Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política MT

Assembleia Legislativa prestigia eleição do TCE

Publicado

Foto: Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT / TCE

Como representante da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o procurador-geral da Casa, Ghregory Maia, prestigiou a eleição do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT), o conselheiro Guilherme Maluf, na última terça-feira (5), que foi eleito por unanimidade para presidir o Tribunal no biênio 2020/2021. 

Além de parabenizar o conselheiro pela eleição e mostrar confiança na gestão que se inicia, o procurador-geral da ALMT fez um discurso com objetivo de aproximar o Poder Legislativo Estadual e o TCE/MT, seu órgão fiscalizador.

Baseado na experiência que teve quando a Corregedoria Geral da Assembleia passou para a Procuradoria Geral, Ghregory Maia destacou o diálogo como ferramenta importante na construção de novas práticas. “Nós percebemos que punir não estava adiantando e percebemos que a proatividade no trabalho correcional, orientativo foi o que adiantou”, argumentou o procurador-geral da ALMT.

Para ele, o novo presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso tem o perfil adequado para a condução desse diálogo. O procurador-geral ainda ressaltou que todos os conselheiros e procuradores possuem capacidade para levar a instituição à posição de uma das Cortes de Contas mais respeitadas do país.  

O ex-deputado estadual e conselheiro titular do Tribunal de contas Guilherme Maluf assume o lugar do conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto, que passou a ser vice-presidente da corte responsável por fazer o controle das contas públicas em Mato Grosso. Também na última terça, o conselheiro interino Moises Maciel foi eleito corregedor geral do tribunal.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Três CPIs estão em fase de oitiva na Assembleia Legislativa

Política MT

Ex-governador Mauro Mendes rebate senador Wellington Fagundes sobre obras da MT-170

Publicado

Ex-governador Mauro Mendes

O ex-governador Mauro Mendes voltou a criticar o senador Wellington Fagundes em meio às discussões sobre as obras da MT-170, antiga BR-174, no estado de Mato Grosso.

Em declarações recentes, Mauro rebateu as críticas feitas pelo senador sobre a qualidade das obras executadas na rodovia e afirmou que a estrada permaneceu abandonada durante anos sob responsabilidade do Governo Federal. Segundo ele, a estadualização da via ocorreu justamente para garantir a retomada das obras e melhorar a trafegabilidade da região.

Mauro Mendes também acusou Wellington Fagundes de “faltar com a verdade” ao questionar o andamento dos serviços e destacou que, antes da intervenção do Estado, motoristas enfrentavam sérios problemas estruturais na rodovia, incluindo longos períodos de atoleiros e dificuldades de deslocamento.

O embate ganhou força após Wellington cobrar investigações sobre possíveis falhas na execução das obras e defender acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) nos contratos relacionados à MT-170.

A discussão entre os dois líderes políticos amplia o clima de disputa política em Mato Grosso, principalmente diante das articulações visando as eleições de 2026.

Veja Vídeo:

Comentários Facebook
Veja Mais:  Começa nesta terça as aulas do cursinho pré-Enem Professora Vilma Moreira, em Cuiabá
Continue lendo

Política MT

Cláudio Ferreira elogia deputado Nininho durante anúncio de recursos para a Santa Casa de Rondonópolis

Publicado

Foto Reprodução ChatGPT

Durante o ato de assinatura do convênio entre o Governo de Mato Grosso e a Santa Casa de Rondonópolis, que prevê um aporte financeiro de quase R$ 300 milhões para a unidade hospitalar, o prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, destacou o trabalho do deputado estadual Ondanir Bortolini (Nininho) na articulação de recursos para o município.

Durante o evento, o prefeito rasgou elogios ao parlamentar, chamando Nininho de “deputado pé de boi”, em referência ao empenho e dedicação do deputado em buscar investimentos para a cidade.

Após a manifestação do prefeito, Nininho agradeceu o reconhecimento e reforçou o compromisso de continuar atuando em parceria com o município.

“Obrigado pelas palavras, prefeito Cláudio Ferreira! Essa parceria por Rondonópolis é o que me motiva a buscar sempre mais recursos para a nossa cidade, como esse importante aporte de R$ 22,3 milhões mensais para a Santa Casa. Vamos continuar unindo forças entre o município e a Assembleia Legislativa. Assim, conseguimos avançar de verdade e garantir que as melhorias continuem chegando à nossa população. Contem sempre com o meu empenho e trabalho”, declarou o deputado.

O convênio firmado pelo Governo do Estado representa um dos maiores investimentos recentes destinados à saúde pública regional e busca garantir o fortalecimento financeiro e operacional da Santa Casa, referência no atendimento hospitalar para Rondonópolis e diversos municípios da região sul de Mato Grosso.

Veja Video:

Comentários Facebook
Veja Mais:  Partido verde em várzea grande abandona Fávaro e sela apoio a Euclides Ribeiro
Continue lendo

Política MT

“RGA é direito” será o tema do Grande Ato dos servidores no dia 25 de maio

Publicado


Servidores estaduais e municipais de vários locais do estado estarão em Cuiabá para participar na próxima segunda-feira(25) do Grande Ato do Movimento Sindical Unificado pelas ruas do Centro Político Administrativo, rumo ao Palácio Paiaguás, a partir das 14h.

O ato que tem como tema “RGA é direito. E direito se conquista com luta, mobilização e unidade!” quer chamar a atenção do governo para abrir mesa de negociação e ouvir as reivindicações dos servidores e debater alternativas para se resolver o caso dos consignados, as cobranças previdenciárias sobre aposentados e pensionistas e também o plano de cargos e salários de cada categoria. “São reivindicações históricas que geram insatisfação dos servidores de forma geral no estado.  O governo não pode fingir que nada está acontecendo. São mais de 250 mil famílias impactadas mensalmente pela defasagem salarial provocada pelo não pagamento integral da Revisão Geral Anual (RGA)”, diz a presidente da Federação Sindical dos Servidores Públicos de Mato Grosso(FEESP-MT) Carmem Machado.

O Movimento Sindical Unificado também cobra uma mudança de postura do governador, Otaviano Pivetta em relação à adotada na gestão do governador Mauro Mendes em relação aos consignados. Os servidores relatam dificuldades financeiras provocadas por descontos elevados em folha, juros acumulados e falta de mecanismos de proteção aos trabalhadores endividados. Soma-se a isso a cobrança previdenciária sobre aposentados e pensionistas, tema que continua gerando forte indignação entre categorias do funcionalismo.
“Precisamos de uma resposta do governo. Abrir a mesa de negociações”, argumenta Carmem.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Três CPIs estão em fase de oitiva na Assembleia Legislativa
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana