Rondonópolis
Município conquista avanços em diversas áreas após audiências em Brasília
Após dois dias de audiências em ministérios e órgãos do governo federal, em Brasília, o prefeito José Carlos do Pátio acompanhado do presidente da Câmara vereador Júnior Mendonça e comitiva de secretariado anunciou avanços para as áreas de assistência social, segurança, educação, saúde, com destaque para o setor da habitação.
Em audiência na sede do Banco do Brasil, foi confirmada a retomada das obras com a assinatura da ordem de serviço da segunda etapa do residencial Celina Bezerra. O projeto prevê a conclusão dos 1.152 apartamentos, inciados em 2013 e tiveram suas obras paralisadas pela empresa sob a alegação de problemas econômicos.
O residencial Celina Bezerra é financiado pelo Banco do Brasil por meio do programa Minha Casa, Minha Vida e já abrigou, na primeira etapa entregue no início do ano 1.440 apartamentos. Em seu projeto total, a previsão do município é levar moradia para cerca de 5.760 pessoas no residencial.
Um novo loteamento residencial localizado na região da Vila Operária, foi anunciado pelo prefeito. Foi protocolado no governo federal, um projeto para construção de 1.500 residências, com previsão de começar o empreendimento com 500 casas. “O grande avanço após essas audiências foi na habitação. No total vamos levar cerca de 2.700 moradias para famílias de trabalhadores em parceria com o governo federal”, destacou Pátio.

Educação
Os representantes do município estiveram na sede do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) onde reforçaram o pedido de nove unidades, sendo cinco escolas e quatro creches. Dentre os cinco mil municípios, Rondonópolis é prioridade no governo federal sendo que todos os projetos de construção já foram protocolados e estão sendo analisados pela equipe técnica.
Segurança
O projeto para construção da nova sede da Polícia Federal foi apresentado pelo presidente da Sanear, Paulo José Correa. A intenção é utilizar recursos oriundos de um processo que culminou no recebimento do valor de um imóvel apreendido e, posteriormente, vendido pela União em Rondonópolis, fazendo com que o montante mobilizado permaneça na cidade. Recebido pelo ministro da Justiça Flávio Dino, o projeto teve sinalização favorável para sua execução. Outro pleito do município foi na parceria para implantação e manutenção das câmeras de segurança que integram o programa Vigia Mais MT, baseado no acesso, captação e integração de imagens de vigilância e segurança pública.
Saúde
No Ministério da Saúde, foi apresentado o que a Prefeitura tem feito para a melhoria dos atendimentos de média e alta complexidade. Diante disso, o pedido foi pela necessidade de mais recursos para financiar e intensificar os atendimentos deste tipo.
Assistência Social
O município obteve sinal positivo do governo federal no fortalecimento das políticas de aquisição de alimentos produzidos por pequenos agricultores com destino final para as famílias em situação de vulnerabilidade social. No Ministério da Justiça, foi reforçado o pedido pela construção da Casa da Mulher Brasileira, projeto que atende as mulheres vítimas de violência. No Ministério de Desenvolvimento Social foi apresentado o projeto de construção de um complexo para atender a população idosa, tanto com atividades e alimentação durante o dia, quanto com o acolhimento incluindo dormitórios.
Rondonópolis
Império Junino lamenta ausência de apoio público e perde chance de representar Rondonópolis

Foto- Assessoria
A Associação Cultural Império Junino divulgou uma nota de esclarecimento e repúdio após confirmar que não participará da etapa final do Festival Estadual de Quadrilhas Juninas da Federação Mato-grossense de Quadrilhas Juninas (FMTQ), que acontece entre os dias 25 e 27 de junho, em Porto Alegre do Norte.
Segundo a direção da entidade, a ausência de apoio público para custear o transporte da delegação inviabilizou a viagem, mesmo após a quadrilha conquistar, com mérito, a classificação para a grande final estadual.
A Império Junino afirma que foram nove meses de preparação, ensaios, investimentos e dedicação dos integrantes, coordenadores e colaboradores para alcançar a vaga na competição. No entanto, a falta dos recursos necessários para o deslocamento impediu a participação do grupo no evento.
Em nota, a associação classificou a situação como “revoltante e dolorosa”, destacando a frustração de dezenas de jovens que sonhavam em representar Rondonópolis na disputa estadual. A entidade também ressaltou que, em seus dez anos de história, esta é a primeira vez que deixa de participar de uma final estadual mesmo estando classificada.
A direção lamentou a perda da oportunidade de levar a cultura popular rondonopolitana ao evento e cobrou maior valorização das manifestações culturais do município.
Apesar da decepção, a Império Junino reafirmou seu compromisso com a cultura popular e garantiu que continuará lutando para que situações semelhantes não voltem a ocorrer, defendendo mais apoio e reconhecimento às atividades culturais desenvolvidas por grupos juninos da cidade.
Rondonópolis
Rondonópolis|Entidade empresarial se opõe a feriado religioso e aponta riscos para geração de empregos

Foto- Divulgação
A proposta de transformar o dia 24 de junho em feriado municipal em homenagem a São João Batista, padroeiro de Rondonópolis, apresentada pelo vereador Alikson Reis (Podemos), gerou manifestação contrária da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR).
Em nota oficial, a entidade destacou que respeita a fé cristã, a Igreja Católica e a importância histórica e religiosa de São João Batista para a população rondonopolitana. A associação ressaltou ainda que não se opõe às homenagens ao padroeiro, defendendo que a tradição religiosa seja valorizada por meio de celebrações culturais, religiosas e institucionais.
Entretanto, a ACIR afirmou ser contrária à criação de mais um feriado municipal. Segundo a entidade, a medida pode gerar impactos permanentes na atividade econômica local, afetando setores como comércio, indústria, prestação de serviços e pequenos empreendedores.
De acordo com a associação, a instituição de um novo feriado implica redução dos dias produtivos, aumento de custos operacionais e possíveis reflexos na competitividade das empresas e na geração de empregos no município.
A proposta do vereador Alikson Reis ainda deverá tramitar na Câmara Municipal de Rondonópolis, onde será analisada e votada pelos parlamentares antes de uma eventual sanção pelo Poder Executivo.
O debate coloca em pauta o equilíbrio entre a valorização das tradições religiosas e os impactos econômicos que um novo feriado pode representar para a cidade.
Rondonópolis
“Chega de espera”: famílias do Celina Bezerra convocam manifestação por moradias em Rondonópolis

Foto- Assessoria
Beneficiários do Residencial Celina Bezerra estão organizando uma mobilização pacífica para cobrar esclarecimentos sobre a entrega dos apartamentos do empreendimento habitacional em Rondonópolis. O ato está marcado para o dia 30 de junho, às 15h30, na Praça Brasil, no centro da cidade.
Segundo os organizadores, a manifestação tem como objetivo reunir os contemplados e seus familiares para solicitar maior transparência das autoridades e dos responsáveis pelo projeto quanto ao andamento das obras e à definição de uma data para a entrega das unidades habitacionais.
Em comunicado divulgado nas redes sociais, o movimento afirma que os futuros moradores aguardam informações oficiais sobre o cronograma de conclusão do residencial. Os organizadores destacam que a mobilização será pacífica e buscam sensibilizar o poder público para a situação enfrentada pelas famílias contempladas.
Com o slogan “Chega de espera! Queremos respostas!”, os participantes defendem que a união dos beneficiários é fundamental para fortalecer o diálogo com os órgãos responsáveis e garantir o direito à moradia.
A expectativa é de que dezenas de famílias participem do ato, cobrando posicionamentos sobre um empreendimento que representa a realização do sonho da casa própria para centenas de moradores de Rondonópolis.
-
Rondonópolis24/06/2026 - 14:23Em reunião com a Latam, Ibrahim Zaher dá primeiro passo para atrair voos e ampliar malha aérea após investimentos de R$ 4 BI
-
Esportes22/06/2026 - 09:55Semifinais do Campeonato Municipal de Escolinhas definem finalistas em Rondonópolis
-
Policial21/06/2026 - 17:41Polícia encontra corpo de estudante de Direito e aponta execução por organização criminosa
-
Rondonópolis24/06/2026 - 15:06Prefeitura quer firmar parceria com CDL para realização da campanha Liquidaqui 2026 em Rondonópolis
-
Rondonópolis19/06/2026 - 15:41Prefeitura notifica familiares para retirada de idosos de instituição alvo de ação judicial em Rondonópolis
-
Política MT22/06/2026 - 11:59Cláudio Ferreira e Pivetta autorizam início das obras de asfalto e drenagem no Sagrada Família
-
Rondonópolis25/06/2026 - 09:26Segunda licença de Alikson Reis abre espaço para suplente Professor Wagnon Velasco assumir cadeira na Câmara de Rondonópolis
-
Mato Grosso22/06/2026 - 19:09Mato Grosso recebe mais de 14 mil doses da vacina Pneumo 20 para crianças de até 5 anos






