Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Mesas redondas, visitas técnicas e cases de sucesso marcam a XV Semana do Meio Ambiente

Publicado

Ao longo da XV Semana do Meio Ambiente várias mesas redondas, palestras e visitas técnicas foram realizadas com presença de servidores, técnicos, estudantes e sociedade civil. Na noite desta quinta-feira (06.06) foi realizada a palestra “O ambiente institucional e o risco de judicialização da questão ambiental (código florestal, licenciamento e compensações)” ministrada pelo doutor em direito tributário ambiental Werner Grau Neto.

“Fiquei muito feliz com o convite. Eventos como esse tem que ter  estudantes e comunidade, é uma realidade trazida porque senão fica muito teórica. Essa questão de gestão compartilhada é muito interessante porque o compartilhamento tem que ser entre Estado e sociedade, é o caminho único para mostrar ao cidadão que ele também é responsável e ter a formalização do principio da participação. A sociedade participando dos atos decisórios, da gestão e do resultado”, destacou Werner.

Na terça-feira (04.06) foram realizadas visitas técnicas  na empresa Águas Cuiabá, Centro de Sustentabilidade Sebrae, Coca-cola, Lacan – Laboratório de Permacultura e Bioconstrução e Sesc Pantanal. Os participantes conheceram as estruturas e as boas práticas ambientais destes empreendimentos.

Várias mesas redondas foram abertas ao público. Na quarta-feira diversas instituições apresentaram suas experiências em cases e projetos ambientais. Na quinta vários grupos de trabalho foram montados e os participantes puderam escolher entre os temas: combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais, mudanças climáticas, arborização urbana, resíduos sólidos e educação ambiental compartilhada.

Veja Mais:  Central RH do Judiciário de Mato Grosso completa seis anos com 190 mil atendimentos

CASES AMBIENTAIS

Os cases ambientais foram abertos pelo Ministério Público. O Promotor Gerson Barbosa apresentou o projeto Águas para o Futuro, iniciativa que busca a proteção das nascentes da área urbana de Cuiabá para garantir a segurança hídrica e o abastecimento de água potável. Desde o inicio do projeto já foram confirmadas 215 nascentes na zona urbana de Cuiabá e 300 estão em fase de confirmação. “É um projeto que tem como parceiros o município de Cuiabá, águas Cuiabá e Sema e vem dando muito certo e pretendemos expandir para outros municípios do estado”.

Sergio Savioli Rezende, do Juizado Volante Ambiental (Juvam), falou sobre o projeto Verde Novo, que tem a meta, por meio da arborização urbana, melhorar a qualidade de vida (qualidade do ar, saúde, temperatura e paisagem urbana) na cidade de Cuiabá. O projeto, que é piloto e pretende ser expandido para outras cidades de Mato Grosso, já realizou 124 ações de conscientização ambiental e atendeu 80 bairros de Cuiabá com mais de 40 mil mudas distribuídas e palestras em 132 escolas.

União Nacional de Etanol de Milho trouxe os impactos socioeconômicos da bioenergia apresentado por Marcelo Pereira da Cunha, da Universidade de campinas (Unicamp). Jorge dos Santos, da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) destacou o projeto Renovabio, uma política que tem o objetivo de contribuir com a eficiência energética e a redução de emissões de gases causadores de efeito estufa na produção, comercialização e uso de biocombustível. 

Veja Mais:  Cuiabá é campeã nacional em instalação de energia solar

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), por meio da palestrante Natally Carvalho, apresentou a importância da conservação de cavernas: aspectos sociais, ambientais e culturais. Palestra ‘Águas Cuiabá desafios do saneamento na capital’ destacou a importância de pensar na saúde pública e acreditar no saneamento da capital. ““É necessário a parceria entre Estado e Privado para que o saneamento vá para a frente. Cada 1 real investido no saneamento é economizado 4 na Saúde”. 

A palestrante Luana Duarte, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostrou a funcionalidade do prédio Sebrae, que já recebeu prêmios pelo potencial sustentável. A Secretaria de Estado de Turismo apresentou a palestra ‘Turismo Étnico Comunitário e o Sesc Pantanal abordou a Unidade de Conservação.

AVALIAÇÃO POSITIVA

A superintendente de Gestão Ambiental, Vania Montalvão, destacou como positivas as atividades realizadas na semana do Meio Ambiente. “As mesas redondas e palestras mostraram que a gestão ambiental é de fato compartilhada, com oportunidade de conhecer diversas experiências e instituições. Nas visitas técnicas pudemos conhecer as boas práticas ambientais, que é possível fazer turismo ecológico, gerar renda valorizando a cultura e a comunidade do entorno”.

João Marcos Corrêa, acadêmico do 5º semestre do curso de Bacharelado em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) destacou que a XV Semana do Meio Ambiente foi de extrema importância pela abordagem de diversas temáticas. O estudante participou da visita técnica na empresas “Águas Cuiabá” e destacou que a experiência trouxe conhecimentos que muito contribuirão em sua vida acadêmica e profissional.

Veja Mais:  Corpo de Bombeiros socorre homem ferido após queda de seis metros em frigorífico

“É importante entender o que temos de mais precioso que são a fauna, a flora e os recursos hídricos para que tenhamos maior preocupação no  uso racional desses recursos naturais e possamos  tornar os lugares mais uteis, mais frescos, sustentáveis e harmoniosos para a nossa sociedade, fazendo a  nossa parte em  sensibilizar a população acerca de como conservar e preservar o meio ambiente”, afirmou João Marcos.

Comentários Facebook

Mato Grosso

Feira Brasileira de Sementes contará com palestrantes renomados e temas atuais do agronegócio nacional e mundial

Publicado

Com o tema “A Semente é o Elo”, o encontro conectará pesquisa, melhoramento genético, produção de sementes, tecnologia e mercado

A Feira Brasileira de Sementes (FEBRASEM), que ocorre em Rondonópolis (MT), nos dias 17 e 18 de junho, se consolidou como um dos principais eventos do setor de sementes do Brasil. O evento idealizado e promovido pela Associação dos Produtores de Sementes do Mato Grosso (APROSMAT), em sua quinta edição tem como tema “A Semente é o Elo”, já tem sua lista confirmada de palestrantes de renome no Agro e muito conhecimento a ser compartilhado com os participantes.

Segundo o presidente da APROSMAT, Nelson Croda, a proposta desta edição é integrar todos os pilares da cadeia produtiva. O foco está no entendimento de que a semente não é apenas o início do plantio, mas o elo que conecta o melhoramento genético, a tecnologia de ponta e a eficiência comercial. Em um cenário global cada vez mais exigente. “Ao longo dos dois dias, a programação reúne oito momentos estratégicos, entre palestras e painéis técnicos, abordando temas fundamentais para o fortalecimento do setor de sementes. Já estão confirmadas importantes lideranças da indústria de biotecnologia e germoplasma, além de doutores, especialistas em mercado e profissionais altamente qualificados”, destacou.

Um dos palestrantes convidados para a FEBRASEM será Marcos Jank, formado em Engenharia Agronômica pela ESALQ-USP, atualmente é professor sênior de agronegócio no Insper e coordenador do Centro Insper Agro Global. Na área de comunicação, atua como comentarista de agronegócio na CNN Brasil e colabora com diversos veículos nacionais e internacionais.

Veja Mais:  MTI assina parceria estratégica com a Google

O evento foi desenhado para promover não apenas o conhecimento teórico, mas também a geração de negócios e o fortalecimento de parcerias. A estrutura contará com palestras estratégicas ofertando conteúdos voltados especificamente para os setores de sementes e grãos, exposição tecnológica e máquinas e networking qualificado, com ambientes planejados para conexões empresariais e um happy hour de integração ao final das atividades.

As inscrições para a FEBRASEM 2026, já estão no 2º lote, e para não ficar de fora de uma das maiores feiras do segmento sementeiro nacional, acesse o link abaixo:

https://www.sympla.com.br/evento/febrasem-2026/3320456?algoliaID=447c62ad747ae13407bb86812130ab58

Confira quem são os demais palestrantes da 5ª Edição da FEBRASEM:

Mauricio Schineider – CEO da StarSe Agro e cofundador da Solubio, uma das gigantes biotechs do agronegócio brasileiro.
Maria de Fátima Zorato – Bióloga, com mestrado em Fitopatologia e doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes.
Geri Meneghello – Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes (UFPeL).
França Neto – Ph.D. em Fisiologia e Patologia de Sementes junto à Universidade da Flórida.
Eduardo Lourenço – Doutor e Mestre Direito Constitucional com especialização em Direito Empresarial e Contratos e possui L.L.M. (Master of Laws) em Direito Tributário.
Anderson Galvão – Engenheiro Agrônomo e Fundador e Diretor Céleres.
Fernando Wagner – Gerente executivo de Negócios Institucionais na GDM Seeds.
Janaína Martuscello – Zootecnista e professora titular da Universidade Federal de São João Del Rei (MG).
Jonas Pinto – Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes pela UFPel e atua há mais de 20 anos no setor sementes.
Marcelo Batistela – Vice-presidente da Divisão de Soluções para Agricultura da Basf do Brasil.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Governador Otaviano Pivetta mantém cronograma e reforça avanço das escolas cívico-militares em Mato Grosso

Publicado

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta quinta-feira (9.4), a manutenção do cronograma de transformação de escolas regulares no modelo de gestão cívico-militar em Mato Grosso. Nesta última etapa prevista para 2026, 16 unidades da Rede Estadual passarão por consultas públicas, em um processo que busca ampliar ainda mais a presença de um formato de gestão que vem ganhando adesão e apoio das comunidades escolares em diferentes regiões do Estado.

Segundo o governador, o avanço do modelo reflete não apenas uma decisão administrativa do Estado, mas também uma demanda que tem partido das próprias famílias, estudantes e profissionais da educação, que reconhecem nas escolas cívico-militares um ambiente mais organizado, seguro e favorável à aprendizagem.

“Esse é um modelo que vem dando resultados, fortalecendo o ambiente escolar e atendendo a uma reivindicação legítima da comunidade. Em muitos municípios, são os próprios pais e profissionais da educação que pedem a transformação, porque reconhecem os ganhos na organização, na disciplina e no processo de ensino e aprendizagem”, explica Otaviano Pivetta.

As votações serão realizadas sempre das 7h às 19h. Nos dias 13 e 14 de abril, participarão da consulta as escolas estaduais Nilza de Oliveira Pipino, em Sinop; Nova União, em Nova Canaã do Norte; João Ribeiro Vilela, em Primavera do Leste; Osmair Pinheiro da Silva, em Nova Maringá; Rui Barbosa, em Nova Mutum; Prefeito Artur Ramos, em Jaciara; Doutor Estevão Alves Correa, em Cuiabá; 13 de Maio, em Tangará da Serra; e Professor Muralha de Miranda, em Nova Marilândia.

Veja Mais:  Dois moradores do interior do Estado são contemplados com R$ 100 mil no Nota MT

Já nos dias 15 e 16 de abril, novas consultas serão realizadas nas escolas estaduais Cândido Portinari, em Tapurah; Francisco Saldanha Neto, em Tabaporã; João Paulo II, em Itaúba; Mário Schabatt Souza, em Lucas do Rio Verde; Paulo Freire, em Marcelândia; André Antônio Maggi, em Colíder; e Jayme Veríssimo de Campos Júnior, em Alta Floresta.

Otaviano Pivetta destacou que o processo será conduzido com transparência e participação direta da comunidade escolar, que poderá votar entre as opções “Aprovo” e “Não aprovo”. A expectativa do governo é consolidar mais uma etapa importante da política educacional adotada no Estado.

“Nosso compromisso é cumprir o cronograma com transparência, responsabilidade e respeito à vontade da comunidade escolar. A consulta pública garante esse direito de participação e fortalece uma política que já mostrou resultados concretos em Mato Grosso”, completa o governador.

De acordo com ele, a meta inicial era alcançar 205 escolas no modelo cívico-militar, número que já foi superado, com 208 unidades. Com a realização das novas consultas públicas, a Rede poderá chegar a 224 escolas com esse formato de gestão, ampliando uma experiência que vem se consolidando em diversas regiões do Estado.

O modelo cívico-militar não altera o currículo escolar nem interfere na proposta pedagógica das unidades. A condução pedagógica permanece sob responsabilidade de diretores, coordenadores e professores da Rede Estadual, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.

Veja Mais:  MTI assina parceria estratégica com a Google

Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), as mudanças concentram-se nas áreas administrativa e disciplinar, com a atuação de militares da reserva no apoio à organização do ambiente escolar, no controle de acesso, na promoção de atividades cívicas e no fortalecimento de valores como disciplina, respeito e hierarquia.

Para o governador, a expansão do modelo representa a continuidade de uma política pública que combina participação da comunidade, reforço na gestão e foco em resultados. A avaliação do governo é que a experiência bem-sucedida das unidades já convertidas tem impulsionado novas adesões e consolidado o formato como referência na educação pública estadual.

“Quando a comunidade percebe que a escola melhora o ambiente, fortalece a convivência e cria melhores condições para ensinar e aprender, ela passa a defender esse modelo. É isso que estamos vendo em Mato Grosso, com uma política que nasceu para fortalecer a educação e que hoje encontra respaldo crescente da população”, concluiu Otaviano Pivetta.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros combate incêndio em carro de passeio em via pública

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na manhã desta quinta-feira (9.4), um incêndio em um carro de passeio no bairro Bela Vista, no município de Poxoréu (a 263 km de Cuiabá).

A 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada via 193 por volta das 07h15. Ao chegar, a equipe se deparou com uma picape em chamas na via pública.

De imediato, os bombeiros iniciaram a ação de combate ao fogo, sendo necessário o uso de cerca de 500 litros de água para conter o incêndio.

Após a extinção das chamas, a equipe da 6ª CIBM realizou o rescaldo para eliminar possíveis focos remanescentes. Não houve registro de vítimas.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  MTI assina parceria estratégica com a Google
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana