para seu habitat natural ou encaminhá-lo para algum zoológico da região”, disse Anatoly Nikolaychyuk, chefe do Departamento de Controle de Caça da península de Taymyr.

Leia também: Tubarão é capturado e morto por pescadores na Bahia depois de ficar preso

Ainda de acordo com a publicação, o destino mais provável do urso polar é o zoológico Royev Ruchei, localizado em Krasnoyarsk. Entretanto, uma petição criada por moradores de Norilsk pede que o animal seja sedado e devolvido para a costa.

Comentários Facebook

Nacional

Não vai ter limite orçamentário para ajudar o RS, diz ministro

Publicado

O governo federal irá montar um escritório permanente em Porto Alegre para acompanhar as operações de socorro ao estado, que vive a maior tragédia de sua história por causa das fortes chuvas. 

Os ministros da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, irão neste sábado para a capital gaúcha. 

Em entrevista à TV Brasil, o ministro Paulo Pimenta disse que o escritório funcionará até que todas pessoas sejam resgatadas. Centenas de famílias estão ilhadas em diversas áreas do estado com difícil acesso em razão do alto volume dos rios e o mau tempo e 68 pessoas estão desaparecidas. Mais de 8 mil pessoas já foram resgatadas.

O governo federal já disponibilizou embarcações para os resgates, caminhões, retroescavadeiras para desobstrução das vias. Antenas serão enviadas para o restabelecimento da comunicação e internet. O Ministério da Justiça autorizou a ida de 100 agentes da Força Nacional para apoiar as operações no estado. 

“Não vai ter limite orçamentário para que a gente possa dar o apoio necessário para construir cada casa, cada estrada, cada ponte, cada escola, cada unidade de saúde, devolver a dignidade e as condições de trabalho e de segurança para nosso povo”, disse o ministro.

>> Assista na TV Brasil

Fonte: EBC GERAL

Comentários Facebook
Veja Mais:  Medida provisória cria o Programa Mover para descarbonizar veículos
Continue lendo

Nacional

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

Publicado

A concessionária que administra o aeroporto de Porto Alegre informou, há pouco, que os pousos e decolagens foram suspensos por tempo indeterminado.

Em nota, a Fraport informou que a medida, que começou a valer às 20h, foi tomada para garantir a segurança de funcionários e passageiros diante do estado de calamidade provocado pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul.

A concessionária também pediu que os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas para obter mais informações sobre seus voos.

Até o momento, o Rio Grande do Sul já registrou 39 mortes em decorrência das chuvas que atingem o estado desde o início da semana. Segundo a Defesa Civil, 68 pessoas estão desaparecidas.

Mais de 8 mil pessoas já foram resgatadas pelas forças integradas de segurança e 24 mil estão desalojadas. Até agora, o governo contabiliza 265 municípios afetados, do total de 497 em todo o estado.

Voos

A Latam informou que os voos com destino a Porto Alegre e da capital gaúcha para outras localidades estão cancelados até o meio-dia deste sábado (4). Os voos entre Caxias do Sul (RS) e Passo Fundo (RS) seguem mantidos, mas podem sofrer impactos em função das chuvas. Para os passageiros com voo marcado para domingo (5), a empresa está oferecendo remarcação sem multa ou cobrança de nova tarifa.

A Azul cancelou pousos de decolagens até o meio-dia do próximo domingo (5). A empresa também informou que os passageiros que tiveram voos cancelados receberão mais informações por meio do aplicativo da Azul, WhatsApp, e-mail e pelo site da companhia. Clientes com passagens marcadas para os próximos dias poderão remarcar os voos ou solicitar cancelamento em troca de crédito para viagens futuras.

Veja Mais:  Presidente do Inep defende caráter técnico do Enem; oposição diz que prova tem viés ideológico

*Texto atualizado às 21h12 para acréscimo de informações

Fonte: EBC GERAL

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Receita Federal doará roupas apreendidas a vítimas de enchentes no RS

Publicado

As vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul receberão roupas, cobertores e outras mercadorias apreendidas pela Receita Federal, anunciou nesta noite de sexta-feira (3) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Por meio das redes sociais, o ministro informou que as mercadorias chegarão ao estado nos próximos dias.

“Nos próximos dias, dezenas de toneladas de roupas, cobertores e outras mercadorias apreendidas pela Receita Federal chegarão ao RS [Rio Grande do Sul] e serão distribuídas com o apoio de caminhões e helicópteros. Meus sentimentos às famílias das vítimas”, postou o ministro na rede social X (antigo Twitter).

Essa é a terceira vez em um mês que a Receita Federal doa roupas a vítimas de eventos climáticos. Em 4 de abril, o órgão doou 12 toneladas em peças femininas (vestidos, casacos, calças, saias e shorts) às vítimas da chuva no Espírito Santo. As mercadorias estavam avaliadas em R$ 540 mil.

Fonte: EBC GERAL

Comentários Facebook
Veja Mais:  Segundo suspeito por ataque contra Bolsonaro é detido em Minas Gerais
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana