Mato Grosso
Projeto Verde Novo realiza palestra para crianças no Museu de Arte Sacra
O projeto Verde Novo, desenvolvido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, participou, na sexta-feira (21 de julho), da colônia de férias realizada pelo Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT), localizado ao lado da Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, no centro de Cuiabá. As atividades contaram a realização da ‘Oficina Ecológica de Plantio’, que leva temas relacionados a preservação e conscientização ambiental para jovens, crianças e adultos.
“O projeto Verde Novo já desenvolve há algum tempo atividades e ações, como palestras em escolas, ambientes públicos e privados, e o convite do Museu de Arte Sacra para a participar da colônia de férias uniu cultura, arte e meio ambiente, o que foi algo bem motivador para o nosso projeto. Precisamos ter em mente que esse público formado por crianças e adolescentes são hoje os principais responsáveis por transformar o ambiente em que eles estão inseridos. São eles que levam informação e conhecimento para aqueles que convivem ao seu redor, e oportunidades como esta não podem ser perdidas. E com isso plantamos uma sementinha na vida das crianças porque elas gostam, participam, interagem, estão conosco nas atividades, estão motivados, gostam de responder as perguntas, ganham brindes e o melhor de tudo, se tornam multiplicadores do projeto”, refletiu a engenheira florestal, Rosiani Carnaíba.
As crianças também interagiram com o palhaço Lelé Picolé Curimpampam, interpretado 2º sargento da Polícia Militar, Marcelo Luciano Pereira Campos, responsável pelas atividades de recreação do ‘Rebojando’. O momento integra brincadeiras educativas e de recreação, como jogos e competições entre as crianças sobre educação ambiental.
“Gostei muito de aprender mais sobre as plantas e as matas, porque é um assunto que eu gosto. Esse é o terceiro ano que participo da colônia de férias do museu e eu gostei muito do que aprendi aqui hoje. As árvores evitam a erosão do solo, que pode prejudicar a vida de muitas famílias, deixa a cidade mais fresca, produz mais sombras, e faz o ser humano viver melhor. Tudo que eu aprendi aqui vou levar para os meus amigos, meus vizinhos, e com a ajuda da minha mãe, vou levar a muda que ganhei e escolher o melhor lugar para plantar”, falou Gustavo.
Para Josiany Duque, mãe da Maria Fernanda de 09 anos, além do conhecimento, as atividades trazem a possibilidade de interação entre as crianças, retirando do isolamento trazido pelo uso desenfreado da tecnologia. “Achei as atividades extremamente importantes, e hoje foi uma surpresa para mim, falar sobre a importância da conscientização ambiental para Cuiabá, Mato Grosso e para todo o Brasil, e isso deve começar pelas crianças. O projeto Verde Novo está de parabéns, fiquei bastante feliz com a atitude do Poder Judiciário. Acredito que as crianças precisam desses espaços de atividade ligados ao meio ambiente e da interação com outras crianças, exatamente pela capacidade que essas ações têm de fazer com que as crianças se desliguem do isolamento trazido pelo uso de celulares, por exemplo, e passem a ter uma rotina normal de criança”.
Mato Grosso
Entrega dos kits da Corrida Marajá – Edição Infinity Energy Drink começam nesta quinta-feira (20/08)
No ato da retirada do kit o participante deverá doar um quilo de alimento não-perecível (exceto sal)

O clima de expectativa já tomou conta dos 2 mil atletas inscritos na Corrida Marajá – Edição Infinity Energy Drink e antes de encarar o percurso no domingo (23/08), os participantes terão o compromisso nesta quinta-feira (20/08), com o início da entrega dos kits de prova em um espaço exclusivo do evento no Atacadão do Porto, em Cuiabá.
A organização preparou um cronograma especial em três dias para garantir comodidade e agilidade aos participantes: nos dias 20 e 21 de agosto (quinta e sexta-feira), das 9h às 19h e 22 de agosto (sábado), das 9h às 13 horas.
O kit oficial do atleta é para lá de completo, onde inclui a camiseta oficial da prova, sacochila, número de peito com chip de cronometragem, copo exclusivo colecionável, uma unidade do Infinity Energy Drink Sem Açúcar e brindes oferecidos pelos patrocinadores do evento.
Com o número no peito e chip de cronometragem garantidos, o foco total será para o dia do desafio de 6 quilômetros no domingo. A largada pontual está marcada para às 06h30, em frente à sede da fábrica de Refrigerantes Marajá, em Várzea Grande, que também servirá como ponto de chegada. O evento é alusivo ao aniversário de 63 anos de fundação da empresa.
A recomendação da organização é que os corredores cheguem com antecedência para o aquecimento inicial e hidratação.
Mato Grosso
Empresários do setor da construção visitam o mais moderno centro de segurança do trabalho da América Latina

Foto-Assessoria
Na tarde desta quinta-feira (13/08), um grupo de empresários associados ao Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Sinduscon Sul MT) realizou uma visita técnica e de imersão no recém-inaugurado Sesi Experience – Centro Avançado de Segurança do Trabalho, localizado em anexo às dependências da sede do Serviço Social da Indústria de Rondonópolis.
Antes do tour técnico, os associados participaram de uma breve palestra sobre os detalhes e o potencial de aprendizado do CT, que recebeu um investimento total de 12 milhões de reais. Na sequência, eles seguiram para o centro, onde passaram por experiências que simulam situações reais de acidentes de trabalho e momentos críticos.
Para o gestor regional de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi Mato Grosso, Márcio Alves, este foi o primeiro grupo de empresários a realizar a imersão no centro avançado. “Eles puderam presenciar toda a tecnologia voltada para a segurança do trabalho. Os equipamentos proporcionam uma imersão do trabalhador ao utilizar de forma correta tanto os equipamentos de proteção coletiva quanto os de proteção individual”, explicou.
Ainda segundo Márcio Alves, esses cenários e equipamentos fazem com que se mude o formato e a abordagem do trabalhador quanto à importância de prevenir a sua saúde e a sua segurança. “Aqui o foco é trazer essa experiência, onde o trabalhador vai poder fazer a utilização de forma correta do equipamento de segurança individual e voltar para sua rotina, na qual ele vai conseguir utilizar da melhor forma possível esse equipamento, fazendo uma imersão nesse ambiente saudável e seguro”, finalizou.
O engenheiro civil e proprietário da empresa Plano Sul, Rafael Francisco Lopes Machado, foi um dos associados que fizeram a visita técnica ao Sesi Experience. “Foi uma experiência incrível, acredito que fora do normal. Nunca vi algo parecido, porque existe de fato uma imersão e é possível vivenciar situações em que sentimos estar passando pelo risco e aprendemos como não passar por eles na vida cotidiana e na operação da obra”, destacou.
Sesi Experience — O maior centro de treinamento em Saúde e Segurança do Trabalho da América Latina e o primeiro do Brasil, o Sesi Experience, fica em Rondonópolis. O complexo tem a missão de transformar a forma como as empresas capacitam seus trabalhadores, reunindo treinamentos que vão desde instalações elétricas e espaços confinados até o trabalho em altura. Para isso, utiliza tecnologia coreana imersiva para reproduzir situações reais de risco sem expor os participantes ao perigo. Idealizado pelo Sesi MT, a estrutura permite que o colaborador vivencie cenários críticos, aprenda a identificar riscos e adote os procedimentos corretos de segurança em um ambiente totalmente controlado.
Mato Grosso
Lei Maria da Penha completa 20 anos ainda com entraves para ser colocada em prática
A coordenadora do Nudem, Rosana Leite, participou de uma entrevista especial para analisar as duas décadas da lei além dos altos índices de feminicídio em Mato Grosso
-
Artigos13/08/2026 - 14:3863 anos não se constroem por acaso: a liderança por trás da longevidade empresarial
-
Rondonópolis14/08/2026 - 17:09Sindicato Rural esclarece destinação de R$ 6,9 milhões em recursos públicos para a 52ª Exposul
-
Artigos13/08/2026 - 14:42Agro em ano eleitoral: até onde podem ir os incentivos e benefícios fiscais?
-
Saúde13/08/2026 - 14:53Mesmo com sinais de Alzheimer, a alimentação ainda pode proteger o cérebro…..
-
Rondonópolis17/08/2026 - 10:23Flashback Brothers: dois DJs, dois equipamentos e uma nova maneira de viver o flashback em Rondonópolis
-
Mato Grosso14/08/2026 - 14:44Empresários do setor da construção visitam o mais moderno centro de segurança do trabalho da América Latina
-
Rondonópolis14/08/2026 - 14:51RGA da pandemia e perdas reais reacendem pressão dos servidores sobre a gestão municipal
-
Esportes17/08/2026 - 20:45Atleta de Rondonópolis é campeão pelo Grêmio na Copa Base Sub-9 em Teutônia







