Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política MT

TV Assembleia exibirá série em homenagens às mulheres que contribuem com o Parlamento

Publicado

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Para celebrar a data, a TV Assembleia de Mato Grosso produziu uma série de seis vídeos que mostram as experiências de mulheres que vivenciaram ou vivenciam, de alguma forma, o Poder Legislativo.

De acordo com a jornalista e servidora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Franchesca Bogo, todos os anos a TV AL produz um material em homenagem às mulheres.

“As séries deste ano se baseiam nas mulheres que chegaram lá. Os vídeos mostram a luta delas que, de alguma forma, têm relação com a ALMT, com deputados ou com as atividades desenvolvidas pelo Poder Legislativo”, disse Franchesca.

A jornalista explicou ainda que os vídeos vão mostrar quando e como essas mulheres perceberam que era possível chegar onde chegaram e como foi o caminho para isso.

“Entre os vídeos que a TV Assembleia produziu, terá a deputada Janaina Riva (MDB), única parlamentar mulher na Casa de Leis. Vamos mostrar a história da prefeita de Jaciara, Andreia Wagner, que é esposa do presidente da ALMT, deputado Max Russi (PSB), que começou na vida pública vendo o exemplo do marido, trabalhando em ações sociais. Teremos o depoimento da vereadora Maria Avallone (PSDB), que é a esposa do deputado Carlos Avallone (PSDB), que há anos acompanha a trajetória política do marido. Ela, por exemplo, se projetou e viu que podia fazer mais”, contou a jornalista.

Veja Mais:  Barranco cobra apuração de irregularidades em teste físico de concurso da Segurança Pública

“Outra mulher de exemplo, a vereadora Katiuscia Mantelli (PSB), servidora da Casa por muitos anos, conheceu os trâmites e as dificuldades do trabalho legislativo, lançou candidatura e foi eleita. A Luciene Carvalho, presidente da Academia Mato-grossense de Letras, participou ativamente da Câmara Setorial Temática da Cultura da Assembleia, uma personalidade importante, dentro das legislações e iniciativas culturais. E por fim, Paula Calil, vereadora por Cuiabá, irmã do deputado Kalil Faissal, que hoje ocupa a presidência do Poder Legislativo Municipal”, finalizou.

O gerente de jornalismo da TVAL, Jorge Albert, disse que, desde que assumiu o cargo de gerente há oito anos, a equipe da TVAL produz vídeos em homenagens às mulheres que ocupam lugares de destaque na sociedade e que têm relação com a Casa Legislativa.

“Todo ano produzimos vídeos com mulheres que servem de exemplo e que ocupam espaços em destaque no Legislativo e na sociedade. Na sua maioria, são mulheres que vivenciam mais de perto as necessidades de políticas públicas como um todo. É a mulher quem leva o filho na escola, no posto de saúde, que vai ao mercado, e ainda por cima trabalha fora e acaba sendo protagonista frente às responsabilidades, exemplo disso são essas mulheres que serão homenageadas pela TV Assembleia”, explicou Jorge.

Os vídeos poderão ser assistidos pela TV Assembleia por meio dos canais digitais abertos (30.1, Cuiabá e Várzea Grande e 9.2, interior de Mato Grosso).

Veja Mais:  Em reunião na Fiemt, João Batista discute inserção de jovens no mercado de trabalho

As entrevistas poderão ser assistidas também via internet através do site da www.al.mt.gov.br e pelo canal da TVAL MT na plataforma Youtube, www.youtube.com/tvassembleiamt e serão exibidas às 12h30, com reprise às 21h20.

Veja abaixo a lista das entrevistadas e a ordem em que os vídeos serão transmitidos:

Dia 5/03 – Janaina Riva – deputada estadual

Dia 6/03 – Maria Avallone – vereadora de Cuiabá

Dia 07/03 – Katiuscia Mantelli – vereadora de Cuiabá

Dia 08/03 – Luciene Carvalho – presidente da Academia Mato-grossense de Letras

Dia 9/03 – Paula Calil – presidente da Câmara de Vereadores de Cuiabá

Dia 10/03 – Andreia Wagner – prefeita de Jaciara

Ficha técnica:

Produção e Reportagem: Antônio Carlos Silva e Priscila Almeida;

Edição e Pós-produção: Franchesca Bogo, Nariel Iatskiu e Marcos Okamura;

Imagens: Davi Fagundes, Jorge Queiroz e João Victor Sena.

Fonte: ALMT – MT

Política MT

Coletiva: Pedro Taques apresenta documentos e cronologia sobre acordo milionário entre MT e Oi S.A.

Publicado

Advogado apresentará documentos protocolados desde 2025 e demonstrará que os fatos investigados hoje pela Polícia Federal já haviam sido levados ao Poder Judiciário e aos órgãos de controle por meio de Ação Popular e representações institucionais.

Assessoria

O advogado, ex-senador e ex-governador Pedro Taques concederá coletiva de imprensa nesta quinta-feira (06.08), às 15h, no escritório AFG & Taques, em Cuiabá, para apresentar a cronologia das medidas judiciais e administrativas adotadas desde 2025 em relação ao acordo firmado entre o Estado de Mato Grosso e a empresa Oi S.A., que resultou no pagamento de R$ 308 milhões em recursos públicos.

A coletiva ocorre após a deflagração da Operação Heritage, da Polícia Federal, que investiga suposto esquema de desvio de recursos públicos relacionado ao mesmo acordo e cumpriu mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares como bloqueio de bens, quebra de sigilos bancário e fiscal, recolhimento de passaportes e proibição de contato entre investigados. As investigações apuram, em tese, crimes como organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro, crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e uso indevido de informação privilegiada.

Taques apresentará os documentos protocolados antes da operação policial, entre eles a Ação Popular e as representações encaminhadas à Procuradoria-Geral da República, Procuradoria-Geral de Justiça, Tribunal de Contas do Estado, Assembleia Legislativa, Comissão de Valores Mobiliários e Conselho Nacional de Justiça, todos relacionados ao mesmo conjunto de fatos investigados pelas autoridades.

Veja Mais:  Delegado Claudinei reconhece a atuação no combate aos crimes infanto-juvenis das polícias civil e militar de Poconé

Taques também detalhará os principais fundamentos jurídicos das medidas adotadas, incluindo os questionamentos acerca da legalidade do Termo de Autocomposição firmado entre o Estado e a empresa Oi S.A., da forma de pagamento realizada, da utilização de cessões sucessivas de direitos creditórios e da circulação dos recursos por fundos de investimento e empresas privadas, conforme descrito na Ação Popular e nas representações encaminhadas aos órgãos de controle.

Segundo o advogado e ex-governador, o objetivo é prestar esclarecimentos à sociedade, apresentar a sequência cronológica das providências adotadas e contribuir para o debate público com transparência, sempre respeitando a atuação independente da Polícia Federal, do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Ele reforça a importância da atuação persistente das instituições e da sociedade no controle da administração pública:

“Quando muitos diziam que esse caso não daria em nada, eu continuei reunindo documentos, protocolando ações e provocando as instituições. Nunca desisti porque sempre acreditei que o dinheiro público pertence à sociedade e deve ser protegido. Vou acompanhar esse caso até o fim para que todos os fatos sejam esclarecidos e os responsáveis, se houver responsabilidade comprovada, respondam na forma da lei”.

COLETIVA DE IMPRENSA

Assunto: Operação Heritage – Cronologia das denúncias e documentos apresentados pelo advogado Pedro Taques

Data/Horário: 06/08 (quinta-feira), 15h

Local: Escritório AFG & Taques Advogados Associados, Av. Bosque da Saúde, nº 322, Bairro Bosque da Saúde, Cuiabá (MT)

Veja Mais:  Comissão de Agropecuária aprova PL que institui política de manejo sustentável dos frutos nativos do cerrado

Fonte: Da Assessoria AFG & Taques

Continue lendo

Política MT

Vereador de Rondonópolis, Ibrahim Zaher é confirmado como primeiro suplente de Janaina Riva ao Senado

Publicado

Vereador de Rondonópolis compõe a chapa da senadora, que terá a ex-delegada Ana Cristina Feldner Martins como segunda suplente

Foto- Assessoria

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) homologou, durante convenção partidária, a candidatura da senadora Janaina Riva à reeleição ao Senado Federal. A chapa será composta pelo vereador de Rondonópolis, Ibrahim Zaher, como primeiro suplente, e pela ex-delegada da Polícia Civil, Ana Cristina Silva Feldner Martins, na segunda suplência.

Segundo o partido, a escolha de Ibrahim Zaher reforça a presença política da região sul de Mato Grosso na composição da chapa majoritária. Empresário e administrador de empresas, o parlamentar iniciou sua trajetória política em 2012, quando foi eleito vereador em Rondonópolis.

Durante sua carreira no Legislativo municipal, Zaher presidiu a Câmara de Vereadores no biênio 2013/2014 e atualmente exerce seu segundo mandato pelo MDB. Também já atuou como líder do governo na Casa de Leis.

Entre as principais bandeiras defendidas pelo vereador estão o incentivo ao esporte, o fortalecimento da cultura, a ampliação de políticas públicas voltadas à saúde mental e ações de inclusão para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Filho do ex-vereador Mohamed Zaher, Ibrahim passa a integrar a chapa encabeçada por Janaina Riva, que busca a renovação do mandato no Senado nas eleições deste ano.

Veja Mais:  Deputado apresenta projeto de lei que cria o Dia do Capoeirista em Mato Grosso
Continue lendo

Política MT

Léo Bortolin fecha julho entre os mais citados para deputado estadual em MT

Publicado

Ex-prefeito de Primavera do Leste registra 2,4% em pesquisa espontânea e é o único nome sem mandato na ALMT no primeiro grupo da disputa

Foto- Assessoria

O ex-prefeito de Primavera do Leste Léo Bortolin (MDB) fecha julho entre os nomes mais citados para deputado estadual em Mato Grosso, segundo pesquisa Percent Brasil. Com 2,4% das citações espontâneas, ele é o único candidato sem mandato na atual Assembleia Legislativa de Mato Grosso entre os nomes do primeiro grupo.

O levantamento foi realizado entre os dias 23 e 27 de julho. Na série divulgada pelo instituto, Bortolin tinha 2,4% em maio, passou a 2,3% em junho e voltou a 2,4% na rodada atual. A oscilação está dentro da margem de erro geral.

A pesquisa também registra redução no número de entrevistados sem candidato definido para deputado estadual. O índice era de 56% em maio, caiu para 52,1% em junho e chegou a 45,2% em julho. Com mais pessoas passando a citar nomes, Léo se mantém entre os mais lembrados da disputa.

Lúdio Cabral aparece numericamente à frente, com 3,1%. Max Russi e Eduardo Botelho registram 3% cada; Beto Dois a Um, 2,9%; Elizeu Nascimento, 2,6%; e Paulo Araújo e Thiago Silva, 2,5%. Os sete nomes que aparecem antes de Bortolin exercem mandato de deputado estadual.

A modalidade espontânea mede a lembrança dos candidatos. Nela, os entrevistados respondem livremente em quem votariam, sem receber uma lista prévia. Por isso, o resultado não representa uma projeção direta de votos ou de cadeiras, mas mostra quais nomes já estão presentes no debate eleitoral.

Veja Mais:  Projeto isenta de impostos os residentes em áreas rurais na compra de armas em MT

Na composição do recorte, as mulheres representam 52,6% dos entrevistados; a maior faixa etária é a de 45 a 59 anos, com 26,1%; 49% têm ensino médio completo ou incompleto; e 46,8% informaram renda familiar entre dois e cinco salários mínimos. A pesquisa foi distribuída pelas sete regiões de Mato Grosso. A Centro-Sul, onde estão Cuiabá e Várzea Grande, concentra 37,6% da amostra, seguida pelo Sudeste, com 18,7%, e pelo Médio Norte, com 14,1%.

Vale lembrar que nessas eleições, Mato Grosso elegerá 24 deputados estaduais. A votação ocorre em 4 de outubro, e os eleitos assumem os mandatos em 1º de fevereiro de 2027.

Vereador por dois mandatos, prefeito de Primavera do Leste entre 2017 e 2024 e ex-presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Léo Bortolin chega à disputa estadual com trajetória construída na gestão municipal e na interlocução com prefeituras de diferentes regiões. A Percent Brasil ouviu 1.200 pessoas em entrevistas domiciliares e presenciais. O levantamento informa nível de confiança de 95% e está registrado na Justiça Eleitoral sob os números BR-00822/2026 e MT-02251/2026.

Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana