Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Nacional

Vazamento de caminhão em fábrica na Alemanha causa “rua de chocolate”; veja

Publicado


Vazamento em caminhão de entrega cobre rua como uma tonelada de chocolate em cidade na Alemanha
Reprodução/Twitter

Vazamento em caminhão de entrega cobre rua como uma tonelada de chocolate em cidade na Alemanha

Um acidente na cidade de Westoennen, em Werl, no Oeste da Alemanha, gerou uma cena inusitada na noite desta terça-feira (11). Um caminhão-tanque que transportava uma tonelada de chocolate teve um “pequeno defeito técnico” e o produto começou a vazar de uma fábrica que produz doces finos da marca DreiMeister.

O produto se espalhou pela rua ao lado da fábrica de chocolate
e quando tocou no asfalto gelado se solidificou imediatamente tornando a rua uma imensa barra de chocolate. Não nevava no momento do acidente, mas estava muito frio com temperaturas próximas de zero, o que fez com que a remoção fosse muito mais difícil.


Vazamento em fábrica de chocolate chegou até a rua lateral e atrapalhou o trânsito. Via precisou ser interditada pelos bombeiros para fazer a remoção
Reprodução/Twitter

Vazamento em fábrica de chocolate chegou até a rua lateral e atrapalhou o trânsito. Via precisou ser interditada pelos bombeiros para fazer a remoção

Os bombeiros locais foram chamados e tiveram muito trabalho para limpar toda a rua de chocolate. Eles precisaram interditar a via porque, como o alimento contém gordura, o piso estava escorregadio e poderia causar acidentes com carros derrapando em tanto chocolate.

Vinte e cinco, entre bombeiros, funcionários da empresa e vizinhos voluntários que se aproximaram do local tiveram que pás, água quente, maçaricos, tochas e até uma retroescavadera para tentar derreter o alimento e removê-lo. Eles levaram mais de duas horas para conseguir retirar todo o produto e os trabalhos invdiram madrugada a dentro.

Veja Mais:  Lei dá prioridade a áreas de desastres para receber alimentos

Bombeiros tiveram trabalho para retirar 1 tonelada de chocolate que vazou de fábrica no oeste da Alemanha
Reprodução/Twitter

Bombeiros tiveram trabalho para retirar 1 tonelada de chocolate que vazou de fábrica no oeste da Alemanha

Depois da remoção, a rua de chocolate foi lavada para que os produtos acumulados nos buracos e fendas da via não derretessem novamente no dia seguinte e voltassem a tornar a rua escorregadia. A rua foi liberada novamente para o tráfego de veículos ainda antes do amanhecer.

A fábrica de chocolate garantiu que todo o chocolate foi jogado fora e que nenhum dos voluntários que se ofereceram para ajudar a remoção ou qualquer um dos oficiais dos bombeiros ingeriu o produto.


Com temperaturas baixas, chocolate se solidificou rapidamente ao tocar o asfalto se tornando numa grande barra de chocolate de uma tonelada
Reprodução/Twitter

Com temperaturas baixas, chocolate se solidificou rapidamente ao tocar o asfalto se tornando numa grande barra de chocolate de uma tonelada

A produção de chocolate foi interrompida, mas deverá ser retomada nesta quarta-feira (12), segundo informou Markus Luckey, presidente da empresa. O empresário disse que, se fosse mais perto do Natal, o vazamento teria sido “catastrófico” pois afetaria muito a  fábrica de chocolate
 que tem nessa época do ano um dos seus picos de venda.

Comentários Facebook

Nacional

Câmara deve votar projetos sobre falsificação de bebidas e enfrentamento ao câncer de mama

Publicado

Além dos projetos de lei sobre falsificação de bebidas (PL 2307/07) e garantia de bagagem de bordo (PL 5041/25), a Câmara dos Deputados pode votar, na última semana de outubro, projetos em alusão ao Outubro Rosa, de enfrentamento ao câncer de mama.

Uma dessas propostas é o Projeto de Lei 499/25, do Senado, que garante o exame de mamografia a todas as mulheres a partir de 40 anos de idade por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Ministério da Saúde já havia anunciado, em setembro, a diminuição da idade mínima alvo de 50 para 40 anos, com exames podendo ser realizados inclusive pelo programa Agora Tem Especialistas.

Testes genéticos
Outro projeto sobre o tema é o PL 265/20, das ex-deputadas Rejane Dias (PI) e Tereza Nelma (AL), que garante a realização de testes genéticos para prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer de mama e de ovário.

A intenção é diagnosticar predisposição hereditária a câncer em pacientes com câncer de mama e de ovário, assim como em seus familiares, conforme protocolo do Ministério da Saúde e posterior aconselhamento genético com médico especializado.

Bebidas
Em razão de vários casos de morte e deficiências causadas pela ingestão de bebidas alcoólicas com metanol, a Câmara deve votar o Projeto de Lei 2307/07, do ex-deputado Otavio Leite (RJ), que considera hediondo o crime de adulteração de alimentos e bebidas.

Veja Mais:  Representantes de cidades mineradoras relatam impactos da atividade na economia e na qualidade de vida

O projeto foi apresentado por ocasião do “batismo” de leite por cooperativas em Minas Gerais, mas vai englobar os casos recentes envolvendo metanol e outras substâncias químicas em bebidas alcoólicas.

Bagagem
Também entre os 49 itens da pauta figura o Projeto de Lei 5041/25, do deputado Da Vitoria (PP-ES), que garante ao passageiro levar dentro da cabine uma mala de bordo segundo especificações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em viagens nacionais e internacionais.

Companhias aéreas têm começado a cobrar pela bagagem levada a bordo em voos internacionais.

Streaming
Plataformas de vídeo sob demanda (VoD, na sigla em inglês) poderão ter de pagar a Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine).

O tema está no Projeto de Lei 8889/2017, do deputado licenciado Paulo Teixeira (PT-SP). Conforme o relator do texto, deputado Doutor Luizinho (PP-RJ), tem divulgado na imprensa, poderá haver alíquotas diferenciadas para essas plataformas (4%) e para plataformas de compartilhamento de conteúdo audiovisual, como redes sociais mantidas por big techs (2%).

Ele já adiantou que o tema da nova regulamentação do direito autoral não será tratado nesse projeto e sim em outro separado por demandar maior discussão.

Confira a pauta completa do Plenário

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Roberto Seabra

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Comissão aprova projeto que prorroga empréstimos do FGTS para Santas Casas

Publicado

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2627/22, que prorroga a possibilidade de repasses de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para hospitais filantrópicos e sem fins lucrativos que participam do Sistema Único de Saúde (SUS).

O relator, deputado Luiz Gastão (PSD-CE), recomendou a aprovação do texto, estendendo a validade da medida até 2030 – o texto original previa 2025. “A ideia é continuar oferecendo, por meio da utilização do FGTS, condições mais favoráveis de financiamento a essas instituições”, explicou Luiz Gastão.

A proposta aprovada altera a Lei 13.832/19, que estabeleceu prazo para essas operações até o final de 2022 e regulamentou os repasses de recursos do FGTS destinados ao socorro das Santas Casas. Antes, recursos do fundo só poderiam ser aplicados em habitação, saneamento básico e infraestrutura urbana.

“Findo o prazo então vigente, o setor será consideravelmente prejudicado, tendo em vista que estão ativos 78 contratos, dos quais 33 foram realizados em 2022 e representam quase 70% do montante disponibilizado”, disse o autor da proposta, deputado Antonio Brito (PSD-BA), ao defender as mudanças na legislação.

Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisará ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Veja Mais:  Representantes de cidades mineradoras relatam impactos da atividade na economia e na qualidade de vida

Da Reportagem/RM
Edição – Roberto Seabra

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Comissão de Segurança Pública debate penas para líderes e membros de facções criminosas

Publicado

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados realiza, na terça-feira (28), audiência pública sobre as penas aplicadas a líderes e membros de facções criminosas.

O debate será realizado às 16h30, no plenário 6.

O debate atende a pedido do deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP). Segundo o parlamentar, o objetivo é aprofundar a discussão sobre o Projeto de Lei 2646/25, que propõe novas medidas de prevenção e repressão ao crime organizado.

O parlamentar acrescenta que é essencial que os órgãos integrantes do Poder Judiciário, como o Supremo Tribunal Federal (STF), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), possam expor seus entendimentos técnicos e institucionais sobre as implicações do projeto, tanto no que se refere à execução penal quanto aos limites da persecução criminal.

“O diálogo entre os Poderes e a sociedade civil é o caminho mais seguro para a construção de um arcabouço normativo legítimo, eficaz e equilibrado”, diz o deputado.

Da Redação/GM

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários Facebook
Veja Mais:  Comissão aprova selo para identificar empresas que promovam direitos dos idosos
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana