Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política MT

CST da engenharia e agronomia debate avanço da aviação agrícola

Publicado

Foto: Ronaldo Mazza

O crescimento e a tecnologia utilizada na aviação agrícola no Brasil foi o tema de debate na reunião dessa quarta-feira (11|) na Câmara Setorial Temática (CST) de Engenharia e Agronomia. Para falar sobre o assunto, participou o engenheiro agrônomo e diretor executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), Gabriel Colle.

Também ficou decidido que o presidente da CST, agrônomo Marcelo Capelotto, vai propor para a equipe técnica da câmara, propostas para trabalhar sobre a regulamentação e segurança dentro da agricultura alimentar e para o agronegócio mato-grossense.

“A partir dessa reunião, temos que mostrar e, ainda criar, junto com essas instituições que estão participando, uma solução imediata para a população. Também vou levar essas informações para alguns parceiros do Estado para que possamos começar algumas ações urgentes em cima desses fatores”, explicou Capelotto.

Durante a palestra, Colle esclareceu como funciona a atividade da aviação agrícola, que segundo, o palestrante, se trata de um setor altamente regulado e trabalha com muita tecnologia. Mostrou ainda evolução do setor para que as pessoas tenham segurança na contratação da aviação agrícola.

“Atualmente há muita segurança da aviação agrícola, porém, as pessoas ainda sentem falta de informações sobre essa atividade. Essa demonstração é para mostrar também que a tecnologia é muito regulada, principalmente, fiscalizada na esfera municipal, estadual e federal”, apontou Colle.

Veja Mais:  Lei de Lúdio que permite aos servidores públicos terem MEI é publicada

Vale destacar que Mato Grosso lidera o ranking de aviões agrícolas em fazendas, com um total de 283 aeronaves, esse número sobe para 498 no geral. O estado de Goiás é o segundo colocado com apenas 59.

“Nos últimos dez anos, o Brasil teve um crescimento de 700 aviões agrícolas chegando ao montante de 2.200 aeronaves, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Desse total, são utilizados pelo Ibama 98 capacitadas ao combate a incêndios, que precisam seguir as normas e regulamentação do órgão”, afirmou o agrônomo.

A aviação agrícola passou a ser utilizada no Brasil em 1947, na região de Pelotas (RS), devido ao ataque de gafanhotos. Na década de 80 houve redução significativa na frota agrícola no país, porém, na década seguinte, aconteceu um reaquecimento que trouxe crescimento nos trabalhos de aplicação aérea de agroquímicos, acompanhando o desenvolvimento das culturas de soja e do algodão no cerrado dos estados de Mato Grosso e Goiás.

“Nestes 72 anos de existência no Brasil, a aviação agrícola tem mostrado vantagens com a sustentabilidade, como por exemplo, a preservação com o meio ambiente. Esse setor colabora na economia de água em até 8% em relação à aplicação terrestre”, revelou ele.

Outro ponto abordado durante a reunião foi quanto à regulamentação do setor. Colle disse que a aviação agrícola é regulamentada por um decreto de 1969, depois referendado por outro decreto lei de 1981 que estabelece todas as regras que as empresas de aviação agrícolas devem cumprir para poder operar.

Veja Mais:  Comissão de Meio Ambiente analisa projetos durante reunião extraordinária

“É possível rastrear 100% de suas atividades, isso é cruzado com os receituários agronômicos também. Mato Grosso é o estado que possui o maior número de aviões agrícolas em fazendas. Isso implica que os produtores rurais precisam cumprir algumas regras como a instrução normativa 02 do Ministério da Agricultura, que prevê, enviar mensalmente as informações do que a aeronave está fazendo na sua propriedade”, argumentou.

Na ocasião, o agrônomo também destacou que os principais sistemas de aplicação de defensivos agrícolas utilizados no Brasil são de uso terrestre ou aéreo, sendo respectivamente encontrados neste âmbito pulverizadores de arrastro e aeronaves específicas preparadas para a operação de pulverização.

“A aviação agrícola atende as culturas de arroz, laranja, café, eucalipto, trigo, soja, milho, banana, cana e algodão, onde elas devem crescer em torno de 9% O Brasil é um grande produtor mundial de alimentos, e baseado em estimativas do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), deve crescer cerca de 20% até 2.022”, revelou Colle.

Comentários Facebook

Política MT

Ex-governador Mauro Mendes rebate senador Wellington Fagundes sobre obras da MT-170

Publicado

Ex-governador Mauro Mendes

O ex-governador Mauro Mendes voltou a criticar o senador Wellington Fagundes em meio às discussões sobre as obras da MT-170, antiga BR-174, no estado de Mato Grosso.

Em declarações recentes, Mauro rebateu as críticas feitas pelo senador sobre a qualidade das obras executadas na rodovia e afirmou que a estrada permaneceu abandonada durante anos sob responsabilidade do Governo Federal. Segundo ele, a estadualização da via ocorreu justamente para garantir a retomada das obras e melhorar a trafegabilidade da região.

Mauro Mendes também acusou Wellington Fagundes de “faltar com a verdade” ao questionar o andamento dos serviços e destacou que, antes da intervenção do Estado, motoristas enfrentavam sérios problemas estruturais na rodovia, incluindo longos períodos de atoleiros e dificuldades de deslocamento.

O embate ganhou força após Wellington cobrar investigações sobre possíveis falhas na execução das obras e defender acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) nos contratos relacionados à MT-170.

A discussão entre os dois líderes políticos amplia o clima de disputa política em Mato Grosso, principalmente diante das articulações visando as eleições de 2026.

Veja Vídeo:

Comentários Facebook
Veja Mais:  Comissão de Meio Ambiente analisa projetos durante reunião extraordinária
Continue lendo

Política MT

Cláudio Ferreira elogia deputado Nininho durante anúncio de recursos para a Santa Casa de Rondonópolis

Publicado

Foto Reprodução ChatGPT

Durante o ato de assinatura do convênio entre o Governo de Mato Grosso e a Santa Casa de Rondonópolis, que prevê um aporte financeiro de quase R$ 300 milhões para a unidade hospitalar, o prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, destacou o trabalho do deputado estadual Ondanir Bortolini (Nininho) na articulação de recursos para o município.

Durante o evento, o prefeito rasgou elogios ao parlamentar, chamando Nininho de “deputado pé de boi”, em referência ao empenho e dedicação do deputado em buscar investimentos para a cidade.

Após a manifestação do prefeito, Nininho agradeceu o reconhecimento e reforçou o compromisso de continuar atuando em parceria com o município.

“Obrigado pelas palavras, prefeito Cláudio Ferreira! Essa parceria por Rondonópolis é o que me motiva a buscar sempre mais recursos para a nossa cidade, como esse importante aporte de R$ 22,3 milhões mensais para a Santa Casa. Vamos continuar unindo forças entre o município e a Assembleia Legislativa. Assim, conseguimos avançar de verdade e garantir que as melhorias continuem chegando à nossa população. Contem sempre com o meu empenho e trabalho”, declarou o deputado.

O convênio firmado pelo Governo do Estado representa um dos maiores investimentos recentes destinados à saúde pública regional e busca garantir o fortalecimento financeiro e operacional da Santa Casa, referência no atendimento hospitalar para Rondonópolis e diversos municípios da região sul de Mato Grosso.

Veja Video:

Comentários Facebook
Veja Mais:  Comissão de Meio Ambiente analisa projetos durante reunião extraordinária
Continue lendo

Política MT

“RGA é direito” será o tema do Grande Ato dos servidores no dia 25 de maio

Publicado


Servidores estaduais e municipais de vários locais do estado estarão em Cuiabá para participar na próxima segunda-feira(25) do Grande Ato do Movimento Sindical Unificado pelas ruas do Centro Político Administrativo, rumo ao Palácio Paiaguás, a partir das 14h.

O ato que tem como tema “RGA é direito. E direito se conquista com luta, mobilização e unidade!” quer chamar a atenção do governo para abrir mesa de negociação e ouvir as reivindicações dos servidores e debater alternativas para se resolver o caso dos consignados, as cobranças previdenciárias sobre aposentados e pensionistas e também o plano de cargos e salários de cada categoria. “São reivindicações históricas que geram insatisfação dos servidores de forma geral no estado.  O governo não pode fingir que nada está acontecendo. São mais de 250 mil famílias impactadas mensalmente pela defasagem salarial provocada pelo não pagamento integral da Revisão Geral Anual (RGA)”, diz a presidente da Federação Sindical dos Servidores Públicos de Mato Grosso(FEESP-MT) Carmem Machado.

O Movimento Sindical Unificado também cobra uma mudança de postura do governador, Otaviano Pivetta em relação à adotada na gestão do governador Mauro Mendes em relação aos consignados. Os servidores relatam dificuldades financeiras provocadas por descontos elevados em folha, juros acumulados e falta de mecanismos de proteção aos trabalhadores endividados. Soma-se a isso a cobrança previdenciária sobre aposentados e pensionistas, tema que continua gerando forte indignação entre categorias do funcionalismo.
“Precisamos de uma resposta do governo. Abrir a mesa de negociações”, argumenta Carmem.

Comentários Facebook
Veja Mais:  CPI apresenta proposta de legislação para regular empréstimos consignados
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana