Mato Grosso
Corpo de Bombeiros combate 27 incêndios florestais em Mato Grosso neste domingo (13)

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso combate 27 incêndios florestais no Estado neste domingo (13.10). Atuam mais de mil bombeiros, em regime de revezamento, com apoio de brigadistas contratados pelo Governo do Estado e agentes de órgãos federais.
No Pantanal, mais de 120 agentes, entre militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, brigadistas e servidores do Estado, combatem um incêndio em uma área de difícil acesso na Fazenda GCSJ, dentro do Parque Estadual Encontro das Águas, em Poconé. Os agentes contam com apoio aéreo de nove aeronaves, além de máquinas e caminhões-pipa para as ações terrestres.
Os bombeiros também combatem outros incêndios florestais no bioma, sendo um na região da unidade de conservação federal Estação Ecológica de Taiamã, em Cáceres; e em fazendas no município de Barão de Melgaço.
Auxiliam nas ações a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil do Estado, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Marinha do Brasil e Sesc Pantanal.
Os demais combates são feitos em 17 cidades, sendo elas: Alto Araguaia, Alto Paraguai, Barra do Bugres, Chapada dos Guimarães, Cláudia, Confresa, Diamantino, Feliz Natal, Marcelândia, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Novo Santo Antônio, Pontes e Lacerda, Santo Antônio do Leverger e União do Sul.
Monitoramento
O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) monitora com satélites incêndios nas Fazendas Gaspar I e Aurora, em Itanhangá; na Fazenda Idal, em Santa Carmem; na Fazenda Tamburi, em Gaúcha do Norte; na Fazenda Dom Bosco, em Cláudia; na Fazenda Blumenau, em Santa Carmem; na Fazenda Cayaman, em Canabrava do Norte; na Fazenda Tapirapé, em Porto Alegre do Norte; na Fazenda Dois de Julho, em Confresa; nas Fazendas Mapelli e Fazenda Capivara, em Cocalinho; no Projeto de Assentamento Santa Terezinha II e na Fazenda Agromil, em Nova Ubiratã; e nas Fazenda Água do Batelão e Fazenda Mafra, em Porto dos Gaúchos.
Além desses, o Batalhão monitora um incêndio na Terra Indígena Capoto Jarina, em Peixoto de Azevedo, e outro no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. O Corpo de Bombeiros só não entrou nos locais porque é necessária autorização dos órgãos federais.
Todos os incêndios combatidos pelos militares também são monitorados pelo BEA para orientar as equipes em campo.
A estiagem severa e a baixa umidade do ar têm contribuído para a propagação das chamas, e o Corpo de Bombeiros pede que a população colabore e respeite o período proibitivo. A qualquer indício de incêndio, os bombeiros orientam que a denúncia seja feita pelos números 193 ou 190.
Incêndios extintos
Desde o início do período proibitivo de uso do fogo, o Corpo de Bombeiros extinguiu 255 incêndios florestais em 70 cidades, sendo elas: Água Boa, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Paraguai, Alto Taquari, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Canarana, Canabrava do Norte, Chapada dos Guimarães, Cláudia, Cocalinho, Colniza, Comodoro, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Feliz Natal, Itanhangá, Itiquira, Jaciara, Jauru, Juara, Juína, Juscimeira, Lambari D’Oeste, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Nobres, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Bandeirantes, Nova Brasilândia, Nova Lacerda, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Nazaré, Nova Olímpia, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Mundo, Novo Santo Antônio, Paranaíta, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Planalto da Serra, Poconé, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Poxoréu, Primavera do Leste, Ribeirão Cascalheira, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leste, Santo Antônio do Leverger, São José do Rio Claro, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Tesouro, União do Sul, Vera, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica.
Focos de calor
Em Mato Grosso, foram registrados 189 focos de calor nas últimas 24 horas, conforme última checagem às 17h30, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 99 se concentram na Amazônia, 69 no Cerrado e 21 no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).
Importante ressaltar que o foco de calor isolado não representa um incêndio florestal. Entretanto, um incêndio florestal conta com o acúmulo de focos de calor.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
CONFEF decreta intervenção administrativa no CREF17/MT e afasta conselheiros por 120 dias em MT
Mato Grosso
Promoção “Kitubaína Hits” de copo exclusivo com caixa de som integrada chega à reta final
A campanha é válida em todo o território mato-grossense e conta com vários pontos de troca no estado

Com a proximidade da copa do mundo de futebol em junho, e a chance de mais uma vez torcermos pelo hepta da seleção brasileira, a refrigerantes Kitubaína lançou em todo o estado de Mato Grosso a promoção “Kitubaína Hits”. Que une, o sabor tradicional da bebida à paixão pela música e pelo futebol, a promoção oferece aos consumidores a oportunidade de adquirir um item colecionável e tecnológico, um copo personalizado, nas cores verde, amarela e branca, com caixa de som integrada.
A ação foi pensada para celebrar a vibração única de uma Copa do Mundo e o espírito de celebração coletiva. Para participar da promoção é muito simples e acessível a todos os fãs da marca em todo o estado de Mato Grosso. Basta juntar cinco tampinhas identificadas com a inscrição “HITS”, mais o valor de R$ 29,90 e fazer a troca em um dos postos autorizados pelo copo exclusivo com caixa de som.
Mas não perca tempo, a campanha entra agora em sua reta final. Ao todo, foram disponibilizadas mais de 27 mil unidades do brinde. A promoção é válida em todo o território mato-grossense e conta com vários pontos de troca no estado (lista no site www.marajarefrigerantes.com.br ). As trocas serão realizadas enquanto durarem os estoques.
Mato Grosso
Manejo do caruru em função das biotecnologias de soja será um dos destaques do 26º Encontro Técnico de Soja
-
Mato Grosso08/05/2026 - 14:28Manejo do caruru em função das biotecnologias de soja será um dos destaques do 26º Encontro Técnico de Soja
-
Rondonópolis08/05/2026 - 14:15Com mais de U$ 900 milhões, Rondonópolis lidera exportações em Mato Grosso
-
Mato Grosso08/05/2026 - 14:10Sindicatos de MT convocam servidores para Grande Ato no Dia 25 de Maio
-
Política MT08/05/2026 - 14:32Irajá Lacerda desponta entre os favoritos na disputa por vaga na Câmara Federal em MT
-
Política MT08/05/2026 - 14:42Zé Medeiros cresce em nova pesquisa e se consolida entre os favoritos ao Senado em MT
-
Saúde08/05/2026 - 16:21Gordura no fígado não é “só do fígado”
-
Rondonópolis08/05/2026 - 16:26Rondonópolis|Procon flagra empresa no Centro vendendo alimentos sem detalhar origem e data de validade
-
Esportes08/05/2026 - 21:10União enfrenta Goiatuba em casa pela 1ª partida do returno da Série D








