Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Rondonópolis

Aylon conhece no sul do Brasil cidades que implantaram a tarifa zero com excelentes resultados para mobilidade urbana e qualidade de vida da população

Publicado

Foto- Assessoria

O vice-prefeito de Rondonópolis Aylon Arruda esteve na última semana cumprindo agenda de trabalho, na região sul do país. O gestor conheceu dois bons exemplos de implantação da tarifa zero, no transporte coletivo.

A primeira parada foi no município de Paranaguá, cidade litorânea do Paraná, com quase 150 mil habitantes. A Prefeitura local implantou o sistema de tarifa zero em março de 2022. Passados pouco mais de 20 meses, os resultados são expressivos.

A tarifa zero gerou economia de R$ 45 milhões para os usuários do transporte público de Paranaguá. Parte desse montante foi gasto no comércio local. Outra boa notícia foi a redução expressiva nos números de acidentes. “Olha que interessante, antes a população deixava essa ‘bolada’ nas catracas. Hoje esse dinheiro vai para o comércio. Estamos falando de incremento de 30% no giro local. Outro detalhe que é de extrema importância é na saúde. A redução nos acidentes de trânsito foi de 40%. São números que chamam atenção e comprovam como esse modelo tem total viabilidade, inclusive na cidade de Rondonópolis”, destaca Aylon.

O pré-candidato a prefeito de Rondonópolis lembra que o município paranaense viveu situação parecida com Rondonópolis. Durante mais de 20 anos passou por redução constante no número de passageiros. “Hoje a realidade é bem diferente, são quase 60 mil pessoas transportadas a custo zero, todo mês. É válido mencionar que à medida que impactou positivamente vários setores em Paranaguá, consome menos de 4% do orçamento do município”.

Veja Mais:  Prefeito entrega cartões corporativos para coordenadores das unidades de saúde

Do Paraná, Aylon seguiu para Santa Catarina, onde conheceu em Balneário Camboriú outro bom exemplo de implantação da tarifa zero. O sistema funciona há 5 meses no município de 150 mil habitantes. “Quem conhece Camboriú sabe que a cidade por ser muito visitada por turistas tem muitos veículos de passeio circulando pelas ruas. A tarifa simplesmente colocou boa parte da população dentro do ônibus. São 65 mil pessoas que optaram pelo transporte coletivo. Isso é sensacional, o impacto no trânsito foi imediato”.

A jovem liderança rondonopolitana pediu estudos do aplicativo que informa um ‘raio-x’, do transporte coletivo, com acesso ao mapa da cidade com linhas, itinerários e localização dos carros. “Essa tecnologia possibilita ao passageiro saber onde está o veículo daquela linha, quando ele chega ao ponto, se tem outro carro passando próximo ao local que ele aguarda pelo transporte, ou ainda conexões mais rápidas. Além disso, consegue oferecer o tempo de viagem até o percurso que o usuário escolheu. Isso é respeito à população, compromisso, modernidade e desenvolvimento. É isso que queremos para Rondonópolis dos próximos 30 anos. Vamos trabalhar pesado para implantar esse grande projeto, que fará história em nossa cidade, o quanto antes. A tarifa zero é muito viável e será uma realidade em Rondonópolis”, completa Aylon.

Comentários Facebook

Rondonópolis

Rondonópolis recomenda imunização preventiva contra a meningite

Publicado

 Crédito – Secom-MT

Mesmo sem casos de meningite em Rondonópolis até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça o pedido para que pais ou responsáveis levem as crianças até as unidades básicas de saúde para receberem a imunização disponível no SUS contra a doença.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta gratuitamente a vacina contra a meningite C, aplicada em bebês aos 3 e 5 meses de vida, e a vacina ACWY, aplicada como reforço preferencialmente aos 12 meses.

A ACWY também pode ser aplicada como dose única ou complementar em adolescentes entre 11 e 14 anos. Além disso, a vacina pentavalente, que deve ser tomada aos 2, 4 e 6 meses, também oferece proteção contra a meningite. A vacina para meningite B não é oferecida pelo SUS.

“Recomendamos ainda que a vacina contra a Influenza seja tomada. Quanto menos exposição a qualquer tipo de vírus, melhor”, explica Vânia Scapini, responsável pela imunização no Município.

A vacina contra a Influenza está disponível para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, já que o Ministério da Saúde ainda não liberou o imunizante para o público em geral.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Prefeito entrega cartões corporativos para coordenadores das unidades de saúde
Continue lendo

Rondonópolis

Emendas 2026: veja quanto cada vereador destinou e para quais entidades em Rondonópolis

Publicado

Foto- Assessoria

A Prefeitura de Rondonópolis implementou uma importante atualização em seu site oficial com o objetivo de facilitar o acesso da população às informações públicas. Entre as novidades, está a criação de um link específico que permite ao cidadão acompanhar, de forma simples e direta, para onde os vereadores destinaram suas emendas impositivas referentes ao exercício de 2026.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a transparência e o controle social, oferecendo mais clareza sobre a aplicação dos recursos públicos. Agora, qualquer morador pode consultar os valores indicados, as entidades ou áreas beneficiadas e acompanhar a destinação dos investimentos realizados por meio das indicações parlamentares.

A medida também fortalece a participação popular, permitindo que a sociedade acompanhe de perto como os recursos estão sendo distribuídos nas áreas de saúde, educação, esporte, assistência social, infraestrutura e demais setores contemplados.

Com a modernização do portal institucional, a Prefeitura busca tornar os serviços mais acessíveis, ágeis e eficientes, garantindo que a informação pública esteja ao alcance de todos e contribuindo para uma gestão cada vez mais transparente e participativa. Click e acompanhe valores e entidades indicadas para receber as emendas. 

Comentários Facebook
Veja Mais:  Requerimento de isenção de IPTU poderá ser feito a partir de 24/01 em Rondonópolis
Continue lendo

Rondonópolis

Obra do viaduto da Avenida dos Estudantes avança e licitação será dia 25 de maio

Publicado

None
Divulgação
Foi publicado o aviso de abertura da licitação para a construção do viaduto da Avenida dos Estudantes, em Rondonópolis, marcando mais uma etapa concreta para a execução de uma das obras mais aguardadas da mobilidade urbana local.

A intervenção faz parte do pacote de investimentos de R$ 385,9 milhões anunciado em março pelo prefeito Cláudio Ferreira e pelo governador Mauro Mendes, considerado o maior conjunto de obras já lançado para o município.

De acordo com a publicação oficial, a sessão de abertura da concorrência pública eletrônica está marcada para o dia 25 de maio de 2026, às 9h, dentro do processo conduzido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT).

O projeto prevê a construção de um viaduto em concreto armado e protendido na MT-270, no entroncamento do Anel Viário com a Avenida dos Estudantes, ponto estratégico de intenso fluxo de veículos leves e pesados.

A estrutura contará com 384,20 metros de extensão e quase 18 metros de largura, além de acessos complementares com mais de 244 metros, ampliando a capacidade de tráfego, reduzindo congestionamentos e reforçando a segurança viária.

Com a licitação oficialmente marcada, o empreendimento avança para a fase decisiva que antecede o início das obras e consolida mais um resultado da parceria institucional entre Município e Estado.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Requerimento de isenção de IPTU poderá ser feito a partir de 24/01 em Rondonópolis
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana