Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Alunos de escolas estaduais participam de projeto sobre cidadania e segurança viária em Mato Grosso

Publicado

Estudantes do 2º ano do Ensino Médio de 12 escolas públicas estaduais localizadas ao longo da BR-163 vão participar do Projeto Piloto Condutores do Amanhã, entre setembro e novembro de 2025. A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), a Nova Rota do Oeste e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O lançamento oficial ocorre no dia 3 de setembro, às 9h, na Escola Estadual Professora Elizabeth Maria Bastos Mineiro, em Várzea Grande. O evento reunirá professores, estudantes e gestores, quando serão entregues os primeiros kits do projeto.

O objetivo da ação é formar jovens mais conscientes, responsáveis e preparados para o trânsito, ao mesmo tempo em que promove protagonismo juvenil, engajamento comunitário e práticas sustentáveis. O projeto também prevê a implantação do Índice de Desenvolvimento da Educação para o Trânsito (IDET), pioneiro em âmbito estadual.

De acordo com a Seduc, cerca de 700 estudantes estarão envolvidos diretamente, com campanhas educativas, vídeos, hackathons, oficinas práticas e atividades digitais. A metodologia inclui simuladores de direção, formações híbridas de professores tutores, provas, redações e campanhas de engajamento comunitário.

Além da capacitação, haverá premiações para os melhores alunos, que poderão receber troféus, medalhas, viagens educacionais para Curitiba e até o custeio da primeira habilitação (categorias A ou B). Professores e escolas também serão contemplados, reforçando a integração entre comunidade escolar, segurança viária e cidadania.

Veja Mais:  Final de semana com baixa temperatura em MT

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destaca que o projeto vai muito além de ensinar regras de trânsito.

“Estamos falando de cidadania, de preparar uma geração de jovens que terão mais consciência do seu papel social. O protagonismo juvenil é a chave para um trânsito mais humano e seguro”, avalia.

Para ele, o Condutores do Amanhã representa um marco na história da educação pública de Mato Grosso. “É um programa pioneiro, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, que mostra como a escola pode transformar realidades e salvar vidas. Quando o estudante entende seu papel, ele se torna um agente de mudança, não apenas um futuro condutor”, afirmou.

A iniciativa, de caráter replicável, consolida-se como referência na integração entre educação, segurança viária e desenvolvimento sustentável, contribuindo para a formação de jovens líderes conscientes e preparados para os desafios da vida em sociedade.

Escolas Selecionadas

  • EE Joaquim Nunes Rocha (Rondonópolis)
  • EE Irmã Miguelina Corso (São Pedro da Cipa)
  • EE Militar Tiradentes Modelo Santo Antônio (Jaciara)
  • EE Zélia da Costa Almeida (Cuiabá)
  • EE Profª Elizabeth Maria Bastos Mineiro (Várzea Grande)
  • EE Arnaldo Estevão de Figueiredo (Jangada)
  • EE Nilo Póvoas (Nobres)
  • EE José Aparecido Ribeiro (Nova Mutum)
  • EE Ângelo Nadin (Lucas do Rio Verde)
  • EE Ignacio Schevinski Filho (Sorriso)
  • EE Nossa Senhora da Glória (Sinop)
  • EE São Vicente de Paula (Sinop)
Veja Mais:  Concessionárias de energia elétrica e água aderem comunicação eletrônica com Procon-MT

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Feira Brasileira de Sementes contará com palestrantes renomados e temas atuais do agronegócio nacional e mundial

Publicado

Com o tema “A Semente é o Elo”, o encontro conectará pesquisa, melhoramento genético, produção de sementes, tecnologia e mercado

A Feira Brasileira de Sementes (FEBRASEM), que ocorre em Rondonópolis (MT), nos dias 17 e 18 de junho, se consolidou como um dos principais eventos do setor de sementes do Brasil. O evento idealizado e promovido pela Associação dos Produtores de Sementes do Mato Grosso (APROSMAT), em sua quinta edição tem como tema “A Semente é o Elo”, já tem sua lista confirmada de palestrantes de renome no Agro e muito conhecimento a ser compartilhado com os participantes.

Segundo o presidente da APROSMAT, Nelson Croda, a proposta desta edição é integrar todos os pilares da cadeia produtiva. O foco está no entendimento de que a semente não é apenas o início do plantio, mas o elo que conecta o melhoramento genético, a tecnologia de ponta e a eficiência comercial. Em um cenário global cada vez mais exigente. “Ao longo dos dois dias, a programação reúne oito momentos estratégicos, entre palestras e painéis técnicos, abordando temas fundamentais para o fortalecimento do setor de sementes. Já estão confirmadas importantes lideranças da indústria de biotecnologia e germoplasma, além de doutores, especialistas em mercado e profissionais altamente qualificados”, destacou.

Um dos palestrantes convidados para a FEBRASEM será Marcos Jank, formado em Engenharia Agronômica pela ESALQ-USP, atualmente é professor sênior de agronegócio no Insper e coordenador do Centro Insper Agro Global. Na área de comunicação, atua como comentarista de agronegócio na CNN Brasil e colabora com diversos veículos nacionais e internacionais.

Veja Mais:  Dupla suspeita de furtar obra no Complexo Pomeri é detida em flagrante por agentes socioeducativos

O evento foi desenhado para promover não apenas o conhecimento teórico, mas também a geração de negócios e o fortalecimento de parcerias. A estrutura contará com palestras estratégicas ofertando conteúdos voltados especificamente para os setores de sementes e grãos, exposição tecnológica e máquinas e networking qualificado, com ambientes planejados para conexões empresariais e um happy hour de integração ao final das atividades.

As inscrições para a FEBRASEM 2026, já estão no 2º lote, e para não ficar de fora de uma das maiores feiras do segmento sementeiro nacional, acesse o link abaixo:

https://www.sympla.com.br/evento/febrasem-2026/3320456?algoliaID=447c62ad747ae13407bb86812130ab58

Confira quem são os demais palestrantes da 5ª Edição da FEBRASEM:

Mauricio Schineider – CEO da StarSe Agro e cofundador da Solubio, uma das gigantes biotechs do agronegócio brasileiro.
Maria de Fátima Zorato – Bióloga, com mestrado em Fitopatologia e doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes.
Geri Meneghello – Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes (UFPeL).
França Neto – Ph.D. em Fisiologia e Patologia de Sementes junto à Universidade da Flórida.
Eduardo Lourenço – Doutor e Mestre Direito Constitucional com especialização em Direito Empresarial e Contratos e possui L.L.M. (Master of Laws) em Direito Tributário.
Anderson Galvão – Engenheiro Agrônomo e Fundador e Diretor Céleres.
Fernando Wagner – Gerente executivo de Negócios Institucionais na GDM Seeds.
Janaína Martuscello – Zootecnista e professora titular da Universidade Federal de São João Del Rei (MG).
Jonas Pinto – Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes pela UFPel e atua há mais de 20 anos no setor sementes.
Marcelo Batistela – Vice-presidente da Divisão de Soluções para Agricultura da Basf do Brasil.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Governador Otaviano Pivetta mantém cronograma e reforça avanço das escolas cívico-militares em Mato Grosso

Publicado

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta quinta-feira (9.4), a manutenção do cronograma de transformação de escolas regulares no modelo de gestão cívico-militar em Mato Grosso. Nesta última etapa prevista para 2026, 16 unidades da Rede Estadual passarão por consultas públicas, em um processo que busca ampliar ainda mais a presença de um formato de gestão que vem ganhando adesão e apoio das comunidades escolares em diferentes regiões do Estado.

Segundo o governador, o avanço do modelo reflete não apenas uma decisão administrativa do Estado, mas também uma demanda que tem partido das próprias famílias, estudantes e profissionais da educação, que reconhecem nas escolas cívico-militares um ambiente mais organizado, seguro e favorável à aprendizagem.

“Esse é um modelo que vem dando resultados, fortalecendo o ambiente escolar e atendendo a uma reivindicação legítima da comunidade. Em muitos municípios, são os próprios pais e profissionais da educação que pedem a transformação, porque reconhecem os ganhos na organização, na disciplina e no processo de ensino e aprendizagem”, explica Otaviano Pivetta.

As votações serão realizadas sempre das 7h às 19h. Nos dias 13 e 14 de abril, participarão da consulta as escolas estaduais Nilza de Oliveira Pipino, em Sinop; Nova União, em Nova Canaã do Norte; João Ribeiro Vilela, em Primavera do Leste; Osmair Pinheiro da Silva, em Nova Maringá; Rui Barbosa, em Nova Mutum; Prefeito Artur Ramos, em Jaciara; Doutor Estevão Alves Correa, em Cuiabá; 13 de Maio, em Tangará da Serra; e Professor Muralha de Miranda, em Nova Marilândia.

Veja Mais:  "Obras do Governo de MT geram mais de mil empregos em Nova Bandeirantes", afirma prefeito

Já nos dias 15 e 16 de abril, novas consultas serão realizadas nas escolas estaduais Cândido Portinari, em Tapurah; Francisco Saldanha Neto, em Tabaporã; João Paulo II, em Itaúba; Mário Schabatt Souza, em Lucas do Rio Verde; Paulo Freire, em Marcelândia; André Antônio Maggi, em Colíder; e Jayme Veríssimo de Campos Júnior, em Alta Floresta.

Otaviano Pivetta destacou que o processo será conduzido com transparência e participação direta da comunidade escolar, que poderá votar entre as opções “Aprovo” e “Não aprovo”. A expectativa do governo é consolidar mais uma etapa importante da política educacional adotada no Estado.

“Nosso compromisso é cumprir o cronograma com transparência, responsabilidade e respeito à vontade da comunidade escolar. A consulta pública garante esse direito de participação e fortalece uma política que já mostrou resultados concretos em Mato Grosso”, completa o governador.

De acordo com ele, a meta inicial era alcançar 205 escolas no modelo cívico-militar, número que já foi superado, com 208 unidades. Com a realização das novas consultas públicas, a Rede poderá chegar a 224 escolas com esse formato de gestão, ampliando uma experiência que vem se consolidando em diversas regiões do Estado.

O modelo cívico-militar não altera o currículo escolar nem interfere na proposta pedagógica das unidades. A condução pedagógica permanece sob responsabilidade de diretores, coordenadores e professores da Rede Estadual, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.

Veja Mais:  Corregedoria realiza acompanhamento de atividades de seis juízas substitutas em junho

Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), as mudanças concentram-se nas áreas administrativa e disciplinar, com a atuação de militares da reserva no apoio à organização do ambiente escolar, no controle de acesso, na promoção de atividades cívicas e no fortalecimento de valores como disciplina, respeito e hierarquia.

Para o governador, a expansão do modelo representa a continuidade de uma política pública que combina participação da comunidade, reforço na gestão e foco em resultados. A avaliação do governo é que a experiência bem-sucedida das unidades já convertidas tem impulsionado novas adesões e consolidado o formato como referência na educação pública estadual.

“Quando a comunidade percebe que a escola melhora o ambiente, fortalece a convivência e cria melhores condições para ensinar e aprender, ela passa a defender esse modelo. É isso que estamos vendo em Mato Grosso, com uma política que nasceu para fortalecer a educação e que hoje encontra respaldo crescente da população”, concluiu Otaviano Pivetta.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros combate incêndio em carro de passeio em via pública

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na manhã desta quinta-feira (9.4), um incêndio em um carro de passeio no bairro Bela Vista, no município de Poxoréu (a 263 km de Cuiabá).

A 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada via 193 por volta das 07h15. Ao chegar, a equipe se deparou com uma picape em chamas na via pública.

De imediato, os bombeiros iniciaram a ação de combate ao fogo, sendo necessário o uso de cerca de 500 litros de água para conter o incêndio.

Após a extinção das chamas, a equipe da 6ª CIBM realizou o rescaldo para eliminar possíveis focos remanescentes. Não houve registro de vítimas.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Líder comunitária destaca: "Governador e primeira-dama de MT abraçaram e valorizaram o movimento comunitário"
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana