Mato Grosso

Uso da tecnologia da Informação na saúde é tema de evento da SES

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A Secretaria de Saúde, por meio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), promoveu na última quinta-feira (29), no auditório da Arena Pantanal, um encontro no qual foram apresentadas novas ferramentas para serem aplicadas na área da saúde.

O evento, que teve como tema central das palestras “O Papel da Superintendência de TI na SES”, abordou a atuação estratégica e tática da STI, além de esclarecer a respeito do funcionamento da área para as Unidades Especializadas da SES. Na palestra de abertura, o Coordenador de Infraestrutura de T.I, Eder Nishioka, explicou o que é a infraestrutura de TI e como ela funciona.

Outro tema importante abordado ainda na parte da manhã foi o de Gestão da Informação, apresentado pela assessora técnica do Núcleo de Gestão estratégica para Resultados Siziébora Barbosa. “Precisamos usar ao máximo o que a tecnologia nos possibilita, isso significa sistemas integrados que possibilitem o acesso as informações em tempo real”, afirmou.

Quem abriu as apresentações no período da tarde foi Divino Miranda, Analista de TI da Secretaria de Estado de Planejamento (SEPLAN), com o tema Governo Digital na Saúde. Um exemplo desse desenvolvimento digital na área foi a criação de um APP desenvolvido pela equipe da Farmácia de Alto Custo, o APP está em fase final para o lançamento ainda em dezembro deste ano. O APP tem como objetivo melhorar o acesso às informações referentes a medicamentos e formulários, tanto para o paciente, como para os profissionais da saúde.

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Outro destaque tecnológico para saúde apresentado foi o “Hemovida “, um Sistema de Gerenciamento desenvolvido especificamente para bancos de sangue, sua função principal é informatizar todo ciclo de doação de sangue controlando cada processo. Permite os controles clínicos, financeiros, logísticos, garantindo qualidade nas informações em todo o processo do sangue doado.

O analista de sistemas e Gerente de Negócios da MTI, Sigfrid Uhde, vê como positiva a iniciativa de ações de tecnologia no setor público. “Ações como essa possibilitam aos gestores conhecer o seu papel e perceber o que pode se melhorar na prestação de serviço para a população. Com esse foco, nós, como tecnologia, temos muito a somar em prazo, tempo e custo no intuito de potencializar o serviço do governo”, explica Sigfrid.

A Superintendência de TI tem como missão a prestação de serviços de TI em conformidade com a política do Sistema Estadual de Informação e Tecnologia da Informação. José Emilio, Superintendente de TI da SES, ressalta que “A Superintendência teve um desenvolvimento muito grande nos últimos oito meses em relação a execução de atividades que não eram desenvolvidas há cerca de oito anos. Espero que a TI esteja cada vez mais ativa e presente na Secretaria”.

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Mato Grosso recebe 37.440 doses da Pfizer nesta sexta-feira (18)

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O Ministério da Saúde informou ao Estado o envio de 37.440 doses da vacina da Pfizer para a imunização dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. A nova remessa chegará em Mato Grosso às 09h45 desta sexta-feira (18.06), no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, por voo da Latam. 

De acordo com o Informe Técnico do Programa Nacional de Imunizações, as doses da Pfizer serão direcionadas às pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, gestantes ou puérperas com comorbidades, aos trabalhadores do Ensino Básico e trabalhadores das Forças de Segurança, Salvamento e Armada. 

O Ministério da Saúde também deve encaminhar nesta sexta-feira, às 10h20, por voo da Azul, um total de 34.000 doses de CoronaVac para completar esquema vacinal em cidadãos de Mato Grosso. 

O detalhamento para cada público das vacinas poderá ser acessado na resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), divulgada após a chegada dos imunizantes. Para a vacina da Pfizer, o prazo de aplicação da segunda dose é de até 12 semanas. Já para a vacina CoronaVac, o prazo da segunda dose varia entre 14 e 28 dias.

Imediatamente após a chegada dos imunizantes, as equipes da Vigilância Estadual trabalharão no recebimento das doses, na conferência da quantidade, na catalogação dos imunizantes, no encaixotamento para distribuição e retirada dos municípios.

Simultaneamente à operação logística, as equipes administrativas trabalham na resolução da Comissão Intergetores Bipartite (CIB), colegiado que oficializa o quantitativo de doses a ser destinado para os 141 municípios.

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Mato Grosso já recebeu 1.501.230 doses de imunizantes contra a Covid-19 e aguarda a chegada da nova remessa.

Fonte: GOV MT

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CGE abre inscrições para webinar sobre “Ouvidoria na Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos”

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A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) abriu inscrições para webinar sobre a temática “Ouvidoria na Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos”. O evento online será realizado dia 24 de junho (quinta-feira), das 9h às 10h30, com transmissão pelo canal de Youtube da CGE-MT.

Voltada à população em geral, a explanação será conduzida pelo secretário-adjunto de Ouvidoria Geral e Transparência, auditor Vilson Nery, como parte da programação da Maratona de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos.

Na ocasião, o representante da CGE abordará os principais pontos da Lei Federal nº 13.460/2017, conhecida como Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos. Também explanará sobre quando o cidadão deve procurar a Ouvidoria, como pode acessá-la e o que a Ouvidoria pode fazer em defesa dos seus direitos.

A live será o ponto alto da programação da Maratona de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos, realizada pela CGE-MT neste mês de junho, em adesão à iniciativa da Rede Nacional de Ouvidorias Públicas,  para celebrar os quatro anos da Lei Federal nº 13.460/2017.

As inscrições para o evento online devem ser feitas no link http://cdi.controladoria.mt.gov.br/capacitacoes/ até as 12h do dia 23 de junho (quarta-feira).

Fonte: GOV MT

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Mato Grosso

Pesquisa aponta que 89% dos servidores do TCE-MT se sentiram acolhidos durante período de teletrabalho

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Quase 90% dos servidores do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) se sentiram acolhidos pela instituição durante o período de teletrabalho.  A porcentagem aponta ainda que, para eles, houve preocupação do órgão com bem-estar em relação a sua saúde. É o que mostra a Pesquisa para Subsidiar a Elaboração de Propostas de Diretrizes para a Modalidade de Teletrabalho, divulgada pelo Comitê de Gestão de Pessoas do Instituto Rui Barbosa (IRB).  

O estudo, coordenado pela Escola de Contas Públicas do Tribunal do Espírito Santo (TCE-ES), engloba 32 Tribunais de Contas do país e foi realizado entre os dias 8 e 14 de março deste ano. Além dos dados sobre teletrabalho, o documento traz indicadores sobre competências técnicas e gerenciais e sinaliza o comportamento emocional do grupo de respondentes durante a pandemia de Covid-19.  

Em regime de teletrabalho desde março de 2020, quando a doença avançou pelo Brasil, o Tribunal vem buscando, por meio  da Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas/ Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho, soluções para garantir a segurança de seus servidores e a prestação ininterrupta de serviços.

Neste contexto, vale destacar que 66.1% dos colaboradores apontaram que o TCE-MT ofereceu apoio em serviços de atendimento durante o período, sendo 44,7% relativos a médico, 9,8% à psicólogo e 11,6% à serviço social.

Além disso, 93% dos entrevistados constatou que órgão elaborou uma regulamentação específica ou ajustou o regulamento existente acerca desta modalidade de trabalho.   

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Cenário no qual a comunicação por e-mail, whatsapp, zoom, teams, google, por exemplo, facilitou o desenvolvimento das atividades, segundo a avaliação de 97% dos servidores. Do total, 49% disseram que as ferramentas contribuíram extremamente; 38% disseram que contribuem bastante; 6% disseram que contribuem moderadamente; 5% disseram que contribuem um pouco e 3% disseram que não contribuem nem um pouco.  

Quanto à carga horária, 51,4% deles considera que não houve alterações, 11,5% que houve necessidade de maior carga horária, pois ocorreu aumento de produtividade, 9,6% que houve necessidade de menor carga horária, pois ocorreu diminuição de demandas, 10,5% considera que houve necessidade de maior carga horária para atender a mesma quantidade de demandas e 9,2% não tem parâmetros (por ingresso/relocação em 2020).

Para 90% dos servidores do TCE-MT há alguma forma de acompanhamento das atividades e entregas. O meio utilizado para esse acompanhamento, segundo 62% deles, é o sistema disponibilizado pelo Tribunal, enquanto que, para outros 36%, é a planilha criada pela área e, para 2%, aplicativos específicos, como o Trello.

Os dados agora, serão repassados às unidades responsáveis pelo desenvolvimento e capacitação dos servidores e área de Gestão de Pessoas. O estudo completo pode ser conferido aqui.

Metodologia utilizada

A pesquisa contou com 83 perguntas, e com 7.555 respondentes, de um total de 20.4131 servidores ativos com algum vínculo de trabalho com os tribunais. Ou seja, a amostra contém 37% do total da população, assegurando nível de confiança de 99% e erro amostral de 5%. Para que pudessem ser avaliados em relação ao período da Pandemia da Covid– 19, os resultados foram agrupados em antes, durante e após a pandemia.

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Elaborado de acordo com a teoria da Psicologia Positiva, postulado desenvolvido pelo psicólogo norte-americano Martin Seligman, o levantamento tem o objetivo de destacar a importância de se observar os sintomas advindos da combinação de emoções negativas (ansiedade, medo, angústia, desânimo, tristeza) com esgotamento mental e dificuldades para dormir, que impactam resultados e engajamento no trabalho.

André Garcia Santana
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT

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ALMT – Campanha Fake News II

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