Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Rondonópolis

Thiago Silva homenageia personalidades de Rondonópolis

Publicado

Foto: Assessoria

O vereador e deputado estadual Thiago Silva – MDB participou da Sessão Solene da Câmara de Vereadores alusiva ao aniversário de Rondonópolis e homenageou personalidades que fazem parte da história do município. O evento foi realizado na noite de segunda-feira (10), no Espaço Tulipas, região do Sagrada Família.

Na ocasião o parlamentar destacou cinco nomes que contribuíram para o desenvolvimento de Rondonópolis. Receberam o título de Cidadão Rondonopolitano Iraídes Ferreira Ramos, Otoamérico Muniz, Paulo Roberto Gomes Bezerra. A Comenda Marechal Rondon foi para José Martins De Moura. Já a Medalha Pioneiro foi entregue para Ediana Cesária De Souza.
Thiago Silva destacou o compromisso dos homenageados com o desenvolvimento da cidade ao longo dos 65 anos do município. “Foi uma noite muita bonita. Todos aqueles que receberam as honrarias estão marcados na história de Rondonópolis pelo trabalho e dedicação com nossa cidade. Essas pessoas são espelho para muitos continuarem o progresso e desenvolvimento da segunda maior economia de Mato Grosso”.
Perfil dos homenageados 
Título de Cidadão Rondonopolitano
 
1- Iraides Ferreira Ramos
Filha de Belmiro Ferreira Chaves e Jerônima Clara de Freitas, casada com o Sr. Dubla Valentin Ramos. Chegou em Rondonópolis na década de 60, sendo uma das pioneiras no desbravamento das terras mato-grossenses. Iniciou suas atividades na zona rural, plantando arroz, logo, na criação de gado leiteiro. Veio para a cidade de Rondonópolis para estudar as suas 04 (quatro) filhas, quais sejam, Mariusa, Mariuma, Marilda e Mariúva Valentin Chaves. Sendo também uma das desbravadoras nos trabalhos voltados para a construção da Santa Casa de Misericórdia, bem como, participava de todos os grupos solidários de Rondonópolis, os quais ainda participa. Tem 08 netos e 05 bisnetos.
2- Otoamérico Muniz
Casado, pai de dois filhos, chegou em Rondonópolis no ano de 1.981, por influência do seu tio, médico, Dr. Muniz. Formado em engenharia, a convite do prefeito da época, Sr. Walter Ulisséia, assumiu o pátio de obras da cidade. Aprovado no concurso, assumindo o cargo de Engenheiro, da prefeitura de Rondonópolis, na década de 80, iniciando também, investimentos privados na cidade. aposentou-se como engenheiro da prefeitura em 2012. Foi responsável pela fiscalização e execução de vários bairros da cidade, entre eles Marechal Rondon e Conjunto São José. Prestou serviços de engenharia para a CAIXA Econômica Federal, atividade que sua empresa exerce atualmente.
3- Paulo Roberto Gomes Bezerra
Natural da cidade de Cuiabá, nascido no rio da casca, onde seu pai tinha uma fazenda. Advogado, casado com Sandra Regina Rozendo, possui 02 (dois) filhos, quais sejam, Paulo Roberto Gomes Bezerra Filho e, Yuri dos Santos Bezerra, e 02 (dois) netos, Ana Carolina Correia da Costa Bezerra e Lucas Correia da Costa Bezerra. Chegou na cidade de Rondonópolis no ano de 1.969, na ocasião, era Office boy do escritório do então advogado, Sr. Carlos Gomes Bezerra, na Avenida Amazonas, logo,  em 1.972 se mudou para a cidade do Rio de Janeiro para estudar, retornando no ano de 1978 para ser chefe de gabinete do Sr. Carlos Bezerra ano que se elegeu Deputado. O mesmo já formado em Direito, retorna para advogar, até se tornar chefe de Gabinete do prefeito Sr. Carlos Gomes Bezerra, o qual, sempre o acompanhou nas demandas políticas do nosso estado, como prefeito, deputado, senador e governador, deixando memoráveis ações para nossa cidade, as quais são lembradas até os dias atuais. Muito contribuiu quando foi chefe de Gabinete das lideranças do partido MDB. Atualmente mora na cidade de São Paulo, é executivo de uma empresa na área da saúde há 12 (doze) anos
Comenda Marechal Rondon
 
José Martins De Moura
Nascido em Brejos Santos/CE, filho de Antônio Martins de Moura e Noêmia Maria de Jesus. Em 1.970 incorporou no exército brasileiro na cidade de Campo Grande/MS. Foi casado com a Sra. Lurdes Mendes de Moura, com quem teve 03 (três) filhos, deixando-o viúvo. Em 1.975 veio transferido para o 18º Grupo de Artilharia e Campanha de Rondonópolis. Foi promovido a cabo, logo, condecorado a medalha militar, sendo promovido a 3º Sargento. Em 1.998, por ter servido mais de 30 (trinta) anos ao Exército Brasileiro, foi transferido da ativa para a reserva remunerada. Atualmente é casado com a Sra. Raimunda Pereira Soares, ambos são pastores e responsáveis por ajudar a guiar os fiéis através dos ensinamentos da bíblia e de acordo com os princípios da doutrina protestante
Medalha Pioneiro
 
Ediana Cesária De Souza
Chegou em Rondonópolis no ano de 1.963, é mãe de 6 (seis) filhos, veio para esta cidade em um caminhão de pau de arara, com 2 filhos e grávida de outro. Chegando, foi trabalhar na roça, e muito contribuiu para o crescimento e desenvolvimento de nossa cidade. Foi fundadora do Bairro onde mora, Jardim Vila Mariana, foi presidente por 04 vezes, e está em seu 5º mandato. Muito tem contribuído para melhorias em seu bairro, ainda, por fazer parte do movimento comunitário, e pelos serviços prestados a toda comunidade. Sempre muito dedicada, lutou, e ainda luta, por melhorias para o seu bairro e seus moradores.
Veja Mais:  ​Projetos de contraturno escolar não param nas férias

Rondonópolis

Portões abertos, cofres públicos também: Câmara aprova R$ 2 milhões para a Exposul em Rondonópolis

Publicado

Foto- Assessoria

A Câmara Municipal de Rondonópolis aprovou, em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (24), o Projeto de Lei nº 247/2026, de autoria do Poder Executivo. A matéria autoriza o município a celebrar um convênio de fomento econômico no valor de R$ 2 milhões com o Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis para a realização da tradicional 52ª Exposul (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso).

A proposta, enviada pelo Executivo em regime de urgência, teve essa primeira etapa aprovada por 14 votos favoráveis a 2 contrários, enquanto o texto-base do projeto foi aprovado por 18 votos. O principal objetivo da medida é assegurar portões abertos com entrada inteiramente gratuita para toda a população durante os dias do evento, agendado para ocorrer de 03 a 09 de agosto de 2026 no Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias.

Conforme o projeto, o recurso municipal se soma a outros aportes públicos e institucionais, totalizando quase R$ 7 milhões em investimentos conveniados. O Governo do Estado de Mato Grosso entra com o maior aporte, no valor de R$ 4,5 milhões. O SENAR e a APROSMAT destinam R$ 200 mil cada, enquanto a APROSOJA contribui com R$ 100 mil. O restante do valor será de responsabilidade do próprio Sindicato Rural e de parceiros privados.

“O evento vai ter um aporte de quase 7 milhões de reais de recursos públicos para custear a festa. E isso é importante porque possibilita a festa ser gratuita. A preocupação nossa dos vereadores aqui era justamente que nós não ficássemos apenas com a entrada gratuita, mas que também lá dentro o cidadão, o trabalhador, a família pudesse ter também preços acessíveis na bebida, na alimentação, no parquinho, no estacionamento. Não adianta o cidadão poder ir no evento e não poder desfrutar. Essa foi a grande discussão dos vereadores e a cobrança nesse sentido,” explicou o vereador Ibrahim Zaher.

Veja Mais:  Nova faculdade fortalece setor da educação em Rondonópolis

O parlamentar também aproveitou para desmentir boatos de bastidores sobre uma possível rejeição à proposta.

“Começou um comentário de que os vereadores poderiam derrubar o projeto. Em momento nenhum nenhum vereador falou de derrubar o projeto. Na verdade, a nossa preocupação era como seria feita a cobrança dos demais serviços lá dentro”, esclareceu.

Diante das cobranças dos vereadores, Ibrahim explicou que os organizadores da Exposul formalizaram o compromisso de que os valores dos produtos e serviços internos não serão exorbitantes e que as tabelas de preços serão fixadas de modo visível logo nas entradas do parque.

Continue lendo

Rondonópolis

Vereador propõe criação de feriado municipal em homenagem a São João Batista em Rondonópolis

Publicado

Foto- Assessoria

Um projeto de lei apresentado na Câmara Municipal de Rondonópolis propõe a criação de um feriado municipal em homenagem a São João Batista, padroeiro da cidade. A iniciativa do vereador Professor Alikson Reis (Podemos), busca reconhecer a importância histórica, cultural e religiosa do santo para a formação da identidade do município.

De acordo com a proposta, a data passaria a integrar oficialmente o calendário de feriados municipais, possibilitando a realização de celebrações religiosas, atividades culturais e eventos voltados à valorização das tradições locais.

O autor do projeto destaca que São João Batista possui forte ligação com a história de Rondonópolis e é uma referência para milhares de fiéis que participam anualmente das festividades em sua homenagem. A medida também pretende fortalecer o patrimônio cultural e religioso do município.

Caso aprovado pela Câmara e sancionado pelo Poder Executivo, o feriado municipal passará a ser observado oficialmente em Rondonópolis, consolidando a data como um momento de celebração da fé e das tradições da comunidade local.

O projeto será analisado pelas comissões permanentes da Casa antes de seguir para votação em plenário nas próximas semanas.

São João Batista

É uma das figuras mais importantes do cristianismo. Segundo a tradição cristã, ele foi o profeta que anunciou a chegada de Jesus Cristo e realizou seu batismo nas águas do rio Jordão.

Filho de Zacarias e Isabel, João nasceu cerca de seis meses antes de Jesus Cristo. Sua missão era preparar o povo para a vinda do Messias, pregando a conversão, o arrependimento e o batismo.

Veja Mais:  Prefeitura de Rondonópolis veta projeto que proibia concursos apenas para cadastro de reserva

São João Batista e Rondonópolis

São João Batista é o padroeiro de Rondonópolis. A devoção ao santo está ligada às origens do município, e sua festa religiosa é uma das mais tradicionais da cidade, reunindo celebrações religiosas, procissões e eventos culturais todos os anos.

Por sua importância histórica e religiosa, frequentemente surgem propostas para reforçar seu reconhecimento oficial, como a criação de feriado municipal em sua homenagem.

Continue lendo

Rondonópolis

Liquidaqui 2026 será lançado no dia 30 e promete aquecer o comércio de Rondonópolis

Publicado


A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rondonópolis realiza no próximo dia 30 de junho, às 19h, o lançamento oficial da 23ª edição do Liquidaqui 2026, uma das maiores campanhas de incentivo ao comércio local da região.

O evento marcará o início da mobilização dos empresários e comerciantes para mais uma edição da campanha, que acontecerá entre os dias 4 e 19 de setembro. O objetivo é fortalecer as vendas, movimentar a economia e valorizar o comércio de Rondonópolis, incentivando os consumidores a comprarem nas empresas participantes.

A programação de lançamento contará com a palestra “O Poder das Vendas”, ministrada por Cristiano Lopes, que abordará estratégias para impulsionar resultados, conquistar clientes e potencializar oportunidades de negócios.

De acordo com o diretor comercial da CDL Rondonópolis, Diego Pereira, o Liquidaqui chega à sua 23ª edição consolidado como uma importante ferramenta para o fortalecimento do comércio local. “A cada ano, o Liquidaqui ganha novos formatos e se moderniza para atender cada vez melhor os nossos associados. É um evento que aquece a economia local e, por isso, sempre reforçamos a importância de os comerciantes se prepararem para esse período. A CDL investe e trabalha para que a campanha seja um sucesso, mas é fundamental que os lojistas também façam a sua parte, oferecendo promoções, condições especiais de pagamento e oportunidades diferenciadas para os consumidores. Dessa forma, conseguimos criar um ambiente favorável para as vendas e tornar o Liquidaqui 2026 uma edição ainda maior”, destacou.

Veja Mais:  Prefeitura de Rondonópolis veta projeto que proibia concursos apenas para cadastro de reserva

Neste ano, o Liquidaqui chega com uma premiação ainda mais atrativa. Serão sorteados mais de 500 vales-compras, além de 10 iPhones 17 para os consumidores que participarem da campanha.

Para concorrer, basta realizar compras nas lojas identificadas com o selo “Eu Sou Liquida”. A cada compra, o consumidor receberá cupons para participar dos sorteios, fortalecendo a relação entre clientes e empresas locais.

Mais do que uma campanha promocional, o Liquidaqui se consolidou como uma importante ferramenta de fortalecimento da economia de Rondonópolis, estimulando o consumo, gerando oportunidades para os lojistas e premiando os consumidores que escolhem comprar no comércio da cidade.

A expectativa da CDL é que a edição 2026 supere os resultados dos anos anteriores, movimentando diversos segmentos e reforçando a importância de prestigiar as empresas que investem e geram emprego e renda no município.

Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana