Política MT
Plano Estadual de Educação é apresentado na ALMT
O Plano Estadual de Educação (PEE) de Mato Grosso foi apresentado à Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa durante reunião extraordinária realizada na tarde desta quarta-feira (26). O documento segue as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE) e abrange todos os níveis e etapas de ensino, desde a educação infantil até a educação superior.
Exposto pela secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, o documento possui 16 metas e 256 estratégias que deverão ser executadas nos próximos 10 anos para melhorar a qualidade da educação em Mato Grosso. Sua elaboração ocorreu durante Conferência Estadual de Educação realizada em 2017 e desde então o texto vem sendo analisado e discutido pelo Fórum Estadual de Educação.
Durante a reunião, a secretária Marioneide apresentou as metas definidas nos planos nacional e estadual de educação e os indicadores utilizados para medi-las, bem como a situação registrada em Mato Grosso em cada uma das áreas até o ano de 2017, demonstrando que o atingimento dos objetivos propostos será um grande desafio. Diante desse cenário, a gestora chamou a atenção para a necessidade de aprovação de metas e estratégias que sejam, de fato, exequíveis.
“Os planos nacional, municipais e estaduais de educação foram criados em um contexto econômico muito diferente do que nós vivemos hoje. Precisamos refletir um PEE como uma política de estado, de continuidade das políticas públicas e, principalmente, refletir de que forma nós iremos alcançar isso, afinal propor metas, ações e estratégias é até fácil, mas como fazer para que amanhã ou depois o estado de Mato Grosso não esteja na capa dos jornais por não ter cumprido nenhuma meta do Plano Estadual de Educação? Precisamos ter condições de realizá-las e de monitorá-las para que de fato aconteçam”, ponderou.
Segundo Marioneide, não foi feito nenhum tipo de planejamento ou projeção do impacto financeiro que a execução desse plano causará no estado de Mato Grosso, o que poderá dificultar a execução das ações traçadas.
“Eu diria que as metas são exequíveis, com exceção da que prevê a ampliação da educação infantil em creches para atender 80% de crianças de 0 a 3 anos até 2024, pois isso demanda uma melhoria do financiamento da educação. Já as estratégias são muito arrojadas, mas ao mesmo tempo estão, de certa forma, ainda desarticuladas de uma questão de financiamento da educação”, avaliou.
Além da educação infantil, outras metas difíceis de serem atingidas, segundo ela, são as relacionadas à melhoria da proficiência e dos índices de evasão escolar no Ensino Médio, à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ao Ensino Superior.
“Serão grandes desafios. No que se refere à EJA, o desafio maior será melhorar os índices de analfabetismo funcional, que é gritante dos 15 anos em diante. Há também as metas relacionadas à educação superior, principalmente a que prevê a expansão para, pelo menos, 40% das novas matrículas nas instituições públicas”, observou.
Tramitação
O texto atual do Plano Estadual de Educação será enviado à Casa Civil até sexta-feira (28) e, posteriormente, será encaminhado à Assembleia Legislativa, onde será discutido e votado. O presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, deputado estadual Thiago Silva (MDB), afirmou que o Legislativo Estado irá debater o tema de forma ampla.
“Várias metas do antigo Plano Estadual de Educação não foram cumpridas. Queremos nos aprofundar na discussão desse novo plano para que possamos ter um plano real e buscar fontes de financiamento para melhorar a qualidade da educação em Mato Grosso”, declarou.
Segundo o parlamentar, o conteúdo do Plano Estadual de Educação será discutido na próxima reunião da Comissão de Educação, que deverá ocorrer no dia 10 de julho.
“Hoje a secretária nos apresentou alguns dados preocupantes. Precisamos discutir esses números e nos aprofundar. Nosso estado só vai ter um desenvolvimento pleno a partir do momento em que o governo der condições para a população se qualificar, e esse é o nosso objetivo aqui: que o estado possa oferecer uma educação inclusiva e de qualidade”, finalizou.
Greve na educação
A reunião desta quarta-feira contou com a presença de profissionais grevistas da educação, que se manifestaram pacificamente, empunhando cartazes com os dizeres “Estamos em Greve”.
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Valdeir Pereira, a categoria reivindica o cumprimento de legislações que estão em vigência, como a Lei nº 510/2013, que dispõe sobre a reestruturação dos subsídios dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso, o chamamento dos profissionais aprovados em concurso público e a melhoria da infraestrutura das unidades escolares.
A secretária Marioneide Kliemaschewsk informou que o assunto será tratado em reunião com a categoria que acontecerá nesta quinta-feira (27), às 14h.
Política MT
Zé Medeiros cresce em nova pesquisa e se consolida entre os favoritos ao Senado em MT
O instituto ganhou destaque após acertar a vitória de Abílio Brunini em Cuiabá nas eleições de 2024

Foto- Assessoria
Nova pesquisa do Instituto Veritá mostra crescimento do deputado federal José Medeiros (PL) na corrida ao Senado. O levantamento, realizado entre os dias 26 e 30 de abril de 2026, com 1.220 eleitores de Mato Grosso, consolida o parlamentar entre os principais candidatos do estado.
Os números demonstram um avanço significativo em relação ao levantamento divulgado no início de abril pelo próprio Instituto Veritá. Na pesquisa estimulada, Medeiros apareceu com 29,5% das intenções de voto, um crescimento expressivo em relação aos 22,2% da pesquisa anterior. Com isso, reduziu drasticamente a distância para o governador Mauro Mendes, que aparece com 30,7%.
Já na espontânea, quando os nomes não são apresentados aos entrevistados, Medeiros saltou de 18% para 23,7% das intenções de voto válidas em apenas um mês, ampliando sua presença no eleitorado.
No segundo voto estimulado para o Senado, Medeiros também aparece consolidado, com 19,5%, mantendo competitividade em um cenário de duas vagas em disputa.
Os números reforçam o avanço do parlamentar no estado e demonstram o fortalecimento de sua candidatura junto ao eleitorado conservador e bolsonarista de Mato Grosso.
Para José Medeiros, o resultado da pesquisa reflete a preocupação da população com o futuro do Brasil e demonstra que o eleitorado está atento à importância da eleição para o Senado.
“Fico feliz com os números de uma pesquisa séria e respeitada. Recebo esse resultado com alegria e responsabilidade. Essa eleição será decisiva para o futuro do Brasil, e a população percebe isso. Vamos trabalhar para eleger um Senado de direita, comprometido com a democracia, a liberdade e a Constituição”, afirmou Zé Medeiros.
O deputado também ressaltou que continuará defendendo a liberdade dos presos do 8 de janeiro e trabalhando pelo equilíbrio entre os Poderes.
“A pesquisa mais importante é a da urna. Vamos continuar trabalhando por Mato Grosso e fazer os enfrentamentos necessários, inclusive sobre os desmandos do STF, para que a nossa democracia volte à normalidade”, concluiu.
Política MT
Irajá Lacerda desponta entre os favoritos na disputa por vaga na Câmara Federal em MT

Foto- Assessoria
Política MT
Vereadora de Rondonópolis apresenta moção de repúdio à indicação de Jorge Messias ao STF

Foto: Assessoria
A vereadora Kalynka Meirelles (PL) protocolou na Câmara Municipal de Rondonópolis a Moção de Repúdio nº 0001/2026, manifestando posicionamento contrário à indicação de Jorge Messias ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com o texto, a manifestação tem como base posicionamentos atribuídos ao indicado em temas considerados sensíveis, relacionados à interrupção da gravidez em estágio avançado. A moção ressalta a defesa da vida, da dignidade humana e dos princípios constitucionais.
A proposição, registrada sob o Protocolo Legislativo nº 1673/2026, será apreciada pelos vereadores em plenário. Caso aprovada, a moção formaliza o posicionamento institucional do Legislativo municipal sobre o tema.
O assunto pode gerar debate entre os parlamentares, diante da relevância nacional da indicação e das diferentes interpretações sobre questões jurídicas e sociais envolvidas.
-
Mato Grosso08/05/2026 - 14:28Manejo do caruru em função das biotecnologias de soja será um dos destaques do 26º Encontro Técnico de Soja
-
Rondonópolis08/05/2026 - 14:15Com mais de U$ 900 milhões, Rondonópolis lidera exportações em Mato Grosso
-
Mato Grosso08/05/2026 - 14:10Sindicatos de MT convocam servidores para Grande Ato no Dia 25 de Maio
-
Política MT08/05/2026 - 14:32Irajá Lacerda desponta entre os favoritos na disputa por vaga na Câmara Federal em MT
-
Política MT08/05/2026 - 14:42Zé Medeiros cresce em nova pesquisa e se consolida entre os favoritos ao Senado em MT
-
Saúde08/05/2026 - 16:21Gordura no fígado não é “só do fígado”
-
Rondonópolis08/05/2026 - 16:26Rondonópolis|Procon flagra empresa no Centro vendendo alimentos sem detalhar origem e data de validade
-
Esportes08/05/2026 - 21:10União enfrenta Goiatuba em casa pela 1ª partida do returno da Série D






