Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política MT

ALMT recebe Seminário Nacional de Resíduos Sólidos

Publicado

Foto: JLSiqueira

/

Secretaria de Comunicação Social

HAROLDO ASSUNÇÃO / Secretaria de Comunicação

Política Nacional de Resíduos Sólidos, experiências de inclusão de catadores de materiais recicláveis, lixo produzido pelo agronegócio – tais serão alguns dos principais temas em discussão no XIII Seminário Nacional de Resíduos Sólidos, que será realizado de quinta-feira até sábado (dias 27, 28 e 29), no auditório Licínio Monteiro, na Assembleia Legislativa.

Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), o evento acontece a cada dois anos e reúne especialistas do país inteiro para interagir, avaliar experiências, além de conhecer tecnologias e procedimentos inovadores para a gestão sustentável do lixo gerado no dia a dia.Com 52 anos de atuação em defesa do saneamento e meio ambiente, a ABES congrega atualmente mais de dez mil profissionais e objetiva promover atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão pública voltadas à melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

Neste ano, o encontro tem ainda o apoio da Associação dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientais (AESA/MT), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/MT) e da ALMT – que cedeu o espaço para a realização do simpósio.

QUINTA-FEIRA

Na quinta-feira, entre 8h e 8h30, a organização fará o credenciamento. A seguir, até as 9h30, está programada a cerimônia de abertura. Daí até as 10h30 será proferida pela representante do Ministério do Meio Ambiente, Zilda Maria Faria Veloso, palestra magna sob o tema “Política Nacional de Resíduos Sólidos – Obrigação Legal”.

Veja Mais:  Mudança no novo Fethab destina recursos para a saúde

Depois, até a hora do almoço, será realizado o primeiro painel do seminário: “Soluções e Técnicas Adotadas com os Resíduos Sólidos no Brasil”, ministrado pela presidente do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU/DF), Eliana Kátia Tavares Campos e pelo presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), Aparecido Hojaji. O painel será coordenado pela representante da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia da Universidade Federal de Mato Grosso (FAET/UFMT), Margarida Marchetto.

Depois do almoço, no segundo painel do encontro – entre 13h30 e 15h30 -, outro importante tema em discussão: “Economia Solidária e Catadores”. Sob a coordenação de Solange Cruz, que representará a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema/MT).

Entre 15h45 e 17h45, coordenado por Francisco Holanildo – representante da Fundação Nacional de Saúde em Mato Grosso (Funasa/MT) – será realizado o terceiro painel, sobre “Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos”.

Em paralelo, haverá apresentação de trabalhos técnicos.

SEXTA-FEIRA

No segundo dia do encontro, pela manhã, o debate segue na esteira da palestra “Gestão sustentável dos resíduos sólidos: uma ferramenta de proteção climática”, sob coordenação de Sara Caporossi, da ABES.

Após o almoço, entre 13h30 e 14h25, o quarto painel, sob o tema “Plano Municipal de Saneamento Básico – a experiência de Mato Grosso”, coordenado por Eliana Beatriz Rondon, da UFMT.

Veja Mais:  Audiência pública debate cobrança da tarifa de esgoto sobre a conta de água

O quinto painel – das 14h25 as 16h10 – abordará “Logística Reversa”, sob coordenação de Denise Duarte, representante da ABES em Mato Grosso.

Das 16h15 as 18h, o sexto painel será sobre “Alternativas para aproveitamento de resíduos”, coordenado por Aldecy de Almeida Santos, da UFMT.

SÁBADO

O último dia do evento será reservado às visitas técnicas – ao Centro Sebrae de Sustentabilidade e à fábrica da Votorantim.

A programação completa do seminário pode ser conferida na internet, por meio do link (https://bit.ly/2Q4Anxm). Quem quiser saber mais sobre a ABES encontrará informações na página da instituição (www.abes-dn.org.br).

Comentários Facebook

Política MT

Ex-governador Mauro Mendes rebate senador Wellington Fagundes sobre obras da MT-170

Publicado

Ex-governador Mauro Mendes

O ex-governador Mauro Mendes voltou a criticar o senador Wellington Fagundes em meio às discussões sobre as obras da MT-170, antiga BR-174, no estado de Mato Grosso.

Em declarações recentes, Mauro rebateu as críticas feitas pelo senador sobre a qualidade das obras executadas na rodovia e afirmou que a estrada permaneceu abandonada durante anos sob responsabilidade do Governo Federal. Segundo ele, a estadualização da via ocorreu justamente para garantir a retomada das obras e melhorar a trafegabilidade da região.

Mauro Mendes também acusou Wellington Fagundes de “faltar com a verdade” ao questionar o andamento dos serviços e destacou que, antes da intervenção do Estado, motoristas enfrentavam sérios problemas estruturais na rodovia, incluindo longos períodos de atoleiros e dificuldades de deslocamento.

O embate ganhou força após Wellington cobrar investigações sobre possíveis falhas na execução das obras e defender acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) nos contratos relacionados à MT-170.

A discussão entre os dois líderes políticos amplia o clima de disputa política em Mato Grosso, principalmente diante das articulações visando as eleições de 2026.

Veja Vídeo:

Comentários Facebook
Veja Mais:  Comissão de Segurança Pública visitará sistema prisional em quatro cidades
Continue lendo

Política MT

Cláudio Ferreira elogia deputado Nininho durante anúncio de recursos para a Santa Casa de Rondonópolis

Publicado

Foto Reprodução ChatGPT

Durante o ato de assinatura do convênio entre o Governo de Mato Grosso e a Santa Casa de Rondonópolis, que prevê um aporte financeiro de quase R$ 300 milhões para a unidade hospitalar, o prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, destacou o trabalho do deputado estadual Ondanir Bortolini (Nininho) na articulação de recursos para o município.

Durante o evento, o prefeito rasgou elogios ao parlamentar, chamando Nininho de “deputado pé de boi”, em referência ao empenho e dedicação do deputado em buscar investimentos para a cidade.

Após a manifestação do prefeito, Nininho agradeceu o reconhecimento e reforçou o compromisso de continuar atuando em parceria com o município.

“Obrigado pelas palavras, prefeito Cláudio Ferreira! Essa parceria por Rondonópolis é o que me motiva a buscar sempre mais recursos para a nossa cidade, como esse importante aporte de R$ 22,3 milhões mensais para a Santa Casa. Vamos continuar unindo forças entre o município e a Assembleia Legislativa. Assim, conseguimos avançar de verdade e garantir que as melhorias continuem chegando à nossa população. Contem sempre com o meu empenho e trabalho”, declarou o deputado.

O convênio firmado pelo Governo do Estado representa um dos maiores investimentos recentes destinados à saúde pública regional e busca garantir o fortalecimento financeiro e operacional da Santa Casa, referência no atendimento hospitalar para Rondonópolis e diversos municípios da região sul de Mato Grosso.

Veja Video:

Comentários Facebook
Veja Mais:  Audiência propõe busca ativa e assistência a crianças e adolescentes órfãos da covid-19
Continue lendo

Política MT

“RGA é direito” será o tema do Grande Ato dos servidores no dia 25 de maio

Publicado


Servidores estaduais e municipais de vários locais do estado estarão em Cuiabá para participar na próxima segunda-feira(25) do Grande Ato do Movimento Sindical Unificado pelas ruas do Centro Político Administrativo, rumo ao Palácio Paiaguás, a partir das 14h.

O ato que tem como tema “RGA é direito. E direito se conquista com luta, mobilização e unidade!” quer chamar a atenção do governo para abrir mesa de negociação e ouvir as reivindicações dos servidores e debater alternativas para se resolver o caso dos consignados, as cobranças previdenciárias sobre aposentados e pensionistas e também o plano de cargos e salários de cada categoria. “São reivindicações históricas que geram insatisfação dos servidores de forma geral no estado.  O governo não pode fingir que nada está acontecendo. São mais de 250 mil famílias impactadas mensalmente pela defasagem salarial provocada pelo não pagamento integral da Revisão Geral Anual (RGA)”, diz a presidente da Federação Sindical dos Servidores Públicos de Mato Grosso(FEESP-MT) Carmem Machado.

O Movimento Sindical Unificado também cobra uma mudança de postura do governador, Otaviano Pivetta em relação à adotada na gestão do governador Mauro Mendes em relação aos consignados. Os servidores relatam dificuldades financeiras provocadas por descontos elevados em folha, juros acumulados e falta de mecanismos de proteção aos trabalhadores endividados. Soma-se a isso a cobrança previdenciária sobre aposentados e pensionistas, tema que continua gerando forte indignação entre categorias do funcionalismo.
“Precisamos de uma resposta do governo. Abrir a mesa de negociações”, argumenta Carmem.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Audiência pública debate cobrança da tarifa de esgoto sobre a conta de água
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana