Política MT
ALMT homenageia familiares de deputados falecidos durante o exercício do mandato

A sessão solene em comemoração aos 190 anos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), realizada nesta quarta-feira (6), foi marcada pela entrega da Comenda Memória do Legislativo aos familiares de ex-deputados que faleceram durante o exercício do mandato.
O presidente da Casa, deputado Max Russi (PSB), ressaltou a importância de lembrar e reconhecer a atuação dos deputados já falecidos: Silvio Fávero, Walter Rabello, Jorge Abreu e Sebastião Júnior. Para ele, o momento é de profundo respeito e gratidão àqueles que deixaram sua contribuição para o desenvolvimento do estado.
“É um importantíssimo reconhecimento. A Assembleia Legislativa sempre procura valorizar todos os que passaram por esta Casa e que, de alguma forma, contribuíram com o crescimento de Mato Grosso. Isso inclui, especialmente, os parlamentares que já partiram, mas deixaram um legado de trabalho e compromisso com a população. Nada mais justo do que reconhecer, por meio de seus familiares, a história e a dedicação desses homens públicos. A presença deles aqui hoje fortalece ainda mais o valor da memória e do serviço prestado por cada deputado à sociedade mato-grossense”, afirmou.
Da mesma forma, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Dr. João (MDB), destacou a iniciativa e relatou a emoção que sentiu ao assinar a Comenda Memória do Legislativo que seria entregue os familiares. Emocionado, Dr. João lembrou a amizade que tinha com o deputado Silvio Fávero.
“Fiquei muito emocionado ao assinar as homenagens, especialmente a do meu amigo Silvio. Fiz questão de entregar pessoalmente à esposa dele [Kátia Fávero] essa homenagem. Todo domingo, por volta das 10 ou 11 horas da manhã, ele me ligava de Lucas do Rio Verde e me mandava vídeos tocando violão com o filho. Até hoje me lembro disso com muito carinho”, contou.
A gestora pública Pamella Rabello, filha do deputado Walter Rabello, agradeceu a homenagem ao pai.
Foto: MARCOS LOPES/ALMT
Para Kátia Fávero, que recebeu a homenagem ao lado do filho Gabriel Fávero, essa é uma forma de manter viva a memória do esposo Silvio, que faleceu em 2021, vítima da Covid-19.
“Fizemos questão de percorrer quase 400 km para estar aqui e honrar a memória dele. Silvio fez um trabalho belíssimo, não só como deputado, mas como ser humano. Deixou carinho e respeito por onde passou”, disse. Ela também relembrou o apelido carinhoso dado ao marido pelo deputado Eduardo Botelho: “artilheiro”, em referência à sua habilidade de aprovar projetos importantes.
“Ele emplacou muitos projetos, sempre foi muito dedicado. Esse carinho das pessoas que o conheceram é o que quero passar para os nossos filhos, como pai e como homem que ele foi”, afirmou Kátia, ao agradecer a ALMT que deu ao Espaço Bicicletário da ALMT o nome de Deputado Silvio Fávero.
A gestora pública Pamella Rabello, filha do deputado Walter Rabello, agradeceu a homenagem ao pai que faleceu durante o segundo mandato em 2014, por problemas de saúde. A ALMT, por meio da Resolução 4.788/2016, denominou o espaço do Memorial Legislativo de Mato Grosso Salão Walter Rabello. Também leva o seu nome o viaduto do Complexo Viário do Tijucal, em Cuiabá.
“Tenho certeza que o legado dele é lembrado na história de Mato Grosso. Ele estaria muito feliz e orgulhoso. Foi um homem incrível, maravilhoso pai, muito dedicado. E sempre dizia em seu programa de TV: Creia no Deus que criou o homem, e não no Deus que o homem criou”, lembrou Pamella, emocionada.
Acompanhada da filha Lorena Varjão Alves, a ex-deputada Malba Thânia Alves Varjão, também agradeceu a acolhida e homenagem a ela, ao seu pai, o ex-deputado Valdon Varjão, e ao seu esposo o ex-deputado Sebastião Júnior, médico que faleceu em 1989, no auge do mandato, vítima de acidente de trânsito no Rio de Janeiro.
Emocionada, ela lembrou que Sebastião foi autor da lei que emancipou Matupá, onde a avenida principal leva seu nome. Malba destacou que a perda do marido a motivou a seguir na vida pública, tendo sido eleita suplente e assumido como deputada em 1993. Após deixar a política, formou-se em Psicologia e passou a atuar em projetos sociais e no setor do agronegócio em Barra do Garças.
“É muito gratificante ver que meu pai, que lutou muito em 1963, e meu esposo, que dedicou a vida ao bem social, continuam sendo lembrados por esta Casa de Leis. Estar aqui hoje, sendo homenageada junto a outros nomes importantes, é uma honra que levo no coração”, afirmou Malba.
Paulinho Abreu também recebeu a Comenda Memória do Legislativo, em reconhecimento ao legado deixado pelo seu pai, o ex-deputado Jorge Abreu, que faleceu de acidente aéreo em 1998. “Ficamos muito felizes com essa lembrança. São 27 anos desde o falecimento do meu pai e é sempre gratificante ver seu trabalho reconhecido”, afirmou Paulinho, ao destacar que Jorge Abreu foi um dos defensores da proposta de divisão do estado, uma discussão relevante à época, especialmente para o fortalecimento da região Norte.
“Assim como meu pai e minha mãe atuaram na vida pública, hoje sou vice-prefeito de Sinop, trabalhando pela nossa cidade. Essa homenagem reforça o valor da história que construímos juntos”, finalizou Paulinho.
Fonte: ALMT – MT
Política MT
Coletiva: Pedro Taques apresenta documentos e cronologia sobre acordo milionário entre MT e Oi S.A.
Advogado apresentará documentos protocolados desde 2025 e demonstrará que os fatos investigados hoje pela Polícia Federal já haviam sido levados ao Poder Judiciário e aos órgãos de controle por meio de Ação Popular e representações institucionais.

Assessoria
O advogado, ex-senador e ex-governador Pedro Taques concederá coletiva de imprensa nesta quinta-feira (06.08), às 15h, no escritório AFG & Taques, em Cuiabá, para apresentar a cronologia das medidas judiciais e administrativas adotadas desde 2025 em relação ao acordo firmado entre o Estado de Mato Grosso e a empresa Oi S.A., que resultou no pagamento de R$ 308 milhões em recursos públicos.
A coletiva ocorre após a deflagração da Operação Heritage, da Polícia Federal, que investiga suposto esquema de desvio de recursos públicos relacionado ao mesmo acordo e cumpriu mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares como bloqueio de bens, quebra de sigilos bancário e fiscal, recolhimento de passaportes e proibição de contato entre investigados. As investigações apuram, em tese, crimes como organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro, crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e uso indevido de informação privilegiada.
Taques apresentará os documentos protocolados antes da operação policial, entre eles a Ação Popular e as representações encaminhadas à Procuradoria-Geral da República, Procuradoria-Geral de Justiça, Tribunal de Contas do Estado, Assembleia Legislativa, Comissão de Valores Mobiliários e Conselho Nacional de Justiça, todos relacionados ao mesmo conjunto de fatos investigados pelas autoridades.
Taques também detalhará os principais fundamentos jurídicos das medidas adotadas, incluindo os questionamentos acerca da legalidade do Termo de Autocomposição firmado entre o Estado e a empresa Oi S.A., da forma de pagamento realizada, da utilização de cessões sucessivas de direitos creditórios e da circulação dos recursos por fundos de investimento e empresas privadas, conforme descrito na Ação Popular e nas representações encaminhadas aos órgãos de controle.
Segundo o advogado e ex-governador, o objetivo é prestar esclarecimentos à sociedade, apresentar a sequência cronológica das providências adotadas e contribuir para o debate público com transparência, sempre respeitando a atuação independente da Polícia Federal, do Ministério Público e do Poder Judiciário.
Ele reforça a importância da atuação persistente das instituições e da sociedade no controle da administração pública:
“Quando muitos diziam que esse caso não daria em nada, eu continuei reunindo documentos, protocolando ações e provocando as instituições. Nunca desisti porque sempre acreditei que o dinheiro público pertence à sociedade e deve ser protegido. Vou acompanhar esse caso até o fim para que todos os fatos sejam esclarecidos e os responsáveis, se houver responsabilidade comprovada, respondam na forma da lei”.
COLETIVA DE IMPRENSA
Assunto: Operação Heritage – Cronologia das denúncias e documentos apresentados pelo advogado Pedro Taques
Data/Horário: 06/08 (quinta-feira), 15h
Local: Escritório AFG & Taques Advogados Associados, Av. Bosque da Saúde, nº 322, Bairro Bosque da Saúde, Cuiabá (MT)
Fonte: Da Assessoria AFG & Taques
Política MT
Vereador de Rondonópolis, Ibrahim Zaher é confirmado como primeiro suplente de Janaina Riva ao Senado
Vereador de Rondonópolis compõe a chapa da senadora, que terá a ex-delegada Ana Cristina Feldner Martins como segunda suplente

Foto- Assessoria
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) homologou, durante convenção partidária, a candidatura da senadora Janaina Riva à reeleição ao Senado Federal. A chapa será composta pelo vereador de Rondonópolis, Ibrahim Zaher, como primeiro suplente, e pela ex-delegada da Polícia Civil, Ana Cristina Silva Feldner Martins, na segunda suplência.
Segundo o partido, a escolha de Ibrahim Zaher reforça a presença política da região sul de Mato Grosso na composição da chapa majoritária. Empresário e administrador de empresas, o parlamentar iniciou sua trajetória política em 2012, quando foi eleito vereador em Rondonópolis.
Durante sua carreira no Legislativo municipal, Zaher presidiu a Câmara de Vereadores no biênio 2013/2014 e atualmente exerce seu segundo mandato pelo MDB. Também já atuou como líder do governo na Casa de Leis.
Entre as principais bandeiras defendidas pelo vereador estão o incentivo ao esporte, o fortalecimento da cultura, a ampliação de políticas públicas voltadas à saúde mental e ações de inclusão para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Filho do ex-vereador Mohamed Zaher, Ibrahim passa a integrar a chapa encabeçada por Janaina Riva, que busca a renovação do mandato no Senado nas eleições deste ano.
Política MT
Léo Bortolin fecha julho entre os mais citados para deputado estadual em MT
Ex-prefeito de Primavera do Leste registra 2,4% em pesquisa espontânea e é o único nome sem mandato na ALMT no primeiro grupo da disputa

Foto- Assessoria
O ex-prefeito de Primavera do Leste Léo Bortolin (MDB) fecha julho entre os nomes mais citados para deputado estadual em Mato Grosso, segundo pesquisa Percent Brasil. Com 2,4% das citações espontâneas, ele é o único candidato sem mandato na atual Assembleia Legislativa de Mato Grosso entre os nomes do primeiro grupo.
O levantamento foi realizado entre os dias 23 e 27 de julho. Na série divulgada pelo instituto, Bortolin tinha 2,4% em maio, passou a 2,3% em junho e voltou a 2,4% na rodada atual. A oscilação está dentro da margem de erro geral.
A pesquisa também registra redução no número de entrevistados sem candidato definido para deputado estadual. O índice era de 56% em maio, caiu para 52,1% em junho e chegou a 45,2% em julho. Com mais pessoas passando a citar nomes, Léo se mantém entre os mais lembrados da disputa.
Lúdio Cabral aparece numericamente à frente, com 3,1%. Max Russi e Eduardo Botelho registram 3% cada; Beto Dois a Um, 2,9%; Elizeu Nascimento, 2,6%; e Paulo Araújo e Thiago Silva, 2,5%. Os sete nomes que aparecem antes de Bortolin exercem mandato de deputado estadual.
A modalidade espontânea mede a lembrança dos candidatos. Nela, os entrevistados respondem livremente em quem votariam, sem receber uma lista prévia. Por isso, o resultado não representa uma projeção direta de votos ou de cadeiras, mas mostra quais nomes já estão presentes no debate eleitoral.
Na composição do recorte, as mulheres representam 52,6% dos entrevistados; a maior faixa etária é a de 45 a 59 anos, com 26,1%; 49% têm ensino médio completo ou incompleto; e 46,8% informaram renda familiar entre dois e cinco salários mínimos. A pesquisa foi distribuída pelas sete regiões de Mato Grosso. A Centro-Sul, onde estão Cuiabá e Várzea Grande, concentra 37,6% da amostra, seguida pelo Sudeste, com 18,7%, e pelo Médio Norte, com 14,1%.
Vale lembrar que nessas eleições, Mato Grosso elegerá 24 deputados estaduais. A votação em 4 de outubro, e os eleitos assumem os mandatos em 1º de fevereiro de 2027.
Vereador por dois mandatos, prefeito de Primavera do Leste entre 2017 e 2024 e ex-presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Léo Bortolin chega à disputa estadual com trajetória construída na gestão municipal e na interlocução com prefeituras de diferentes regiões. A Percent Brasil ouviu 1.200 pessoas em entrevistas domiciliares e presenciais. O levantamento informa nível de confiança de 95% e está registrado na Justiça Eleitoral sob os números BR-00822/2026 e MT-02251/2026.
-
Política MT06/08/2026 - 12:09Vereador de Rondonópolis, Ibrahim Zaher é confirmado como primeiro suplente de Janaina Riva ao Senado
-
Rondonópolis06/08/2026 - 14:46Abertura do Rodeio testou os peões no limite, e Natanzinho Lima e Mariana Fagundes brilharam pela madrugada
-
Rondonópolis06/08/2026 - 12:01Exposul e Dia dos Pais criam cenário favorável para o varejo local
-
Rondonópolis07/08/2026 - 16:08Enquanto foco está na 52ª Exposul, articulações para Mesa Diretora da Câmara avançam nos bastidores em Rondonópolis
-
Política MT06/08/2026 - 13:33Coletiva: Pedro Taques apresenta documentos e cronologia sobre acordo milionário entre MT e Oi S.A.
-
Rondonópolis10/08/2026 - 18:2718º GAC investiga ação criminosa após incêndio ser provocado em área militar de Rondonópolis
-
Rondonópolis07/08/2026 - 17:36Noite de romantismo na 52ª Exposul com cantor Eduardo Costa brilhando em Rondonópolis
-
Rondonópolis10/08/2026 - 17:39Pagamento é liberado e motoristas do transporte escolar retomam atividades nesta terça-feira (11)






