Rondonópolis

Vereadora procura MP e pede investigação da morte de criança atendida no PA Infantil

Publicado

A vereadora Kalynka Meirelles (Republicanos) recebeu com profunda consternação a notícia da morte da criança Ana Rafaela Fernandes Amaral, com pouco mais de três anos de vida.

Segundo relatos do pai Maykon Fernandes de Souza, a família procurou o hospital no dia 27 maio. Após atendimento médico foi diagnosticada infecção de ouvido na criança, que foi medicada e liberada. No dia seguinte, os pais voltaram com Ana Rafaela na mesma unidade e segundo a família a menina foi mais uma vez liberada, sem qualquer tipo de exame. A família retornou no PA no dia 31, o médico da ocasião aumentou o período de medicação para o tratamento da infecção, sem indicação de internação.

O quadro da garotinha ficou ainda mais delicado no dia 1º de junho. De acordo com a narrativa do pai, Ana Rafaela finalmente passou por exames, que apontaram infecção grave. A pequena foi encaminhada para o box de emergência e horas depois foi transferida para uma UTI da Santa Casa de Rondonópolis. Rafaela lutou pela vida por 24 dias, mas infelizmente não resistiu a agressividade da infecção.

“É uma história que chocou a cidade e merece uma explicação. Como uma criança entra andando num hospital, para tratar uma simples infecção de ouvido comum na idade da Ana e termina sem vida. Foram quatro atendimentos no mesmo hospital, uma transferência de uma criança que não respondia estimulos devido o fato ter se agravado. Isso tem que ser explicado” conta Kalynka.

Veja Mais:  Deputado Thiago Silva realiza festa em comemoração ao Dia das Crianças

A parlamentar protocolou uma representação no Ministério Público Estadual de Mato Grosso pedindo que o órgão promova investigação da estrutura física e humana ofertada pelo Pronto Atendimento Infantil de Rondonópolis. “Tenho certeza que o MP vai instaurar um inquérito. É preciso saber dos protocolos internos de atendimento da criança, se no prontuário consta todas informações sobre o problema da menininha e o porquê de um ser humano sair entubado de um hospital para outro, sem o estado de gravidade atestado. Tem muita coisa para ser apurada. Vou acompanhar esse caso de perto. A verdade vai prevalecer e a justiça precisa ser feita”.

O Pronto Atendimento Infantil foi inaugurado em 2010. A unidade foi implantada com o objetivo de acabar com as filas e promover celeridade nos casos de média complexidade.

Denúncias

Nos últimos meses Kalynka tem recebido inúmeras denúncias sobre o atendimento no PA Infantil. A vereadora já protocolou vários requerimentos endereçados para o prefeito José Carlos Junqueira de Araújo, a secretária municipal de Saúde Izalba Albuquerque e para secretário municipal de Gestão de Pessoas, Fernando Becker.

Os documentos apresentam demandas como demora excessiva no atendimento, falta de profissionais, atraso de salário dos médicos, instalação precária, falta de climatização, falta de água potável e sobrecarga de funcionários. “A sociedade precisa saber o que a gestão municipal de Rondonópolis tem feito com uma quantia milionária aplicada na saúde. Onde foi investido tanto dinheiro? Sabemos que o problema não está apenas no atendimento das crianças. Está na UPA e em quase todas as unidades de saúde de Rondonópolis. É preciso falar menos de política e dedicar mais tempo para a qualidade de vida da nossa população”, completa.

Veja Mais:  Convênio firmado entre Prefeitura e Estado garante asfalto para o Distrito Industrial Rondonópolis

Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp – Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram

Comentários Facebook

Rondonópolis

Semifinais e final do Rodeio da 48ª Exposul ocorrem neste sábado (13)

Publicado

Foto: Cezar Augusto

A competição de rodeio em touros da 48ª Exposul chega a fase decisiva neste sábado (13), na Arena João Potero, após dois rounds de muita disputa e montarias com notas altas. Agora são 10 peões na busca pelo prêmio total de 30 mil reais e o título de campeão do rodeio de montaria em touros da 48ª Exposul.

A partir das 20 horas, os 10 peões classificados disputam as semifinais e o acumulado das 5 melhores pontuações durante a competição habilitam os peões para a final do rodeio em touros da Exposul.

A Arena João Potero vai tremer com a disputa e a vibração do público, com as locuções qualificadas de Claudiney Mathias e Ruggieri Santos, e nos comentários técnicos de Reinaldo Gimenes.

Lista dos peões classificados
1 Jair Honório De Oliveira – Bady Bassitt – SP 178,00
2 Matheus Souza Bernadino – Rio Branco – AC 177,75
3 Rodrigo Guedes – Tangará Da Serra – MT 176,75
4 Mikael Cardoso Passele – Pedra Preta – MT 175,50
5 Anderson De Oliveira – Mundo Novo – MS 172,75
6 Rafael Silvio – Pedra Preta – MT 171,75
7 Vanicelio De Paiva Lima – Feijó – AC 165,00
8 Fabiano Aparecido – Água Clara – MS 89,50
9 Maurino Guilherme – Rondonópolis – MT 89,50
10 Alan Carlos Ferreira – Rondonópolis – MT 89,25

Veja Mais:  Festival Braseiro de Rondonópolis traz 2 palcos simultâneos com 6 atrações

Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp – Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Parque de Exposições abrirá no domingo (14) com programação especial para família

Publicado

Foto: Assesssoria

Os rondonopolitanos terão mais um dia de diversão garantido. Isso porque, o Parque de Diversões estará aberto neste domingo (14), a partir das 13h30, para as famílias que queiram levar as crianças para mais um momento de entretenimento com entrada gratuita. A partir das 17 horas, o Ministério Sal da Terra realizará a 9ª Expressão de Louvor e Adoração a Deus.

Junto com as duas atrações abertas ao público, a Praça de Alimentação do Parque de Exposição Wilmar Peres de Farias, também estará funcionando a partir das 14 horas.

Com relação a programação gospel voltada às famílias de Rondonópolis e região, o tradicional evento do Ministério Sal da Terra, terá o sorteio de mais de R$ 100 mil em prêmios. Em função da parceria com o Sindicato Rural de Rondonópolis – organizador da Exposul.

Para participar, quem já retirou a pulseira – que dará acesso ao parque e ao sorteio, pode usar a mesma ou trocar por uma nova na sede do Ministério. Quem ainda não tem a pulseira pode retirar entregando 2kg de alimentos não perecíveis, no Ministério ou na portaria do parque.

Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp – Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram

Comentários Facebook
Veja Mais:  Vereador Beto do Amendoim deixa o PSL e filia ao PTB
Continue lendo

Rondonópolis

Vacina contra Poliomielite está disponível em todas as unidades básicas de saúde

Publicado

Rondonópolis iniciou a campanha de vacinação contra Poliomielite neste mês de agosto tendo como público alvo crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias. E, também a campanha de Multivacinação, para atualização da caderneta vacinal para todas as idades.

Todas as 63 unidades básicas de saúde municipais estão com estoque completo contendo todas as vacinas da rede pública disponíveis para todas as idades tornado possível a atualização da carteira vacinal no dias úteis deste mês.

Aos munícipes que não conseguem ir até uma unidade de saúde em dias úteis, poderá vacinar e levar seus familiares para imunização do Dia D marcado para o sábado, 20 de agosto, com atendimento das 7h às 11h e das 13h às 17h.

De acordo com o gerente do Departamento de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal da Saúde, Paulo Padim, houve uma flexibilidade dos pais e responsáveis na vacinação das crianças e muitas deixaram de receber alguma dose ou todas do Plano Nacional de Imunização (PNI) o que possibilitou o retorno de algumas das doenças infantis mais temidas.

“A gente precisa que nossas crianças sejam vacinas, pois é uma doença que já tinha sido erradicada em nosso país, mas infelizmente está começando a voltar da mesma forma que o sarampo, a varicela e outras doenças”, explicou. 

A poliomielite também conhecida como pólio e paralisia infantil é causada pelo poliovírus. A doença pode acometer o sistema nervoso e paralisar os movimentos de uma pessoa. O último caso da doença foi registrado em 1989, sendo assim a doença é considerada extinta no Brasil desde 1994 graças à vacina.

Veja Mais:  Exercício simulado de atendimento de múltiplas vítimas contou com a participação de 70 pessoas

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT – Campanha Fake News II

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana