Rondonópolis
Público lota a avenida no 7 de setembro e comemora os 200 anos da Independência do Brasil
Depois de dois anos sem atividade cívico militar no 7 de setembro, por conta da pandemia do Coronavírus, a Prefeitura organizou um desfile que surpreendeu as expectativas e reuniu mais de 10 mil pessoas ao longo do trajeto do desfile realizado na avenida Amazonas.
A concentração aconteceu na rua Pedro Ferrer, proximidades da Praça dos Carreiros. O palanque de autoridades foi instalado na Praça Brasil e a dispersão aconteceu nas imediações da escola EEMOP.

O prefeito José Carlos do Pátio, o comandante do 18º GAC, Tenente Coronel de EB, Alan Sander de Oliveira Jones, o Comandante do Comando Regional II do Corpo de Bombeiros, Tenente coronel BM, Fabrício Gomes Costa, desfilaram em carro aberto do Exército passando em revista a tropa e abrindo o desfile cívico militar. O 18º GAC – Grupo de Artilharia de Campanha, abriu o desfile com os seus pelotões, suas viaturas bélicas e táticas e armamentos de ataque como obuses etc.

Em seguida foi a vez dos militares do 4º CR – Comando Regional da Polícia Militar, 5º BPM, 14º CIA Independente, Força Tática, Grupo Armado de Motocicleta CAR – Comando de Ações Rápidas; PM Ambiental, e policiais de rondas preventivas/ostensivas. O Corpo de Bombeiros, trouxe 60 bombeiros militares para a avenida, bem como os 150 alunos da instituição, incluindo os do Projeto Karabom (Karatê e Judô) que desfilaram pela avenida recebendo os aplausos do público que se manifestavam a cada passagem de uma instituição militar.

Outro ponto alto do desfie foi a passagem dos cerca de 1,1 mil alunos de 12 a 17 anos de idade da Escola Militar Tiradentes, Major Ernestino Veríssimo da Silva. A disciplina e ordenamento chamaram a atenção do público em geral.
ENCANTAMENTO
Mas o que trouxe emoção e encantamento foi mesmo a apresentação das instituições educacionais da rede municipal de educação. Cerca de 35 unidades trouxeram seus alunos caracterizados, sendo os pequeninos (menor idade), acomodados seguramente em carrocerias de caminhões, tendo as professoras e monitoras ao lado, fazendo a segurança das crianças.

Por outro lado, os de mais idade, desfilaram tranquilamente pela avenida trazendo estampados nos rostos a alegria e o encanto da novidade que era desfilar pela primeira vez para um público tão grande na avenida. Os pais e familiares compareceram para prestigiar o ato cívico e os filhos nesse 7 de setembro que também comemorou os 200 anos da Independência do Brasil. A cada escola a desfilar, os aplausos se repetiam e o ato de civismo e cidadania ficavam mais evidentes nos rostos dos expectadores.
Alunos da etnia ‘boê-borôro’ da escola rural indígena da Aldeia Tadarimana também participaram do desfile.
Além das forças militares, escolas da rede pública de ensino, instituições sociais e religiosas desfilaram abrilhantando e agigantando a festa cívica. Um exemplo disso foi a participação da AATI – Associação de Apoio à Terceira Idade – do Residencial Sagrada Família, que trouxe parte dos seus membros, como a Dona Ana Inácia de 100 anos de idade, que desfilou em uma cadeira de rodas, mas mostrou muita vitalidade, sendo aplaudida constantemente durante todo o trajeto, como um exemplo de vida e determinação.

As escolas da rede municipal se sucederam ao longo do desfile, cada uma abordando um tema específico, ligado a cidadania e a liberdade do país. Diversas igrejas de vertentes evangélicas desfilaram pela avenida, como a Igreja Evangélica Assembleia de Deus que trouxe uma enorme estrutura para desfile, tendo como abre-alas, os pastores e suas esposas. A instituição apresentou a sua enorme fanfarra e um número grande de fiéis, bem como os seus projetos sociais do: “Pão e Água” desenvolvido nas ruas e bairros da cidade levando alimento material e espiritual aos mais necessitados.
No final do desfile, cerca de 100 enfermeiros e técnicos de enfermagem fizeram uma manifestação em frente ao palanque de autoridades, com faixas e cartazes, protestando contra uma decisão do Ministro do STF – Luis Roberto Barroso, que suspendeu o aumento do piso salarial da categoria concedido pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro.
Ao contrário dos anos anteriores, este ano, não houve espaço para fala das autoridades. Mas, o prefeito José Carlos do Pátio conversou com a imprensa e externou o seu contentamento com o desfile. “Eu vi nesse desfile, um ato de civismo e cidadania do nosso povo”. E acrescentou: “eu vejo esse 7 de setembro como um momento importante de unidade. Temos ainda nos próximos dias que precedem as eleições, momentos políticos importantes de definição e precisamos escolher bem os nossos candidatos”, externou Pátio. Ele ainda fez uma retrospectiva dos 200 anos da independência, “Eu me sinto orgulhoso de estar participando desse bicentenário da Independência do Brasil, mas faço uma reflexão: o que avançou? E eu mesmo digo: avançou muita coisa. E a gente nota que está avançando cada vez mais. Veio na minha cabeça, 1889 quando da Proclamação da República em 1930, quando nós fizemos a nova constituição; E depois ainda os direitos do cidadão poder ir pra escola pública; e o direito ao voto da mulher. Lembro também das nossas lutas sociais como o petróleo é nosso (década de 1970); os avanços da democracia, o “golpe militar”, as Diretas Já (1980), enfim: e eu questiono: a que conclusão a gente chega? Eu, chego a conclusão nesse desfile, que em 200 anos o povo evoluiu muito! A população participando desse ato cívico de cidadania, é uma coisa linda”, pontuou.
Pátio ainda falou da sua satisfação de implementar o projeto de universalização da educação infantil no município pontuando como o seu maior legado para as gerações futuras. “Eu sonho em ver nossas crianças no futuro, bem educadas, sendo cidadãos conscientes e participativos”, ponderou.
Além das autoridades públicas, civis, militares e religiosas, diversos vereadores, bem como secretários municipais e convidados prestigiaram o evento, fazendo deste 7 de setembro, o maior e mais bem organizado da história recente da cidade.
Fonte: Prefeitura de Rondonópolis
Rondonópolis
Rondonópolis|Conselho do Procon aprova compra de duas Fiat Toro e discute modernização com Inteligência Artificial
Rondonópolis
Comércio de Rondonópolis poderá abrir de forma facultativa no feriado de Corpus Christi

Com o feriado de Corpus Christi se aproximando na próxima quinta-feira (04/06), o comércio varejista de Rondonópolis terá horário de funcionamento de forma facultativa das 8 até às 14 horas, observado o alvará de funcionamento de cada estabelecimento.
Desta forma, os clientes podem aproveitar o dia com tranquilidade, seja para compras, lazer ou serviços. O horário foi celebrado em Convenção Coletiva de Trabalho celebrada entre o Sindicato do Comércio Varejista de Rondonópolis (SincomRoo) e o sindicato laboral da categoria.
Já o Rondon Plaza Shopping, as lojas abrirão no período da tarde, funcionando das 13 às 19 horas. A praça de alimentação abrirá no horário tradicional, das 10 às 22 horas, já o Aldeia Rondon, o espaço gourmet e de convivência funcionará das 17 às 23 horas.
Na área de entretenimento, o Cinevip terá sessões disponíveis das 13 às 22h30, assim como Bora Trampolim e parque infantil.
Os horários do segmento de serviços ficarão da seguinte forma, casa lotérica com atendimento das 13h30 às 19 horas, academia para quem não quer quebrar a rotina de treinos, o funcionamento será das 8 às 17 horas. Posto de Combustível segue com horário das 6 à 00h e locadora de Veículos com atendimento disponível exclusivamente pelo site.
Outras informações pelo telefone (66) 99961-1997 (Sindicato do Comércio Varejista) e 66 3422-4000 (Rondon Plaza Shopping).
Rondonópolis
Prefeitura de Rondonópolis contrata curso de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para capacitação de servidores
-
Saúde22/05/2026 - 15:17Meningite pode matar em 24h: especialista de Mato Grosso alerta sobre sinais da doença
-
Mato Grosso22/05/2026 - 14:11Sebrae Hacking 2026 reúne destaques da inovação e debate futuro do mercado e da tecnologia
-
Policial22/05/2026 - 21:21Motociclista morre após colisão com carreta na MT-130 em Rondonópolis
-
Política MT22/05/2026 - 14:45Ex-vereador João Moto Táxi anuncia desfiliação do PT em Rondonópolis
-
Cidades25/05/2026 - 18:37Após ação da Defensoria, Justiça exige que Prefeitura e concessionária expliquem obra de asfalto sem rede de esgoto em Cuiabá
-
Rondonópolis22/05/2026 - 15:40Alpha Construtora Ltda vence licitação para obras de pavimentação asfáltica no Parque Sagrada Família
-
Rondonópolis27/05/2026 - 00:26CODER convoca Assembleia Geral Extraordinária para mudança na Diretoria Executiva
-
Política MT25/05/2026 - 14:16“RGA é direito” será o tema do Grande Ato dos servidores no dia 25 de maio








