Rondonópolis
Prefeito entrega cartões corporativos para coordenadores das unidades de saúde

Os coordenadores das unidades básicas de saúde de Rondonópolis passam a contar, a partir dessa terça-feira (03), com um cartão corporativo que poderá ser utilizado para manutenção, pequenos reparos e aquisição de materiais para projetos com pacientes.
A coordenadora da Estratégia de Saúde da Família ESF Caic, no bairro jardim Gramado, Érica de Oliveira recebeu o primeiro cartão em nome de todos os coordenadores das mãos do prefeito Cláudio Ferreira. Cada cartão conta com crédito de R$ 1.564,19 que poderá ser utilizado conforme as necessidades de cada unidade.
Para a enfermeira Érica de Oliveira, o recurso traz muito mais autonomia para resolver as questões urgentes que surgem nas unidades sem precisar levar as demandas até a chefia para então liberar o serviço. “O cartão vai facilitar muito alguns processos que demandam uma certa burocracia. A gente vai ter mais autonomia por conhecer os problemas da unidade e poder agir em cima deles com a verba que é direcionada exatamente para essas coisas”, explicou a coordenadora.
Durante a entrega simbólica dos cartões, o prefeito Cláudio Ferreira ressaltou que os coordenadores das unidades de saúde precisam ter mais autonomia e liberdade para usar esse recurso. O chamado cartão corporativo dos postos de saúde é um projeto piloto da atual administração e, segundo o prefeito, se alcançar bons resultados logo terá o valor do crédito ampliado.

“Eu acredito nas unidades básicas de saúde, eu acredito no SUS. Com esse cartão estou entregando a confiança que tenho em vocês. Por isso, quero dar condições para vocês trabalharem”, destacou Cláudio Ferreira. O prefeito ainda conclamou aos coordenadores que não deixem telhado quebrado, forro, fechaduras danificadas, vidros quebrados e que deixem tudo bem limpo.
O coordenador da ESF Bom Pastos, enfermeiro Paulo Bastos, afirmou que o cartão vai agilizar a conservação preventiva das unidades com a realização de pequenos reparos da parte elétrica, hidráulica, da estrutura de salas especiais como a de vacina e ainda na aquisição de materiais para atividades com pacientes crianças, gestantes e da melhor idade.
A entrega dos cartões contou com a participação do vice-prefeito Dr. Altemar Lopes e do secretário de Saúde interino, Mykaell Vitorino que informou que o cartão corporativo é um projeto para desburocratizar os recursos para as unidades e com isso dar mais autonomia para os coordenadores trabalharem. Essa é uma das primeiras atividades de Vitorino à frente da saúde do município e, mesmo acumulando dois cargos na atual gestão, vai dedicar cerca de 85% do seu tempo para o trabalho da atenção básica da saúde do município.


Rondonópolis
Saúde já imunizou cerca de mil trabalhadores contra a Influenza

A Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando equipes itinerantes de vacinação para atender as empresas que solicitarem a imunização contra a Influenza e aplicação de outras vacinas destinadas ao público adulto. A iniciativa faz parte das estratégias para ampliar a cobertura vacinal no município e facilitar o acesso dos trabalhadores às vacinas.
Até o momento, cerca de 40 empresas solicitaram a ação, e aproximadamente mil pessoas já foram imunizadas contra a Influenza. Além da vacina contra a gripe, as equipes de saúde também estão ofertando outras vacinas importantes como as doses contra Hepatite B, Covid-19, Tríplice Viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola), Febre Amarela, além da atualização da caderneta vacinal.
O secretário municipal de Saúde, Mykaell Vitorino, reforçou o compromisso da gestão em garantir o cuidado com a saúde dos trabalhadores. “Por orientação direta do prefeito Cláudio Ferreira, estamos ampliando o acesso à imunização com ações práticas e próximas da população”, destacou.
Ainda de acordo com o secretário, as equipes estão disponíveis para atender empresas, instituições e escolas, facilitando o acesso à vacinação. “É uma forma de garantir que todos possam manter sua imunização em dia, sem precisar se deslocar até uma unidade de saúde”, completou.
As empresas interessadas em receber a vacinação devem encaminhar um ofício para o e-mail da Vigilância Epidemiológica: [email protected]. No pedido, é necessário informar o número de colaboradores a serem vacinados, as vacinas que desejam disponibilizar, além do endereço completo da empresa e um telefone para contato. Com base nessas informações, a equipe de saúde agenda a ação.
Rondonópolis
Conferência discute políticas públicas para as mulheres em Rondonópolis

Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”. a Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social e do Conselho Municipal de Direitos da Mulher (CMDM) realiza nesta quinta-feira (17) a 4ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. O evento acontecerá no auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), das 7h30 às 17h.
A conferência visa a promoção da igualdade de gênero e a defesa dos direitos das mulheres no município. A iniciativa tem ainda o propósito articular propostas que serão levadas às etapas estadual e nacional.
“É uma etapa estratégica na construção e fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres no município, que abordam questões como violência de gênero, saúde, trabalho, educação e participação política das mulheres, entre outros temas”, destaca a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Rondonópolis, Tainá de Oliveira Boaventura.
A participação é aberta e todas as mulheres que vão contribuir com suas experiências, demandas e propostas. “Se você é mulher, mãe, estudante, trabalhadora, profissional de qualquer área venha participar da conferência”, convida Tainá, acrescentando que homens também serão bem-vindos. “Eles (homens) são nossos aliados para o fortalecimento dos direitos das mulheres”.
Ela ressalta a importância da participação popular na conferência para a escolha das prioridades das políticas públicas para as mulheres no município. “É um momento para debatermos sobre os avanços, desafios e o que ainda precisamos construir para garantir direitos, dignidade e oportunidades para todas as mulheres”, atestou Tainá.
Na ocasião, também, serão eleitas as delegadas que vão representar Rondonópolis na Conferência Estadual e, posteriormente, podem também representar no âmbito nacional, que acontecerá entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro de 2025, em Brasília.
Rondonópolis
IMPRO injeta mais de R$ 100 milhões no comércio de Rondonópolis e impulsiona economia local
Enquanto a economia brasileira enfrentava incertezas em 2024, um ator local manteve sua influência firme sobre a circulação de recursos em Rondonópolis: o Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Rondonópolis (IMPRO). Com uma folha de pagamento robusta, a autarquia injetou mais de R$ 100 milhões na economia do município ao longo do ano passado, consolidando-se como um dos principais motores do comércio local.
Os dados constam no balancete de contas do próprio instituto, que administra aposentadorias e pensões de servidores municipais. O valor de R$ 100 milhões refere-se aos pagamentos efetuados ao longo dos 12 meses de 2024 e revela não apenas o peso do IMPRO na economia local, mas também o crescimento exponencial da instituição ao longo da última década.
Somente no primeiro semestre de 2025, os pagamentos realizados entre janeiro e junho já somaram R$ 53 milhões — o equivalente a 53% de tudo o que foi desembolsado ao longo do ano anterior.
O salto no volume de pagamentos impressiona. Em 2015, ano de início da histórica gestão do então diretor executivo Roberto Carlos Correa de Carvalho, o total desembolsado em aposentadorias e pensões somava R$ 15,7 milhões. Nove anos depois, o aumento é de 640%.
“O IMPRO é uma instituição sólida, gerida por servidores de carreira eleitos democraticamente, com foco na boa gestão dos recursos públicos. São números expressivos, que demonstram como é possível crescer sem comprometer direitos. Desconheço empresa pública ou privada que tenha elevado sua folha em mais de 600% sem precisar realizar ajustes que impactem os trabalhadores”, afirma Danilo Ikeda, diretor-presidente do instituto.
Com mais de 1.200 beneficiários atualmente, a instituição é responsável por assegurar uma fonte estável de recursos a milhares de famílias, o que impacta diretamente a economia da cidade.
Gestão técnica e agilidade
Diferente de outras unidades federativas e municípios que passaram por reformas previdenciárias, o IMPRO se destaca por manter uma das melhores regras de aposentadoria do país, sem ter precisado aderir às mudanças trazidas pela reforma nacional.
A concessão de benefícios também é destaque. O tempo médio de espera para a aposentadoria é de apenas 26 dias — um índice considerado excelente.
Esse desempenho é atribuído à estrutura administrativa do instituto. A gestão é feita exclusivamente por servidores efetivos, eleitos por voto direto entre os pares. Todos os integrantes da diretoria executiva possuem formação superior, experiência na área e certificações reconhecidas pelo Ministério da Previdência, além de registro no sistema Cadprev.
História e missão
A história começa no ano de 1999, em 25 de agosto de 2005 aconteceu uma reestruturação, por meio da Lei Municipal nº 4.614, aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo então prefeito Adilton Sachetti. Desde então, tem evoluído para se tornar uma referência em previdência pública municipal no Brasil.
“Não fizemos mágica. Fizemos gestão. E isso é o que garante hoje a sustentabilidade do IMPRO, que segue com solidez econômica e papel ativo na geração de empregos e renda em Rondonópolis”, conclui Ikeda.
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