Rondonópolis
Alunos do CMEI Anterina aprendem tratos culturais em visita a horta hidropônica
A direção do Centro Municipal de Educação Infantil, (CMEI) – Anterina Miranda de Moraes, localizada no Jardim Pindorama, colocou em prática no mês de Maio a 2ª Edição do Projeto Cons-Ciência na educação infantil, pessoas e animais; plantas e transformações, cujo objetivo é oportunizar às crianças desde a mais tenra idade, que tenham consciência do mundo que as cerca, por meio de conhecimentos teóricos, mas vivenciando na prática cada situação.
Como foi o caso da visita à Horta Hidropônica Yara localizada na Gleba Globo Recreio, onde as crianças puderam ter contato com uma cultura de alimento que é cultivada em meio líquido (água adubada), e perceber as diferenças do poder que a ciência e a tecnologia têm ao influenciar as situações do dia a dia de todos.

Conforme informações da diretora Keila Assanty, a visita a horta hidropônica possibilitou às crianças poderem ver (in loco) e entender todo o processo diferenciado de produção de alimentos, que vai desde a semeadura, o processo de crescimento das plantinhas; os cuidados e os tratos culturais, chegando até colheita.
Na verdade, a visita a horta é novidade para a maioria das crianças, que ficam encantadas com o processo de cultivo desse tipo de alimento e a importância das possibilidades de transformação das coisas que a ciência, e o conhecimento podem proporcionar ao ser humano.

Ainda dentro do Projeto-Cons-Ciência, na próxima semana as crianças participaram de uma visita às instalações da Secitec, participando em parceria com o ‘Projeto MT-ciência’ da Secretaria de Educação do Governo do Estado (SEDUC/MT), que também trabalha essa questão da transformação das coisas pela ciência e cujos conhecimentos são levados aos alunos da rede de educação do Estado, e aqui nessa parceria, às crianças do Cmei- Anterina.
Na verdade, o Projeto Cons-Ciência, da escola abrange de forma diferenciada todas as cerca de 200 crianças da unidade, que vão desde as da ‘Sala Multi’ de 1 a 3 anos, bem como as maiores de 3,5 a 5 anos (pré-escola), onde estas, sim; saem da unidade para as visitas monitoradas que compõem os objetivos de estudo do projeto.

Ainda segundo a diretora o projeto é bem amplo e nos próximos dias, a escola deverá receber a visita de um profissional possivelmente (veterinário/biólogo) que fará uma apresentação com exemplares de répteis não peçonhentos (cobras sem veneno), com informações e orientações importantes de cuidados para o dia a dia de todos.
Ainda no mês de julho, a escola ainda vai abordar a questão da vida do homem do campo, seu estilo de vida e os tratos com os pequenos animais; bem como a preocupação com a preservação do meio ambiente entre outros. Segundo a diretora, o Projeto se finda com a Feira de Ciências onde as crianças apresentam à comunidade escolar suas experiências cientificas feitas em salas mediada pelas professoras.
Essa metodologia pedagógica diferenciada do Cmei- Anterina, procura de forma lúdica e atrativa, integrar e informar as crianças sobre as formas e maneiras distintas de vivência fora do seu lar, da sua comunidade e do seu mundo familiar.

Rondonópolis
Prefeitura desafeta área institucional no Conjunto Lúcia Maggi para futura abertura de via pública
O prefeito de Rondonópolis sancionou a Lei nº 14.976, de 20 de agosto de 2026, que altera a destinação de uma área pública localizada no Conjunto Habitacional Lúcia Maggi, antigo Padre Miguel.
A área, denominada Lote Institucional 1A, da Quadra 4A, possui 301 metros quadrados e integra a matrícula nº 149.964 do Cartório de Registro de Imóveis.
Com a nova legislação, o terreno deixa de ter a destinação original de área institucional e passa a integrar o patrimônio público municipal, com previsão de utilização para a futura implantação de uma via pública.
Segundo a lei, a área possui 8,50 metros de frente para a Rua G e 8,50 metros de fundo para a Rua F, com extensão lateral de aproximadamente 38 a 40 metros.
A mudança de destinação, conhecida como desafetação, permitirá que o município adote posteriormente as medidas necessárias para implantação da via, respeitando as normas urbanísticas, administrativas e registrais.
A legislação também determina que os atos decorrentes da desafetação sejam registrados e averbados no Cartório de Registro de Imóveis competente, garantindo a atualização da matrícula imobiliária.
A Lei nº 14.976/2026 entrou em vigor na data de sua publicação.
Rondonópolis
Câmara de Rondonópolis acata pedido e suspende mandato da vereadora Mariúva Valentin por decisão do TJMT

Foto- Assessoria
A Câmara Municipal de Rondonópolis publicou o Ato da Presidência nº 002/2026, determinando o cumprimento de decisão judicial que suspendeu cautelarmente o exercício das funções parlamentares da vereadora Mariúva Valentin Chaves da Silva.
A medida atende à decisão da desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), proferida no Agravo de Instrumento nº 1036919-80.2026.8.11.0000.
Com a determinação, Mariúva fica impedida de exercer as funções inerentes ao mandato, além de não poder utilizar o gabinete e o veículo disponibilizado pela Câmara.
O ato também determina a suspensão do pagamento do subsídio da vereadora e de verbas indenizatórias diretamente vinculadas ao efetivo exercício parlamentar, enquanto a medida judicial estiver vigente.
Segundo a Presidência da Câmara, as providências administrativas serão adotadas pelos setores responsáveis, incluindo Secretaria Legislativa, Recursos Humanos, Finanças e Orçamento e Procuradoria Jurídica.
A suspensão tem caráter cautelar e temporário, permanecendo válida enquanto estiver em vigor a determinação judicial. Eventual revogação ou alteração da decisão deverá ser imediatamente refletida nas medidas administrativas da Câmara.
O Ato da Presidência foi publicado no Diário Oficial Eletrônico de Rondonópolis (DIORONDON-E), edição nº 6.261, de 21 de agosto de 2026.
Política MT
Teté Bezerra: a primeira mulher eleita deputada estadual por Rondonópolis
Pioneira na política de Rondonópolis, Teté Bezerra fez história ao conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Foto- Assessoria
A trajetória política de Teté Bezerra é marcada pelo pioneirismo. Ela entrou para a história de Rondonópolis como a primeira mulher do município eleita para o cargo de deputada estadual, ampliando a presença feminina na política mato-grossense.
Em 2010, Teté foi eleita deputada estadual pelo PMDB, com 22.964 votos, garantindo uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para a legislatura de 2011 a 2015.
Antes de chegar à Assembleia, Teté já havia construído uma trajetória no cenário político estadual e nacional. Ela foi eleita deputada federal em 1994 e reeleita em 1998, tornando-se uma das principais representantes femininas de Mato Grosso no Congresso Nacional.
A eleição para deputada estadual consolidou sua presença política e reforçou a participação de mulheres de Rondonópolis na disputa por espaços de representação no Estado.
O feito permanece como um marco na história política do município, especialmente em um cenário no qual a participação feminina nas disputas eleitorais ainda enfrentava grandes desafios.
Teté Bezerra entrou para a história de Rondonópolis não apenas pelos mandatos que exerceu, mas também por abrir caminho para outras mulheres na política local.
-
Rondonópolis19/08/2026 - 17:04Qual o interesse? Derrotado nas urnas, 2º suplente do MDB e assessor do deputado Sebastião Resende pede afastamento de Mariúva
-
Rondonópolis19/08/2026 - 15:41CDL Rondonópolis nega conflito com secretário e reafirma postura apartidária
-
Política MT19/08/2026 - 12:31Prefeitura de Rondonópolis rebate questionamentos do TCE e diz que remanejamento não prejudica a Saúde
-
Política MT19/08/2026 - 23:10TRE manda retirar matéria sobre candidata Dra. Luciana Horta do ar e fixa multa para nova publicação
-
Política MT20/08/2026 - 11:52Alessandra deputada: força de Cláudio Ferreira será suficiente para vencer as urnas?
-
Rondonópolis20/08/2026 - 12:37Câmara Itinerante leva atendimento e ouve demandas de moradores do Parque Universitário
-
Rondonópolis20/08/2026 - 18:28De Pátio para Alessandra: Odair José muda de palanque em Rondonópolis
-
Política MT21/08/2026 - 16:00Dra. Luciana Horta apresenta propostas para saúde e combate ao feminicídio em entrevista em Rondonópolis







