Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política MT

Comissão de Fiscalização vai debater orçamento para o exercício financeiro de 2023

Publicado

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por intermédio da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária, realiza a 2ª audiência pública para debater, com a equipe econômica da Secretaria de Fazenda (Sefaz), o projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA-814/2022). O debate será às 14 horas, na sala 202, Deputada Sarita Baracat.

Segunda-feira (21)

A Câmara Setorial Temática – CST de Assistência aos Pacientes Oncológicos – realiza audiência pública, às 14 horas, para apresentar o relatório parcial das reuniões que debateram o assunto voltado aos pacientes oncológicos. A reunião será na sala 202, Deputada Sarita Baracat. A audiência pública foi solicitada pelo deputado Lúdio Cabral (PT).

Já às 16 horas, a reunião é com a CST da Juventude. A câmara vai apresentar e votar o relatório final dos trabalhos realizados durante o período de coleta de sugestões sobre o segmento social. A CST foi solicitada pelos deputados Wilson Santos (PSD) e Lúdio Cabral (PT). A reunião será realizada na sala 202, Deputada Sarita Baracat. 

Às 19 horas, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União Brasil) realiza sessão especial para a entrega de títulos e honrarias a diversas autoridades que contribuíram com o crescimento e desenvolvimento de Mato Grosso. 

Terça-feira (22)

Os deputados da Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transporte realizam reunião ordinária – híbrida (presencial e remota), para deliberar matérias que estão sob análise de méritos da Comissão. A reunião remota e presencial será às 10 horas, na sala 202, Deputada Sarita Baracat. 

Veja Mais:  Deputados aprovam PEC que altera número de procuradores de contas

Às 14 horas, é a vez dos representantes da Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJR) para debater a constitucionalidade de matérias em tramitação no Parlamento estadual. A será na sala 202, Deputada Sarita Baracat.

Às 16 horas, na sala 201, Deputado Oscar Soares, a reunião ordinária será com a Comissão de Indústria, Comércio. Nesse mesmo horário, na sala 202, Deputada Sarita Baracat, a reunião é com os deputados da Comissão de Segurança Pública e Comunitária.

O deputado Gilberto Cattani (PL) realiza sessão especial, presencial, para a entrega de títulos e honrarias a diversas pessoas que contribuíram com ações efetivas ao desenvolvimento de Mato Grosso. A sessão será às 19 horas, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour. 

Quarta-feira (23)

Às 10 horas, está previsto o início de mais uma sessão ordinária remota, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária realiza às 14 horas, a 2ª audiência pública, remota e presencial, para debater com a equipe econômica do Governo do Estado o Projeto de Lei Orçamentária Anual – PLOA/2023. O debate está marcado para a sala 202, Deputada Sarita Baracat.

Em outra audiência pública, às 16 horas, a discussão da Comissão de Fiscalização é com representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística. Eles vão apresentar as Metas Físicas – área prioritárias – referente ao 1º semestre de 2022. A discussão será na sala 202, Deputada Sarita Baracat. 

Veja Mais:  Juca do Guaraná vai retomar projeto de soltura de peixes para repovoar rios

No início da noite, às 18:30 horas, o deputado Elizeu Nascimento (PL) realiza audiência pública presencial, para discutir a pavimentação asfáltica de 11 bairros da Capital. O debate acontece no auditório Milton Figueiredo da Assembleia Legislativa.

Quinta-feira (24)

Às 10 horas, o secretário de Estado de Educação Alan Porto e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) foram convidados para falar, por exemplo, do fechamento de turmas dos anos iniciais das escolas públicas estaduais e do processo de atribuição dos profissionais aprovados para cargos de professor, técnico administrativo educacional. O pedido foi feito deputado Lúdio Cabral (PT).

Sexta-feira (25)

Às 18h30, o deputado Dr. Gimenez (PSD) realiza sessão especial presencial para a entrega de títulos de cidadão mato-grossense e moções de aplausos às pessoas que contribuíram com o estado de Mato Grosso. As homenagens serão feitas no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour. 

Vale lembrar que as ações da agenda da semana podem ser alteradas tanto pela Mesa Diretora, quanto pelos parlamentares. 

Fonte: ALMT

Política MT

Teté Bezerra: a primeira mulher eleita deputada estadual por Rondonópolis

Publicado

Pioneira na política de Rondonópolis, Teté Bezerra fez história ao conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Foto- Assessoria

A trajetória política de Teté Bezerra é marcada pelo pioneirismo. Ela entrou para a história de Rondonópolis como a primeira mulher do município eleita para o cargo de deputada estadual, ampliando a presença feminina na política mato-grossense.

Em 2010, Teté foi eleita deputada estadual pelo PMDB, com 22.964 votos, garantindo uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para a legislatura de 2011 a 2015.

Antes de chegar à Assembleia, Teté já havia construído uma trajetória no cenário político estadual e nacional. Ela foi eleita deputada federal em 1994 e reeleita em 1998, tornando-se uma das principais representantes femininas de Mato Grosso no Congresso Nacional.

A eleição para deputada estadual consolidou sua presença política e reforçou a participação de mulheres de Rondonópolis na disputa por espaços de representação no Estado.

O feito permanece como um marco na história política do município, especialmente em um cenário no qual a participação feminina nas disputas eleitorais ainda enfrentava grandes desafios.

Teté Bezerra entrou para a história de Rondonópolis não apenas pelos mandatos que exerceu, mas também por abrir caminho para outras mulheres na política local.

Veja Mais:  Governo de MT repassa R$ 2,5 milhões para aquisição da estrutura física de hospital em Arenápolis
Continue lendo

Política MT

E agora, Rezende? Chapa com apenas 10 candidatos coloca reeleição em jogo no União Brasil

Publicado

Foto- Assessoria

A disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso promete ser dura dentro do União Brasil. Com uma chapa enxuta, formada por apenas 10 candidatos, o partido aposta na concentração de votos para tentar eleger dois ou até três deputados estaduais nas eleições de 2026.

Entre os nomes que encaram a disputa está o deputado Sebastião Rezende, que busca a reeleição pelo União Brasil. A candidatura foi homologada durante a convenção estadual da legenda.

O próprio deputado Júlio Campos reconheceu o grau de dificuldade da composição. Segundo ele, apesar de a chapa ter apenas 10 candidatos, existe a expectativa de conquistar duas ou três cadeiras na Assembleia.

Além de Rezende e Júlio Campos, o União Brasil colocou na disputa nomes como Dilmar Dal Bosco, Michelly Alencar, Wender Roman, Eliane da Silva Ferreira, Cenira Evangelista, Antônio Carlos da Silva Barros e Ana Paula Leiria. A lista sofreu alteração na reta final, com Ana Paula substituindo Lédio Procópio de Souza.

A estratégia de uma chapa menor pode favorecer os candidatos com maior estrutura eleitoral e maior capacidade de concentração de votos. Por outro lado, aumenta a pressão sobre os nomes que já exercem mandato e precisam justificar nas urnas sua permanência no Legislativo.

E agora, Rezende? Com menos candidatos para dividir os votos, a disputa interna pode ser ainda mais intensa. A pergunta que fica é se o deputado conseguirá manter sua força eleitoral e garantir mais um mandato na Assembleia.

Veja Mais:  AL lamenta morte de servidor Maurício Barbant

A chapa do União Brasil está definida. Agora, a resposta será dada pelo eleitor.

Continue lendo

Política MT

Dra. Luciana Horta apresenta propostas para saúde e combate ao feminicídio em entrevista em Rondonópolis

Publicado

Foto-Assessoria

Candidata a deputada estadual pelo PL participou do programa 105 Notícias e falou sobre propostas para a saúde pública e outras pautas que pretende defender na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Nesta sexta-feira (21), a candidata a deputada estadual Dra. Luciana Horta (PL) participou do programa 105 Notícias, da Rádio 105 FM, apresentado pelo radialista e jornalista Zé Pereira. Durante a entrevista, ela falou sobre suas propostas para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Dra. Luciana Horta foi a vereadora mais votada nas eleições de 2024 e assumiu uma cadeira na Câmara Municipal. Entre as principais pautas de seu mandato estão o combate ao feminicídio e a saúde pública, área em que tem se destacado pela cobrança de melhorias nos serviços oferecidos à população.

A vereadora e candidata a deputada estadual afirmou que sua atuação sempre foi voltada à defesa da população.

“Meu dever é lutar diariamente para que a população tenha o mínimo de dignidade e possa chegar ao seu posto de saúde e ter o mínimo. Ultimamente, nem coletor de urina estava tendo para fazer exames”, afirmou durante a entrevista.

As propostas de Dra. Luciana Horta para a saúde pública de Mato Grosso incluem medidas para melhorar o atendimento de urgência e emergência, ampliar o acesso a serviços especializados e fortalecer a assistência a pacientes com câncer, doenças crônicas e pessoas que dependem de medicamentos de alto custo.

O plano também prevê articulação para a implantação de uma nova UPA na região em expansão de Rondonópolis, estudos para a construção de um Hospital Regional na Região Sudeste e ações voltadas ao atendimento de comunidades rurais, ribeirinhas e de difícil acesso. A proposta também inclui a fiscalização das filas, dos prazos e dos serviços de saúde.

Veja Mais:  Articulação de Guarnieri e parlamentares fortalece diálogo por aumento da RGA

Durante a entrevista, Dra. Luciana Horta também falou sobre a importância da participação de novas pessoas na política.

“A cadeira não vai ficar vazia. Se pessoas boas não lançarem seus nomes, com coragem e propósito, outros vão continuar nesse poder”, afirmou Dra. Luciana Horta.

Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana