Mato Grosso
Campo Verde e Primavera apresentam resultados positivos nas metas do PDI
![]() |
| Resultados do PDI Ações de controle social são apresentadas em Primavera do Leste |
As Prefeituras de Campo Verde e de Primavera do Leste apresentaram ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), os resultados da execução do Programa de Desenvolvimento Integrado (PDI) referente às metas da administração de suas políticas públicas para 2018.
Os dados foram expostos e debatidos em reuniões realizadas na quinta-feira (07/02), em Campo Verde, e na sexta-feira (08/02), em Primavera do Leste. Participaram das reuniões com os gestores dos dois municípios, equipes das Secretaria de Apoio às Unidades Gestoras (SAUG) e sua secretária titular, Naíse Silva Freire.
Adesa ao PDI deste de 2014, a Prefeitura de Campo Verde estabeleceu seu Planejamento Estratégico com metas a serem cumpridas até 2021. Conforme os dados apresentados ao TCE-MT, no ano passado, foram cumpridas 100% das metas definidas para o setor de Saúde.
Na área de Educação, os resultados também foram considerados muito positivos e avanços importantes foram alcançados, como por exemplo, a implantação de um novo modelo de avaliação para a educação infantil.
|
Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado
O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) foi criado com base na própria expertise adquirida pelo TCE-MT como o planejamento estratégico, a utilização de novas tecnologias e a função orientadora para disseminar práticas de boa governança. Esta obra traz um apanhado completo sobre todos os projetos que compõem o programa e suas etapas de desenvolvimento. |
No computo geral, Campo Verde alcançou 84% das 55 metas estabelecidas em seu Planejamento Estratégico para o ano de 2018, mantendo-se entre os cases de sucesso entre os municípios adesos ao PDI.
Os resultados foram comemorados pelo prefeito Fábio Schroeter e sua equipe e apontados como um estímulo para prosseguir e intensificar o esforço para que o planejamento estratégico se consolide de vez como uma cultura permanente na gestão do município.
“No início parecia que nós tínhamos ‘um mar’ para atravessar e que a gente ia perder forças no meio do caminho”, disse o prefeito Fábio Schroeter referindo-se às dificuldades iniciais da implantação do PDI. “Depois de muito trabalho e dedicação nós já estamos enxergando os resultados, enxergando terra firme”, afirmou o gestor. Schroeter agradeceu o TCE-MT por ter apresentado a proposta de implantação do PDI, que tem proporcionado à Administração Municipal uma visão moderna sobre gestão pública.
A secretária de planejamento de Campo Verde e coordenadora do PDI no município, Simoni Pereira Borges, destacou a importância do Planejamento Estratégico para a superação dos desafios cotidianos e a melhoria constante da gestão pública.
![]() |
| Prefeito de Campo Verde, Fábio Schroeter apresenta resultados do PDI no município |
“Com o PDI, nós evoluímos diariamente e os resultados mostram isso claramente. Das 55 metas, apenas 10 não foram plenamente atingidas e para nós isso é motivo para comemorarmos. Estamos aprendendo a planejar, algo que é um processo constante, mas, já atingimos um bom grau de maturidade nessa área. O TCE foi muito feliz quando apresentou-nos uma ferramenta, uma metodologia que oportuniza aos gestores municipais fazerem o certo, porque não adianta nada ir lá e fazer a correção depois que está tudo errado. Este instrumento (o PDI), nos ajuda a pensar os problemas e as soluções antes, planejando cada passo e ação e nos ajuda a errar cada vez menos”, frisou.
A coordenadora do PDI/TCE-MT, Naíse Silva Freire, secretaria da SAUG, lembrou que a reunião é um momento de avaliação do desempenho dos municípios adesos e faz parte do planejamento de execução do projeto. “Para nós é uma grande satisfação ver os bons resultados que a Prefeitura de Campo Verde vem obtendo com dentro do seu PDI. Campo Verde é um município que não mede esforços para alcançar os resultados. Parabenizamos o prefeito e sua equipe pelo trabalho que faz o município ser um ‘case’ de sucesso. Aqui podemos ver que o Tribunal de Contas vem cumprindo a sua missão de orientar os jurisdicionados, os gestores a fazerem uma boa administração voltada de fato aos interesses dos cidadãos”, sintetizou.
Primavera do Leste
![]() |
| Prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin recebe equipe do PDI do TCE-MT |
Adesa ao PDI desde de 2012, a Prefeitura de Primavera do Leste viveu um período de forte turbulência política em 2017 que desestabilizou a Administração Pública local e obrigou uma readequação do Planejamento Estratégico para 2018.
Mesmo com os percalços enfrentados, o prefeito Leonardo Bortolin e sua equipe,durante reunião de trabalho com a equipe da coordenadora do PDI/TCE-MT, apresentaram dados animadores sobre as metas definidas e alcançadas ao longo do ano de 2018. Foram atingidas 67% das metas previstas, com destaque especial à área de Educação Básica, com 100% dos alvos alcançados.
Com a determinação de manter e ampliar os atuais níveis de qualidade, eficiência e resultados em seus programas e políticas públicas, tendo o Planejamento Estratégico como ferramenta básica da gestão municipal, a Prefeitura de Primavera do Leste figura entre os 10 municípios melhor avaliados no ranking de qualidade da administração pública em Mato Grosso.
Mato Grosso
Empresários do setor da construção visitam o mais moderno centro de segurança do trabalho da América Latina

Foto-Assessoria
Na tarde desta quinta-feira (13/08), um grupo de empresários associados ao Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Sinduscon Sul MT) realizou uma visita técnica e de imersão no recém-inaugurado Sesi Experience – Centro Avançado de Segurança do Trabalho, localizado em anexo às dependências da sede do Serviço Social da Indústria de Rondonópolis.
Antes do tour técnico, os associados participaram de uma breve palestra sobre os detalhes e o potencial de aprendizado do CT, que recebeu um investimento total de 12 milhões de reais. Na sequência, eles seguiram para o centro, onde passaram por experiências que simulam situações reais de acidentes de trabalho e momentos críticos.
Para o gestor regional de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi Mato Grosso, Márcio Alves, este foi o primeiro grupo de empresários a realizar a imersão no centro avançado. “Eles puderam presenciar toda a tecnologia voltada para a segurança do trabalho. Os equipamentos proporcionam uma imersão do trabalhador ao utilizar de forma correta tanto os equipamentos de proteção coletiva quanto os de proteção individual”, explicou.
Ainda segundo Márcio Alves, esses cenários e equipamentos fazem com que se mude o formato e a abordagem do trabalhador quanto à importância de prevenir a sua saúde e a sua segurança. “Aqui o foco é trazer essa experiência, onde o trabalhador vai poder fazer a utilização de forma correta do equipamento de segurança individual e voltar para sua rotina, na qual ele vai conseguir utilizar da melhor forma possível esse equipamento, fazendo uma imersão nesse ambiente saudável e seguro”, finalizou.
O engenheiro civil e proprietário da empresa Plano Sul, Rafael Francisco Lopes Machado, foi um dos associados que fizeram a visita técnica ao Sesi Experience. “Foi uma experiência incrível, acredito que fora do normal. Nunca vi algo parecido, porque existe de fato uma imersão e é possível vivenciar situações em que sentimos estar passando pelo risco e aprendemos como não passar por eles na vida cotidiana e na operação da obra”, destacou.
Sesi Experience — O maior centro de treinamento em Saúde e Segurança do Trabalho da América Latina e o primeiro do Brasil, o Sesi Experience, fica em Rondonópolis. O complexo tem a missão de transformar a forma como as empresas capacitam seus trabalhadores, reunindo treinamentos que vão desde instalações elétricas e espaços confinados até o trabalho em altura. Para isso, utiliza tecnologia coreana imersiva para reproduzir situações reais de risco sem expor os participantes ao perigo. Idealizado pelo Sesi MT, a estrutura permite que o colaborador vivencie cenários críticos, aprenda a identificar riscos e adote os procedimentos corretos de segurança em um ambiente totalmente controlado.
Mato Grosso
Lei Maria da Penha completa 20 anos ainda com entraves para ser colocada em prática
A coordenadora do Nudem, Rosana Leite, participou de uma entrevista especial para analisar as duas décadas da lei além dos altos índices de feminicídio em Mato Grosso
Mato Grosso
Municípios de MT debatem continuidade da regularização fundiária e seus impactos no desenvolvimento urbano
Encontro da Geogis reuniu equipes técnicas de consórcios intermunicipais para discutir a continuidade da Reurb

Representantes de 19 municípios mato-grossenses participaram, nesta quarta-feira (29.07), de uma capacitação voltada às Diretrizes para Continuidade da Política Municipal de Regularização Fundiária Urbana (Reurb). O encontro reuniu equipes técnicas dos consórcios Vale do Guaporé e CIDESARP (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Alto do Rio Paraguai) para discutir os desafios da etapa posterior à entrega dos títulos de propriedade e o fortalecimento das políticas públicas de regularização fundiária.
A capacitação foi conduzida pelo diretor jurídico da Geogis Geotecnologia, Robison Pazzeto, que destacou que a regularização fundiária não termina com a emissão do título do imóvel. Segundo ele, a continuidade das ações é fundamental para consolidar os resultados da política pública, garantindo que os núcleos urbanos regularizados sejam plenamente incorporados ao planejamento das cidades e que as famílias tenham assegurados todos os direitos decorrentes da titulação.
“O pós-Reurb é uma etapa decisiva. A regularização precisa continuar sendo acompanhada para que os municípios consigam integrar essas áreas ao ordenamento urbano, consolidar a segurança jurídica das famílias e ampliar os benefícios sociais, urbanísticos e econômicos gerados por esse processo”, afirmou Pazzeto.
Além de garantir segurança jurídica aos moradores, a Regularização Fundiária Urbana tem sido apontada como um instrumento capaz de reduzir desigualdades e impulsionar o desenvolvimento local.
Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que entre 30% e 50% dos imóveis brasileiros ainda apresentem algum tipo de irregularidade documental. O levantamento aponta que um amplo processo de regularização pode gerar impacto superior a R$ 202 bilhões em valorização imobiliária no país.
Com a documentação em dia, os proprietários passam a ter acesso a linhas de crédito, podem utilizar o imóvel como garantia, realizar financiamentos, comercializar o bem legalmente e investir na melhoria das residências.
Os benefícios também alcançam as administrações municipais. A atualização cadastral decorrente da Reurb melhora a gestão territorial, amplia a base tributária, fortalece a arrecadação de impostos como IPTU e ITBI sem aumento de alíquotas e oferece informações mais precisas para o planejamento urbano e a expansão de serviços públicos, como infraestrutura, pavimentação, saneamento e iluminação.
Para os participantes, a capacitação teve aplicação prática na realidade dos municípios. Representando o município de Comodoro, Diego Garcia afirmou que o treinamento trouxe mais segurança técnica para dar continuidade aos projetos em andamento.
“Foi uma oportunidade importante para aprofundarmos o conhecimento sobre a Reurb e esclarecer dúvidas que surgem no dia a dia. Voltamos mais preparados para dar continuidade aos processos já iniciados e conduzir futuras regularizações com mais segurança jurídica, beneficiando diretamente as famílias que aguardam pela documentação definitiva de seus imóveis”, afirmou Garcia.
Outro participante destacou que o conhecimento adquirido contribuirá para enfrentar um problema comum em diversos municípios: a existência de imóveis sem documentação regular.
“Compreender melhor a legislação e os procedimentos da Reurb nos dá condições de organizar o cadastro imobiliário do município, facilitar o acesso da população às informações sobre seus imóveis e tornar o trabalho dos servidores mais eficiente e seguro. Quem ganha com isso é toda a cidade”, relatou Jorge Luís Ferreira dos Santos, representante de Nortelândia.
A Lei Federal nº 13.465/2017, que instituiu novos instrumentos para a Regularização Fundiária Urbana, ampliou as possibilidades de incorporação de núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial e permitiu acelerar a titulação definitiva de milhares de famílias em todo o país.
-
Rondonópolis10/08/2026 - 18:2718º GAC investiga ação criminosa após incêndio ser provocado em área militar de Rondonópolis
-
Rondonópolis10/08/2026 - 17:39Pagamento é liberado e motoristas do transporte escolar retomam atividades nesta terça-feira (11)
-
Rondonópolis10/08/2026 - 18:00Sindimec Sul MT promove palestra sobre cardans e tecnologia em vedação de motores
-
Rondonópolis10/08/2026 - 22:52Assistência Social de Rondonópolis autoriza locação de imóvel por R$ 46,2 mil
-
Artigos13/08/2026 - 14:3863 anos não se constroem por acaso: a liderança por trás da longevidade empresarial
-
Rondonópolis14/08/2026 - 17:09Sindicato Rural esclarece destinação de R$ 6,9 milhões em recursos públicos para a 52ª Exposul
-
Artigos13/08/2026 - 14:42Agro em ano eleitoral: até onde podem ir os incentivos e benefícios fiscais?
-
Saúde13/08/2026 - 14:53Mesmo com sinais de Alzheimer, a alimentação ainda pode proteger o cérebro…..











