Mato Grosso
Seciteci divulga edital da IV Mostra Estadual das Escolas Técnicas de MT

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) publicou edital da IV Mostra Estadual das Escolas Técnicas (MEET), que será realizada na última semana de junho e tem como tema “Energias Renováveis, Meio Ambiente e Sustentabilidade”.
“Pretendemos mais uma vez mostrar para a sociedade mato-grossense os projetos e práticas profissionais desenvolvidos nas nossas 17 escolas de diferentes regiões do Estado, que podem contribuir para a mitigação de impactos socioambientais. A comunidade escolar das ETECs tem compromisso com o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso”, destaca a professora Dra. Elinez Rocha, presidente da comissão organizadora da IV MEET.
Incentivo à pesquisa, fomento à criatividade e empreendedorismo, conexão das aprendizagens teóricas e práticas, estímulo para iniciativas que integrem tecnologia, energias renováveis e sustentabilidade norteiam os objetivos da MEET, que tem como público alvo estudantes e professores dos cursos técnicos das ETECs, estudantes do ensino fundamental e médio da Seduc; pais e responsáveis; profissionais dos setores empresarial, tecnológico e de inovação.
Cada um desses grupos tem uma função nana mostra: a comunidade escolar dos cursos técnicos da Seciteci são responsáveis pela criação e apresentação dos projetos inovadores, já os estudantes da rede estadual terão oportunidade de conhecer os produtos das áreas de ciência, tecnologia e sustentabilidade. Os familiares poderão acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos de seus respectivos jovens. Empreendedores e empresários terão a oportunidade de conhecer as inovações e os talentos da Seciteci.
De acordo com a presidente da comissão organizadora da MEET, os trabalhos serão organizados em três áreas de conhecimento: Ciências Ambientais e Agrárias; Engenharias e Design: Saúde e Bem-estar: “Vamos analisar os trabalhos por categorias, divididos em projetos de ensino, de extensão e científico. Todos têm que ter como base as práticas sustentáveis”, ressalta.
As inscrições para IV Mostra Estadual das Escolas Técnicas (MEET) poderão ser feitas gratuitamente através do formulário eletrônico disponível aqui, no período de 02 a 12 de junho.
Poderão inscrever projetos os estudantes matriculados nas Escolas Técnicas Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica (ETECs-Seciteci) e alunos egressos de cursos técnicos concomitantes, intercomplementares ou subsequentes. Cada equipe pode ter até cinco alunos e um professor orientador. Esse pode ser tanto um membro do corpo docente da Seciteci quanto da Seduc, contanto que os alunos participantes estejam regularmente matriculados nos cursos técnicos das ETECs ou sejam egressos desses cursos.
Mais informações do edital da IV MEET/Seciteci estão disponíveis aqui.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
BR-364: Serra de São Vicente será interditada parcialmente para instalação de iluminação
Mato Grosso
Mato Grosso recebe mais de 14 mil doses da vacina Pneumo 20 para crianças de até 5 anos
Mato Grosso
MPMT investiga contratações temporárias na Educação
A 8ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa da Educação de Cuiabá instaurou três inquéritos civis para apurar as condições de contratação de profissionais da educação nas redes estadual de Mato Grosso e municipais de Cuiabá e Acorizal. O objetivo é verificar a realização de concursos públicos ou processos seletivos, bem como a adesão à Prova Nacional Docente (PND), política criada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2026 para aprimorar a seleção de professores da educação básica no país.
Conforme o promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Junior, a iniciativa busca levantar informações para avaliar a possível dependência de contratações temporárias, a eventual ausência de concursos públicos regulares, a adesão à política nacional de seleção de docentes (PND) e a existência de planejamento estruturado para a valorização da carreira.
O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) determinou o envio de ofícios à Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), e às secretarias municipais de Educação de Cuiabá e de Acorizal, requisitando informações como a adesão à Prova Nacional Docente (PND), ou, em caso negativo, as justificativas e a previsão de adesão; a data de realização do último concurso público ou processo seletivo; e a existência de previsão para novas seleções, com a apresentação de cronograma.
As instituições também deverão encaminhar relação atualizada dos profissionais da educação, com detalhamento por função, local de lotação e tipo de vínculo (efetivo ou temporário). O MPMT requisitou ainda informações sobre o planejamento de políticas de valorização da categoria, incluindo estruturação de carreiras, recomposição do quadro efetivo e adoção de processos seletivos mais técnicos, transparentes e impessoais.
O promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Junior considerou que que dados do Censo Escolar indicam que, nos últimos anos, tem havido aumento no número de professores temporários no país, em desacordo com a previsão constitucional e legal. Em algumas redes estaduais, mais de 70% do corpo docente possui vínculo precário.
Considerou também levantamento baseado em painel de Business Intelligence (BI) do MEC aponta que Cuiabá está classificada como Prioridade 3, com 5,5% de inadequação docente, 83% de profissionais concursados e último concurso realizado entre seis e oito anos. Já o município de Acorizal também figura na Prioridade 3, com 53,5% de inadequação docente, 64% de profissionais concursados e ausência de informações sobre o último concurso público na área da educação, bem como sobre a existência de Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) para a categoria.
-
Rondonópolis24/06/2026 - 14:23Em reunião com a Latam, Ibrahim Zaher dá primeiro passo para atrair voos e ampliar malha aérea após investimentos de R$ 4 BI
-
Esportes22/06/2026 - 09:55Semifinais do Campeonato Municipal de Escolinhas definem finalistas em Rondonópolis
-
Policial21/06/2026 - 17:41Polícia encontra corpo de estudante de Direito e aponta execução por organização criminosa
-
Rondonópolis24/06/2026 - 15:06Prefeitura quer firmar parceria com CDL para realização da campanha Liquidaqui 2026 em Rondonópolis
-
Rondonópolis19/06/2026 - 15:41Prefeitura notifica familiares para retirada de idosos de instituição alvo de ação judicial em Rondonópolis
-
Mato Grosso22/06/2026 - 19:09Mato Grosso recebe mais de 14 mil doses da vacina Pneumo 20 para crianças de até 5 anos
-
Política MT22/06/2026 - 11:59Cláudio Ferreira e Pivetta autorizam início das obras de asfalto e drenagem no Sagrada Família
-
Rondonópolis25/06/2026 - 09:26Segunda licença de Alikson Reis abre espaço para suplente Professor Wagnon Velasco assumir cadeira na Câmara de Rondonópolis








