Policial

Bope ganha reforço de cinco policiais militares com técnicas de operações especiais

Publicado

Os cinco novos cateanos estão aptos a atuar em operações especiais da Policia Militar

Os cinco novos cateanos estão aptos a atuar em operações especiais da Policia Militar – Foto por: Sd Wagner/PMMT

Cinco policiais militares receberam na noite desta segunda-feira (11.06), em evento realizado no quartel do Batalhão de Operações Especial da Polícia Militar (Bope), o brevê de operações especial. A entrega do distintivo oficializa a conclusão do 6º Curso de Operações Táticas Especiais (Cate) e os habilita à integrar a ‘tropa de elite’ da Polícia Militar mato-grossense.

A solenidade foi presidida pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jonildo Jose de Assis, e contou com a presença de outras autoridades civis e militares, entre as quais o secretário adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), coronel Victor Paulo Fortes Pereira, além de familiares dos formandos.

Durante 50 dias, em período integral, os policiais tiveram aulas teóricas e práticas sobre a história e as técnicas operacionais rurais e urbanas utilizadas pelas unidades especializadas no atendimento de ocorrências de maior complexidade como assalto a banco, sequestro, roubo com reféns, e outras.

Entre os cinco formandos está o soldado Eduardo Moreira Lauriano, de 25 anos, primeiro colocado ou, como se diz na linguagem militar, o “zero 1” da turma. Com três anos de carreira militar, Lauriano conta que está realizando seu sonho de infância de ser policial militar do Bope.

O comandante da PM, coronel Assis, homenageou o soldado Lauriano, primeiro colocado no curso(Foto – Sd Wagner/PMMT)

Nascido em General Carneiro, cidade do interior mato-grossense localizada a 442 quilômetros de Cuiabá, assim que ingressou na PM, em 2015, Lauriano candidatou-se ao curso da Rotam, também unidade especializada, onde serviu até a aprovação na seleção do Bope.

Veja Mais:  Homem é preso e PM descobre droga enterrada no quintal da casa onde funcionava boca de fumo

Desde quando era criança, relembra, tinha sua profissão definida: seria militar do Bope, assim como o filho da família vizinha que deixou General Carneiro e veio para capital. “Todos na cidade se orgulham dele, o admiram e o respeitam”, reforça. O policial que o inspirou hoje é sargento no Bope e atua no Serviço de Inteligência.

Sonho realizado? Em parte, diz, Lauriano. Ele quer continuar estudando, fazendo outros cursos especializados no Bope. “Não me vejo em outro lugar. Não foi fácil e sei que nunca será, cada dia é uma superação, mas também aprendi a nunca desistir”, completa, fazendo referência ao Curso de Operações Técnicas.

Após a entrega dos brevês, o coronel Assis, que também é da ‘Tropa de Elite’, um “caveira”, como se denominam os integrantes do Bope, unidade que ele já comandou, lembrou aos formados que “a partir dessa data nada será como antes. Estão prontos para superar toda e qualquer dificuldade”.

Além de parabeniza-los, Assis também os alertou dizendo que agora fazem parte de uma unidade onde a busca pelo conhecimento tático operacional é constante, um hábito, assim como ser acionado fora de hora e permanecer por longos dias em ação ininterrupta.

História do Bope

Atualmente comandado pelo tenente-coronel Ronaldo Roque da Silva, um oficial que há 12 anos se dedica a essa unidade, o Bope tem um efetivo de 120 policiais.

Veja Mais:  Em Leverger, casal é preso por tráfico durante ação da Força Tática e unidade local da PM

Criado em 1988, o Batalhão Especial é uma referência no combate e repressão aos crimes de maior potencial ofensivo – roubo a bancos, tráfico de drogas, assaltos com reféns, e ações com uso de artefato explosivo, entre outros. É uma das unidades que compõem o Comando de Policiamento Especializado (Cesp), da Polícia Militar.

Além de combater a criminalidade o Bope atua no social, na prevenção primária. O Batalhão mantém o ‘Judô Bope’, projeto que atende 350 crianças e jovens (a partir dos 4 anos).

Os formandos chegam em grande estilo no pátio do Bope para receber o brevê de operações especiais(Sd Elias – PMMT) 

 

Policial

Ação rápida da PM leva à prisão de suspeitos e esclarecimento de assassinato de adolescente

Publicado


.

Uma ação rápida de policiais do 19º Batalhão de Polícia Militar e Força Tática de Tangará da Serra (240 km de Cuiabá), com apoio de investigadores da Polícia Civil, levou à prisão, em flagrante delito dos suspeitos do assassinato de um adolescente de 17 anos. A arma usada no crume, um revólver, foi apreendida.

A vítima foi assassinada a tiros na calçada do estacionamento de um supermercado da Avenida Brasil, minutos após ter se envolvido em uma briga.

O homem conduzido pelos policiais militares como autor dos disparos tem 27 anos. Ele teria se desentendido e entrado em luta corporal com a vítima e minutos depois saiu em seu veículo, um Gol, em companhia de dois adolescentes e outro homem, de 21 anos. Checagem feita pelos policiais levou à várias passagens criminais do suspeito apontado como autor.

O adolescente que morreu estava a pé, caminhando na calçada, quando o suspeito parou o carro e, de posse da arma, atirou pelo menos duas vezes na vítima, que morreu no local.

Com auxílio de câmeras dos comércios próximos os policiais fizeram a detenção do primeiro suspeito, de 21 anos, que estava no interior do veículo quando a vítima foi assassinada. Em seguida, os policiais localizaram os dois adolescentes que também estavam no carro na hora do crime.

Veja Mais:  Novos delegados recebem instruções sobre Polícia Comunitária

Continuando a busca pelo autor dos disparos, os policiais militares o abordaram já em uma área rural, há aproximadamente 30km da cidade, em uma localidade conhecida como Pecuama.

De acordo com os policiais que atuaram no caso, no ato da abordagem o suspeito assumiu a autoria e afirmou que na fuga dispensou a arma no quintal da casa de sua avó.

Ao chegar na casa da avó do suspeito, onde esse havia descartado o revólver calibre 38 usado no crime, os policiais tomaram conhecimento que um tio do suspeito, homem de 41 anos, já havia escondido a arma, motivo pelo qual também foi detido e entregue na delegacia juntamente com a arma.  

A PM começou a operação de buscas aos suspeitos logo após o crime, às 21h50, e somente encerraram o trabalho às 6h30 deste sábado (15), quando todos os suspeitos e duas testemunhas foram entregues no plantão da Polícia Judiciária Civil para que a equipe do delegado plantonista pudesse prosseguir com outras providenciais legais, como depoimentos e autuação dos responsáveis.

Fonte: PM MT

Continue lendo

Policial

Em Leverger, casal é preso por tráfico durante ação da Força Tática e unidade local da PM

Publicado


.

Em Santo Antônio de Leverger (35 km de Cuiabá) policiais da Força Tática de Cuiabá e da Companhia de PM local prenderam um casal, uma mulher de 32 anos e um homem de 28, e desmontaram uma boca de fumo que funcionava dentro de uma quitinete no bairro Lixá, as margens da MT-040(rodovia Palmiro Paes de Barros).

A operação aconteceu na tarde de sexta-feira (14.08) e resultou na apreensão de 22 porções de pasta base de cocaína, 14 porções de maconha, dois aparelhos de telefone celular e R$ 775 supostamente proveniente do tráfico de droga.

De acordo com a narrativa dos policiais, o homem preso está em liberdade condicional sob o monitoramento de tornozeleira eletrônica, porém ele mesmo confessou que há dias, sem precisar quanto, o equipamento está desligado. A checagem apontou que ele cumpre pena por homicídio (artigo 121). Os dois foram trazidos para Cuiabá juntamente com a droga e entregues na Central de Flagrantes do Cisc Verdão.

Equipes da Companhia de Força Tática de Cuiabá estão no município de Leverger patrulhando a área urbana e rural em reforço às atividades de prevenção e repressão criminalidade.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Veja Mais:  Em Leverger, casal é preso por tráfico durante ação da Força Tática e unidade local da PM
Fonte: PM MT

Continue lendo

Policial

Homem é preso e PM descobre droga enterrada no quintal da casa onde funcionava boca de fumo

Publicado


.

Policiais da Companhia de Polícia Militar do bairro Três Barras, unidade do 3º Batalhão, prenderam um homem de 23 anos e descobriram que ele armazenava a droga da boca de fumo que chefiava em um buraco no quintal da casa onde mora.

Essa ação ocorreu na tarde desta sexta-feira (14.08), no residencial Jonas Pinheiro III, em Cuiabá. A PM recebeu informações sobre a presença de um homem na frente de uma moradia comercializando droga. Uma equipe foi até o local e abordou o suspeito.

Com ele havia apenas três porções, isso porque o estoque de entorpecente, um tablete de maconha, estava enterrado no quintal. Já dentro da casa, além de droga, mais meio tablete, foram apreendidas mais porções, uma balança de precisão e R$ 94.

A esposa do suspeito, que também estava no local, disse que trabalha vendendo cachorro-quente e que desconhecia as atividades criminosas do marido. Ele, por sua vez, reafirmou o que a esposa disse e assumiu para sim a responsabilidade do crime de tráfico.

O suspeito, a droga e demais produtos apreendidos foram levados para a Central de Flagrantes do Cisc Verdão, em Cuiabá.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Veja Mais:  Ação rápida da PM leva à prisão de suspeitos e esclarecimento de assassinato de adolescente
Fonte: PM MT

Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana