Rondonópolis

Vacinação da quarta dose para maiores de 40 começa nesta quarta (22) em Rondonópolis

Publicado

Começa nesta quarta-feira (22) a vacinação da quarta dose contra a Covid-19 para pessoas com 40 anos ou mais. As vacinas estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde do Município. Podem receber a quarta dose da vacina quem já tomou a terceira dose há, pelo menos, quatro meses. Conforme indicação do Ministério da Saúde, a quarta dose pode ser administrada com os imunizantes da Astrazeneca, Pfizer e Janssen.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que quem ainda não recebeu a vacina contra a Covid-19 pode procurar uma unidade básica de saúde. Para crianças entre 5 e 11 anos estão disponíveis primeiras e segundas doses. Para adolescentes e adultos, com idade compreendida entre 12 e 39 anos, estão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses dos imunizantes. Para pessoas com 40 anos ou mais, estão disponíveis primeira, segunda, terceira e quarta doses. Pessoas de todas as idades com comorbidades e imunossuprimidos que ainda não se imunizaram também podem procurar uma unidade de saúde para todas as doses.

Com o aumento de casos de Covid-19 na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde volta a ressaltar a importância da vacinação com todas as doses indicadas pelo Ministério da Saúde.

Vacina contra a Influenza e Sarampo

Além da vacina contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza em todas as unidades básicas de saúde de Rondonópolis as vacinas contra o Sarampo e contra a Influenza.

Veja Mais:  Guinancio reclama de maquinário parado na Coder e obra de ponte que não foi feita

Crianças, idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde e das forças de segurança, caminhoneiros, gestantes e puérperas que ainda não receberam a vacina contra a Influenza devem procurar uma unidade de saúde.

Crianças de seis meses a 5 anos e trabalhadores da saúde devem se vacinar contra o sarampo. Para isso, é só procurar uma unidade básica de saúde de segunda a sexta-feira.  

Comentários Facebook

Rondonópolis

Saúde reativa atendimento exclusivo para pacientes com sintomas gripais e da Covid-19 no Hospital de Retaguarda

Publicado

Em função do aumento de casos de pessoas que buscam o atendimento da rede pública de saúde com sintomas gripais e de Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu reativar o atendimento exclusivo para estes pacientes no Hospital Municipal Antonio dos Santos Muniz (Hospital de Retaguarda) a partir desta segunda-feira (27), às 13h.

Os postos de saúde também manterão o atendimento para esse público com realização de testes para Covid-19, e com horário diferenciado: no período da manhã das 9h às 11h e no período da tarde, das 15h às 17h.

A Secretaria de Saúde ressalta, contudo, que setes unidades básicas de saúde estão temporariamente sem realizar testes de Covid-19, sendo: Vila Rica, Pedra 90, Dom Osório e Marechal Rondon. O posto de saúde Cohab está realizando teste de Covid-19 somente no período da manhã.

Além disso, na rede SUS, conforme determinação do Ministério da Saúde, somente são realizados teste para a Covid-19 em pacientes com sintomas da doença há, pelo menos, três dias. A orientação para os usuários, enquanto aguarda os três dias para realizar o teste, é de manter a hidratação, alimentação e repouso. Em caso de piora nos sintomas, uma unidade de saúde deve ser procurada.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Secretarias e Departamentos de Cultura do Sudeste de MT se reúnem em Rondonópolis na quarta-feira (9)
Continue lendo

Rondonópolis

Fotógrafo rondonopolitano faz imagem fantástica do céu do Pantanal

Publicado

Uma fotografia de encher os olhos e trazer paz ao coração foi feita pelo fotógrafo rondonopolitano Cesar Augusto, no dia 24.06.2022, na Estância Baía São João, no município de Santo Antônio de Leverger, cidade situada no Pantanal Mato-grossense.

Foto: Cesar Augusto

É uma astrofotografia do céu pantaneiro mostrando a lua querendo sobressair das nuvens escuras, as estrelas que mais parecem uma chuva de prata noturna e a imensidão do universo, emoldurada por cambarás, palmeiras e outras árvores. Contrasta com as moradias iluminadas pelos humanos que também precisam ter o seu espaço na terra, formando assim, um dos mais belos cartões postais a que tivemos acesso.

Os olhos especiais do autor da imagem, com seus equipamentos de precisão, como lentes e telescópios para registrarem os astros, descobriram a fotografia para a posteridade, talvez não vista pelo olho nu, mas trazida a nossa realidade palpável ou virtual, entretanto o local onde ocorreu a captura merece a nossa maior distinção. Lugar de paz, de alimentar a alma e esquecer a velocidade que a cidade nos obriga a seguir, como um autômato. O posicionamento da câmera, a velocidade do obturador, a abertura do diafragma, o iso correto, e, o mais importante de tudo, a visão do profissional estando no local no dia certo, na hora certa e no ângulo propício, que só ele sabe dessa escolha pessoal.

Se você quer conhecer o Pantanal e ficar próximo do encantamento, procure a Estância Baía São João, em Barão de Melgaço, Pantanal de Mato Grosso, pelo contato: (66)-9-9969-9948. Tem toda a estrutura necessária para um bom retiro, como camping, pesca, quartos, quiosques para acampamento, conveniência, restaurante, passeios aquáticos e terrestres.

Veja Mais:  Mais de mil moradores do Conjunto São José terão título definitivo dos imóveis

Cesar Augusto

Nasceu em Rondonópolis, Mato Grosso, morou no Pantanal quando criança na região de Barão de Melgaço – MT. Fotógrafo profissional e Bacharel em Direito. Tem trabalhos produzidos e publicitados nos principais veículos de comunicação no estado de Mato Grosso. Autor fotografias em várias plataformas no Brasil.

Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp – Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Vacina contra influenza está a disposição de toda a população a partir desta segunda

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou com muito sucesso o “Dia D” de vacinação no sábado (25) e anunciou que o Ministério da Saúde já sinalizou e a partir desta segunda-feira (27), o município passou a disponibilizar a vacina contra a Influenza (gripe) para toda a população incluindo crianças a partir dos seis meses de vida, jovens e adultos, bem como os grupos prioritários.

Segundo o balanço do “Dia D” municipal de vacinação, 3.391 pessoas foram vacinadas, sendo que 1.228 contra a Influenza (gripe); 895 contra a Covid-19; outras 918 pessoas receberam a Tríplice Viral e ainda outras 350 que tomaram vacinas de rotina.

Técnica da Vigilância Epidemiológica e Vacinação, Cibely Carvalho,

A Técnica da Vigilância Epidemiológica e Vacinação, Cibely Carvalho, faz um alerta as pessoas que procurem uma, entre as mais de 60 unidades básicas de saúde do município para se imunizarem. “Nós estamos entrando no período do inverno, onde as pessoas ficam gripadas, resfriadas com mais intensidade e isso pode levar também a uma pneumonia, pode levar a uma internação e chegar a um desfecho que a gente não deseja, que é um óbito. Por isso estamos convocando principalmente os grupos prioritários, que são os idosos, as mulheres do pós-parto; as crianças de até 4 anos 11 meses e 29 dias; as gestantes, os trabalhadores da saúde e da educação, e todas as pessoas que possuam alguma comorbidade ou alguma doença ou condição de saúde especial que lhe dá o direito de tomar a vacina contra a gripe influenza”, explicou.

Veja Mais:  Prefeitura conclui nova licitação e obra do Parque Lourencinho será retomada

Cibely destaca que além dos grupos prioritários, a vacina contra a influenza será disponibilizada a toda a população, a começar por crianças de mais de seis meses de vida. Ela reforça a importância da imunização vacinal, que vai preparar as pessoas para enfrentar esse inverno que está chegando e evitar a possibilidade de adoecer com a gripe, ou ainda infecções respiratórias resultantes desse período de sazonalidade agora no começo do inverno.

A técnica da Vigilância garante que tem vacina suficiente para todos e acrescenta que além da vacina contra a influenza, os postos de saúde também continuarão a oferecer vacinas contra o sarampo e contra a Covid-19, de segunda a sexta-feira, das 7h as 11h e das 13h as 17h.

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT – Campanha Fake News II

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana