Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Policial

Polícia Militar inicia 6º Curso de Policiamento Ambiental para militares de MT e outros 4 Estados

Publicado

O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental iniciou, no final da tarde desta quarta-feira (21.08), o 6º Curso de Policiamento Ambiental para 30 militares de Mato Grosso e dos Estados do Acre, Rio de Janeiro, Rondônia e Tocantins. A aula inaugural foi realizada no auditório do Quartel do Comando-Geral da PMMT.

O curso tem duração de cerca de 45 dias e apresenta disciplinas sobre legislação e direito ambiental, acidentes e manuseios de produtos perigosos, práticas de direção de veículos e embarcações, além de outros conteúdos voltados ao meio ambiente. Além de atividades teóricas, os militares também desenvolveram atividades e abordagens práticas.

O tenente-coronel Fagner Augusto do Nascimento, comandante do Batalhão Ambiental da PMMT, destacou que a nova edição do curso está de acordo com as reais necessidades ambientais de Mato Grosso e contempla toda sua extensão territorial com os três biomas existentes no Estado (Amazônia, Cerrado e Pantanal).

“Este curso marca mais um capítulo na trajetória de excelência e compromisso com a preservação do meio ambiente, em um cenário em que a Polícia Militar vem se transformando e se adaptando às novas demandas ambientais, sempre com o objetivo de proteger e preservar o vasto patrimônio natural do nosso Estado com coragem, técnica, inovação e um compromisso inabalável com a sustentabilidade”, afirmou o tenente-coronel.

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, deu as boas-vindas aos alunos e destacou a presença de militares de outros Estados no novo curso.

Veja Mais:  Após desentendimento homem é morto em conveniência na madrugada deste domingo (18) em Rondonópolis

“A presença de alunos de outras instituições comprova o nosso Estado como referência em busca da excelência no policiamento ambiental. Que sejam bem-vindos ao nosso Estado, onde terão oportunidade de conhecer a nossa fauna e flora e espero que aproveitem com muito êxito essa oportunidade de conhecimento e que possam retornar aos seus lares com muita qualificação aqui adquirida”, destacou o coronel Mendes.

A aula inaugural do curso contou com uma palestra do secretário-adjunto executivo de Meio Ambiente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Alex Sandro Antônio Marega, que falou aos alunos sobre políticas ambientais. O palestrante exaltou a força da parceria das fiscalizações da pasta e a Polícia Militar.

“Trabalhamos em muitas ações conjuntas e dependemos da segurança dos batalhões da Polícia Militar, que estão conosco e são essenciais para executarmos esse trabalho”, finalizou.

Fonte: PM MT – MT

Policial

Polícia Civil prende autor de extorsão que invadiu celular de cliente em Rondonópolis

Publicado

Crédito – PJC

A Polícia Civil prendeu em flagrante, nessa quarta feira (24.6), um homem, de 20 anos, pelos crimes de extorsão e invasão de dispositivo informático com obtenção de informações sigilosas.

A ação teve início após uma mulher, de 29 anos, procurar a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis, no final dessa terça-feira (23), para denunciar que vinha sendo ameaçada por um indivíduo que, por meio de mensagens enviadas via aplicativo de comunicação, exigia que ela mantivesse um encontro íntimo com ele.

Como forma de coação, o suspeito ameaçava divulgar imagens e vídeos de caráter privado da vítima para familiares, amigos e demais contatos caso suas exigências não fossem atendidas.

Durante o registro da ocorrência, a vítima relatou que desconhecia a forma como o autor havia obtido acesso ao conteúdo armazenado em seu aparelho celular, porém informou que, no dia anterior, havia procurado uma assistência técnica de telefonia para realizar o desbloqueio de seu aparelho, ocasião em que um atendente teve acesso ao dispositivo.

Diante da gravidade dos fatos, equipes da Derf iniciaram imediatamente diligências investigativas para identificar e localizar o responsável pelas ameaças. Durante os levantamentos, os policiais tiveram acesso às conversas mantidas entre o suspeito e a vítima, nas quais eram feitas exigências e ameaças relacionadas à divulgação das imagens íntimas.

As investigações apontaram para o envolvimento do atendente que havia manuseado o aparelho celular da vítima. Ao ser localizado no Centro da cidade e entrevistado pelos policiais, o suspeito confessou ter obtido acesso às imagens privadas e admitiu ter praticado a extorsão, inclusive mantendo contato com a vítima poucas horas antes da abordagem policial.

Veja Mais:  Criminosos se passam por passageiros e esfaqueia motorista de aplicativo em MT

Diante da situação de flagrante, o investigado foi preso e conduzido à Delegacia Especializada de Roubos e Furtos, onde foi apresentado à autoridade policial para a adoção das medidas legais cabíveis.

“A rápida resposta da Polícia Civil foi fundamental para interromper a prática criminosa e evitar a divulgação indevida do material obtido de forma ilícita. Por isso, é importante que vítimas de extorsão e crimes cibernéticos procurem imediatamente uma unidade policial para registrar a ocorrência. A denúncia rápida permite a adoção de medidas urgentes, amplia as chances de identificação dos autores e contribui para a proteção das vítimas e para a responsabilização criminal dos envolvidos”, orientou o delegado Fábio Nahas.

Continue lendo

Policial

Polícia encontra corpo de estudante de Direito e aponta execução por organização criminosa

Publicado

O corpo do estudante de Direito Vítor Ursulino Alves, de 23 anos, foi encontrado na tarde deste sábado (20) em uma área de mata próxima à Secretaria Municipal de Infraestrutura de Colíder, município localizado a 633 quilômetros de Cuiabá. A Polícia Civil investiga o caso e trabalha com a hipótese de que o jovem tenha sido executado por integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV).

Vítor estava desaparecido desde o último dia 11, quando saiu da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) após assistir às aulas. A partir do registro do desaparecimento, a Delegacia de Colíder iniciou uma série de diligências que resultaram na deflagração da Operação Caronte.

Durante as investigações, os policiais identificaram o possível envolvimento de membros da organização criminosa no desaparecimento do universitário. Na operação, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão contra suspeitos ligados à facção, todos expedidos pela Justiça da comarca.

No cumprimento de um dos mandados, Ilael Macedo da Silva, de 26 anos, morreu após um confronto com policiais. Segundo a Polícia Civil, ele estava armado e teria reagido à abordagem apontando uma arma para a equipe. O suspeito foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional de Colíder, mas não resistiu aos ferimentos.

As diligências prosseguiram e levaram os investigadores até uma região de mata, onde o corpo de Vítor foi localizado. A principal linha de investigação aponta que o estudante teria sido sequestrado, submetido a um chamado “tribunal do crime” e posteriormente executado por integrantes da facção.

Veja Mais:  Homem que rondava a casa da ex-esposa e a perseguia é preso pela Polícia Civil em Cuiabá

A Polícia Civil continua apurando o caso para esclarecer a motivação do homicídio e identificar todos os envolvidos na morte do universitário.

Continue lendo

Policial

PRF recupera cinco módulos furtados durante abordagem na BR-364 em MT

Publicado

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou cinco módulos eletrônicos de veículos de carga furtados durante uma abordagem realizada na madrugada desta quarta-feira (17), na BR-364, em Alto Garças (MT).

A equipe policial foi acionada após informações sobre um veículo suspeito de envolvimento em furtos de módulos de caminhões registrados na região de Alto Garças e Alto Araguaia. Diante da situação, foi realizado um bloqueio em frente à Unidade Operacional da PRF.

Ao ser abordado pela equipe policial, o condutor desobedeceu à ordem de parada e iniciou fuga pelo trecho. Durante o deslocamento, o veículo saiu da pista, sendo localizado posteriormente nas proximidades da Unidade Operacional da PRF.

Os ocupantes abandonaram o automóvel e fugiram a pé por uma área de plantação próxima ao local. Durante a verificação do veículo, os policiais localizaram cinco módulos eletrônicos de veículos de carga, identificados como produtos de furto ocorrido durante a madrugada.

A equipe conseguiu localizar dois proprietários dos veículos que tiveram os equipamentos subtraídos. O material recuperado e o veículo foram encaminhados à Polícia Civil de Alto Garças para os procedimentos cabíveis e continuidade das investigações.

A Polícia Rodoviária Federal segue atuando de forma permanente no enfrentamento à criminalidade e na promoção da segurança pública, contribuindo para a proteção da sociedade nas rodovias federais.

Categorias
Veja Mais:  PM prende suspeito de violência doméstica e ameaça com armas de fogo em Santa Cruz do Xingu
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana