Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Policial

Polícia Civil de MT efetua 95 operações policiais no primeiro trimestre do ano

Publicado

Nos três primeiros meses de 2023, a Polícia Civil deflagrou 95 operações em todo estado para combater crimes de diversas naturezas e, em especial, a desarticulação de associações criminosas instaladas em Mato Grosso.

O balanço do número de operações demonstra o crescimento das ações policiais e alcançou um aumento de 199% comparado ao mesmo período do ano anterior.

A produtividade foi pauta de destaque no Conselho Superior de Polícia. A delegada-geral, Daniela Silveira Maidel, explica que o resultado é reflexo do empenho e dedicação dos policiais civis, que estão qualificados para enfrentar todo tipo de investigação, desde a mais simples até as mais complexas.

“Esse avanço não é motivo de acomodação, mas sim de se intensificar cada vez mais as investigações qualificadas nas unidades policiais”, ressaltou a delegada-geral.

Outro destaque é para o trabalho, reforçado pela Academia de Polícia Civil, que vem coordenando e realizando cursos mensais, para qualificar os servidores e aprimorar o conhecimento aos profissionais.

“Vivenciado esse momento favorável de capacitações, aliado às melhorias materiais e tecnológicas, e aumento do efetivo que se aguarda para o próximo semestre, o objetivo agora é impulsionar ainda mais o enfrentamento à criminalidade”, acrescentou Daniela Maidel.

Diante do incremento do número de servidores, que serão empossados pelo Governo do Estado, a Diretoria-Geral destaca que para as próximas remoções, ou seja, transferência de policiais já efetivos, de uma cidade para outra, estes não serão lotados em unidades administrativas ou plantonistas, mas sim, na linha de frente da investigação.

Veja Mais:  Estão abertas as inscrições para 2º Encontro das Mulheres da Polícia Civil

“O Conselho Superior de Polícia ainda não definiu o quantitativo de policiais que poderão ser transferidos para a Capital. Porém, independente do número, todos que forem transferidos do interior para região metropolitana serão empregados em investigações de alta complexidade”, explicou a delegada-geral.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Policial

PM apreende carga de mercadorias do Paraguai durante fiscalização na MT-100 em Alto Araguaia

Publicado

Ação do 15º BPM resultou na apreensão de perfumes, bebidas, eletrônicos, brinquedos e outros produtos importados com irregularidades na documentação

Policiais militares do 15º Batalhão da Polícia Militar (15º BPM) apreenderam, na tarde desta terça-feira (30), uma grande quantidade de mercadorias de origem estrangeira durante fiscalização na rodovia MT-100, na altura do km 91, na região da Vila Aeroporto, em Alto Araguaia.

A ocorrência foi registrada por volta das 17h40 e faz parte das ações de fiscalização desenvolvidas pela unidade para combater crimes transfronteiriços. Durante a abordagem, os policiais localizaram diversos produtos provenientes do Paraguai, entre eles perfumes, bebidas, brinquedos, eletrônicos, acessórios, peças de vestuário e outras mercadorias importadas.

Segundo a Polícia Militar, os produtos apresentavam irregularidades quanto à documentação exigida para transporte e comercialização em território nacional, caracterizando indícios dos crimes de descaminho e contrabando.

Diante da situação, toda a carga foi apreendida e encaminhada aos órgãos competentes, que adotarão as medidas administrativas e legais cabíveis.

A Polícia Militar destacou que a operação reforça o trabalho desenvolvido pelo 15º BPM no combate ao descaminho, ao contrabando e a outros ilícitos transfronteiriços, intensificando a fiscalização nas rodovias e divisas de Mato Grosso para garantir a segurança da população e coibir a entrada irregular de mercadorias no Estado.

Veja Mais:  PRF apreende em MT nove cargas de madeira ilegal
Continue lendo

Policial

Comandante do 15º BPM agradece apoio da população de Alto Araguaia e reforça compromisso com a segurança

Publicado

Ten. Cel Candido- Comandante da 15ª CIA/PM Alto Araguaia

O comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar (15º BPM), tenente-coronel Gleber Candido, divulgou uma mensagem de agradecimento à população de Alto Araguaia e de toda a região pelo reconhecimento e pela confiança depositados no trabalho desenvolvido pela corporação. A unidade é conhecida como Sentinela do Araguaia.

Na mensagem, o comandante destaca que o apoio da comunidade fortalece a missão da Polícia Militar e motiva os militares a atuarem com ainda mais dedicação, compromisso e respeito à sociedade.

Segundo ele, o 15º BPM seguirá firme na defesa da ordem pública e na proteção dos cidadãos, reafirmando o compromisso da corporação com a segurança pública e o bem-estar da população.

Sob o lema “Protegendo o presente. Garantindo o futuro.”, a unidade ressalta valores como liderança, operações, presença, integração e resultados, considerados pilares da atuação do batalhão na região do Araguaia.

Ao encerrar a mensagem, o tenente-coronel Gleber Candido agradece a parceria e a confiança da população, reforçando que a colaboração entre a comunidade e a Polícia Militar é essencial para o fortalecimento das ações de segurança e para a manutenção da ordem pública.

Veja Mais:  Estão abertas as inscrições para 2º Encontro das Mulheres da Polícia Civil
Continue lendo

Policial

Polícia Civil MT deflagra operação e atinge núcleo de facção criminosa em Rondonópolis

Publicado

Polícia Civil MT deflagra operação e atinge núcleo de facção criminosa em Rondonópolis -
A | A

A Polícia Civil de Mato Grosso, deflagrou nesta sexta-feira (26.6), a Operação Fragmentação, para cumprimento de 30 mandados judiciais contra uma célula de uma facção criminosa estruturada e agindo em diversos bairros de Rondonópolis.

A investigação conduzida pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis, resultou na decretação das medidas cautelares, entre prisões e de buscas e apreensões, deferidas pelo Núcleo de Justiça 4.0 Juiz de Garantias – Polo Rondonópolis.

Foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva, em Rondonópolis (MT) e nas cidades de Goiânia e Mineiros (ambas em Goiás).

Apuração

A Derf de Rondonópolis identificou um grupo que mantinha organização interna hierarquizada, divisão de funções e controle permanente sobre atividades ilícitas na região do Jardim Iguaçu e bairros adjacentes.

Os investigados agiam nos crimes de tráfico de drogas, extorsões, ocultação e movimentação de valores provenientes das ações ilícitas, além de outras práticas criminosas.

Conforme o delegado Dyulriman Pinto de Andrade Filho, os indícios apontaram que a estrutura local era composta por integrantes com atribuições específicas. As funções incluíam a administração cotidiana do controle de pontos de venda, a interlocução com estabelecimentos comerciais e o gerenciamento da arrecadação de valores destinados à organização.

Os policiais civis da Derf de Rondonópolis também conseguiram identificar os indivíduos responsáveis por fiscalizar o cumprimento das regras internas, apurar desvios de valores e deliberar sobre punições impostas aos membros que descumprissem determinações do grupo (prática utilizada para manter a coesão e a submissão dos integrantes à hierarquia criminosa).

Veja Mais:  Polícia Militar prende mulher com arma de fogo e porções de drogas em Sorriso

Durante a investigação, foram descobertos registros e anotações de arrecadação contendo informações sobre integrantes cadastrados, valores de contribuições mensais, pontos de venda de drogas e estabelecimentos submetidos a cobranças.

Segundo as apurações, parte dos valores era recolhida dos próprios integrantes da facção, enquanto outra parcela decorria de cobranças impostas a comerciantes, motoristas, imóveis, veículos e pontos de comércio instalados em áreas de influência do grupo.

“Foi identificada a cobrança de valores relacionados às mensalidades pagas pelos integrantes vinculados ao grupo, com registros de inadimplência e discussões sobre providências contra aqueles que deixavam de repassar os valores exigidos”, destacou o delegado Dyulriman.

Todo material apreendido nesta sexta-feira (27), será submetido para análise pericial e corroborar com as investigações que prosseguem visando aprofundar a identificação dos envolvidos, individualizar condutas, localizar ativos e apurar outras ramificações do grupo criminoso.

Nome da Operação

A palavra “Fragmentação” faz referência à estratégia de atingir, simultaneamente, diferentes núcleos de funcionamento da facção: comando, gerenciamento, disciplina, arrecadação, comunicação e apoio operacional, buscando enfraquecer sua estrutura e reduzir sua capacidade de influência em áreas do município.

Integração

A operação da Derf de Rondonópolis contou com apoio das equipes de todas as unidades policiais da Regional de Rondonópolis (Alto Araguaia, Alto Taquari, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira e Pedra Preta), da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), da Diretoria de Inteligência, e da Polícia Civil do Estado de Goiás.

Veja Mais:  Foragido da Justiça do Paraná por estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil em Sinop
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana