Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política MT

Wilson Santos propõe Câmara Setorial Temática para enfrentar abusos em empréstimos consignados em MT

Publicado

Em defesa de cerca de 62 mil servidores públicos estaduais superendividados com empréstimos consignados, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) teve aprovado, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o Requerimento nº 790/2025, que propõe a criação da Câmara Setorial Temática (CST) dos Consignados, com prazo de funcionamento de 180 dias. A proposta foi apresentada nesta segunda-feira (22), durante sessão plenária extraordinária da Casa de Leis.

A instalação com os membros da CST está prevista para o início do próximo ano, em será presidida pelo parlamentar, acompanhado de Antônio Wagner Nicácio de Oliveira, que é presidente do Sindicato dos Profissionais da Área Meio do Poder Executivo de Mato Grosso, em que atuará como secretário – e Carmen Machado que será a relatora, sendo presidente da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos de Mato Grosso (FESSP/MT).

De acordo com Wilson, a iniciativa reforça o compromisso com os servidores públicos, especialmente em um momento de extremo endividamento. Ele afirmou que não irá desistir da luta em defesa da categoria e destacou que essa situação crítica não pode ser atribuída exclusivamente aos trabalhadores, pois teve fatores estruturais que contribuíram para esse cenário, como a ausência da Revisão Geral Anual (RGA) nos anos de 2018, 2019 e 2020, além dos impactos econômicos e sociais provocados pela pandemia da Covid-19, que resultaram em perda de familiares, redução de renda, fechamento de negócios e aumento expressivo do custo de vida.

Veja Mais:  Servidores públicos participam do Encontro de Laboratórios de Inovação, E-LAB 65/66

Nesse contexto de fragilidade financeira, muitos servidores, conforme relatou o deputado, foram levados a contratar empréstimos “às cegas”, por meio de cláusulas abusivas e condições ilegais. “Os servidores receberam contratos suspeitos e muitos nunca chegaram a ver o contrato físico. Não sabiam o valor dos descontos ou a quantidade de parcelas. As empresas praticaram juros catastróficos, chegando a 5% ou 6% ao mês”, denunciou Wilson Santos.

Na justificativa do requerimento, o parlamentar aponta que o crédito consignado, embora tenha sido concebido como um instrumento de acesso facilitado ao crédito, tem se revelado, em Mato Grosso, uma fonte recorrente de fraudes, contratações irregulares, cobranças indevidas, refinanciamentos não autorizados e uso irregular de dados pessoais. São frequentes as denúncias de descontos indevidos em folha de pagamento e práticas que têm levado milhares de servidores ao superendividamento e à violação de direitos básicos do consumidor.

A proposta da Câmara Setorial Temática dos Consignados prevê a atuação coordenada do poder legislativo com órgãos de controle, entidades representativas e especialistas, com o objetivo de promover um debate qualificado, fiscalizar as práticas existentes e formular propostas efetivas, preventivas e estruturantes. A expectativa é que os trabalhos resultem em medidas que garantam maior transparência nas operações de crédito, equilíbrio nas relações contratuais e maior proteção à renda e à dignidade dos servidores públicos de Mato Grosso.

Fonte: ALMT – MT

Veja Mais:  Projeto "Nos Limites da Natureza" aproxima jovens dos biomas de MT com tecnologia imersiva

Política MT

“Pivetta tem conceito de bom administrador e provou isso”, diz Mendes

Publicado

Ex-governador Mauro Mendes junto do vice Otaviano Pivetta e do secretário Alan Porto Crédito – Lucas Rodrigues/Secom

O pré-candidato a senador afirmou que o governador ajudou a recuperar Mato Grosso e realizou uma gestão exitosa em Lucas do Rio Verde
 
O pré-candidato a senador Mauro Mendes (União), durante entrevista ao portal HiperNotícias, defendeu a reeleição do governador Otaviano Pivetta (Republicanos) por considerar que ele provou ser “um bom administrador” ao ajudar recuperar Mato Grosso.
 
Mendes citou que Pivetta realizou uma gestão exitosa nos três mandatos de prefeito em Lucas do Rio Verde. Segundo ele, o município se tornou uma das “melhores cidades” do estado.
 
“Pivetta tem boas qualidades, conceito de bom administrador e provou isso três vezes sendo prefeito de Lucas do Rio Verde. Lá, ele ajudou a construir uma das melhores cidades do estado”, pontuou.
 
Além disso, Mendes relatou que gestões anteriores deixaram Mato Grosso “totalmente dilacerado” e Pivetta, com suas qualidades e conhecimento da máquina pública, ajudou a reparar os danos causados.
 
“Ele trabalhou corretamente, foi leal, sabe fazer gestão e conhece a máquina pública. Considero que ele tem muitas qualidades para exercer esse cargo [de governador], continuar o trabalho de recuperar MT, que era um estado quebrado, totalmente dilacerado e corrompido nas estruturas básicas de prestação de serviço ao cidadão”, observou.
 
Mendes, por fim, avaliou que Pivetta é capacitado para continuar implantando melhorias ao desenvolvimento estadual.
 
“Hoje, Mato Grosso é um dos estados brasileiros que mais investe em todas as áreas. Desejo que o Pivetta possa continuar isso e tenho certeza que ele tem qualidades para tal”, completou.
Veja Mais:  Thiago Silva é o deputado que mais destinou recursos para a Unemat
Continue lendo

Política MT

Convenção do MDB apresenta pré-candidatura de Léo Bortolin na próxima semana em Primavera do Leste

Publicado

 

Encontro será realizado na quinta-feira (23), na Chácara Vitória, contará com a presença da presidente estadual da sigla, Janaina Riva, e deverá reunir filiados, apoiadores e lideranças políticas

Foto- Assessoria

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) realiza, na próxima quinta-feira (23), a Convenção Municipal do partido em Primavera do Leste para a oficialização da pré-candidatura do ex-prefeito Leonardo Bortolin a deputado estadual. O ato político será realizado na Chácara Vitória, com concentração a partir das 17h e início da solenidade oficial às 18h.

O encontro contará com a presença da presidente do MDB de Mato Grosso, Janaina Riva, e deverá reunir filiados, apoiadores e lideranças políticas de Primavera do Leste e de outros municípios do estado. Além das atividades previstas na convenção municipal, o evento marcará a apresentação da pré-candidatura de Bortolin para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Conhecido como Léo Bortolin, ele foi vereador e prefeito de Primavera do Leste por dois mandatos, entre 2017 e 2024. Também presidiu, até março deste ano, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), período em que ampliou sua atuação política e o contato com gestores e lideranças de diferentes regiões do estado.

AGENDA

O quê: Convenção Municipal do MDB e apresentação da pré-candidatura de Leonardo Bortolin a Deputado Estadual;

Presença confirmada: Presidente estadual do MDB-MT, Janaina Riva;

Quando: quinta-feira, 23 de julho, a partir das 17h;

Veja Mais:  Botelho viabiliza iluminação pública para Arena JS do Jardim Ikaray

Onde: Chácara Vitória – Avenida dos Trabalhadores, nº 1840, Primavera do Leste – MT;

Programação: Concentração a partir das 17h | Solenidade oficial e início das atividades às 18h.

Continue lendo

Política MT

Republicanos de MT marca convenção para o dia 4 de agosto em Cuiabá 

Publicado

Agendado para as 18h, evento ocorrerá no Ginásio Dom Aquino com lideranças e apoiadores do partido  

Otaviano Pivetta

O partido Republicanos de Mato Grosso oficializou que a sua convenção partidária ocorrerá na terça-feira, dia 4 de agosto, às 18h no Ginásio Dom Aquino, para lançar os nomes à disputa eleitoral deste ano.  

Nessa data, a agremiação vai oficializar a candidatura à reeleição do governador Otaviano Pivetta. 

Além disso, o partido pretende confirmar os nomes que disputarão cadeiras na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Atualmente, o Republicanos tem cinco deputados com mandato ativo (Diego Guimarães, Dr. Eugênio, Nininho, Paulo Araújo e Valmir Moretto) e é a maior bancada do parlamento. A sigla também oficializa na data as candidaturas a deputados federais.  

O evento contará com as principais personalidades do partido, além de siglas aliadas e lideranças que apoiam os projetos políticos apresentados. 

Veja Mais:  Delegado Claudinei participa de assinatura do início das obras do anel viário de Rondonópolis
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana