Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Rondonópolis

Vila Operária completa 70 anos e entrega o 1º prefeito rondonopolitano

Publicado

A região mais populosa de Rondonópolis está em festa. A Vila Operária, que se figura como o primeiro bairro criado na cidade, completa nesta sexta-feira (25) seus 70 anos de fundação. Antes essencialmente residencial, cada vez mais a região vem se desenvolvendo nos setores de prestação de serviços e comércio. Como fonte das mais diversas personalidades do município, a Vila Operária é responsável por proporcionar agora o primeiro prefeito eleito genuinamente rondonopolitano: Cláudio Ferreira, nascido no bairro.

A Vila Operária foi fundada em 25 de abril de 1955, logo após a emancipação político-administrativa de Rondonópolis. Foi criada pelo primeiro prefeito eleito de Rondonópolis, Daniel Martins de Moura, que queria replicar uma tendência vivenciada em grandes centros urbanos de aproximar o local de moradia dos trabalhadores do setor fabril. O foco inicial de atrair várias indústrias para a região não se concretizou, mas, por sua vez, atraiu grande leva de moradores ao longo das décadas.

Diante da situação de grande carência urbana, o padre Lothar Bauchrowitz foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de Vila Operária, ajudando na efetivação de importantes melhorias sociais e de infraestrutura do bairro. Nascido em 1938, na Alemanha, ele foi apresentado à comunidade da Vila Operária pelo então bispo Dom Vunibaldo em 15 de agosto de 1964. Inicialmente, ainda morava na casa do bispo Dom Vunibaldo e ia de bicicleta até a Vila Operária, atendendo também as comunidades vizinhas.

Veja Mais:  Sesc Rondonópolis promove atividades culturais, lúdicas e de saúde no Rondon Plaza Shopping

A Lei Estadual n.º 3.766, de 30 de junho de 1976, criou o distrito de Vila Operária, sendo este anexado ao município de Rondonópolis. Hoje o distrito abrange dezenas de bairros, tendo uma população superior a um grande número de municípios de Mato Grosso. Os dados do Censo 2022 mostram que o distrito da Vila Operária, com 46.272 habitantes em Rondonópolis, tem população superior que a de 128 municípios de Mato Grosso.

De acordo com o filho ilustre, no caso o prefeito Cláudio Ferreira, também nascido de rondonopolitanos, tendo como pais Aloísio e Moiselina, é uma grande honra ter nascido em Vila Operária. Da mesma forma, ele aponta que grande parte da população rondonopolitana também é filha de pessoas nascidas em Vila Operária. “A contribuição da Vila Operária foi e continua sendo muito importante para o desenvolvimento de Rondonópolis”, atesta.

Prefeito Cláudio Ferreira: “Eu amo a Vila Operária! Ter nascido em Vila Operária e enfrentado dificuldades me fizeram mais forte”

Cláudio Ferreira considerou à reportagem que o fato de ser o primeiro prefeito de Rondonópolis nascido na própria cidade se trata de um fenômeno tardio, considerando os 71 anos do município. “Contudo, há tempo para todas as coisas. O tempo, a inteligência popular e a providência divina se encarregaram de entregar ao povo rondonopolitano o seu primeiro prefeito rondonopolitano da gema. Me sinto privilegiado por isso”, avaliou.

Como muitas das pessoas que nasceram em Vila Operária, o atual prefeito lembra que também enfrentou muitas dificuldades na vida. “Mas isso nunca foi algo que me desestimulou, nunca deixei de falar que nasci em Vila Operária. Eu amo a Vila Operária! Ter nascido em Vila Operária e enfrentado dificuldades me fizeram mais forte”, externou.

Veja Mais:  Cemei Iracy utiliza o lúdico como portal para o desenvolvimento infantil

Nesse contexto, Cláudio Ferreira destacou que não importa onde a pessoa tenha nascido, mas sim seu propósito e determinação para superar as adversidades. “O talento não escolhe lugar para nascer. Não importa se a pessoa nasceu na Vila Operária, na Vila Olinda, no Pedra 90, no Centro, na Vila Aurora ou no Village do Cerrado. O importante é ter propósito, estar realmente disposto a enfrentar as adversidades. Ainda tenho que mostrar a que vim como prefeito, tenho muito a fazer, mas vou me esforçar para deixar um grande legado e ser um exemplo para meus pares!”, deixou como mensagem.

COMEMORAÇÃO

Em alusão ao aniversário de Vila Operária, a Prefeitura de Rondonópolis, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e da Secretaria de Promoção e Assistência Social, fará nesta sexta-feira um evento comemorativo voltado a toda comunidade na Praça Bom Jesus, região central do distrito. As atividades começam às 13h30 com baile dos idosos, apresentações e atividades culturais e distribuição de bolo, pipoca, picolé e algodão-doce.

Registro antigo mostra o começo da formação da Vila Operária – Reprodução

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook

Rondonópolis

Nova gestão corrige projeto de feira e garante mais segurança e funcionalidade para feirantes e usuários

Publicado

A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SINFRA), está promovendo uma série de correções em projetos de obras públicas que foram herdados com falhas técnicas da gestão anterior. Por determinação do prefeito Cláudio Ferreira, a atual administração iniciou um rigoroso trabalho de diagnóstico técnico em todas as frentes de obras em andamento, com o objetivo de evitar prejuízos ao erário, garantir a segurança das edificações e entregar serviços públicos de qualidade à população.

Embora diversas obras estejam passando por reavaliações e correções, nesta semana a SINFRA destaca a requalificação da Feira do Jardim Atlântico, cujo projeto original apresentava graves deficiências estruturais e sanitárias. Durante a vistoria técnica realizada pela equipe de engenharia da SINFRA, foram identificadas falhas que, se não corrigidas, comprometeriam a segurança de feirantes e usuários, além de dificultar o funcionamento adequado do espaço.

Entre os problemas diagnosticados estavam ausência de pias internas, inviabilizando condições adequadas de higiene para quem manipula alimentos; estrutura de cobertura subdimensionada, com risco de colapso caso fosse executada como prevista inicialmente; previsão de telhas metálicas sem isolamento térmico, inadequadas ao clima de Rondonópolis; falta de sistema de drenagem pluvial, o que poderia gerar alagamentos e deterioração precoce do espaço.

Secretário Lucas Luz destaca a requalificação da Feira do Jardim Atlântico

Com base no relatório técnico, a gestão municipal autorizou a elaboração de um novo projeto e a celebração de um aditivo contratual, incluindo instalação de pias no salão da feira; substituição do piso por granelite, de fácil limpeza e alta durabilidade; reforço da cobertura com nova estrutura e telhas termoacústicas; e implantação de rede de águas pluviais para escoamento da chuva.

Veja Mais:  Câmara Municipal de Rondonópolis vai realizar Sessão Ordinária dentro da 49ª Exposul

“Essas medidas refletem o compromisso da gestão liderada pelo prefeito Cláudio Ferreira em corrigir erros do passado com responsabilidade e transparência, entregando obras que realmente atendam às necessidades da população”, repassou o secretário da SINFRA, Lucas Corrente Luz.

Segundo a SINFRA, outras intervenções estão em andamento em diferentes frentes de obras, e serão apresentadas gradualmente à sociedade.

Projeto da Feira do Jardim Atlântico
Projeto da Feira do Jardim Atlântico

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

“Infância e Cultura na Escola Municipal de Artes” é tema da 4ª edição do “Cultura em Ação: Conectando Artistas e Oportunidades”

Publicado

Cuidados e tratamentos adequados em uma fase tão importante como a infância fazem parte do foco da Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude. Assim, o “Cultura em Ação: Conectando Artistas e Oportunidades” de maio lança seu olhar atento sobre a matéria e debate “Infância e Cultura nas Escolas de Artes Municipais”. O evento, que será conduzido por profissionais que se dedicam à questão, acontece na próxima segunda-feira (26), das 19h às 21h, no Centro Cultural José Sobrinho, e é aberto a toda a população.

“Este painel tem como objetivo discutir elementos fundamentais para quem atua com arte -educação voltada ao público infantojuvenil. A proposta é refletir sobre a infância e sua relação com a cultura no contexto da Escolas Municipal de Artes, promovendo um espaço de troca entre educadores, artistas, formadores e demais agentes culturais”, sintetiza a coordenadora do encontro, Camila Zenzele Pinho, que é superintendente de Ações Culturais da Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude e uma das palestrantes do evento.

Doutora em psicologia social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre em Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista de Assis/SP (Unesp), a psicóloga Carmem Lúcia Sussel Mariano, que é docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) na área da infância e juventude na cultura contemporânea vai instigar a plateia com a pergunta “Direito fundamental das crianças: o que precisamos saber?” sobre a qual vai discorrer.

Veja Mais:  Técnico de Handebol é homenageado por atletas e ex-atletas em Poxoréu-MT

Ela, que é co-lider do grupo de pesquisa Infância, Juventude e Cultura Contemporânea da UFR e coordena o projeto de pesquisa “Infância e juventude: direitos, cidadania e democracia”, atuando sobre temáticas como práticas pedagógicas respeitadoras da cidadania de crianças e mídia e infância, entre outras, vai ministrar seu colóquio às 19h.

Dheysiel Barbosa é arte-educador, ator e diretor de teatro, dança e artes circenses e, às 20h, vai conduzir o colóquio “Processos de ensino em arte no eixo sociocultural”. Sua contribuição na área da cultura marca uma trajetória de dedicação em trabalhos educativos e socioculturais, atuando como técnico de programas sociais do Sesc com atribuições significativas com foco em cultura e arte como ferramentas de transformação social. Ainda foi coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Padre Lothar sempre desenvolvendo ações de impacto comunitário e, após assumir como uma vaga de conselheiro tutelar no Conselho Tutelar da Vila Operária, voltou seu trabalho mais especificamente aos direitos da infância e juventude. Hoje, ele é coordenador de Artes Cênicas da Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude onde desenvolve suas atividades com diretrizes em projetos que impulsionem e valorizem a arte como instrumento de formação humana, inclusão e cidadania.

Psicóloga, arte-educadora e gestora cultural, Camila será a facilitadora do debate “Metodologias ativas: a escola de artes como política pública”, que ocorre às 21h. Mestre em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pós-graduanda em produção cultural, arte e entretenimento pela Faculdade de Administração Artes de Limeira (Faal), a coordenadora do seminário é coautora do espetáculo “Geração de Cam”, que aborda a segurança e a infância.

Veja Mais:  Moradores do Tancredo Neves e região contam com nova área de lazer

Reforçando o pensamento de que a arte permite a descoberta de emoções, construção da visão de mundo e canalização das expressão de habilidades do universo infantil, Camila é enfática: “A educação artística estimula a sensibilidade, a sociabilidade e os sentidos sobre a vida com enfoque ético e autorresponsabilidade”.

Para assistir ao workshop, basta se inscrever pelo link https://docs.google.com/forms/… e se dirigir ao Centro Cultural José Sobrinho que fica na Rua Barão do Rio Branco 2.650, Jardim Santa Luzia, ao lado da UPA.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Escola Municipal premia alunos com melhor desempenho nas provas

Publicado

Alunos do 5º ano da Escola Municipal Padre João Paulo Nolli participaram de uma cerimônia simples mas cheia de significado na manhã desta sexta-feira (23). Eles foram premiados pelo excelente desempenho no 1º Simulado de Língua Portuguesa e Matemática do programa Acerta Brasil. Os estudantes ficaram orgulhosos com a medalha no peito e o certificado na mão.

Essa foi a forma que a direção da Escola Municipal encontrou para premiar os alunos que tiveram melhor desempenho e com isso estimular os outros a se esforçarem nos estudos para conquistar medalhas nas próximas provas.

O simulado foi a primeira avaliação bimestral do Acerta Brasil desse ano. Com os resultados em mão, os profissionais das escolas que participam do programa podem ter uma referência de como vão desenvolver as estratégicas pedagógicas para trabalhar com os alunos em sala e ainda fazer formações com os professores.

“Esses simulados fazem parte do material pedagógico que a Prefeitura comprou para nós trabalharmos esse ano . Nós lançamos as avaliações e o sistema gera um panorama do resultado de cada aluno”, explicou a diretora da escola João Paulo Nolli, Elaine Souza Ribeiro Caetano. Ela explica que esse material tem a função de potencializar os quintos anos, principalmente por conta da prova do IDEB, para os alunos acostumarem com a rotina de avaliação.

Os resultados dos simulados também auxiliam os professores a acompanharem o desempenho dos alunos, a medida que vão fazendo os simulados e dentro da própria plataforma vai tendo um parâmetro da evolução de cada um e também o progresso da turma.

Veja Mais:  Mulheres vão presidir as sessões da Câmara no Mês de Março

“Hoje nós conseguimos olhar, mapear e ver qual é a turma com o melhor desempenho, qual é a turma que ainda precisa ser potencializada, quais são as habilidades mais frágeis para todas as turmas. É um recurso muito interessante, primordial para dar subsídio, na verdade, para o professor trabalhar e fazer esse mapeamento da turma”, comentou a diretora.

A expectativa é que a cada resultado dos simulados os melhores classificados recebam a premiação simbólica e os aplausos do restante dos alunos da escola.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana