Rondonópolis

Vereador Adonias apresenta dois projetos que visa o combate à violência contra a Mulher

Publicado

Foto: Assessoria

O vereador Adonias Fernandes (MDB) apresentou dois importantes projetos que já estão tramitando na Câmara Municipal para o combate a violência doméstica. Trata-se de um movimento nacional e que foi encampado pela MDB Mulher em todo país e através do parlamentar está sendo trazido para Rondonópolis.

O 1º projeto é para que seja instituído, no âmbito do município de Rondonópolis, o Programa de Cooperação e o Código Sinal Vermelho como forma de pedido de socorro e ajuda para mulheres em situação de violência, em especial a violência doméstica e familiar nos termos da Lei Federal nº 11.340, de 07 de agosto de 2006 – Lei Maria da Penha.

Adonias explica que como forma de combate e prevenção à violência, a mulher poderá dizer “Sinal Vermelho” ou sinalizar e efetivar o pedido de socorro e ajuda expondo a mão com uma marca em seu centro, na forma de um “X”, feita preferencialmente com batom vermelho e, em caso de impossibilidade, com caneta ou outro material acessível, se possível na cor vermelha, a ser mostrado com a mão aberta para clara comunicação do pedido.

“O protocolo básico e mínimo do programa do que trata esta Lei consiste em que, ao identificar o pedido de socorro e ajuda, conforme descrito no parágrafo único do art. 19, ou ao ouvir o código “Sinal Vermelho”, o atendente de farmácias, repartições públicas e instituições privadas, portarias de condomínios, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, lojas comerciais, supermercados, proceda à coleta do nome da vítima, seu endereço ou telefone, e ligue imediatamente para o número 190 (Polícia Militar)”, explicou.

Veja Mais:  Rondonópolis acata orientação do Ministério da Saúde e suspende vacinação de adolescentes sem comorbidades

O outro projeto que tramita na Câmara, é instituir no Município a Semana Municipal de Combate à Violência Contra a Mulher “Semana Feminina”. Esse período seria realizado anualmente, na primeira semana de agosto, por ser comemorado no dia 7 deste mês a data em que foi aprovada a Lei 11.340, intitulada “Lei Maria da Penha”, com objetivo de proteger as mulheres e prevalecer os direitos humanos femininos contra agressões cometidas em ambientes diversos.

“A ideia é acrescentar a “Semana Feminina”; no calendário anual de Rondonópolis, e realização de palestras, debates e mesas redondas sobre a Lei 11.340 (Maria da Penha); palestras para desenvolver a autoestima e auto cuidado das mulheres; atendimentos de beleza gratuitos; palestras de liberdade financeira e inscrições para cursos profissionalizantes para a liberdade financeira das mulheres; atendimento psicológico; e atendimento de saúde voltado às mulheres, durante um mutirão que ocorrerá na semana do dia 07 de agosto.

“O objetivo fundamental é conscientizar a população sobre o que é a violência contra a mulher, as formas de identificação, as (diferentes formas de violência, os direitos assegurados em Lei Especial a estas mulheres, formas de prevenção, quais os órgãos que oferecem auxílio e atendimento às vítimas, quais medidas devem ser tomadas diante da violência, prestar atendimento psicológico, desenvolvimento de autoestima e liberdade financeira das mulheres”, conta.

Comentários Facebook

Rondonópolis

Rondonópolis e mais duas cidades de MT terão voos diretos da Azul para nove destinos

Publicado

Foto: Assessoria

De olho na alta temporada de verão, a Azul desenvolveu uma malha com voos inéditos que conectarão a capital Cuiabá e as cidades do interior, como Rondonópolis e Sinop, a nove novos destinos com voos diretos.

A partir de dezembro, os mato-grossenses contarão com operações da companhia para o litoral nordestino, com voos diretos para Salvador e Porto Seguro. Outro destino turístico que terá voos partindo de Cuiabá será Foz do Iguaçu, de onde os turistas poderão acessar com facilidade as famosas Cataratas.

Além das cidades turísticas, a capital do estado do Mato Grosso também terá operações inéditas para as cidades de Presidente Prudente e Ribeirão Preto, no interior de São Paulo; Londrina e Maringá, no Paraná; Navegantes, em Santa Catarina; e Porto Alegre, no sul do país.

Cuiabá receberá, ainda, incremento de frequências para São Paulo (SP), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Vilhena (RO) e Ji-Paraná (RO).

No interior, Rondonópolis terá uma oferta inédita, com ligações para Maringá (PR) e direto para a praia, num voo do interior do estado para Porto Seguro (BA). O destino no litoral sul da Bahia também contará com voos da Azul partindo de Sinop.

As passagens para todos os novos voos já estão disponíveis em todos os canais oficiais de venda da Azul. Veja mais em www.voeazul.com.br

Comentários Facebook
Veja Mais:  Rondonópolis e mais duas cidades de MT terão voos diretos da Azul para nove destinos
Continue lendo

Rondonópolis

Presidente do TCE receberá homenagem de Vereadores de Rondonópolis nesta segunda-feira (20)

Publicado

Foto: Assessoria

Câmara de Vereadores vai fazer, nesta segunda-feira (20), a entrega de uma moção de aplausos ao presidente do Tribunal de Contas do Estado, Guilherme Maluf. A homenagem será feita pelos vereadores Jonas Rodrigues, o Dr Jonas (SD) e Roni Maganani (SD). A cerimônia de entrega está marcada para às 8 horas.

Maluf é médico cirurgião especialista em endoscopia digestiva. No entanto, ele foi vereador pela capital, deputado estadual por quatro mandatos e atualmente preside o Tribunal de Contas de Mato Grosso.

Na Assembleia, ele teve atuação destacada chegando inclusive à presidência da casa. O seu mandato foi marcado por austeridade com a contas da Assembleia e na transparência das ações do Poder Legislativo de Mato Grosso.

Essa é a primeira vez, nesta legislatura, que o presidente do Tribunal, visita à Câmara de Vereadores.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Rondonópolis acata orientação do Ministério da Saúde e suspende vacinação de adolescentes sem comorbidades
Continue lendo

Rondonópolis

Servidores aprovam eleições unificadas do Sispmur, IMPRO e Serv Saúde

Publicado

Foto: Assessoria

As principais entidades dos servidores municipais de Rondonópolis, Sispmur, IMPRO e Serv Saúde, realizaram na noite de quinta-feira (16), assembleia geral virtual para organização da histórica eleição unificada, que vai escolher os novos representantes das três organizações.

Em pouco mais de uma hora os representantes das instituições Geane Lina Teles (Sispmur), Jacilene Santos Silva (Serv Saúde) e Roberto Carlos Correa de Carvalho (IMPRO) fizerem um balanço da gestão das organizações e debaterem com servidores a importância do processo eleitoral para as organizações, que são 100% administradas por servidores de carreira.

Na sequência foi aberta a candidatura para as comissões eleitorais que serão responsáveis pelo processo eleitoral de cada entidade. Qualquer servidor poderia colocar o nome à disposição. Após fechar a assembleia as comissões ficaram com os seguintes candidatos.

SERV SAÚDE

Kátia Prudente Dias; Solange Serafim dos Santos; Silvia de Sousa Borges; Luciana de Barros Montefusco; Mariluce Lopes de Souza

IMPRO

Lourdes Farias; Divina Tereza Vieira de Freitas; Deusdete Pereira da Silva; Nadir Alves de Paiva

SISPMUR

Tatiane Ramalho de Abreu; Marquelia Silva de Matos; Cleudemar Rodrigues Vieira; Osmarina Pereira da Silva; Emanuella Fatima de Barros Mello Ribeiro.

Os nomes acima foram colocados num questionário virtual, através de um link gerado pelo portal do Sispmur, os servidores votaram pela aprovação ou não do grupo disposto.

Veja Mais:  Enfermeira de Rondonópolis é palestrante em webinar do Dia Mundial da Segurança do Paciente

A enquete ficou no ar das 21h de quinta-feira (16) às 17h10 de sexta-feira (17). A votação contou com a participação de quase 500 servidores, que para votar entraram no sistema com número de CPF e matrícula.

As três comissões formadas foram aprovadas por ampla maioria. Todas certificadas com mais de 90% dos votos.

Os nomes aprovados serão encaminhados para o Diário Oficial do Município. Após a oficialização, as comissões já poderão trabalhar. “Conseguimos promover uma das maiores assembleias já realizadas dentro do serviço municipal de Rondonópolis. Isso mostra a força da união dos servidores. Agradeço a todos que participaram da organização, que foi o início de um histórico processo eleitoral. Não posso deixar de agradecer também a Jacilene e o Roberto Carlos, dois grandes gestores que não pouparam esforços pela eleição unificada. Seguimos em frente e juntos”.

Ataque hacker

A única ocorrência registrada foi a tentativa de ataques hackers durante a transmissão da assembleia. Marginais ainda tentaram, sem sucesso, tirar enquete do ar, ao longo de toda sexta-feira. A origem da invasão foi identificada pela organização da assembleia. Todas as providências cabíveis já foram tomadas.

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT – Campanha Fake News II

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana