Mato Grosso
CGE participa de curso sobre modelo para mensurar o seu nível de capacidade de auditoria interna
Representantes de mais de 20 órgãos de controle interno do Brasil, entre eles da Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT), participaram nesta semana de curso sobre o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna – IA-CM (Internal audit capability model), desenvolvido para o setor público pelo Instituto de Auditores Internos (The Institute of Internal Auditors – IIA). A capacitação foi realizada em Brasília (DF) pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com o Banco Mundial.
A metodologia IA-CM visa identificar o estágio de cada órgão de controle no que tange ao papel de contribuir para a economicidade, eficiência e efetividade da administração pública, bem como identificar as ações, as atividades e os componentes necessários para uma auditoria interna efetiva no setor público.
O curso foi ministrado pelo coordenador-geral de Métodos, Capacitação e Qualidade da Controladoria Geral da União (CGU), Sérgio Filgueiras de Paula.
A CGE-MT foi representada na capacitação pela superintendente de Auditoria Programada, Leliane Ferreira Silva Santana, que, na próxima semana, apresentará aos colegas auditores os conhecimentos adquiridos.
A partir da explanação da superintendente, a CGE dará início a uma autoavaliação da maturidade do seu trabalho de auditoria interna, na comparação com a avaliação realizada nos anos de 2015/2016 pelo Banco Mundial.
A análise servirá de guia para o estabelecimento de práticas profissionais e procedimentos sustentáveis aplicados conforme os padrões internacionais que regem as atividades do setor. Também poderá resultar em apoio técnico e financeiro do Banco Mundial para o desenvolvimento de projetos que aprimorem a organização e atuação dos órgãos de auditoria interna.
“Além disso, é preciso considerar que um dos requisitos do Banco Mundial para a concessão de financiamento aos estados, para execução de políticas públicas, é que a unidades da Federação disponham de órgão de auditoria que siga as normas internacionais de atuação”, acrescentou a superintendente.
No evento desta semana em Brasília, a secretária executiva do Conaci, Renata Kelly Cardoso de Rezende, falou sobre a finalidade da capacitação. “O objetivo do curso foi disseminar a metodologia IA-CM nos órgãos membros do Conaci, de forma que todos atuem de maneira padronizada e integrada, entregando auditorias que estejam alinhadas aos padrões internacionais e que realmente agreguem valor à gestão pública”, comentou.
Mato Grosso
Retorno da BR-364 é interditado durante recuperação de ponte sobre o Rio São Lourenço

Crédito – Mayke Toscano/Secom-MT
Mato Grosso
Entrega dos kits da Corrida Marajá – Edição Infinity Energy Drink começam nesta quinta-feira (20/08)
No ato da retirada do kit o participante deverá doar um quilo de alimento não-perecível (exceto sal)

O clima de expectativa já tomou conta dos 2 mil atletas inscritos na Corrida Marajá – Edição Infinity Energy Drink e antes de encarar o percurso no domingo (23/08), os participantes terão o compromisso nesta quinta-feira (20/08), com o início da entrega dos kits de prova em um espaço exclusivo do evento no Atacadão do Porto, em Cuiabá.
A organização preparou um cronograma especial em três dias para garantir comodidade e agilidade aos participantes: nos dias 20 e 21 de agosto (quinta e sexta-feira), das 9h às 19h e 22 de agosto (sábado), das 9h às 13 horas.
O kit oficial do atleta é para lá de completo, onde inclui a camiseta oficial da prova, sacochila, número de peito com chip de cronometragem, copo exclusivo colecionável, uma unidade do Infinity Energy Drink Sem Açúcar e brindes oferecidos pelos patrocinadores do evento.
Com o número no peito e chip de cronometragem garantidos, o foco total será para o dia do desafio de 6 quilômetros no domingo. A largada pontual está marcada para às 06h30, em frente à sede da fábrica de Refrigerantes Marajá, em Várzea Grande, que também servirá como ponto de chegada. O evento é alusivo ao aniversário de 63 anos de fundação da empresa.
A recomendação da organização é que os corredores cheguem com antecedência para o aquecimento inicial e hidratação.
Mato Grosso
Empresários do setor da construção visitam o mais moderno centro de segurança do trabalho da América Latina

Foto-Assessoria
Na tarde desta quinta-feira (13/08), um grupo de empresários associados ao Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Sinduscon Sul MT) realizou uma visita técnica e de imersão no recém-inaugurado Sesi Experience – Centro Avançado de Segurança do Trabalho, localizado em anexo às dependências da sede do Serviço Social da Indústria de Rondonópolis.
Antes do tour técnico, os associados participaram de uma breve palestra sobre os detalhes e o potencial de aprendizado do CT, que recebeu um investimento total de 12 milhões de reais. Na sequência, eles seguiram para o centro, onde passaram por experiências que simulam situações reais de acidentes de trabalho e momentos críticos.
Para o gestor regional de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi Mato Grosso, Márcio Alves, este foi o primeiro grupo de empresários a realizar a imersão no centro avançado. “Eles puderam presenciar toda a tecnologia voltada para a segurança do trabalho. Os equipamentos proporcionam uma imersão do trabalhador ao utilizar de forma correta tanto os equipamentos de proteção coletiva quanto os de proteção individual”, explicou.
Ainda segundo Márcio Alves, esses cenários e equipamentos fazem com que se mude o formato e a abordagem do trabalhador quanto à importância de prevenir a sua saúde e a sua segurança. “Aqui o foco é trazer essa experiência, onde o trabalhador vai poder fazer a utilização de forma correta do equipamento de segurança individual e voltar para sua rotina, na qual ele vai conseguir utilizar da melhor forma possível esse equipamento, fazendo uma imersão nesse ambiente saudável e seguro”, finalizou.
O engenheiro civil e proprietário da empresa Plano Sul, Rafael Francisco Lopes Machado, foi um dos associados que fizeram a visita técnica ao Sesi Experience. “Foi uma experiência incrível, acredito que fora do normal. Nunca vi algo parecido, porque existe de fato uma imersão e é possível vivenciar situações em que sentimos estar passando pelo risco e aprendemos como não passar por eles na vida cotidiana e na operação da obra”, destacou.
Sesi Experience — O maior centro de treinamento em Saúde e Segurança do Trabalho da América Latina e o primeiro do Brasil, o Sesi Experience, fica em Rondonópolis. O complexo tem a missão de transformar a forma como as empresas capacitam seus trabalhadores, reunindo treinamentos que vão desde instalações elétricas e espaços confinados até o trabalho em altura. Para isso, utiliza tecnologia coreana imersiva para reproduzir situações reais de risco sem expor os participantes ao perigo. Idealizado pelo Sesi MT, a estrutura permite que o colaborador vivencie cenários críticos, aprenda a identificar riscos e adote os procedimentos corretos de segurança em um ambiente totalmente controlado.
-
Política MT22/09/2026 - 09:06Após ação do AGIR, candidatura de Alessandra segue de pé e caso será analisado pelo TRE-MT
-
Esportes22/09/2026 - 17:535ª Corrida Unimed Rondonópolis acontece no próximo domingo
-
Rondonópolis24/09/2026 - 08:28Cláudio Ferreira defende fortalecimento da Santa Casa em vez de novo Hospital Regional em Rondonópolis






