Carros e Motos
Veja os 5 lançamentos que mais gostamos de dirigir na 1ª metade do ano
Julho marca o fim da primeira metade de um ano turbulento para a indústria automotiva. Há apenas seis meses, Jair Bolsonaro assumiu o governo brasileiro, a Ford anunciou o fechamento de uma de suas fábricas e a GM intensificou seus investimentos para assegurar a permanência no mercado. Muita coisa aconteceu, e vários lançamentos prometidos em 2018 — que estão na lista dos carros mais legais que dirigimos — finalmente chegaram ao mercado.
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Mais de 45 veículos já passaram por nossa redação nesse período — muitos deles totalmente novos — além de todos os lançamentos de carros realizados pelo Brasil. Para fazer um balanço do fechamento do semestre, a reportagem do iG Carros elege os 5 carros mais legais que dirigimos até a metade de 2019.
1 – VW T-Cross
A lista não poderia começar com outro modelo se não o principal lançamento da Volkswagen do Brasil na década. O VW T-Cross demorou, mas chegou, e será fundamental para a nova estratégia da marca alemã na América do Sul. Feito em São José dos Pinhais (PR), o modelo é vendido com duas opções de conjunto mecânico: 1.0 TSI de 128 cv (manual e automático), e 1.4 TSI de 150 cv (apenas automático, de seis marchas). A Volkswagen também faz versões 1.6 MSI, mas estão restritas para importação.
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Destacamos o T-Cross por sua proposta e dirigibilidade. Baixo e compacto, é um SUV que se assemelha bastante aos hatches médios que tanto sentimos falta. Ou seja: um utilitário esportivo para quem realmente gosta de dirigir. Não demorou para se tornar o nosso modelo favorito na categoria.
2 – Nissan Leaf
Quem não está investindo na tecnologia elétrica ficará para trás. Por sorte – ou competência – a Nissan já faz isso desde 2010. Ainda no começo do ano passado, a marca japonesa já havia batido o martelo sobre trazer o Leaf oficialmente para o Brasil, e seu primeiro contato com o público aconteceu durante o Salão do Automóvel, em novembro último. Chega até o fim deste mês de julho por R$ 178.400.
No mês passado, nossa reportagem teve a oportunidade de andar em uma das primeiras unidades do Leaf emplacadas no País pelas ruas de São Paulo. O compacto elétrico se mostrou muito dinâmico e divertido, tanto para quem busca uma condução mais confortável quanto acelerar. Com 149 cv de potência e 32,6 kgfm de torque, é um dos carros mais legais que já andamos.
3 – Porsche 911
“O lendário cupê beira a perfeição”. Dessa forma, nosso editor esteve no lançamento da nova geração do 911. O esportivo de R$ 679 mil chega com motor de 450 cv e uma série de mudanças no desenho e nas partes estrutural e mecânica.
Cheio de homenagens aos modelos anteriores, o 911 permanece leal ao seu popular slogan: “o corpo evolui, mas a alma continua a mesma”. Basta agredir o pedal do acelerador para que o esportivo atinja 100 km/h em míseros 3,5 segundos. Além disso, ele também pode atingir mais de 300 km/h de velocidade final.
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4 – Audi RS4 Avant
A emblemática perua alemã ficou menos superlativa em sua nova geração. O grande motor 4.2 V8 que girava até 8.200 rpm foi substituído por um novo 2.9 V6 que pode descarregar 450 cv. Mesmo com o propulsor menor, bastam algumas aceleradas para que a Avant, que já conquista por fora com seu design alinhado, ganhar completamente o coração do afortunado ao volante.
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Apesar dos números brutais, a RS4 se destaca por sua boa dinâmica na cidade. A suspensão não é tão dura quanto a de outros esportivos, tornando-a muito simpática para quem também utiliza o carro na cidade. Ou seja: praticamente perfeita.
5 – Jaguar I-Pace
O último modelo de nossa lista é o novo SUV elétrico da Jaguar. Apesar de ser classificado como um utilitário pela fabricante britânica, o termo “crossover” é mais apropriado. Foi o que comprovamos após acelerar o I-Pace no Autódromo Velo Città, em meados de maio. Ele é baixo, esticado e surge montado em grandes rodas de aro 20.
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Dessa forma, o carro parece algo bem próximo de um hatchback anabolizado. São 400 cv de potência e 69 kgfm de torque, capazes de colocar o I-Pace aos 100 km/h em míseros 4,8 segundos. Além disso, ele também pode percorrer mais de 312 km com apenas uma carga. Um SUV como todos deveriam ser, não poderia deixar de estar na lista dos carros mais legais.
Carros e Motos
Prefeito de Nova Mutum paga RGA e cria de vale alimentação para servidores públicos
O Prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix anunciou o pagamento do RGA – Reajuste Geral Anual – aos salários dos servidores municipais e a criação de um vale alimentação também voltado aos colaboradores municipais. O anúncio do Prefeito aconteceu esta manhã (05/07) durante sua participação na 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores.
Segundo Leandro está em fase de conclusão o levantamento que definirá o percentual do Reajuste Geral Anual. “Já demos o start para que nossa equipe econômica conclua o levantamento. Debateremos o percentual com nossos legisladores antes da definição”, afirmou durante fala em Tribuna.
A Prefeitura de Nova Mutum realizou recentemente uma consulta junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) sobre a legalidade para conceder o reajuste ainda neste ano, por conta da Lei Federal Nº 173, de 27 de maio de 2020, que impede a concessão de reajustes salariais, bem como a Revisão Geral Anual (RGA), aos servidores públicos até dezembro de 2021. “Como o posicionamento do Tribunal nós impediu de realizar o reajuste neste ano, iremos propor este pagamento para janeiro do ano que vem. Sendo assim no início do próximo ano pagaremos o reajuste deste período e já em meados de março realizarmos mais um reajuste. Esta é nossa maneira de valorizar amplamente nossa equipe de servidores públicos municipais”, destacou o Leandro.
No mês de agosto a Prefeitura encaminha para a Câmara Municipal do Projeto de reajuste, referente ao período de 2020 e em maio encaminha um novo projeto de reajuste, referente a 2021. Totalizando dois reajustes para 2022.
O Prefeito Leandro Félix também anunciou a criação do Cartão Vale Alimentação para os servidores municipais. “Já iniciamos os estudos de viabilidade, também incluiremos nossos legisladores neste debate e este ano encaminharemos o projeto para a Casa de Leis, para iniciarmos o pagamento do Vale Alimentação já no próximo ano. É mais um compromisso firmado com nossos servidores que será cumprido”, complementou.
Ainda durante sua fala em Tribuna, durante a sessão ordinária o Prefeito Leandro homenageou o município de Nova Mutum, que celebrou seu 33º aniversário no último domingo (04/07). Agradeceu o empenho dos servidores municipais que estão diariamente na linha de frente contra a pandemia, prestou considerações às vítimas de covid-19 e reafirmou o compromisso da Gestão Administrativa com toda a cidade e sua população.
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Chevrolet Captiva, um veículo acima da média
O Chevrolet Captiva é considerado um carro acima da média e não é à toa. Sua relação custo x benefício é simplesmente incomparável. Independente se você comprar um exemplar novo ou procurar no mercado de carros à venda em Cuiabá, o Captiva é sempre uma boa pedida para quem gosta de sofisticação sem ter que pagar tanto.
Ele teve uma excelente recepção no mercado nacional desde o seu lançamento, exibindo um surpreendente sucesso entre o público. Ele foi lançado no ano de 2008 e chegava a ter fila de espera na época e até juros sobre o preço final. Mesmo passado 12 anos, ele continua cativando o público.
Mas qual é a configuração do Chevrolet Captiva? Como é o seu interior, exterior e performance? É o que será abordado adiante.
Ficha técnica completa do Chevrolet Captiva
Observe logo abaixo a ficha técnica completa do Chevrolet Captiva:
Motor: 2.4 Ecotec
Tipo: Dianteiro, Transversal e Gasolina
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada em cm3: 2.384
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SUV eletrificado menor que o Mustang Mach-E usará plataforma da VW
Após firmarem uma aliança bilateral, a VW cedeu sua plataforma de carros elétricos MEB para a Ford implementar em seus carros. E, então, eis que surge o “irmão” menor do SUV Mustang Mach-E. Ainda sem ter sido revelado, um relatório oficial aponta que será produzido na Alemanha, que terá características similares aos I.D da Volks — como capô mais curto, pára-brisa mas avançado na dianteira e outros — bem como mais de 300 cv. As expectativas de lançamento são para 2021, após a chegada do SUV do Mustang.
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Junto à plataforma MEB, os motores elétricos e as baterias vão compor um novo sistema de tração nas quatro rodas, que, contando com recursos de regeneração de energia, é esperada uma autonomia capaz de superar os 800 km. Entretanto, os planos da Ford com a novidade — do mesmo modo que com o Mustang Mach-E — ainda são de caracterizá-lo como um modelo autêntico, sem que seja apenas um VW com o logotipo da montadora norte-americana.
“É fundamental que tenhamos flexibilidade suficiente, diferenciação o suficiente e o tipo de desempenho que você espera de um Ford. Muito disso foi feito no início das negociações com a VW. Com os parâmetros que vimos, podemos fazer um ótimo Ford”, diz Ted Cannis, diretor global de eletrificação da Ford.
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Aliança vai ditar parâmetros no futuro
Ao todo, R$ 26 bilhões estão reservados à criação das novas tecnologias. Com isso, a aliança VW-Ford já dá início à maior planta de desenvolvimento de carros elétricos de toda a Europa. O Grupo Volkswagen espera que 10 milhões de veículos sejam produzidos sobre a MEB já na primeira leva.
Segundo o CEO responsável pela aliança VW-Ford, Herbert Diess: “Olhando para o futuro, ainda mais clientes e o meio ambiente se beneficiarão da arquitetura EV da Volkswagen. Nossa aliança global está começando a demonstrar uma promessa ainda maior, e continuamos a analisar outras áreas nas quais podemos colaborar”.
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Outro ponto importante se refere à empresa Argo AI, responsável por desenvolver tecnologias de condução autônoma. Com foco nos novos carros elétricos, tanto a Ford quanto a VW possuem participação conjunta nas ações, que quando somadas, detém a porção majoritária do conselho. A Argo é avaliada em US$ 7 bilhões e, após o acordo, receberá pelo menos US$ 1 bilhão em investimentos. A partir disso, o Mustang Mach-E e outros modelos poderão ser carros autônomos .
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