Carros e Motos

BMW328i M Sport Plus: esportivo com pele de sedã familiar

Publicado

BMW 328i M Sport Plus: sedã está prestes de mudar de geração, mas conta com conjunto bem acertado e esportivo
Carlos Guimarães/iG

BMW 328i M Sport Plus: sedã está prestes de mudar de geração, mas conta com conjunto bem acertado e esportivo

Fazia um bom tempo que não punha as mãos em um BMW Série 3, mas valeu a pena a espera. Escolheram a versão 328i, da linha 2018, para quebrar o jejum. Aproveitei e fiz uma viagem rumo ao interior de São Paulo, com asfalto bem conservado e algumas curvas sinuosas pelo caminho. Logo me lembrei do acerto único desse sedã feito para quem gosta mesmo de dirigir. Vamos ao que o BMW 328i
M Sport Plus é capaz.

 

Mas, antes de acelerar o BMW 328i Sport M Plus, resolvi dar uma olhada no carro por fora para conferir os detalhes que mudaram na linha 2018. A unidade avaliada veio com pacote M Sport Plus, que inclui belas rodas de aro 19, faróis adaptativos com lentes escurecidas e LED no lugar de lâmpadas, assim como acontece nas lanternas traseiras.

Por dentro, entre as principais novidades, está o quadro de instrumentos digital e configurável, o sistema de som de alta-fidelidade, da Harmann Kardon, com 16 alto-falantes e 600 watts de potência. Só faltou incluir mais de uma entrada USB, disponível apenas no porta-objetos, sob o apoio de braço central.

Em contrapartida, a central multimídia agradou, com tela de alta resolução e que vem conectada à internet via cartão SIM Card, o que permite atualização das coordenadas do GPS em tempo real, bem como outras informações úteis como dados meteorológicos, serviço de concierge
e até pesquisas via Wikipedia.

Veja Mais:  Chevrolet Tracker aparece sem camuflagem. Estreia acontecerá em 2020

Os bancos revestidos de couro na cor caramelo contam com ajustes elétricos e bons apoios laterais para segurar o corpo nas curvas. Além de confortáveis, são perfeitamente regulados para a posição de dirigir ideal, assim como o volante de três raios, com ajustes de altura e profundidade.

O novo cluster digital é uma mudança bem-vinda, mas faltaram mais opções de configuração, o que deverá estar disponível na nova geração do sedã, que será uma das atrações do Salão de Paris (França), entre 4 e 14 de outubro. Entretanto, de acordo com os três modos de condução: Eco Pro, Comfort e Sport, o grafismo dos mostradores muda. Entretanto, achei que a configuração do Sport destoa das demais por falta de capricho dos gráficos.

Ao selecionar o modo Sport, o cluster muda de configuração no BMW 328i, mas o grafismo poderia ser mais caprichado
Carlos Guimarães/iG

Ao selecionar o modo Sport, o cluster muda de configuração no BMW 328i, mas o grafismo poderia ser mais caprichado

Porém, ao rodar no Comfort, o grafismo é tão bem feito que nem parece ser digital. E no Eco Plus as informações são voltadas para economia de combustível mostrando o alternador inteligente carregando a bateria quando o freio é acionado. Outro detalhe interessante é que a bateria vai instalada na traseira para ajudar a manter a impecável distribuição de peso entre os eixos, o que contribui com a estabilidade e o prazer de dirigir, como veremos mais adiante.

Mas, como sempre, o alto túnel central da estrutura do carro acaba prejudicando o espaço interno, principalmente para quem vai sentado no banco traseiro. Contudo, no porta-malas, até que cabe bastante bagagem. São 480 litros, sem nada que atrapalhe a colocação das malas, como estepe, e alças de apoio da tampa traseira.

Veja Mais:  Honda Fit 2019 chega com mais equipamentos de série e nova cor vermelha

Sedã com pegada esportiva

BMW 328i M Sport Plus mostra que é um dos sedãs mais agradáveis de dirigir à venda hoje em dia
Carlos Guimarães/iG

BMW 328i M Sport Plus mostra que é um dos sedãs mais agradáveis de dirigir à venda hoje em dia

 Nessa versão que fica apenas um degrau abaixo do esportivo M3, o motor é 2.0, flex, de 245 cv e nada desprezíveis 35,7 kgfm a partir de meros 1.250 rpm, números bem animadores. Mais ainda é o ronco que sai pelas duas saídas de escape. Lembra bastante o de um V6. E deixa claro que honra a tradição da marca no automobilismo.

Ok, a nova geração do Série 3 deverá ser ainda melhor, mas essa também merece elogios. O carro transmite uma combinação entre segurança e precisão rara no segmento de sedãs médios de luxo, a ponto de quem está dirigindo se sentir em um cupê esportivo e não em um três volumes para levar a família. Engato a terceira, por volta dos 80 km/h e passo a fazer as mudanças pelas hastes atrás do volante. Muda o timbre da voz do 328i, agora mais grave.

Uma pisada no acelerador, quarta marcha engatada e o ponteiro do velocímetro se move tão rápido quanto vai aumentando a carga de adrenalina. Melhor ir devagar com o andor, embora o sedã tenha se mostrado capaz de alegrar o dia de qualquer um que estiver contornando uma boa estrada cheia de curvas. Apenas para se ter uma ideia, de acordo com a fabricante, o 328i pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,1 segundos.

Veja Mais:  Conheça 5 versões bem elogiadas no exterior, mas que não existem no Brasil

De fato, fôlego é o que não falta do sedã da BMW, em qualquer situação, inclusive nas ultrapassagens. Há força máxima constante até 4.800 rpm. Basta acelerar que a paisagem que aparece pelas janelas logo se transforma num borrão. E na hora de frear o sistema beira a perfeição com discos ventilados nas quatro rodas e uma equalização perfeita do ABS.

A direção também cupre bem o seu papel, sendo bem comunicativa, transmitindo bem o que acontece entre os largos pneus, de perfil bem baixo (245/35 R 19). Garante precisão, mas poderia ser mais leve nas manobras de estacionamento, o que também deverá ser corrigido na próxima geração do sedã que terá sistema elétrico e não eletrohidráulico.

Conclusão

O BMW 328i
M Sport Plus (R$ 259.950) é um dos melhores sedãs médios de luxo para quem gosta de dirigir. Mas a  nova geração está a caminho, com um conjunto mais bem acertado, além de eficiente e moderno. Quem não quiser esperar pela novidade, porém, ainda terá um carro que consegue aliar a praticidade de um sedã com a disposição digna de um verdadeiro esportivo.

Ficha técnica

Preço: R$ 259.950

Motor:  2.0, quatro cilindros, turbo, flex

Potência:  245 cv a 5.000 rpm

Torque:  35,7 kgfm a 1.250 rpm

Transmissão: Automático, oito marchas , tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Independente, miultibraço (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / discos ventilados (traseiros)

Pneus: 245/35 R19

Dimensões: 4,62 m (comprimento) / 1,81 m (largura) / 1,43 m (altura), 2,81 m (entre-eixos)

Tanque: 60 litros

Porta-malas: 480 litros

Consumo gasolina: 9,8 km/l (cidade) / 12,5 km/l (estrada)

0 a 100 km/h: 6,1 segundos

Velocidade máxima: 250 km/h

Comentários Facebook

Carros e Motos

Prefeito de Nova Mutum paga RGA e cria de vale alimentação para servidores públicos

Publicado

Leandro Félix- Foto: Assessoria

O Prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix anunciou o pagamento do RGA – Reajuste Geral Anual – aos salários dos servidores municipais e a criação de um vale alimentação também voltado aos colaboradores municipais. O anúncio do Prefeito aconteceu esta manhã (05/07) durante sua participação na 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores.

Segundo Leandro está em fase de conclusão o levantamento que definirá o percentual do Reajuste Geral Anual. “Já demos o start para que nossa equipe econômica conclua o levantamento. Debateremos o percentual com nossos legisladores antes da definição”, afirmou durante fala em Tribuna.

A Prefeitura de Nova Mutum realizou recentemente uma consulta junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) sobre a legalidade para conceder o reajuste ainda neste ano, por conta da Lei Federal Nº 173, de 27 de maio de 2020, que impede a concessão de reajustes salariais, bem como a Revisão Geral Anual (RGA), aos servidores públicos até dezembro de 2021. “Como o posicionamento do Tribunal nós impediu de realizar o reajuste neste ano, iremos propor este pagamento para janeiro do ano que vem. Sendo assim no início do próximo ano pagaremos o reajuste deste período e já em meados de março realizarmos mais um reajuste. Esta é nossa maneira de valorizar amplamente nossa equipe de servidores públicos municipais”, destacou o Leandro.

Veja Mais:  Honda mostra versão Touring com motor 1.5 turbo do SUV compacto HR-V

No mês de agosto a Prefeitura encaminha para a Câmara Municipal do Projeto de reajuste, referente ao período de 2020 e em maio encaminha um novo projeto de reajuste, referente a 2021. Totalizando dois reajustes para 2022.

O Prefeito Leandro Félix também anunciou a criação do Cartão Vale Alimentação para os servidores municipais. “Já iniciamos os estudos de viabilidade, também incluiremos nossos legisladores neste debate e este ano encaminharemos o projeto para a Casa de Leis, para iniciarmos o pagamento do Vale Alimentação já no próximo ano. É mais um compromisso firmado com nossos servidores que será cumprido”, complementou.

Ainda durante sua fala em Tribuna, durante a sessão ordinária o Prefeito Leandro homenageou o município de Nova Mutum, que celebrou seu 33º aniversário no último domingo (04/07). Agradeceu o empenho dos servidores municipais que estão diariamente na linha de frente contra a pandemia, prestou considerações às vítimas de covid-19 e reafirmou o compromisso da Gestão Administrativa com toda a cidade e sua população.

Comentários Facebook
Continue lendo

Carros e Motos

Chevrolet Captiva, um veículo acima da média

Publicado

Conheça todos os atributos desse formidável carro

O Chevrolet Captiva é considerado um carro acima da média e não é à toa. Sua relação custo x benefício é simplesmente incomparável. Independente se você comprar um exemplar novo ou procurar no mercado de carros à venda em Cuiabá, o Captiva é sempre uma boa pedida para quem gosta de sofisticação sem ter que pagar tanto.

Ele teve uma excelente recepção no mercado nacional desde o seu lançamento, exibindo um surpreendente sucesso entre o público. Ele foi lançado no ano de 2008 e chegava a ter fila de espera na época e até juros sobre o preço final. Mesmo passado 12 anos, ele continua cativando o público.

Mas qual é a configuração do Chevrolet Captiva? Como é o seu interior, exterior e performance? É o que será abordado adiante.

Ficha técnica completa do Chevrolet Captiva

Observe logo abaixo a ficha técnica completa do Chevrolet Captiva:

Motor: 2.4 Ecotec

Tipo: Dianteiro, Transversal e Gasolina

Número de cilindros: 4 em linha

Cilindrada em cm3: 2.384

Comentários Facebook
Veja Mais:  Conheça 5 versões bem elogiadas no exterior, mas que não existem no Brasil
Continue lendo

Carros e Motos

SUV eletrificado menor que o Mustang Mach-E usará plataforma da VW

Publicado

Mustang arrow-options
Divulgação

O SUV Mustang Mach-E chega no início de 2020 com o exclusivo modelo “First Edition” de produção limitada

Após firmarem uma aliança bilateral, a VW cedeu sua plataforma de carros elétricos MEB para a Ford implementar em seus carros. E, então, eis que surge o “irmão” menor do SUV Mustang Mach-E. Ainda sem ter sido revelado, um relatório oficial aponta que será produzido na Alemanha, que terá características similares aos I.D da Volks — como capô mais curto, pára-brisa mas avançado na dianteira e outros — bem como mais de 300 cv. As expectativas de lançamento são para 2021, após a chegada do SUV do Mustang.

LEIA MAIS: Ford Mustang Lithium, Chevy E-10 e Bronco R querem dar alma aos eletrificados

Junto à plataforma MEB, os motores elétricos e as baterias vão compor um novo sistema de tração nas quatro rodas, que, contando com recursos de regeneração de energia, é esperada uma autonomia capaz de superar os 800 km. Entretanto, os planos da Ford com a novidade — do mesmo modo que com o Mustang Mach-E — ainda são de caracterizá-lo como um modelo autêntico, sem que seja apenas um VW com o logotipo da montadora norte-americana.

“É fundamental que tenhamos flexibilidade suficiente, diferenciação o suficiente e o tipo de desempenho que você espera de um Ford. Muito disso foi feito no início das negociações com a VW. Com os parâmetros que vimos, podemos fazer um ótimo Ford”, diz Ted Cannis, diretor global de eletrificação da Ford.

LEIA MAIS: Mustang Bullitt de McQueen será leiloado por mais de R$ 4 milhões nos EUA

Aliança vai ditar parâmetros no futuro

Aliança arrow-options
Divulgação

Aliança Ford-Volkswagen vai significar a expansão dos negócios para as montadoras, para se tornar a maior da Europa

Ao todo, R$ 26 bilhões estão reservados à criação das novas tecnologias. Com isso, a aliança VW-Ford já dá início à maior planta de desenvolvimento de carros elétricos de toda a Europa. O Grupo Volkswagen espera que 10 milhões de veículos sejam produzidos sobre a MEB já na primeira leva.

Segundo o CEO responsável pela aliança VW-Ford, Herbert Diess: “Olhando para o futuro, ainda mais clientes e o meio ambiente se beneficiarão da arquitetura EV da Volkswagen. Nossa aliança global está começando a demonstrar uma promessa ainda maior, e continuamos a analisar outras áreas nas quais podemos colaborar”.

LEIA MAIS: Por que é melhor gastar R$ 300 mil no Ford Edge ST e não no Mustang?

Outro ponto importante se refere à empresa Argo AI, responsável por desenvolver tecnologias de condução autônoma. Com foco nos novos carros elétricos, tanto a Ford quanto a VW possuem participação conjunta nas ações, que quando somadas, detém a porção majoritária do conselho. A Argo é avaliada em US$ 7 bilhões e, após o acordo, receberá pelo menos US$ 1 bilhão em investimentos. A partir disso, o Mustang Mach-E e outros modelos poderão ser carros autônomos .

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT – Campanha Fake News II

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana