Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política MT

Deputado Claudinei reforça a necessidade de melhorias no trânsito na Setrat de Rondonópolis

Publicado

O parlamentar esteve com o secretário Lindomar, que assumiu recentemente a pasta municipal, para debater assuntos relacionados ao trânsito do município

Deputado Claudinei com o secretário Lindomar e o gerente Rodrigo da Setrat

O novo secretário de Transporte e Trânsito de Rondonópolis, Lindomar Alves, e o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) discutiram, na tarde dessa quinta-feira (7), sobre as demandas do município. Na oportunidade, também marcaram presença o presidente do Departamento de Trânsito, Rodrigo Ferreira, e o presidente do Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran), Gustavo Vasconcelos, que participou da reunião por telefone.

“Eu já defendia a necessidade de um secretário municipal para tratar de assuntos sobre o trânsito de Rondonópolis. Tinha quer ter gente para fazer as tratativas e o prefeito José Carlos do Pátio (SD) acertou na escolha. Já me coloquei à disposição para contribuir e, quem sabe, destinar emendas no próximo ano para a Setrat”, comentou o parlamentar.

O presidente do Detran desejou sucesso na nova empreitada de Lindomar, que assumiu o cargo da Setrat, no dia 1° de outubro. “Agradeço e espero ter a oportunidade de fazer uma visita em breve. Estamos abertos, queremos estreitar os laços com o presidente e a sua equipe para buscar as parcerias diretas e indiretamente para atender o cidadão rondonopolitano”, declarou o secretário.

Acidentes

Em agosto deste ano, o deputado alertou sobre o alto índice de acidentes no munícipio, ainda mais que grande parte das vítimas com lesões e fraturas acabavam ficando desamparadas devido ao aguardo para a realização de cirurgias ortopédicas a nível estadual. “Como eu já havia dito, se não resolver a situação do trânsito de Rondonópolis, o Hospital Regional vai continuar patinando nas cirurgias ortopédicas, vai haver gastos por parte do município. Precisamos já buscar soluções para essa situação”, frisou Claudinei.

Veja Mais:  TV Assembleia ganha novos estúdios e espaço mais moderno

As principais ocorrências de acidentes estão relacionadas com homicídio culposo na direção de veículo, lesões corporais culposa qualificada e seguida de morte. De acordo com Lindomar, uma das propostas na gestão municipal é retomar com as lombadas e os radares. “Infelizmente, a questão da conduta e o comportamento do ser humano, se ele não tiver disciplina, nada vai funcionar. Temos que ter ações efetivas”, explica o secretário.

Ele defende a importância do poder público promover a disciplina, ainda mais que conta com um sistema modernizado. “O que a sociedade vem nos cobrado, será feita de forma transparente. Pretendemos construir as soluções com a sociedade, Câmara de Vereadores, Rotary, Lions, CDL, entre outros parceiros da sociedade civil organizada. Hoje, a cidade tem essas irregularidades e infrações cometidas por falta de disciplina”, salienta Lindomar.

De acordo com dados estatísticos do Detran, por meio da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), o município apresentou 813 ocorrências de acidentes, em 2020, e 418 no período de janeiro a junho deste ano.

Trânsito – As principais vias de Rondonópolis onde ocorrem acidentes são as Avenidas dos Estudantes, Governador Júlio Campos, Bandeirantes e Goiânia, ruas 15 Novembro e Ramiro Bernardes.

Política MT

Coletiva: Pedro Taques apresenta documentos e cronologia sobre acordo milionário entre MT e Oi S.A.

Publicado

Advogado apresentará documentos protocolados desde 2025 e demonstrará que os fatos investigados hoje pela Polícia Federal já haviam sido levados ao Poder Judiciário e aos órgãos de controle por meio de Ação Popular e representações institucionais.

Assessoria

O advogado, ex-senador e ex-governador Pedro Taques concederá coletiva de imprensa nesta quinta-feira (06.08), às 15h, no escritório AFG & Taques, em Cuiabá, para apresentar a cronologia das medidas judiciais e administrativas adotadas desde 2025 em relação ao acordo firmado entre o Estado de Mato Grosso e a empresa Oi S.A., que resultou no pagamento de R$ 308 milhões em recursos públicos.

A coletiva ocorre após a deflagração da Operação Heritage, da Polícia Federal, que investiga suposto esquema de desvio de recursos públicos relacionado ao mesmo acordo e cumpriu mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares como bloqueio de bens, quebra de sigilos bancário e fiscal, recolhimento de passaportes e proibição de contato entre investigados. As investigações apuram, em tese, crimes como organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro, crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e uso indevido de informação privilegiada.

Taques apresentará os documentos protocolados antes da operação policial, entre eles a Ação Popular e as representações encaminhadas à Procuradoria-Geral da República, Procuradoria-Geral de Justiça, Tribunal de Contas do Estado, Assembleia Legislativa, Comissão de Valores Mobiliários e Conselho Nacional de Justiça, todos relacionados ao mesmo conjunto de fatos investigados pelas autoridades.

Veja Mais:  Três deputados propõem criação de frente parlamentar dos agentes de saúde

Taques também detalhará os principais fundamentos jurídicos das medidas adotadas, incluindo os questionamentos acerca da legalidade do Termo de Autocomposição firmado entre o Estado e a empresa Oi S.A., da forma de pagamento realizada, da utilização de cessões sucessivas de direitos creditórios e da circulação dos recursos por fundos de investimento e empresas privadas, conforme descrito na Ação Popular e nas representações encaminhadas aos órgãos de controle.

Segundo o advogado e ex-governador, o objetivo é prestar esclarecimentos à sociedade, apresentar a sequência cronológica das providências adotadas e contribuir para o debate público com transparência, sempre respeitando a atuação independente da Polícia Federal, do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Ele reforça a importância da atuação persistente das instituições e da sociedade no controle da administração pública:

“Quando muitos diziam que esse caso não daria em nada, eu continuei reunindo documentos, protocolando ações e provocando as instituições. Nunca desisti porque sempre acreditei que o dinheiro público pertence à sociedade e deve ser protegido. Vou acompanhar esse caso até o fim para que todos os fatos sejam esclarecidos e os responsáveis, se houver responsabilidade comprovada, respondam na forma da lei”.

COLETIVA DE IMPRENSA

Assunto: Operação Heritage – Cronologia das denúncias e documentos apresentados pelo advogado Pedro Taques

Data/Horário: 06/08 (quinta-feira), 15h

Local: Escritório AFG & Taques Advogados Associados, Av. Bosque da Saúde, nº 322, Bairro Bosque da Saúde, Cuiabá (MT)

Veja Mais:  Secretaria de Comunicação da ALMT realizará cobertura do pleito neste domingo

Fonte: Da Assessoria AFG & Taques

Continue lendo

Política MT

Vereador de Rondonópolis, Ibrahim Zaher é confirmado como primeiro suplente de Janaina Riva ao Senado

Publicado

Vereador de Rondonópolis compõe a chapa da senadora, que terá a ex-delegada Ana Cristina Feldner Martins como segunda suplente

Foto- Assessoria

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) homologou, durante convenção partidária, a candidatura da senadora Janaina Riva à reeleição ao Senado Federal. A chapa será composta pelo vereador de Rondonópolis, Ibrahim Zaher, como primeiro suplente, e pela ex-delegada da Polícia Civil, Ana Cristina Silva Feldner Martins, na segunda suplência.

Segundo o partido, a escolha de Ibrahim Zaher reforça a presença política da região sul de Mato Grosso na composição da chapa majoritária. Empresário e administrador de empresas, o parlamentar iniciou sua trajetória política em 2012, quando foi eleito vereador em Rondonópolis.

Durante sua carreira no Legislativo municipal, Zaher presidiu a Câmara de Vereadores no biênio 2013/2014 e atualmente exerce seu segundo mandato pelo MDB. Também já atuou como líder do governo na Casa de Leis.

Entre as principais bandeiras defendidas pelo vereador estão o incentivo ao esporte, o fortalecimento da cultura, a ampliação de políticas públicas voltadas à saúde mental e ações de inclusão para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Filho do ex-vereador Mohamed Zaher, Ibrahim passa a integrar a chapa encabeçada por Janaina Riva, que busca a renovação do mandato no Senado nas eleições deste ano.

Veja Mais:  Assembleia realiza 5º Simpósio para ampliar inclusão e políticas públicas voltadas ao autismo
Continue lendo

Política MT

Léo Bortolin fecha julho entre os mais citados para deputado estadual em MT

Publicado

Ex-prefeito de Primavera do Leste registra 2,4% em pesquisa espontânea e é o único nome sem mandato na ALMT no primeiro grupo da disputa

Foto- Assessoria

O ex-prefeito de Primavera do Leste Léo Bortolin (MDB) fecha julho entre os nomes mais citados para deputado estadual em Mato Grosso, segundo pesquisa Percent Brasil. Com 2,4% das citações espontâneas, ele é o único candidato sem mandato na atual Assembleia Legislativa de Mato Grosso entre os nomes do primeiro grupo.

O levantamento foi realizado entre os dias 23 e 27 de julho. Na série divulgada pelo instituto, Bortolin tinha 2,4% em maio, passou a 2,3% em junho e voltou a 2,4% na rodada atual. A oscilação está dentro da margem de erro geral.

A pesquisa também registra redução no número de entrevistados sem candidato definido para deputado estadual. O índice era de 56% em maio, caiu para 52,1% em junho e chegou a 45,2% em julho. Com mais pessoas passando a citar nomes, Léo se mantém entre os mais lembrados da disputa.

Lúdio Cabral aparece numericamente à frente, com 3,1%. Max Russi e Eduardo Botelho registram 3% cada; Beto Dois a Um, 2,9%; Elizeu Nascimento, 2,6%; e Paulo Araújo e Thiago Silva, 2,5%. Os sete nomes que aparecem antes de Bortolin exercem mandato de deputado estadual.

A modalidade espontânea mede a lembrança dos candidatos. Nela, os entrevistados respondem livremente em quem votariam, sem receber uma lista prévia. Por isso, o resultado não representa uma projeção direta de votos ou de cadeiras, mas mostra quais nomes já estão presentes no debate eleitoral.

Veja Mais:  MOBILIDADE URBANA - “Rondonópolis precisa de um trânsito moderno e seguro”, afirma Thiago Silva

Na composição do recorte, as mulheres representam 52,6% dos entrevistados; a maior faixa etária é a de 45 a 59 anos, com 26,1%; 49% têm ensino médio completo ou incompleto; e 46,8% informaram renda familiar entre dois e cinco salários mínimos. A pesquisa foi distribuída pelas sete regiões de Mato Grosso. A Centro-Sul, onde estão Cuiabá e Várzea Grande, concentra 37,6% da amostra, seguida pelo Sudeste, com 18,7%, e pelo Médio Norte, com 14,1%.

Vale lembrar que nessas eleições, Mato Grosso elegerá 24 deputados estaduais. A votação ocorre em 4 de outubro, e os eleitos assumem os mandatos em 1º de fevereiro de 2027.

Vereador por dois mandatos, prefeito de Primavera do Leste entre 2017 e 2024 e ex-presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Léo Bortolin chega à disputa estadual com trajetória construída na gestão municipal e na interlocução com prefeituras de diferentes regiões. A Percent Brasil ouviu 1.200 pessoas em entrevistas domiciliares e presenciais. O levantamento informa nível de confiança de 95% e está registrado na Justiça Eleitoral sob os números BR-00822/2026 e MT-02251/2026.

Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana