A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reforça o pedido de apoio de todos para manter a cidade limpa e livre do mosquito. Denúncias de focos podem ser feitas diretamente junto à Secretaria Municipal de Saúde ou no NIF pelo contato 3545 4769.
Sorriso
Vigilância Ambiental intensifica monitoramento do Aedes aegypti com ovitrampas

As equipes da Vigilância em Saúde Ambiental estão intensificando as estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti no bairro Vila Bela e São José com a implantação da Vigilância Entomológica que faz o uso de ovitrampas — armadilhas utilizadas para monitorar a presença do vetor responsável pela transmissão de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. Infelizmente, os profissionais de saúde se depararam com diversos locais com acúmulo de materiais que podem se tornar potenciais criadouros do mosquito.
Durante as inspeções, realizadas em diferentes pontos dos dois bairros, os agentes identificaram tambores descobertos, entulhos, lonas rasgadas acumulando água, além de quintais com recipientes inadequadamente armazenados. “Situações como estas comprometem o controle do vetor e representam risco direto à saúde pública”, pontuou José Morais, supervisor de equipe de campo.
Os bairros citados foram os primeiros a receber os equipamentos, cujo objetivo é monitorar e mapear com maior precisão os quarteirões com alta incidência do mosquito. As ovitrampas ajudam na captura de ovos do Aedes aegypti, permitindo que a equipe técnica identifique focos de proliferação que defina áreas de maior risco para a população. A partir das informações coletadas, o trabalho de campo é direcionado para ações específicas de eliminação de criadouros e campanhas de orientação junto aos moradores.
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Claudete Damasceno, o reforço no monitoramento é essencial para conter o avanço do mosquito. “As ovitrampas nos dão informações precisas sobre onde estão os focos. Assim, conseguimos agir de forma mais eficaz e rápida, além de envolver a comunidade nesse trabalho que é de responsabilidade de todos”, destacou.
Além das vistorias, os agentes também realizaram orientações aos moradores sobre a importância de eliminar água parada, manter os terrenos limpos e descartar corretamente objetos que possam acumular água, reforçando que a colaboração da comunidade é fundamental para evitar surtos de arboviroses, principalmente no período de maior circulação do vetor.
“As ações da Vigilância Ambiental de combate são contínuas, mas só surtirão efeito se cada morador fizer sua parte. A população pode contribuir verificando regularmente calhas, caixas d’água, vasos de plantas, pneus e qualquer recipiente que possa servir de criadouro”, reitera a coordenadora de Vigilância Ambiental, Claudete Damasceno.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Sorriso
Vigilância Sanitária promove capacitação para feirantes sobre boas práticas e segurança alimentar

A Vigilância Sanitária de Sorriso, em parceria com a Agricultura Familiar e Segurança Alimentar e o Serviço de Inspeção Municipal – SIM/SORRISO, está intensificando as ações de educação em saúde com o lançamento do Manual do Instrutor, voltado à capacitação dos feirantes que comercializam alimentos in natura, processados ou preparados nas feiras livres do Município. O material foi elaborado como ferramenta de apoio didático para padronizar os treinamentos, fortalecer a segurança alimentar e garantir o cumprimento das normas sanitárias.
O objetivo do programa é capacitar os feirantes para o cumprimento das normas aplicáveis à comercialização de alimentos, promovendo a segurança alimentar e a proteção da saúde pública. A iniciativa destaca a atuação preventiva e educativa da Vigilância Sanitária, aliada a ações intersetoriais da saúde pública municipal.
A formação terá carga horária de 2 horas, com uma metodologia dinâmica que inclui aulas expositivas dialogadas, demonstrações práticas, estudos de caso e emissão de certificado de participação.O cronograma é composto por oito partes, apresentadas da seguinte forma:
Parte 1 – Introdução à Vigilância Sanitária: apresenta a definição, estrutura (ANVISA, estado e município), papel dos feirantes e benefícios das adequações.
Atividade: discussão sobre experiências com fiscalização.
Parte 2 – Legislação Sanitária Aplicável: explica a hierarquia legal, normas principais (RDC 216/2004, Lei 6.437/77, Código Sanitário de MT) e documentação exigida.
Atividade: análise de documentos obrigatórios.
Parte 3 – Doenças Transmitidas por Alimentos: aborda agentes causadores (bactérias, vírus, parasitas), prevenção e as cinco chaves da OMS.
Atividade: estudo de caso sobre surto de DTA.
Parte 4 – Boas Práticas de Manipulação: inclui higiene pessoal, técnica de lavagem das mãos (8 passos), controle de saúde e comportamentos proibidos.
Atividade: demonstração prática de lavagem correta.
Parte 5 – Estrutura Física e Equipamentos: requisitos mínimos de bancadas, cobertura, pias, refrigeração e materiais adequados.
Atividade: análise de fotos de estruturas.
Parte 6 – Controle de Alimentos: método PEPS, zona de perigo de temperatura, critérios de aceitação/rejeição e boas práticas no recebimento e armazenamento.
Atividade: simulação de recebimento de mercadorias.
Parte 7 – Higiene Ambiental: conceitos de limpeza, desinfecção, cronograma, controle de pragas e manejo de resíduos.
Atividade: demonstração de diluição de produtos.
Parte 8 – Documentação e Fiscalização: explanação sobre POPs, Manual de Boas Práticas, certificações e como lidar com fiscalizações.
Atividade: simulação de fiscalização.
Locais e datas das capacitações:
18/07 – Feira Central – bairros Rota do Sol e Bela Vista
25/07 – Zona Leste (Turma 1)
01/08 – Zona Leste (Turma 2)
Todas, ocorrerão às 19h.
A coordenadora da Vigilância Sanitária, Marystela Mamoré, ressalta que a participação dos feirantes é fundamental para melhorar as condições sanitárias nas feiras e garantir alimentos mais seguros à população.
“Nosso objetivo é orientar, padronizar e apoiar os feirantes para que eles possam oferecer alimentos seguros à população. Além disso, mostramos que a fiscalização também tem um papel educativo, e que cuidar da higiene e da estrutura é uma forma de valorizar o próprio trabalho e a saúde de quem consome esses produtos”, finaliza.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT
Sorriso
Educação permanente fortalece atuação e integração das equipes do SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Sorriso reforça o compromisso com a qualidade do atendimento pré-hospitalar por meio de um modelo constante de educação permanente, desenvolvido internamente durante os plantões. Atualmente, o serviço conta com quatro equipes fixas: leões, Castor, Fênix e Águia, que participam ativamente da construção e condução das capacitações.
Cada equipe é responsável, em sistema rotativo, por conduzir um tema baseado nos manuais do SAMU (Suporte Básico e Avançado), no livro PHTLS e em materiais científicos atualizados, promovendo uma troca de conhecimento entre os próprios profissionais. As atividades são dinâmicas, práticas e abrangem diferentes áreas da atuação em urgência e emergência, fortalecendo não só o conhecimento técnico, mas também os laços de confiança e cooperação entre os trabalhadores da Base Descentralizada do SAMU de Sorriso.
Entre os temas abordados recentemente estão:
Estudo sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC);
Estudo sobre Crises Hipertensivas;
Estudo sobre intoxicação por medicamentos depressores do SNC(sistema nervoso central);
Operações básicas de ventilador mecânico para transporte;
Técnicas de imobilização com cordas;
Abordagem sobre ritmos chocáveis e não chocáveis;
Práticas de RCP (Reanimação Cardiopulmonar).
O diferencial, segundo a coordenadora da Base, enf.ª Marisa Antunes Lauermann, está na participação multidisciplinar: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores na gerência dos encontros. A troca de saberes valoriza os diferentes papéis dentro do atendimento de urgência e emergência, promovendo uma formação horizontal e integradora entre a equipe.
“Teoria e prática caminham juntas e aqui todos são aptos a compartilhar conhecimento. O médico pode abordar uma patologia, o condutor fala sobre segurança e sinalização, o enfermeiro discute os cuidados e condutas. A estratégia visa manter as equipes atualizadas, preparadas e integradas, valorizando o trabalho coletivo e aprimorando a qualidade do atendimento prestado à população”, destacou Marisa.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT
Sorriso
Sorriso sediará evento de artes marciais mistas no próximo domingo

Sorriso recebe, no próximo domingo (20), mais uma edição do Fight Night Champion – Artes Marciais Mistas. A programação terá início às 15h, no CT Jarutas, localizado na Rua Mato Grosso, nº 2668, bairro Centro Sul, próximo à Praça da Juventude.
O evento contará com um total de dez combates, envolvendo atletas das categorias masculina e feminina. Serão realizadas seis lutas de muay-thai, três de jiu-jitsu e uma luta de boxe.
A luta principal será protagonizada por atletas de Sorriso e valerá o cinturão da categoria até 61 kg. Gustavo Bassani, do CT Jarutas, fará sua primeira defesa do título enfrentando Michel Dams, da Fighter Club.
Além dos representantes locais, o evento reunirá lutadores de Sapezal, Sinop, Tapurah, Vera e Colíder. O Fight Night Champion é realizado pelo CT Jarutas, com apoio da Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT
-
Esportes09/07/2025 - 18:30
PSG atropela Real Madrid e garante vaga na final do Mundial de Clubes
-
Rondonópolis11/07/2025 - 22:21
Vereador Adilson do Naboreiro expõe irregularidades na CODER, mas não formaliza denúncias
-
Rondonópolis10/07/2025 - 12:30
Praça Por do Sol será palco do hip-hop em evento com oficinas de grafite e rimas, apresentações e batalha de break
-
Rondonópolis11/07/2025 - 17:00
Prefeito determina retomada de obra de duplicação da Avenida Bandeirantes
-
Rondonópolis10/07/2025 - 17:29
Concurso em regime de CLT sem estabilidade e o Futuro dos Servidores da CODER
-
Rondonópolis11/07/2025 - 18:30
Avenida Lions Internacional terá trecho interditado neste sábado (12)
-
Rondonópolis11/07/2025 - 21:29
Conferência de Assistência Social encerra com avanços significativos
-
Rondonópolis11/07/2025 - 20:45
CEI ouve representante de empresa contratada pela Santa Casa nesta terça (15)